quinta-feira, 16 de junho de 2011

O eclipse registrado pelo país

G1
Cartório de SC encontra nomes de eleitores mortos em assinaturas para criação do PSD

Ações no MP vão pedir investigação sobre registros de apoio à nova sigla.

O novo partido do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o PSD, será investigado pelo Ministério Público por irregularidades no recolhimento de assinaturas para criação do partido. Em Santa Catarina, um chefe de cartório encontrou nomes de quatro eleitores mortos nas assinaturas. Além disso, técnicos do cartório descobriram pessoas que assinaram duas vezes.

A Procuradoria Regional Eleitoral já está investigando. A pedido da juíza Maria Luíza Fabris, o Cartório da 49.ª Zona Eleitoral fez um pente-fino numa lista de 230 assinaturas de três cidades para a criação do PSD. Do total, 140 delas não tiveram a veracidade confirmada. A pior situação foi a da cidade de São Lourenço do Oeste, onde apenas 7 dos 130 eleitores foram certificados.

Segundo o relatório, as "flagrantes irregularidades" encontradas configuram, em tese, "crime de falsidade ideológica eleitoral". A Procuradoria Regional Eleitoral de Santa Catarina analisa abertura de inquérito. A Justiça Eleitoral também pediu à Polícia Federal que abrisse inquérito para apurar os indícios de fraude.

Em São Paulo, uma funcionária teria enviado um e-mail pedindo que amigos assinassem as listas de registro. Na mensagem, a assessora dizia que havia recebido uma "missão" de Kassab para que os "pobres mortais dependentes de cargos comissionados" coletassem assinaturas.

Para o secretário-geral do PTB nacional, deputado estadual Campos Machado (SP), o pedido mostra que há indícios de uso indevido de servidores e da máquina pública em favor de partido político, abuso de autoridade e abuso do poder econômico.

— Não quero ser leviano e já condenar, mas a investigação tem que ser feita. Ele é aliado de longa data do governador de São Paulo — Geraldo Alckmin (PSDB).

presidente nacional do DEM, José Agripino (RN), também questionou a atuação de servidores.

— Na hora em há que uso da máquina pública, com instrumentos não permitidos pela lei, coloca-se em xeque o registro de todos os partidos — disse ele.

O DEM, partido de Kassab até março, fará duas representações. No Ministério Público Estadual, pelo suposto uso de funcionários da Prefeitura de São Paulo em causa eleitoral, e, no âmbito eleitoral, no Ministério Público Federal, cujo questionamento vai abarcar o recolhimento de assinaturas em todo o País, além de São Paulo e Santa Catarina. Assim que receber as representações, a Procuradoria pretende iniciar a apuração para saber se houve crime eleitoral.

O secretário-geral da comissão provisória do PSD, Saulo Queiroz, disse que as irregularidades provocam "constrangimento", mas acredita que são casos isolados.

— Ninguém recebeu instrução de cometer algo ilegal. Mas as pessoas ficam com a preocupação de ajudar e eventualmente não entendem que não podem fazer esse tipo de coisa — disse Queiroz.

DIÁRIO CATARINENSE
Homem morre por hantavírus em Jaborá
É o primeiro caso da doença no Alto Uruguai em 2011

A Vigilância Epidemiológica confirmou a primeira morte por hantavirose no Alto Uruguai Catarinense em 2011. Um morador do interior de Jaborá, de 43 anos, perdeu a vida no hospital São Francisco no dia 2 de junho. O agricultor foi encaminhado à unidade hospitalar à tarde e a morte foi confirmada à noite. Os exames foram encaminhados ao laboratório Fio Cruz e os resultados foram positivos. A infecção causada por hantavírus é uma doença viral que se transmite dos roedores aos humanos e causa graves infecções pulmonares e renais.

Segundo informações do setor de Vigilância Epidemiológica, no dia em que foi internado, o agricultor havia limpado o paiol. O contato com o pó pode ter sido o motivo da contaminação. A enfermeira Noeli Hillesheim confirmou a informação.

Esse foi o primeiro caso de hantavírus no Alto Uruguai em 2011. Segundo Noeli Hillesheim, não há casos suspeitos da doença no Alto Uruguai.
Rádio Rural/Concórdia
Problema mecânico desativa relógio da Catedral Santa Terezinha de Joaçaba

Gerações de joaçabenses se acostumaram a ouvir as badaladas do relógio da Catedral Santa Terezinha, mas há alguns anos este patrimônio histórico deixou de funcionar.


 
O problema até hoje não foi encontrado, técnicos da região e até do Rio Grande do Sul já estiveram em Joaçaba para tentar o conserto, mas as esperanças foram aos poucos diminuindo, já que o velho relógio trabalha corretamente por um tempo e depois começa a atrasar, em média dois minutos por hora. Uma lástima, já que ele está lá desde a construção da catedral, o que aconteceu por volta de 1949.





Dom Mário Marquez, Bispo Diocesano, falou que o fato do relógio estar parado o intrigou e também o pároco da catedral, Padre Paulo Ramos da Silva. Após buscar maiores informações, descobriu-se que o conserto, e principalmente a manutenção, necessitam de um alto valor financeiro. “Queremos ver o nosso relógio funcionando novamente, mas o custo é elevado para isso. Mas, não descartamos essa possibilidade”.


É possível ver nas máquinas a inscrição do fabricante do relógio “José Michelini e Filho”, de São Paulo. Esse dado levou a uma descoberta, a Relógios Michelini produziu mais de 1200 relógios que estão espalhados por todo o Brasil e alguns países da América Latina. Entre os mais conhecidos está o da Estação da Luz no centro da cidade de São Paulo.
José Michelini, ao chegar ao Brasil, vindo da Itália, abriu a empresa em 1909, que fabricava relógios para torres de Igrejas e fachadas de comércio.


Éder Luiz subiu na torre da igreja onde está o relório e relatou em seu blog:No geral, o objetivo de ver o relógio de perto e mostrar pra vocês foi alcançado, mas o que encontrei superou em muito apenas essa vontade. A torre da catedral reúne tantas histórias, que por ai só renderia um livro, seus personagens estão ainda espalhados pela cidade e com certeza ávidos por contar tudo. Quem sabe em uma outra matéria?
Quanto ao relógio, é um patrimônio da cidade que deve sim ser restaurado e marcar o compasso de nossas vidas com suas baladas.
Éder Luiz

dio

Agricultor que tentou matar vizinho a golpes de facão em Itapiranga, será julgado amanhã
O Tribunal do Júri se reúne às 08h30min de sexta-feira na Sociedade Imigrantes.
Agricultor que tentou matar vizinho a golpes de facão em Itapiranga, será julgado amanhã. No banco dos Réus estará Vítor Friedrich. Ele é acusado por tentativa de homicídio ocorrido ás 16 horas e 30 minutos em 26 de agosto de 2010 na localidade de Maria Gorete, interior de Itapiranga. Ele se desentendeu com o vizinho Celso de Brito de 21 anos que foi agredido a golpes de facão na cabeça, face, mãos e região lombar. Vítor Friedrich acionou a polícia relatando os fatos e foi preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado. Ele aguarda o julgamento preso da cadeia de Itapiranga.

Vítima de tentativa de homicídio está presa por assalto e morte de três pessoas

No dia três deste mês Celso de Brito assaltou e matou pai e filho de 45 e 12 anos em Vista Alegre no RS. Ao sair do matagal abordou uma mulher de 45 anos que passava no local, a fez refém e mesmo depois do resgate de 1.200 reais executou a vítima a tiros. Brito foi preso na manhã seguinte quando tentava retornar à Itapiranga. Ele está recolhido no Presídio de Três Passos.

Rádio Peperí/SMO
Dormir mais no fim de semana não compensa semana sem descanso
Estudo mostra que o sono não pode ser recuperado de uma só vez
 

Uma semana de noites mal-dormidas não se resolve com horas a mais descanso nos fins de semana. O alerta é de uma pesquisa da Faculdade de Medicina Penn State, na Pensilvânia, Estados Unidos.

O estudo foi realizado a partir do monitoramento do sono de homens e mulheres que passaram 13 noites dormindo num laboratório. Nos voluntários que tiveram o sono restrito a apenas seis horas por noite, verificou-se queda na performance das atividades diárias, que não melhorou após um fim de semana com mais horas de descanso.

A pesquisa indica que ficar um pouco mais na cama apenas conferiu um pouco mais de disposição aos insones, mas que eles ainda permaneceram lentos e um pouco mau-humorados.
A conclusão foi tomada a partir da comparação do humor e habilidades quando os pesquisados dormiram oito horas por noite e não demonstraram dificuldades em desempenhar as tarefas cotidianas.
Os homens demonstraram maiores dificuldades em se recuperarem da privação de sono do que as mulheres. Segundo os pesquisadores, as mulheres se mostraram mais descansadas e despertas com horas adicionais de sono no fim de semana.

Ponto a Ponto Ideias
Terra/Foto: Getty Images
 

Estudo associa perda da virgindade à incidência de divórcios

Pesquisa indica que mulheres que perdem a virgindade na adolescência estão mais expostas ao divórcio

Começar a vida sexual mais cedo pode não ser vantajoso para as mulheres. Pelo menos é o que indica um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, que aponta que mulheres que perdem a virgindade na adolescência são mais propensas ao divórcio.

A conclusão foi baseada em informações fornecidas por 3793 voluntárias, casadas e divorciadas. Das voluntárias que fizeram sexo pela primeira vez quando adolescentes, com idades até os 16 anos, 31% se divorciaram em cinco anos e, 47%, em dez. O estudo não aponta se as pesquisadas se casaram com o mesmo homem com quem teriam tido as primeiras experiências sexuais.

Apenas 1% afirmou que quis ter relações sexuais aos 13 anos ou menos, comparado com 5% aos 14 ou 15 e 10% aos 16 ou 17. A perda da virgindade antes dos 18 não foi completamente desejada por 42%. Do total, 58% esperaram até os 18 ou mais para iniciar a vida sexual. Nesse grupo, 22% disseram que o ato foi indesejado e, 21%, desejado.

Relações com múltiplos parceiros representam a realidade de 31% das que perderam a virgindade na adolescência e de 24% das que aguardaram por mais tempo. Uma em cada quatro mulheres, que tiveram relações sexuais quando adolescentes, deu à luz antes de casar, contra uma em dez que esperou até a idade adulta.

Os pesquisadores concluíram que o sexo em si não pode aumentar a probabilidade de divórcio, mas sim maior número de parceiros sexuais e gravidez fora do casamento, por exemplo. "Se o sexo não foi completamente desejado ou ocorreu em um contexto traumático, é fácil imaginar como isso poderia ter um impacto negativo na forma como as mulheres podem se sentir em relacionamentos", completou o autor da pequisa Anthony Paik ao jornal Daily Mail.

Ponto a Ponto Ideias
Terra/Foto: Getty Images
Seguro desemprego terá mudança em SC

Novas regras determinam que o auxílio só pode ser liberado se não existir nova vaga adequada para o perfil do canditato


O sistema de liberação do seguro-desemprego já mudou em 15 estados do país e não passa de agosto para as alterações chegarem a Santa Catarina, informa a superintendência regional do Trabalho e Emprego.

Com as mudanças anunciadas, o candidato ao benefício, que prevê assistência financeira temporária para quem perdeu o emprego, terá que deixar o currículo em um cadastro online que contém vagas oferecidas por empresas locais. Os dados serão cruzados e, se identificadas oportunidades, o trabalhador deve fazer a entrevista sob pena de ficar sem o recurso.

Para viabilizar o sistema, o Ministério do Trabalho criou o Portal Mais Emprego, que na prática é o cadastro das vagas existentes e dos profissionais disponíveis. O programa é abastecido pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), Caixa Econômica e pelo próprio ministério. As três instituições atuam no pagamento do benefício e incluirão os currículos no site www.portalmaistrabalho.gov.br, que pode ser consultado pelas empresas.

O contrário também ocorre, e os patrões podem oferecer colocações, fazendo a página funcionar como um caderno de classificados. O supervisor de seguro-desemprego do Sine de SC, Cantucho João Setúbal, diz que as mudanças implantadas agora já estão previstas por lei desde 1990. No entanto, o dispositivo nunca havia sido colocado em prática.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego, Carlos Barbosa, afirma que a lógica do sistema é permitir ao trabalhador voltar ao mercado. Dados do Sine revelam que, entre maio de 2010 e abril deste ano, 317.720 pessoas receberam o benefício no Estado.
De acordo com Barbosa, só falta o treinamento dos funcionários para o sistema começar a funcionar em Santa Catarina. Isto deveria ter ocorrido em março, mas a medida foi adiada. A meta do Ministério de Trabalho é o portal entrar no ar em todos os estados até o final de julho.
Mas o supervisor do Sine acredita que o prazo não será cumprido. O treinamento dos 342 atendentes catarinenses está marcado para a primeira semana de agosto. A expectativa de Cantucho é o sistema começar a funcionar na segunda metade de agosto.
Tainá Munerolli, 21 anos, estava ontem no Sine de Florianópolis para dar entrada no pedido de seguro-desemprego. Ela trabalhava como secretária e aprova as mudanças previstas.
– Só quem gosta de ficar encostado é que tem motivos para reclamar.
A professora de Direito do Trabalho da Faculdade Cesusc Alexandra Candemil acredita que a nova regra permitirá ao governo pagar menos benefícios. Ela considera as mudanças adequadas, porque uma série de setores tem carência de profissionais e o portal deve ajudar a atender essa demanda.
Ela prevê, ainda, que as fraudes devem diminuir, pois o sistema dificulta uma pessoa trabalhar meio ano e ficar em casa recebendo o seguro.

Diario Catarinense


Ministério Público intensifica atuação para garantir a informação adequada de preços aos consumidores

São Miguel do Oeste - O Ministério Público de Santa Catarina, por intermédio da 4a Promotoria de Justiça de São Miguel do Oeste, realizou diligências visando identificar irregularidades na forma de exposição dos preços dos produtos aos consumidores por parte dos estabelecimentos comerciais sediados no Município, visando com isso garantir o efetivo cumprimento do que prevê a Lei 10.962/04 e o Decreto 5.903/06.

O problema já vem sendo acompanhado pelo Ministério Público desde o ano de 2007, porém as ações se intensificaram entre o início do ano de 2010 e o mês de maio de 2011, quando foram encaminhadas recomendações aos representantes da ACISMO e CDL para que divulgassem a legislação aos comerciantes, dentre outras medidas informativas semelhantes.

No referido período também foram realizadas constatações pelos Oficiais de Dilligência do Ministério Público, identificando-se aqueles estabelecimentos que apresentavam irregularidades, o que resultou na instauração de diversos procedimentos administrativos, os quais buscam regularizar a situação de cada empresa.
"A partir de agora o Ministério Público se reunirá com os proprietários das empresas para propor a adequação da atividade por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, garantindo, com isso, que os consumidores de São Miguel do Oeste e região recebam a informação adequada antes de fazerem suas compras, conforme prevê a legislação", destacou o Promotor de Justiça.
MP/SC
Justiça determina demolição de edificação em construção situada em área de preservação permanente no Município de Modelo


A Justiça condenou o Município de Modelo a demolir construção erguida em área de preservação permanente (APP), situada cerca de 5,2m da margem do Rio Timbó. A decisão, que foi proferida em ação civil pública (autos nº 256.10.000461-3), proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo, também condenou a empresa proprietária do imóvel a recuperar a área objeto de degradação, por meio da elaboração e execução de um plano de recuperação de área degradada.Conforme a sentença proferido pelo Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Modelo, Dr. Tanit Adrian Perozzo Daltoé, o Município de Modelo negligenciou na fiscalização da obra, pois o imóvel se localiza na mesma rua da Prefeitura Municipal e foi necessária a vinda de policiais do Batalhão da Polícia Ambiental para constatar que se tratava de edificação nova, sujeita ao licenciamento pelo órgão competente, sendo que o município possui em seu quadro profissionais habilitados para o trabalho de acompanhamento e fiscalização de obras.Embora os réus alegassem que a obra configurava-se mera reforma do imóvel, com a manutenção das dimensões já existentes, e assim se caracterizaria como área consolidada, o magistrado esclareceu na decisão que “a qualidade da área consolidada deve subsistir somente em relação às construções antigas e para os fins de reformas e conservação, não podendo ser estendida ao solo localização em áreas de preservação permanente, conforme visam os demandados, onde não houve reforma, mas edificação de obra nova”.Desse modo, no prazo de 30 dias, o Município de Modelo deverá demolir a edificação, enquanto a empresa proprietária do imóvel terá que executar um projeto de recuperação do local degradado, sob pena de sofrerem aplicação de multa por dia de descumprimento da soentença judicial.
Fonte: Ministério Público Estadual

Concordienses vítimas de golpe


O Procon de Concórdia recebeu somente nesta semana cerca de 10 pessoas solicitando informações sobre uma empresa que está oferecendo empréstimo. Segundo informações apuradas, os golpistas são da Bahia e geralmente anunciam as propostas de empréstimos através de propaganda em jornais.

Conforme o chefe do Procon em Concórdia, José Campos, os golpistas oferecem empréstimos de até R$ 80 mil, mas para liberar o dinheiro o cliente precisa depositar uma quantia que corresponde a um seguro. Ocorre que esse dinheiro vai parar em uma conta particular. O valor do empréstimo é depositado, mas com cheque furtado ou roubado que acaba sendo bloqueado pelo banco.

Campos comenta que somente nesta semana três pessoas fizeram depósitos, sendo que em um dos casos a vítima quase realizou duas operações no valor de R$ 400,00. Ele orienta as pessoas a procurarem empresas que já estejam estabelecidas em Concórdia para fazer qualquer tipo de empréstimo.

Rádio Aliança/Concórdia
Um ano sem Andressa - Cartas de amigos
Colegas da menina Andressa colocam o que sentem sobre o desaparecimento da menina, que completa um ano nesta sexta

Nesta sexta-feira, 17 de junho, o desaparecimento da menina Andressa Holz completa um ano. O fato aconteceu na cidade de Luzerna. Ela foi encontrada morta, sob uma árvore, três meses depois.
Ainda sem respostas para o crime, que se tornou um dos maiores mistérios para a polícia da região, familiares, amigos e vizinhos da menina, tem apenas nas lembranças um pequeno consolo.
Nesta quinta, publicamos cartas escritas por colegas da mesma escola de Andressa. Elas expressam os sentimentos de amigos da mesma faixa etária, que conviveram com a menina frágil que foi violentamente retirada do convívio de todos. Abaixo uma pequena descrição do trabalho e as cartas.

Já faz um ano que ela se foi. O tempo passa rapidamente, mas ao contrário do que a maioria pensa, não foram apagadas da memória as lembranças do desaparecimento e morte de Andressa. E o que mais impreciona não são as lembranças do ocorrido, mas de como e quando elas veem a tona. E foi assim, que quando solicitados a escreverem um texto, uma produção coletiva (crônica), sobre um fato que tenha marcado suas vidas ou a vida daqueles que lhes são próximos, ficamos emocionados com os textos redigidos por alunos de 7ª série, amigos e colegas de Andressa.

Prof. Luciana P. Canale


Lembro de você...
Quando voltava para casa, após ter participado da aula de
catequese, desapareceu.
Ao recebermos a notícia estremecemos. Andressa havia
desaparecido.
Era uma menina inteligente de aspecto simples e frágil. Dois a quatro dias após o desaparecimento, algumas meninas, colegas, nosso grupo de amigas, achavam que era seqüestro. Quem a teria levado e por quê?
Sem suspeitas para esse crime, as autoridades locais buscam
ajuda nos municípios vizinhos. E, no dia primeiro de outubro, três meses passados do desaparecimento, ela foi encontrada, morta.
Seu corpo estava num buraco, junto a uma árvore, aparentemente um buraco de tatu. Sua bicicleta se encontrava a uns 30 metros de distância.
E pensar que nossa amiga ainda poderia estar conosco...
Após quase um ano nada foi esclarecido. Para nós esse caso
jamais será arquivado.
Glauciane Fraron Port – 7ª série -(12 anos)

Local onde o corpo da menina foi encontrado
Saudades de você
Ela acabou indo embora tão cedo, tão jovem ...
Nasceu no dia 26 de abril de 1998, ela morava no interior da cidade de Luzerna, na linha Leãozinho. Era uma garota normal como todas as outras. Muito tímida e quieta não tinha muitas amizades. Adorava andar de bicicleta, assistir programas de TV, escutar músicas de bandas e assistir aos jogos do seu time do coração, o Grêmio.
Todas as quintas-feiras ela saia de bicicleta para ir à catequese,
tinha que percorrer dois quilômetros e meio, parte de estrada de terra, para chegar ao destino.
Em um dia comum, saiu de casa e não voltou mais. Foi raptada.
Seus pais, familiares, conhecidos e colegas, entraram em desespero procurando pistas e respostas para seu sumiço.
Depois de três meses, e muitas buscas, seu corpo foi encontrado
próximo a sua bicicleta. Estava enterrada em um buraco, no tronco de uma árvore.
Como explicar nos corações humanos tamanha maldade.
Onde está o culpado? Onde estão as respostas?A solução?A
explicação para esse assassinato?
Ninguém responde...
Hoje só nos resta saudade, o carinho dos que ficaram por aquela que tão cedo se foi.


Produção coletiva – 7ª série- Aline Schmitz (13 anos), Jucemara Lochstein (14 anos), Tália Pelentir (13 anos), Janaine Doré (12 anos).

Onde está o culpado?

Em junho do ano passado, 2010, um fato muito incomum aconteceu na cidade onde moro. Com cerca de 5000 mil habitantes, a pacata Luzerna, interior de Santa Catarina chocou-se com um acontecimento muito triste e misterioso.
Andressa, uma menina de apenas 12 anos, que passou a primeira eucaristia comigo apenas alguns meses antes, e que estudava na mesma escola que eu, simplesmente sumiu.
Ela havia comparecido à aula de catequese. Ao retornar para
casa, que ficava a uns 4km de distância, no interior do município, na comunidade de Linha Leãozinho, foi vista por moradores da localidade a aproximadamente 2km de casa.
Daí por diante, nada mais se sabia.
Seus pais deram por falta dela, por volta das 18 horas, horário em que normalmente já estaria em casa.
Muitas buscas foram feitas. Também muitas orações, mas nada de concreto se descobriu.
O desespero era geral: família, amigos, vizinhos e de todo povo da região, pois a notícia se espalhou pelo estado todo.
Muitas fofocas também, com relação a suspeitos.
Passaram-se 3 meses, até que o pai da menina, juntamente com
vizinhos saíram para mais uma busca, e encontraram as primeiras pistas.
Primeiro a bicicleta. Logo adiante, vestígios de alguém enterrado em uma toca, entre as raízes de uma árvore. Exatamente num local onde, logo após o sumiço, buscas foram feitas, até com cães farejadores. E nada foi encontrado.
Muito material foi recolhido e muitos exames foram feitos. Nada foi revelado.
Hoje, junho de 2011, nada mudou, nada se esclareceu.
Só uma coisa é certa:
Andressa morreu, a família padece e o culpado não aparece.
Arthur Tonin Lockstein – 7ª série – 12 anos


Nem todo final é feliz

Doze anos, menina tímida e inocente. Morava no interior de Luzerna, na Linha Leãozinho, com seus pais e irmão.
Numa tarde quinta-feira pegou seus materiais da catequese, sua
bicicleta, disse tchau a seus familiares e foi. Por volta das 3h da tarde chegou à catequese, com a professora Eliane Bender e seus colegas.
Quando acabou disse tchau a todos e rumou para casa.
Passou pelo posto de gasolina para calibrar os pneus, e seguiu.
Mas a uns 500 metros de casa desapareceu misteriosamente, sem pistas, sem ninguém ver.
Por volta das 16h30min. seus pais, percebendo que ela ainda não havia chegado ficaram preocupados. Procuraram, procuraram, mas não acharam.
Na manhã seguinte recebemos a notícia que nossa colega sumiu.
Ficamos muito tristes e preocupados.
Na rádio e TV local a triste notícia era divulgada.
Três meses depois, a família ainda na tinha notícia e seu pai e um vizinho foram procurar. E aí veio a surpresa. Primeiro acharam a bicicleta e depois o corpo de Andressa em uma toca, um buraco junto ao tronco de uma árvore.
Ficaram apavorados. Foram correndo ligar para a polícia. Em menos de 10 minutos lá estavam e a levaram para fazer o teste de corpo de delito.
Foi comprovado. Era ela. Seus familiares ficaram tristes e abismados com a crueldade das pessoas que fizeram isso. Nem acreditaram que sua filha estava morta.
Dias depois fizeram o enterro. Em cima do caixão, uma bandeira do Grêmio, seu time do coração. Foi uma bela homenagem à Andressa.
Seus pais ficaram comovidos. Depois disso, o enterro e mais
homenagens, flores, rosas...
Então começou a chover. Todos foram para casa, com um enorme aperto no coração e até hoje, mais de um ano depois, ainda investigam o crime. Será que essa história terá fim? Ou será mais um caso arquivado?

Produção coletiva – 7ª série – Lais Corso (13 anos), Sidnei Hack (14 anos), Larissa Colusso (12 anos), Jeniffer Souza (13 anos), Guilherme Schumacher (12 anos).

Éder Luiz

ANIMAIS ABANDONADOS - PREOCUPAÇÃO DE ONG SÃO CARLENSE

Familias foram embora e deixaram o amigo para trás
São Carlos, SC - O Grupo de Amigos Protetores dos Animais, São Francisco de Assis, de São Carlos, SC, tem um grande desafio: Desenvolver uma cultura de boa relação e convivência entre pessoas e animais. O grupo é formado por profissionais de diversas áreas e iniciou as atividades debatendo as prioridades existentes no município. Com o fim das obras da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, dezenas de animais domésticos foram abandonados pela cidade. Cães e gatos são vistos perambulando, sofrendo  maus tratos e colocando em risco a integridade das pessoas. Sem falar em ocorrências envolvendo  animais de trabalho.

Este cão estava amarrado ao relento, com fome e sede

Representando o Grupo, o médico veterinário João Teodoro Mendonça da Rosa e o técnico agrícola Dario Nicolai falaram ao Programa Bom Dia Cidade/Am 1110 na manhã desta quinta-feira (16/06) esclarecendo os objetivos da ONG e orientando sobre a importância da adoção responsável de animais. Ressaltaram a necessidade de oferecer a estes animais domésticos, cuidados básicos de higiene, nutrição e sanitário. O animal carente destes cuidados pode transmitir doenças aos ser humano, da mesma forma que o próprio homem pode transmitir doenças ao animal.


Este senhor acolheu diversos cães que
foram deixados após o fim da barragem
A entidade deve reunir condições mínimas de atender as necessidades de animais abandonados, tratá-los e realizar feiras para adoção.
Dario Nicolai apresentou fotos de diversos cães em situação de risco e destacou o espírito altruista de um cidadão do Balneário de Pratas, que apesar de suas dificuldades acolheu aproximadamente vinte cães e gatos que perambulavam pela vila. Ele provê alimentação para todos eles.
O Grupo São Francisco se reúne todas as terças-feiras às 19h30min no auditório da Prefeitura de São Carlos.

Felinos sofrem maus tratos e são abandonados 
José Clodover/Programa Bom Dia Cidade
Am 1110
Dedé Santana em São Carlos no fim de semana

O humorista Dedé Santana, integrante da Turma do Didi, da Rede Globo, garantiu em entrevista exclusiva para José Clodover, Programa Bom Dia Cidade da Am 1110 na manhã de hoje, que está com sua saúde recuperada e  confirmou presença em São carlos, SC, neste final de semana. Nesta sexta, sábado e domingo ele é esperado por fãs de todas as idades no picadeiro do Circo Torricceli, armado no Centro de Eventos, em frente ao CTG Amigos da Querência. Por volta das 9h45min, Dedé interrompeu suas gravações no Projac para contar aos ouvintes do Oeste Catarinense e Norte do Rio Grande do Sul, um pouco da sua trajetória circense. "Nasci dentro do circo, disse o humorista que começou a exercitar seus dons de palhaço aos 4 anos de idade.
Bons tempos, recordou, das comédias e dramas apresentados pelos palcos do Brasil a fora". Dedé tem uma forte ligação com o Circo Torricceli, cuja trupe considera uma segunda família.
Nestes mais de 70 anos de vida, toda ela voltada ao humor, Dedé relembrou momentos inesquecíveis com a Turma do Didi. Disse que tudo o que conquistou deve ao humor e principalmente ao circo.
Disse que o país precisa evoluir culturalmente, e que o circo está incluido neste processo. Reclamou da falta de incentivo e apoio, principalmente de infraestrutura na maioria dos municípios, ao contrário do que ocorre na Europa.
Dedé pediu para agradecer o carinho da população brasileira, especialmente no momento de sua internação, quando foi surpreendido por milhares de mensagens de motivação, além das orações, que com certeza foram  fundamentais em sua recuperação. Dedé informou que esta trabalhando em dois filmes.
O Circo Torricceli realiza apresentações nesta sexta-feira e sábado às 20h30min e domingo às 17h e novamente às 20h30min.
Justiça concede habeas corpus para ex-jogador Edmundo
A Justiça concedeu habeas corpus para o ex-jogador de futebol Edmundo, preso na madrugada desta quinta-feira, em São Paulo. A decisão, de acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio, é da desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal. O ex-atleta teve a prisão decretada por conta de um acidente de carro em dezembro de 1995, que terminou com três mortos e três feridos na Lagoa. O pedido de liberdade foi feito pelo advogado do ex-jogador, Arthur Lavigne, que alega que o crime já prescreveu.

Por enquanto Edmundo permanece preso na 3ª Delegacia Seccional de Polícia de São Paulo, que fica no bairro de Pinheiros (Zona Oeste da cidade). Ainda não há informações de quando ele será solto. Edmundo foi detido de madrugada em um flat no bairro de Itaim Bibi (zona de sul da capital) por policiais paulistas que cumpriam um mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio. Os policiais receberam uma denúncia anônima por volta das 23h dizendo que o ex-jogador estava naquele local, que é o endereço fixo de Edmundo em São Paulo. Ele estava sozinho, não ofereceu resistência à prisão e ainda pôde tomar um banho antes de ir para a delegacia, onde chegou à 1h50m e prestou depoimento até as 4h30m.

O ex-atleta fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal da região da Ceagesp, também na Zona Oeste. Após o exame, Edmundo retornou para a delegacia e está em uma cela.O delegado Eduardo Castanheira, titular de Serviços de Investigações Gerais da 3ª Seccional Oeste da Polícia Civil de São Paulo, contou que Edmundo disse ter ficado surpreso com a chegada dos policiais paulistas.

"Fomos até o apartamento do Edmundo, tocamos a campainha e ele estava de pijama. Não ofereceu resistência. Ainda o autorizei a tomar um banho, antes de ir para a delegacia. Ele até deu alguns telefonemas para amigos e nos acompanhou com tranquilidade", disse o delegado.

Durante a quarta-feira, agentes da Polinter realizaram uma ação para cumprir o mandado de prisão contra Edmundo. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, os agentes passaram em cinco endereços e, no último, encontraram apenas a mulher e a secretária do ex-jogador, que foram informadas sobre a situação.

O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semi-aberto por homicídio culposo e lesão corporal culposa. A sentença que condenou o ex-jogador foi proferida pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ele recorreu, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999. Em 2007, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão que negou a suspensão condicional do processo do ex- jogador.

Edmundo foi condenado pelas mortes de Joana Maria Martins Couto, que estava no carro do jogador no momento do acidente, e de Alessandra Cristini Pericier Perrota e Carlos Frederico Brites Tinoco Pontes, que estavam no outro veículo envolvido no acidente. O jogador também foi condenado pelas lesões corporais provocadas em Roberta Rodrigues de Barros, Débora Ferreira da Silva e Natasha Marinho Ketzer.

Agência O Globo


 

Voo Rio-Paris: corpos de vítimas chegam à França
 
Os corpos de 104 vítimas deste acidente que deixou 228 mortos de 32 nacionalidades no dia 1º de junho de 2009, assim como destroços do avião, chegaram a bordo do navio Ile-de-Sein ao porto de Bayonne.
A embarcação chegou pouco depois das 06h00 (01h00 de Brasília) e aportou uma hora depois, acompanhado por um navio da Marinha nacional e de um outro da Polícia Militar.
Mas as operações de descarregamento dos quatro contêineres contendo os restos mortais das vítimas e partes do avião, foram depois prejudicadas por uma pane em uma grua.
Depois de algumas horas de interrupção, as operações foram retomadas ao meio-dia, enquanto as forças de segurança mantiveram fechados os acessos ao porto para manter de discrição, como queriam as famílias das vítimas. A subprefeitura de Bayonne havia assegurado que a chegada dos corpos seria feita "com dignidade".
O "Ile-de-Sein", fretado pelo Escritório de Investigação e Análises francês (BEA), responsável pela investigação técnica do acidente do voo AF447, encerrou no dia 3 de junho as operações de resgate de corpos e destroços do Airbus A330 a 3.900 metros de profundidade no Atlântico.
No total, com os 50 primeiros corpos resgatados imediatamente depois do acidente. Cerca de outros 70 ainda estão entre os destroços da aeronave no fundo do oceano.
Após uma breve cerimônia no porto, na presença de autoridades locais, um caminhão carregado com dois contêineres partiu para Paris, escoltado por oito motoristas e seis viaturas da polícia.
A chegada dos corpos a Paris deverá ocorrer na sexta-feira de manhã. Os restos serão "acondicionados" em um local secreto antes de serem transportados ainda pela manhã para Instituto Médico Legal (IML) da capital francesa, onde serão realizados os trabalhos de identificação, segundo a Prefeitura da Polícia.
Essas operações mobilizarão "três médicos legistas, dois radiologistas e dois ortodontistas". O IML realizará "os exames técnicos, dentários e, em particular, efetuará exames de DNA".
"A comissão de identificação validará (...) este trabalho de identificação para permitir que as famílias de recebam e enterrem seus mortos", acrescentou.
"Será preciso estabelecer pelo menos uma semana, ou até duas, antes de apresentar elementos", estimou a Prefeitura da Polícia. "O objetivo é entregar o quanto antes e o mais rápido possível os corpos às famílias", acrescentou.
O chefe do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar Nacional, François Daoust, havia estimado no dia 13 de junho que este trabalho de identificação levaria "semanas, e até meses".
Um processo de identificação que divide as famílias. Já "indignadas" no final de maio com o "desenrolar caótico da investigação técnica" do BEA, elas estão divididas frente à decisão da justiça de resgatar seus entes para identificação.
"A operação suscitou polêmica, já que alguns querem e outros não. Tínhamos pedido à juíza que indicasse em quais condições de dignidade o resgate dos corpos seria organizado", explicou o vice-presidente da Associação Ajuda Mútua e Solidariedade AF447, Robert Soulas.
Os pedaços do avião devem ser transferidos para Toulouse (sudoeste), para as dependências da Direção Geral de Armamento (DGA).
Após a operação, o Ile-de-Sein depois irá para Santander, na Espanha, onde será submetido a uma revisão durante dois meses.
Graças às caixas-pretas resgatadas no início de maio, o BEA conseguiu estabelecer que a queda do avião durou 3 minutos, mas ainda não determinou as causas da tragédia. Um relatório da etapa é aguardado para o final de julho.
No âmbito judiciário de caso, Airbus e Air France são acusadas de homicídio culposo.

Minha Casa, Minha Vida 2 terá mais subsídios

Governo ampliou em 75% os recursos e sinalizou que número de moradias pode atingir 2,6 milhões em três anos

O governo ampliou em 75%  os recursos do Minha Casa, Minha Vida 2 ao lançar o programa nesta quinta-feira e sinalizou que o número de moradias pode chegar a 2,6 milhões até 2014.
Quando o plano foi originalmente divulgado em março do ano passado, o governo previa custo total de R$ 71,7 bilhões. Agora, a cifra subiu para R$ 125,7 bilhões.
Do novo valor total, R$ 72,6 bilhões são de subsídios do Orçamento e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outros R$ 53,1 bilhões sob a forma de empréstimos bancários.
O governo argumenta que a quantia maior na segunda fase do Minha Casa, Minha Vida deve-se ao aumento dos financiamentos e à correção do valor das habitações, que na primeira fase tinham preço médio de R$ 42 mil e agora estão em R$ 55,2 mil.
Havia expectativa no mercado de que o plano saísse do papel no início de 2011, mas a aprovação de novas regras pertinentes ao programa só ocorreu no Congresso em maio.
Segundo o Ministério do Planejamento, o aumento dos recursos não terá impacto orçamentário neste ano, já que os R$ 7,5 bilhões previstos para o programa serão suficientes para atender as contratações de moradias previstas em 2011.
Além da Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil vai operar financiamentos em todas as faixas de renda.
Na cerimônia de lançamento, a presidente Dilma Rousseff disse que a meta de 2 milhões de moradias pode subir em 600 mil unidades, desde que o andamento do programa seja satisfatório.
"Se daqui a um ano estivermos com o ritmo adequado, mostrando nossa capacidade de fazer mais, vamos ampliar os recursos e nós vamos fazer mais 600 mil (casas)", afirmou.

Nessa segunda fase do programa, até 60% das moradias (por enquanto 1,2 milhão de unidades) serão destinadas para as pessoas com renda de até R$ 1.600. Outras 600 mil unidades serão financiadas para aqueles com renda de até R$ 3.100 e R$ 200 mil para aqueles que recebem até R$ 5 mil.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, dá como certa a ampliação da meta prometida por Dilma. Ele ainda busca no governo um aumento maior do valor unitário das moradias em algumas regiões. "Estamos vendo isso. Acho que até o final do mês podemos ter uma resposta."
Gargalos?
O presidente da CBIC descartou que o programa sofrerá com falta de materiais de construção, mas admitiu que haverá problemas com mão de obra. "Isso é sempre uma preocupação e não é através da qualificação que vamos resolver o problema. Teremos que investir em novas tecnologias de construção para ganhar produtividade", afirmou.
Segundo ele, há financiamentos aprovados para construção de 40 mil moradias na Caixa que passarão por adaptações e podem ser incluídas no Minha Casa, Minha Vida 2. "E tem 90 mil (unidades) em processo de aprovação também", acrescentou.
Dilma disse que vai analisar no futuro a criação de linha de financiamento para os beneficiários do programa que permita a compra de eletrodomésticos da linha branca, mas não deu prazo para a medida.
A edição inicial do Minha Casa, Minha Vida foi apresentada no começo de 2009, em meio à crise econômica global, com intuito de reduzir o déficit habitacional do Brasil e também fortalecer a economia e gerar empregos.
Na primeira fase foram contratadas 1 milhão e 3 mil residências até 29 de dezembro do ano passado. No fim de 2010, cerca de 300 mil unidades tinham sido entregues, segundo a Caixa.

A União Faz a Vida – Parceria Que Deu Certo Em São Carlos
Nesta quinta-feira (16/06), o Projeto “A União Faz a Vida”, iniciativa do Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI Alto Uruguai realizou mais uma reunião de avaliação dos programas em desenvolvimento, no Campus da Universidade Regional Integrada, em Frederico Westphalen, RS. Na oportunidade também foi avaliado o projeto pioneiro em Santa Catarina, implantado em 2010 na cidade de São Carlos. A secretária municipal de educação, Gorete Wickert explicou que o programa objetiva “Construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional”. Em São Carlos as escolas municipais do Balneário de Pratas e das comunidades de São João e Bela Vista foram contempladas com programas distintos.
Esta parceria envolve o Sicredi, o Poder público municipal através do Departamento de educação e a Universidade Regional Integrada e, tem como princípio a Cooperação e a Cidadania. O programa A União Faz a Vida inicia-se na fase de Articulação, seguida pela de Realização. A partir do terceiro ano, o programa entra na fase de desenvolvimento, que é contínua. Em 2010, salienta Gorete, ocorreu a capacitação dos professores. Neste ano, realizou-se a criação do Comitê gestor integrado por professores, gestores, pais, alunos e comunidade.
Os programas
A Escola municipal professor Mário Xavier dos Santos, da comunidade de São João está desenvolvendo o projeto “A importância do brincar”. O objetivo do plano é mostrar a importância do brincar no processo ensino-aprendizagem. A Escola definiu a data de 22 de agosto para a realização de oficinas para a confecção de brinquedos com os alunos, tendo a participação de pais e avós. Para a semana da criança, em outubro, estão programadas brincadeiras.
A Escola municipal Padre Nicolau Gouverneuer por sua vez, trabalha no projeto “Aprender brincando”, em que o principal objetivo é destacar a importância do lúdico, dos jogos, dos brinquedos e brincadeiras na aprendizagem das crianças. Na primeira semana de Julho haverá confecção de brinquedos na escola, com auxílio dos pais e comitê gestor.
Por fim, a Escola municipal Padre Jorge Hannecken, de Bela Vista trabalha em torno do tema “Segurança humana na escola” promovendo a cooperação, integração família e escola oferecendo mais segurança física e humana, cercando o prédio. Busca ainda desenvolver ações que visam sensibilizar quanto aos perigos existentes. Criou-se uma comissão dentre os membros do comitê para buscar orçamentos e parceiros para ações. Também foram planejadas palestras nas escolas sobre saúde mensal. Gorete e Janete Giongo,coordenadora local do programa comemoraram a avaliação positiva do programa em desenvolvimento em São Carlos.  
José Clodover / Bom Dia Cidade