terça-feira, 28 de junho de 2011

Pequeno asteroide passa próximo da Terra sem causar perigo
Corpo celeste que mede entre 4 e 18 metros passou a 12.230 quilômetros do planeta na tarde desta segunda-feira. Ele teria
o tamanho de um ônibus e passou a 12.230 quilômetros da Terra sem causar danos.


Descoberto apenas na semana passada, o asteróide, chamado de 2011 MD, deu uma volta no planeta, nesta segunda-feira (27) às 13h15 (horário de Brasília) , acima do Atlântico Sul. No início, ele passou despercebido, sendo confundido com um pedaço de lixo espacial, por causa de seu tamanho, estimado em até 18 metros.

Mas observações posteriores confirmaram que se tratava de um asteroide e que não havia chance de atingir a Terra, apesar da pouca distância de sua trajetória (pouco mais de três vezes a distância entre São Paulo e Manaus) - para se ter uma ideia, ele ficou mais perto da Terra que os satélites de GPS que orbitam o planeta. Na semana passada, a expectativa era que o 2011 MD passasse mais cedo, antes do meio dia, e cerca de 160 km mais afastado.

Asteroides deste tamanho passam pela Terra a cada seis anos, em média. Este ano, outro, ainda menor, passou a 5.500 quilômetros da superfície terrestre.

Cientistas dizem que mesmo que o 2001 MD tivesse ido em direção ao planeta, não teria causado dano: ele provavelmente se queimaria na atmosfera. “Estamos aprendendo que a Mãe Natureza ‘atira’ essas coisas para cá há milênios, “ disse Din Yeomans, chefe do programa que rastreia as trajetórias de rochas espaciais potencialmente perigosas na agência espacial americana.

Asteroides são “restos” da formação do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos. Pedaços deles – chamados meteoritos -- constantemente fazem aparições flamejantes na atmosfera.

Objetos maiores que um quilômetro de comprimento têm o potencial de exterminar várias formas de vida na Terra, e atingem o planeta uma vez a várias centenas de milhares de anos. Cientistas acreditam que um asteroide de 10 quilômetros de comprimento causou a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos.

Astrônomos estão sempre monitorando suas trajetórias de ameaças, para entender melhor o potencial perigo que eles representam ao planeta. A Nasa já identificou e rastreou 8.110 cometas ou asteróides maiores que alguns metros de comprimento. Destes, 1.237 foram considerados potencialmente perigosos.

Embora a comunidade científica sempre imagine maneiras de proteger a Terra de uma colisão catastrófica, não existe nenhum plano pronto como no filme “Impacto Profundo”, de 1998.

O asteroide Apophis chamou a atenção dos cientistas há algum tempo, quando se calculou que a chance da rocha de 270 metros de comprimento atingir a Terra era de 1 em 45.000 em 2036. Depois de refeitos, os cálculos baixaram a probabilidade para uma em 230.000.

O monitoramento vale a pena. Há três anos, um pequeno asteroide atingiu a Terra, sem causar danos, mas os astrônomos conseguiram divulgar um aviso com seis horas de antecedência, a primeira vez que isso foi possível.

A passagem de ontem foi nada mais que uma chance de observação, afirmam os cientistas. “Isto é bastante comum,” afirma Yeomans. “Estamos ficando mais cientes da nossa vizinhança”.

AP
Em mais uma madrugada fria, três cidades catarinenses registram temperaturas negativas

Em Caçador, no Meio-Oeste, os termômetros indicaram -5,2ºC
 

Santa Catarina registrou mais uma madrugada gelada nesta terça-feira. Três cidades apresentaram temperaturas negativas. A menor foi em Caçador, no Meio-Oeste: -5,2ºC. Joaçaba registrou -4,3ºC e Rio Negrinho -3,5ºC.

Durante o dia o sol predomina em todas as regiões, mas com pequena elevação da temperatura. As máximas não devem passar dos 17ºC no Litoral Norte e dos 10ºC No Planalto Sul. No Vale do Itajaí os termômetros devem marcar 15ºC e 11ºC no Oeste.

Em São Carlos, Oeste Catarinense, a madrugada de segunda-feira baixou o termômetro da Praça da Matriz a 3 graus negativos. Por volta das 6h30min de hoje a temperatura foi de -1 grau. No interior do município, especialmente nas regiões mais altas, como Bela Vista e São João, a geada foi intensa e deixou os campos, árvores e casario pintados de branco.
ClicRBS
Corpo localizado

O corpo da jovem Lia Fernanda Hegler, 32 anos, foi localizado hoje por volta do meio-dia nas águas do Rio Jacutinga, em Lajeado Crescêncio, interior de Concórdia. O Instituto Geral de Perícias já esteve no local e irá fazer o laudo apontando a causa da morte. Lia estava desaparecida desde a quarta-feira, dia 22, quando equipes do Corpo de Bombeiros realizaram mergulhos na tentativa de encontrar o corpo.

Roupas teriam sido encontradas próximo da ponte na SC-283, porém o corpo foi localizado distante dois quilômetros do local boiando. Familiares confirmaram que ela estava fazendo tratamento para depressão e não se descarta um suicídio.

Aliança/Concórdia
Quatro anos de prisão para vereadores condenados por concussão

Os dois vereadores do município de Abelardo Luz presos em março deste ano por cobrarem propina de uma empresária foram condenados pelo crime de concussão.


Luiz Antônio Mignoni recebeu a pena de quatro anos e três meses de prisão e Claudecir Sperotto foi condenado a quatro anos e um mês de prisão, ambos em regime inicial semiaberto.
Os vereadores foram presos em flagrante, no dia 28 de março, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Chapecó (GAECO-Chapecó) ao receber R$ 27 mil de uma empresária do ramo de combustíveis. Esta seria a segunda parcela de um total de R$ 35 mil pedidos pelos vereadores.
Os GAECOs são forças-tarefas criadas pelo Ministério Público para combate ao crime organizado e de maior relevância e prejuízo social, como o tráfico de drogas, sonegação fiscal, improbidade administrativa e corrupção. O MPSC conta com cinco GAECOs, formados com o apoio das Polícias Civil e Militar: Capital, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages.
A propina estaria sendo cobrada para não aprovar alteração na Lei de Zoneamento do Município mais restritiva para instalação de postos de gasolina. A empresária foi a autora da representação ao MPSC que deu origem à operação do GAECO-Chapecó e possibilitou a prisão dos vereadores.

A denúncia foi apresentada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Abelardo Luz e a sentença foi proferida pelo Juízo da Vara Única da mesma Comarca. Luiz Antônio Mignoni e Claudecir Sperotto também tiveram decretada a perda do mandato eletivo e foram multados, respectivamente, em 50 e 40 dias/multa, sendo cada dia/multa no valor de 1/5 do salário mínimo vigente à época dos fatos. Cabe recurso da decisão. (AP nº 001.11.000733-7)
crime de concussão, de acordo com o Código Penal:
"Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:
Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa."
Fonte: Slow Video
Tipo de framboesa pode ajudar a prevenir câncer
Framboesas pretas podem ajudar a prevenir câncer

Cientistas identificaram componentes em framboesas pretas que poderiam ajudar a prevenir o câncer, segundo informações do site do jornal inglês Daily Mail. Esse tipo de framboesa tem um sabor mais intenso que as tradicionais e são ricas em ácido elágico, antocianinas e antioxidantes, que ajudam a destruir os radicais livres, as moléculas nocivas que se acumulam no corpo e podem danificar as células.

Estudos da Universidade de Ohio State descobriram reduções significativas nos tumores de cólon e esôfago em ratos alimentados com uma dieta com framboesas pretas.

Pesquisas têm demonstrado que extratos de framboesas e amoras podem retardar o crescimento da mama, do colo do útero, câncer de cólon e esôfago.
Terra

Mãe de recém-nascido encontrado morto no Meio-Oeste deve ser indiciada por aborto
Policiais militares acharam o bebê em um balde de roupas sujas no último sábado

A mãe do recém-nascido encontrado morto dentro de um balde no último sábado em Capinzal, no Meio-Oeste Catarinense, deve ser indiciada por aborto, de acordo com o delegado responsável pelo caso, André Barbeta. Ele afirmou que o inquérito deve ser concluído ainda nesta semana.
Policiais militares encontraram o bebê na casa da mãe na manhã de sábado, após a mulher, de 38 anos, dar entrada no Hospital Nossa Senhoras das Dores com um forte sangramento.

Como a perícia do Instituto Médico Legal (IML) constatou que a criança já nasceu morta, a mãe deve responder por aborto, e não por infanticídio, como havia sido divulgado anteriormente.

— A grávida tem o dever de procurar um médico ou, se não procurar, deve assegurar as condições necessárias para a gestação e o parto — explica o delegado.

Se for condenada, a mulher pode pegar de um a três anos de detenção, segundo Barbeta.

— Dificilmente ela vai ser presa, tendo em vista os benefícios previstos na lei — comenta o delegado.

D C
Raul Seixas completaria 66 anos nesta terça


Raul Seixas, um dos pioneiros do rock brasileiro, completaria 66 anos nesta terça. Nascido em Salvador no dia 28 de junho de 1945, o roqueiro lançou 21 discos em 26 anos de carreira.

O álbum de estreia foi Raulzito e os Panteras (1968), mas o sucesso de crítica e de público veio com Krig-ha, Bandolo! (1973), que tinha músicas como Ouro de Tolo, Mosca na Sopa e Metamorfose Ambulante.

Com estilo irreverente, Raul criava músicas épicas, místicas e contestadoras com abordagens filosóficas, psicológias, históricas e cheias de referências mitológicas, o que tornava sua obra altamente curiosa. Entre seus parceiros estavam Marcelo Nova e Paulo Coelho.

Raul morreu em São Paulo no dia 21 de agosto de 1989 vítima de uma parada cardíaca.

ATLÂNTIDA E ITAPEMA FM
Acidente entre ônibus e caminhão brasileiro mata 15 no Paraguai
 

Ao menos 15 pessoas morreram e 14 ficaram feridas nesta terça-feira quando um ônibus se chocou com um caminhão de placa brasileira em uma estrada nas imediações de Assunção, no Paraguai, informou a polícia.

O acidente envolveu um ônibus da empresa San Luis, que fazia o trajeto Assunção-Ciudad del Este, e um caminhão de carga com placa brasileira, que ia para Assunção.

O ônibus levava cerca de 30 passageiros para Ciudad del Este, 330 km a leste da fronteira com Brasil e Argentina.
B O L
Polícia Civil prende homem que matou a companheira em Chapecó
A Polícia Civil, por meio da 3.ª Delegacia de Chapecó, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de José Roberto Danny Marcelino, 25 anos, ontem (27), em Chapecó. Marcelino é acusado de ser autor do homicídio da companheira Rovane Fátima da Silva, 23 anos, com quem tinha uma filha.
Na noite da última sexta-feira (24), a Polícia Civil, recebendo a comunicação da morte da vítima, deslocou-se até a residência deles, localizada na linha Tomazelli, em Chapecó. Junto com o Instituto Geral de Perícias e IML, os Policiais Civis encontraram em torno do pescoço da vítima um pedaço de pano e um material semelhante a um cordão, provavelmente utilizados para asfixiar Rovane. Também foi encontrado uma haste de ferro de aproximadamente 60 centímetros, possivelmente utilizada para agredir a vítima.
Rovane não resistiu aos ferimentos e morreu no local, por volta das 21h30min. O suspeito fugiu da casa levando a filha do casal de 2 anos. No dia seguinte, ele entregou a menina à sogra dele.
Questionado no momento da prisão sobre o crime, o acusado alegou legítima defesa.
Após interrogado, o acusado foi conduzido ao Presídio Regional de Chapecó.
“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”.
Polícia Civil de SC

Volnei Morastoni defende investimentos na Rodovia SC 411 em Audiência Pública


O Deputado Volnei Morastoni participou de Audiência Pública sobre a SC 411, na noite desta segunda-feira (27/06), na Câmara de Vereadores de Tijucas. Na oportunidade, moradores e autoridades discutiram a necessidade de melhorias e sinalização na Rodovia classificada como a terceira mais perigosa da malha estadual e com o maior número de vítimas fatais em 2010, com 23 mortes.

A audiência proposta pelo Vereador de Tijucas Adalto Gomes (PT) teve
e por objetivo apresentar ao Deinfra e Secretaria de Estado da Infraestrutura um diagnóstico com os prontos críticos da SC 411 e as sugestões para solucionar estes problemas. Entre as solicitações estão a construção de trevos alemão, elevados, rotatórias; implantação da 3ª faixa entre Nova Trento e Brusque; locais para retorno; correção de aquaplanagem; instalação de redutores de velocidade; roçada em todo o trecho; reconstituição da sinalização vertical e horizontal; recuperação dos acostamentos; implantação de um pátio para depósito de veículos e construção de um Posto da Polícia Rodoviária Estadual no Vale do Rio Tijucas.

Morastoni sugeriu a criação de uma comissão, composta por representantes de todos os municípios servidos pela SC 411, para acompanhar e vistoriar o andamento e execução dos serviços solicitados. Informou ainda, que em 2010, o Deputado Federal Cláudio Vignatti, apresentou emenda ao orçamento destinando mais de R$ 300.000,00 para a Rodovia. “Coloco o meu mandato à disposição para intermediar a liberação desses recursos junto ao governo federal”, prontificou-se. Volnei ainda se prontificou em colaborar com a proposta apresentada pelo Deputado Dado Cherem na Audiência, para a realização de uma vistoria da Rodovia, juntamente com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

O Vereador de Canelinha Abel Grimm (PT) relatou que todo o perímetro urbano do município tem ligação com SC 411: “Estou fazendo um apelo pela vida. Quem de nós não teve um conhecido que perdeu a vida nesta Rodovia?!”. Para o Vereador Adalto o objetivo da audiência foi cumprido: sensibilizar as autoridades. “Hoje quando o meu filho sai para São João Batista eu fico preocupado, pois sei do perigo que representa transitar na nossa Rodovia. Acredito que este debate serviu para que as autoridades estaduais tivessem a dimensão da precariedade da SC 411 e possam nos ajudar nos encaminhamentos imediatos”, argumentou Gomes.

O Engenheiro Adão Marcos França, representante do Deinfra, manifestou a importância do relatório técnico para embasar os pleitos e prontificou-se buscar junto à Secretaria contemplar as solicitações em curto, médio e longo prazo. Também participaram da reunião o Prefeito de Tijucas, Elmis Mannrich; o Vice-Prefeito de São João Batista Elias Germano; representantes da Polícia Rodoviária Estadual; vereadores de Canelinha, Nova Trento, Tijucas e São João Batista.

Assessoria do Deputado Volnei Morastoni