quarta-feira, 18 de maio de 2011

Perícia revela que não há sinais de enforcamento no corpo do empresário

A perícia no motel de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde o empresário Fábio Gabriel Rodrigues, 33 anos, foi encontrado morto no último sábado (14) revelou que não há sinais de enforcamento no corpo da vítima. A estudante Verônica Verone de Paiva, 18, confessou que teria matado Rodrigues ao enforcá-lo com um cinto, mas alegou que agiu em legítima defesa depois de uma tentativa de estupro.

A delegada Juliana Rattes, da Delegacia de Icaraí (77ª DP), responsável pelas investigações, disse que o exame da perícia no local, divulgado na noite desta quarta-feira (18), constatou que não há marcas de estrangulamento no pescoço do empresário

- Não tem sinal externo de estrangulamento. O perito não encontrou marcas do cinto que Verônica disse ter usado para matá-lo. Vamos aguardar o exame cadavérico para conferir os sinais internos do enforcamento.

Juliana não quis revelar muitos detalhes do laudo pericial. No entanto, ela disse que o exame trouxe novidades e deve abrir novas linhas de investigação. A hipótese da terceira pessoa envolvida no crime ainda não foi descartada, informou a delegada.

- Ainda não descartamos a participação de uma terceira pessoa, mas não temos elementos que comprovem [a participação]. O laudo traz alguns pontos importantes sobre o crime que não podem ser revelados para não atrapalhar a investigação.

Além do exame cadavérico, que deve revelar a causa da morte do empresário, a Polícia Civil aguarda o resultado do
laudo de toxicologia, que deve indicar se Rodrigues consumiu ou não drogas na noite do crime.

A polícia deve pedir a renovação da prisão temporária da jovem até sexta-feira (20), já que ela vai participar da reconstituição do crime no sábado (21). Verônica está presa no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro.

Contradições

A mãe de Verônica, Elisabeth Verone, depôs nesta quarta-feira (18) na 77ª DP, onde chegou usando uma máscara cirúrgica. De acordo com a delegada, o depoimento de Elisabeth entrou em contradição com as informações da filha, que disse que Fábio teria morado na casa dela depois da última separação.

Contrariando a versão da jovem, Elisabeth disse que o empresário fazia visitas esporádicas à casa da família e que eles se encontravam com mais frequencia em outros lugares, informou a polícia.

Elisabeth confirmou que desde o último Natal Verônica e Fábio mantinham um namoro e que um frequentava a casa do outro. Ela disse também que a filha faltou à aula para ficar com Fábio na noite da última sexta-feira, mas que a mãe não sabia.

Segundo a polícia, a mãe disse que ela e outros familiares desconheciam a informação de que a estudante teria sofrido uma tentativa de estupro na infância conforme informou o advogado da jovem, Rodolfo Thompson.

A versão foi confirmada pela delegada Juliana Rattes, que contou que Verônica disse em depoimento que a atitude de Fábio de tentar tirar a sua roupa fez com que ela se lembrasse do pai, que fez o mesmo quando ela tinha entre sete e oito anos.


Silas afirma: 'Avaí chega confiante, mas não empolgado'
 
Depois de vencer o São Paulo pelo placar de 3 a 1 e garantir a classificação do Avaí para as semifinais da Copa do Brasil, o treinador Silas afirmou nesta quarta-feira que o seu time chega muito confiante para encarar o Vasco no primeiro jogo das semifinais da competição.

"Nossa
equipe chega confiante, mas não empolgado. Temos que ter consciência de que sem sacrifício não iremos receber nenhum prêmio", disse.

Silas ainda elogiou o elenco do
Vasco que é repleto de grandes jogadores capazes de decidir uma partida num piscar de olhos. Por isso ele pede cuidado ao seu time no duelo desta noite. "Temos que ter todos os cuidados. Eles contam com o Diego Souza, Felipe e Alecsandro, jogadores perigosos", disse.
futnet

Astrônomos descobrem planetas sem estrelas

Redação do Site Inovação Tecnológica


Planetas sem estrelas
Astrônomos anunciaram a descoberta de uma nova classe de planetas - planetas solitários, sem estrelas.
São corpos celestes escuros, com massa semelhante à de Júpiter, flutuando sozinhos no espaço, fora da órbita de qualquer estrela.
Os cientistas acreditam que o mais provável é que esses planetas órfãos tenham se formado em torno de estrelas e, mais tarde, sido expulsos de seu sistema planetário por alguma conjunção de forças gravitacionais.
A descoberta resultou da análise dos dados coletados durante uma série de observações do bojo central da Via Láctea, realizadas entre 2006 e 2007 por um grupo de astrônomos do Japão e da Nova Zelândia.
Planetas solitários
A análise fornece indícios do que parecem ser 10 "planetas flutuando livremente", em locais distintos, todos aproximadamente do tamanho de Júpiter - o equipamento usado na pesquisa não é preciso o suficiente para localizar planetas menores.
"Nossos resultados sugerem que os sistemas planetários frequentemente tornam-se instáveis, com os planetas sendo expulsos de seus locais de nascimento ao passarem perto demais de outros planetas," explica David Bennett, um dos membros da equipe.
A descoberta não apenas confirma que existem planetas flutuando isoladamente no espaço, mas também indica que eles são bastante comuns - como detectá-los é muito difícil, o fato de um único rastreio ter localizado 10 deles indica que deve haver muitos mais não detectados.
Segundo os astrônomos, essa população inesperadamente grande também descarta a ideia de que os planetas livres formem-se isoladamente, e não ao redor de estrelas - se esse fosse o caso, deveria haver muito menos deles.
Censo planetário
A equipe estima que pode haver duas vezes mais planetas isolados do que estrelas, o que equivale a dizer que os planetas sem estrelas podem ser tão comuns quanto os planetas ao redor de estrelas.
"Nossa pesquisa é como um censo da população - nós amostramos uma parte da galáxia e, com base nesses dados, pode-se estimar o número total da galáxia," explica Bennett.
"A pesquisa não é sensível a planetas solitários com massa menor do que Júpiter ou Saturno, mas as teorias sugerem que planetas de menor massa, como a Terra, devem ser expulsos de suas estrelas com mais frequência, sendo assim, mais comuns do que os gigantes gasosos isolados," completou ele.
A NASA tem planos de enviar ao espaço um novo observatório - o WFIRST (Wide-Field Infrared Survey Telescope) - que usará o método de microlentes, capaz de fazer estimativas mais precisas de quantos planetas solitários há na Via Láctea.
Com a vantagem de que esse futuro telescópio terá a capacidade para detectar planetas solitários do tamanho da Terra.

 
Lady Gaga encabeça lista de 100 celebridades mais poderosas

Lady Gaga aparece no topo da lista anual de 100 celebridades mais poderosas da revista “Forbes”. De acordo com a publicação, a cantora pop arrecadou mais de 90 milhões de dólares nos últimos 12 meses. Com isso, ela passou a ocupar o lugar da apresentadora de talk shows Oprah Winfrey, que há 7 anos liderava a lista da "Forbes".
Lady Gaga tem 32 milhões de fãs no Facebook e mais de 10 milhões no Twitter. Ela também tem contratos com marcas de cosméticos, fones de ouvido e com empresas de telefone celular.
Oprah ficou com a segunda colocação seguida do cantor teen, Justin Bieber, que faturou 53 milhões de dólares.
QUEM
Correio do Brasil
Excelentes as articulações desenvolvidas pelas autoridades de Saúde do Brasil – à frente o ministro Alexandre Padilha – que resultaram no agendamento do encontro no dia 20 de julho, nos Estados Unidos, entre o megaempresário Bill Gates e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
Os dois vão discutir investimentos da Fundação Bill e Melina Gates – maior financiadora particular de iniciativas de saúde no mundo – no desenvolvimento de vacinas e principalmente em sua produção pelos dois laboratórios brasileiros de forma a baixar o custo destes medicamentos em todo o mundo.
Fundador da Microsoft e 1º colocado na maioria das listas de milionários do mundo (fortuna de US$ 57 bi) Bill Gates é um dos maiores filantropos da atualidade. Ele programa fazer doações aos dois laboratórios brasileiros para que produzam imunizantes para exportação – principalmente vacinas contra febre amarela.


Iniciativa visa baixar preço de vacinas em todo o mundoSeu principal objetivo é fazer com que estas vacinas entrem no mercado com o menor preço do planeta e assim, forcem os demais laboratórios a também derrubar os preços de seus imunizantes. O mercado de vacinas movimenta hoje no mundo a mais de US$ 24 bi por ano.
Bill Gates, através de sua Fundação é hoje o segundo maior doador da Organização Mundial de Saúde (OMS) das Nações Unidas, superado apenas pelo governo dos Estados Unidos.Os entendimentos com as autoridades e os dois laboratórios brasileiros começaram em meados do ano passado, quando o filantropo norte-americano mandou seus técnicos ao Brasil para estudarem a possibilidade de transformar a Fiocruz e o Butantã nas duas maiores bases mundiais de exportação de vacinas.
“Meu pessoal ficou muito impressionado com a qualidade do trabalho” contou o megaempresário em entrevista publicada no Estadão de hoje, na qual adianta que só espera, agora, a definição do Brasil sobre quais vacinas ganharão prioridade no processo.

“Década da vacinação”Bill Gates deu a entrevista na sede da OMS em Genebra, quando convocou os ministros da Saúde de todo o mundo a lançar a “década da vacinação” e imunizar 10 milhões de crianças até 2010.

Sepultado corpo de instrutor morto em queda de avião

Bimotor caiu durante um voo de instrução na Serra de São Pedro, região de Piracicaba

Foi sepultado na manhã desta quarta-feira (18) no cemitério Vila Resende, em Piracicaba, o corpo do instrutor de voo, Job de Oliveira (foto), de 36 anos. Job foi uma das quatro vítimas da queda de um bimotor Sêneca durante um voo de instrução na noite da última segunda-feira (16). O avião foi localizado no início da tarde de terça-feira na serra de São Pedro.
Os alunos que estavam na aeronave não eram da região. O corpo de Jean Carlos Capelin, de 30 anos, seguiu para São José do Rio Preto. O de Rodrigo Matos Gomes, de 27 anos, foi levado para Recife (PE), onde mora a família. Já o corpo do aluno Diego Pereira da Costa, de 25 anos, será velado Taguatinga (DF).
O reconhecimento dos corpos foi feito através de exames de DNA.
O acidente
O bimotor Sêneca foi de Piracicaba até São José do Rio Preto e voltava para a cidade quando, por volta das 22h30 da segunda-feira (16), fez o último contato com a Força Aérea Brasileira (FAB), em Pirassununga, avisando que estava a 10 minutos de Piracicaba. Segundo o aeroclube, o voo era a última etapa do curso dos alunos.

Helicóptero foi usado no resgate

A aeronave foi localizada 12 horas depois do desaparecimento, pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. A operação foi em conjunto com a FAB que enviou um helicóptero e um avião na manhã de terça-feira (17). Segundo o grupamento aéreo, os policiais reconheceram o bimotor pela letra "S" escrita na parte externa do avião, que trazia o escrito "Sierra".
O bimotor foi encontrado em uma mata fechada entre a Serra de São Pedro e a Serra de Itaqueri, a 38 quilômetros de Piracicaba, segundo especificação da FAB.
Explicações
Uma coletiva de imprensa foi convocada esta quarta-feira (18) no aeroclube de Piracicaba. Autoridades vão dar detalhes do que teria acontecido.

Strauss-Kahn em cela anti-suicídio

Os detidos sob esta vigilância especial são controlados a cada 15 ou 30 minutos, vestem farda prisional e usam sapatos sem atacadores

Os guardas prisionais de Rikers Island querem garantir que nada de mal acontece a Dominique Strauss-Kahn. O ainda director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) está numa cela individual de 3 por 4 metros, numa ala isolada e sob apertada vigilância anti-suicídio.
Na avaliação psicológica a que foi submetido, terá dito algo que alertou os médicos. Segundo Norman Seabrook, do estabelecimento prisional, confirma as novas medidas: «Ele está sob custódia de protecção. Recebe vigilância contra suicídio. Isto significa que é vigiado 24 horas por dia, seja através de uma câmara, um guarda, ou de ambos.
Os detidos sob esta vigilância especial são controlados a cada 15 ou 30 minutos, vestem farda prisional e usam sapatos sem atacadores. Mas no caso de Strauss-Kahn, há medidas adicionais. «Ele sofre de um distúrbio do sono, por isso tem um aparelho chamado CPAK. Ele põe uma espécie de máscara de gás, à noite ou quando quer dormir, e isso permite-lhe dormir», explica Norman Seabrook.
Sem perder o sono, os advogados de Strauss-Khan trabalham na preparação da ida a tribunal esta sexta-feira, onde comparecerá perante um júri que vai decidir sobre os fundamentos das acusações.
A defesa poderá agora admitir que houve uma relação sexual, mas que foi consentida pela vítima. Mas o problema será prová-lo em tribunal. Esta é, aliás, uma das dificuldades dos crimes de natureza sexual, segundo explica Matthew Galluzzo, especialista em crimes sexuais. «Depende, em grande medida, da credibilidade da vítima. É preciso alguém com muita experiência no terreno para avaliar se alguém é credível, e depois ser capaz de o provar a um júri».
Dominique Strauss-Khan é acusado de cinco crimes, que lhe podem valer mais de 70 anos na prisão.

PLANALTO ALEGRE REIVINDICA MAIS UM PROJETO FEDERAL

Aproveitando a marcha dos prefeitos a Brasília realizada na semana passada, o prefeito de Planalto Alegre Edgar Rohrbeck fez encaminhamentos na Casa Civil, junto ao Palácio do Planalto, do projeto “A Praça dos Esportes e da Cultura” (PEC). O projeto prevê a instalação de cine-teatro, biblioteca, telecentro, sala múltiplo uso, pista de skate, kit básico esportivo de equipamentos de ginástica, ginásio (de areia poli esportivo, espaço para crianças e pista de caminhada), quadra de areia para vôlei e futebol, vestiário, espaço para terceira idade e um anfiteatro. Trata-se de planta padrão do Governo Federal que entra com o investimento, no valor de R$ 1.600.000,00, e, até mesmo com a elaboração do projeto, ressalta o prefeito de Planalto Alegre. Ao município cabe apenas a área de terra necessária para a construção do complexo, de três mil metros quadrados. O projeto tramita na Casa Civil, e as negociações com o município iniciaram em audiência com a assessora técnica Luciana Fonseca. “Foi um trabalho muito positivo e voltamos muito confiantes na liberação deste recurso, ainda este ano”, diz o prefeito.  Rohrbeck planeja destinar ao empreendimento, terreno entre a câmara de vereadores e a nova prefeitura.