ATIVIDADE FÍSICA EVITA A FIBROMIALGIA
A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica, que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono, que compromete a qualidade de vida de quem sofre do mal, que não tem cura. A fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo a um estímulo doloroso. Alguns outros sintomas podem estar associados à fibromialgia como a síndrome da Fadiga Crônica, irritação intestinal, cefaléia, síndrome das pernas inquietas, sono não restaurador, ou seja, dificuldades durante o sono que causam sonolência diária e à presença de irritabilidade na bexiga.
Por ser uma doença diretamente ligada a nervos, tendões e ligamentos, a prática de exercícios físicos para quem sofre de fibromialgia é particularmente benéfica, pois, além da melhora do condicionamento físico geral, fortalece a estutura muscular e óssea, com isso favorecem a mobilidade de grupos musculares que se encontram em contração prolongada, promovem o alongamento de tendões, melhoram o equilíbrio durante a marcha. Além disso, praticar exercícios regularmente, garante aumento da liberação de serotonina e endorfinas no corpo, que ajudam a diminuir estados de ansiedade e alterações de humor causados pela dor e pela falta de sono e, até mesmo, auxiliam a garantir sono de qualidade.
Apesar dos eminentes benefícios trazidos pela prática de exercícios, é preciso que tais atividades sejam acompanhadas por médicos e profissionais especializados, a fim de evitar lesões e agravamento da condição física do paciente. Os movimentos não podem ser exaustivos porque isso prejudica o metabolismo da fibra muscular o que gera dores e incômodos. “A quantidade e intensidade nem sempre estão proporcionalmente ligados a melhores resultados e esse é o caso dos exercícios para quem tem fibromialgia. Os melhores resultados são alcançados por meio de poucos exercícios, leves, progressivos, realizados com periodicidade e intensidade determinados por profissionais especializados”, diz o médico especialista em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, Dr. Benjamin Apter, diretor das academias B-Active.
O sedentarismo, no caso das pessoas que tem a síndrome da fibromialgia, pode ter consequências mais graves que em outras pessoas, pois com o passar do tempo e a perda de massa óssea e muscular, os sintomas como dores localizadas e fadiga tendem a aumentar progressivamente. Muito embora seja altamente recomendada, a atividade física muitas vezes é evitada pelos pacientes, que evitam a sobrecarga de atividades principalmente nos pontos mais afetados pelas dores frequentes. “É equivocado imaginar que trabalhar com a musculatura dolorida possa lesar a área e aumentar as dores, os exercícios beneficiam o fortalecimento e garantem mais qualidade de vida aos doentes”, explica o Dr. Apter.
Sobre a B-Active
A B-Active é uma academia que tem como principal pilar a Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, desenvolvida e coordenada por Médicos ligados a esta área. A proposta surgiu através de pesquisas realizadas em grandes centros mundiais para estudar os benefícios dos exercícios no idoso. Ao descobrirem que o exercício de impacto era um grande vilão, se voltaram para o desenvolvimento de programas de exercícios resistidos, conhecidos como exercícios de fortalecimento muscular.
As atividades oferecidas apresentam um novo conceito, que tem sido cada vez mais procurado por um público que busca programas especializados para evitar as lesões causadas por treinos inadequados ao seu tipo físico, e que, além disso, oriente quais são as atividades mais apropriadas para ajudar na prevenção, reabilitação e melhoria da qualidade de vida.
A academia conta com mais de 60 aparelhos de ginástica que oferece a máxima proteção articular e a máxima ativação muscular. Esses equipamentos ergonômicos medicinais permitem a regulagem da graduação dos movimentos e distribuem o peso independente para cada lado do corpo, resultando em exercícios mais seguros e eficazes.
Os treinamentos são elaborados, de acordo com a necessidade e perfil de cada aluno, por um conjunto de médicos especialistas em medicina esportiva, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício. Para todos os clientes, inclusive os de grupos especiais (portadores de doenças crônicas, como câncer, doença coronariana, pressão alta, diabetes, artrose, artrite entre outras), os programas são individualizados e constantemente monitorados. Relatórios periódicos são enviados aos médicos dos alunos para o acompanhamento da evolução física e clínica.
Indicado para todas as idades, a B-Active é especialista em desenvolver programas específicos para cada pessoa, de acordo com as necessidades de cada aluno. Todo este cuidado com a saúde e o físico é feito por profissionais da academia, e por não serem terceirizados, o aluno não paga a mais por isso.
O sucesso da nova proposta de atividade física, que agrega saúde com boa forma, está em expansão e a B-Active abriu a segunda unidade no bairro Higienópolis e já se prepara para a terceira. E ainda, é a única academia que conta com certificações na área médica, fisioterapêutica, terapia ocupacional e educação física. Todas as instalações são adaptadas para receber pessoas que tem dificuldade de locomoção, com elevador, banheiro e vestiário específicos e profissionais altamente capacitados para o atendimento.
A B-active desenvolve programas de exercícios físicos baseados em evidências científicas através do seu corpo clínico, com adaptação para pessoas com limitações e programas avançados para pessoas sem limitações, sempre visando segurança e saúde.
Programas de treinamento:
Fortalecimento muscular terapêutico;
Várias modalidades de Yoga e Yoga seniors;
Várias modalidades de pilates de solo, inclusive terapêutico;
Alongamento terapêutico,
Drenagem física.