terça-feira, 12 de abril de 2011

Morre em São Paulo o humorista Serginho Leite

Morreu nesta terça-feira, dia 12, em São Paulo, o humorista Sérgio de Souza Leite, vítima de uma infarto no miocárdio.

 Serginho Leite, como era conhecido no meio artístico, foi levado ao Hospital das Clínicas e deu entrada no local às 11h15. Atendido pelas equipes de emergência, não resistiu e faleceu na metade da tarde, às 14h50. Ele tinha 55 anons, era casado e pai de dois filhos.
Durante a carreira, o humorista consagrou-se por sua imitações e ficou conhecido na rádio Joven Pan, na qual fez o programa "Show de Rádio". Na TV, Leite participou da "Praça é Nossa", no SBT, onde continuou a fazer rir com versões de personalidades como Maguila, Pelé e Paulinho da Viola.
Serginho também passou pela emissora Cultura, Record e trabalhou no "Domingão do Faustão", na Globo. Paralelamente ao trabalho como imitador, ele criou jingles publicitários e dublou diversas campanhas com personagens animados, entre eles Bond Boca, da Cepacol, e Tigre Tony, da Kellog´s.
A notícia de sua morte causou comoção e seu nome ficou entre os trendig topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil nesta terça-feira.
Senado começa a debater projeto de plebiscito sobre venda de armas

Texto da proposta foi lido nesta terça-feira e seguirá para comissão da Casa

O projeto que trata da realização de um novo plebiscito sobre a venda de armas e munições no Brasil foi lido no fim da tarde desta terça-feira (12) no plenário do Senado.
Conforme o texto, a pergunta da consulta será: “Você é a favor da proibição da venda de armas de fogo e munição no Brasil?”
De acordo com o projeto, que começará a tramitar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, a população será consultada sobre a criação de uma lei para proibir a venda de armas. A tramitação será em regime de urgência. Depois de passar pela CCJ, o texto vai direto para votação em plenário.
O projeto de decreto legislativo foi uma iniciativa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que teve o apoio dos líderes partidários.
O projeto de decreto legislativo foi uma iniciativa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que teve o apoio dos líderes partidários.
A expectativa é que o assunto seja apreciado após o feriado da Semana Santa. Caso seja aprovado, o projeto ainda precisará passar pela Câmara dos Deputados.
Em 2005 já houve uma consulta popular semelhante. Na época, a maioria da população que foi às urnas preferiu manter a venda de armas.
Diferentemente daquela ocasião, quando houve um referendo - por meio do qual a sociedade é consultada sobre uma lei já existente -, os senadores optaram agora por um plebiscito - em que a população opina sobre uma lei que será feita. O objetivo é evitar problemas jurídicos.


 
Em vídeo, atirador diz que lutava contra covardes e bullying

Logo TerraRio - Em dois vídeos gravados antes de matar 12 crianças em uma escola de Realengo, na Zona Oeste do Rio, Wellington Menezes de Oliveira disse que lutava contra "covardes", além do bullying. Nas imagens (supostamente gravadas pelo jovem), divulgadas pelo Jornal Nacional, nas quais ele aparece sem barba, na frente do que parece ser um muro, dois dias antes do atentado, afirmou: "a luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem".
O jovem deu ainda detalhes do planejamento da ação e disse por que tirou a barba de forma premeditada. "Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses. Eu fui. Eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada". Ele também disse ter ido à escola dias antes do massacre. "Eu fui ontem, segunda. Hoje é terça-feira, dia 5. E essa foi uma tática para não despertar atenção. Apesar de eu ser sozinho, não ter uma família praticamente... eu vivo sozinho".
Entenda o caso

Manhã de 7 de abril de 2011. São 8h20 de mais um dia que parecia tranquilo na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste. Mas o psicopata que bate à porta da sala 4 do segundo andar está prestes a mudar a rotina de estudantes e professores, que festejam os 40 anos do colégio. Wellington Menezes de Oliveira, um ex-aluno de 24 anos, entra dizendo que vai dar palestra. Coloca a bolsa em cima da mesa da professora, saca dois revólveres e dá início a um massacre em escola sem precedentes na História do Brasil. Nos minutos seguintes, a atrocidade deixa 12 adolescentes mortos e 12 feridos.
Transtornado, o assassino atacou alunos de duas turmas do 8º ano (1.801 e 1.802), antiga 7ª série. As cenas de terror só terminam com a chegada de três policiais militares. No momento em que remuniciava dois revólveres pela terceira vez, o assassino é surpreendido por um sargento antes de chegar ao terceiro andar da escola. O tiro de fuzil na barriga obriga Wellington a parar. No fim da subida, ele pega uma de suas armas e atira contra a própria cabeça.
Na escola, a situação é de caos. Enquanto crianças correm — algumas se arrastam, feridas —, moradores chegam para prestar socorro. PMs vasculham o prédio, pois havia a informação da presença de outro atirador. São mais cinco minutos de pânico e apreensão. Em seguida, começa o desespero e o horror das famílias.
A notícia se alastra pelo bairro. Parentes correm para a escola em busca de notícias. O motorista de uma Kombi para em solidariedade. Ele parte rumo ao Hospital Albert Schweitzer, no mesmo bairro, com seis crianças na caçamba, quase todas com tiros na cabeça ou tórax.

Wellington, que arrasou com a vida de tantas famílias, era solitário. Segundo parentes, jamais teve amigos e passava os dias na Internet ou lendo livros sobre religião. Naquela mesma escola, entre 1999 e 2002, período em que lá estudou, foi alvo de ‘brincadeiras’ humilhantes de colegas, que chegaram a jogá-lo na lata de lixo do pátio.
A carta encontrada dentro da bolsa do assassino tenta explicar o inexplicável. Fala em pureza, mostra uma incrível raiva das mulheres — dez dos 12 mortos — e pede para ser enrolado num lençol branco que levou para o prédio do massacre. O menino que não falava com ninguém deixou seu recado marcado com sangue de inocentes estudantes de Realengo.
BRAZIL GOURMET: VARIEDADE DE SABORES NACIONAIS PARA CONQUISTAR O PÚBLICO NORTE-AMERICANO
Empresa fundada por brasileiros mostra como a produção e distribuição de sucos 100% naturais tem garantido o sucesso da marca nos Estados Unidos
Para driblar o domínio das empresas que comercializavam os tradicionais sucos de laranja, maçã e uva no mercado norte-americano, a atual presidente da Liberty Imports, Glória Negrão e sua filha, Simone Anewalt, apostaram na criação de uma marca própria para a venda de sucos no Exterior – estes produzidos a partir da polpa de frutas tipicamente brasileiras.
Foi assim que, em 2002, a Brazil Gourmet nasceu nos Estados Unidos, entrando pela porta da frente nos negócios do segmento de bebidas naturais - hoje em ascensão no Brasil e também no mundo.
“Para competir no mercado Externo apostamos na criação de uma linha de sucos diferenciada”, diz a vice-presidente de vendas da Brazil Gourmet, Simone Anewalt. “Do Brasil trouxemos o sabor da manga, do açaí, do caju e da goiaba por acreditarmos que estas eram as frutas com maior potencial de cativar novos consumidores.”
Tal avaliação, no entanto, só pôde ser viabilizada após intensas pesquisas de mercado realizadas pelo núcleo de marketing da empresa, que serviram de base para definir também a rota de distribuição de produtos que a Brazil Gourmet adotaria em suas estratégias de negócios.
“O consumo de sucos tropicais se mostrou intenso no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha e em alguns países da Ásia. Entretanto, nossas pesquisas apontaram que muitos dos produtos ofertados nestas regiões eram de qualidade inferior trazendo grandes adições de água e açúcar em sua composição”, explica Simone.
Hoje, quase dez anos após a criação da marca, a Brazil Gourmet se destaca por comercializar sua linha de produtos na Europa e nos Estados Unidos, tendo neste último, mais de cinco mil pontos de venda distribuídos em dezoito estados.
Para obter mais informações sobre os produtos ou pontos de distribuição da marca, entre em contato com a empresa pelo telefone (610) 434-1109 ou envie um e-mail para general@brazilgourmet.com.
Sobre a Brazil Gourmet
Fundada por brasileiros em 1983, a Liberty Imports é responsável pela linha de produtos Brazil Gourmet – marca de bebidas naturais produzidas a partir da polpa de frutas tipicamente brasileiras. Com sede na Pensilvânia e centros de distribuicao em Nova Jersey, Filadélfia, Savana e Houston, nos Estados Unidos, os sucos da Brazil Gourmet são comercializados em diversos países do Exterior e destacam-se por sua qualidade e sabor. Dirigida por Glória Negrão e sua filha, Simone Anewalt, a empresa é um verdadeiro exemplo de empreendedorismo e sucesso, já que em pouco mais de duas décadas foi capaz de conquistar espaço em um dos segmentos mais concorridos do mercado externo. Para saber mais sobre a Brazil Gourmet, visite o site
www.brazilgourmet.com.
ATIVIDADE FÍSICA EVITA A FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica, que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono, que compromete a qualidade de vida de quem sofre do mal, que não tem cura. A fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo a um estímulo doloroso. Alguns outros sintomas podem estar associados à fibromialgia como a síndrome da Fadiga Crônica, irritação intestinal, cefaléia, síndrome das pernas inquietas, sono não restaurador, ou seja, dificuldades durante o sono que causam sonolência diária e à presença de irritabilidade na bexiga.
Por ser uma doença diretamente ligada a nervos, tendões e ligamentos, a prática de exercícios físicos para quem sofre de fibromialgia é particularmente benéfica, pois, além da melhora do condicionamento físico geral, fortalece a estutura muscular e óssea, com isso favorecem a mobilidade de grupos musculares que se encontram em contração prolongada, promovem o alongamento de tendões, melhoram o equilíbrio durante a marcha. Além disso, praticar exercícios regularmente, garante aumento da liberação de serotonina e endorfinas no corpo, que ajudam a diminuir estados de ansiedade e alterações de humor causados pela dor e pela falta de sono e, até mesmo, auxiliam a garantir sono de qualidade.
Apesar dos eminentes benefícios trazidos pela prática de exercícios, é preciso que tais atividades sejam acompanhadas por médicos e profissionais especializados, a fim de evitar lesões e agravamento da condição física do paciente. Os movimentos não podem ser exaustivos porque isso prejudica o metabolismo da fibra muscular o que gera dores e incômodos. “A quantidade e intensidade nem sempre estão proporcionalmente ligados a melhores resultados e esse é o caso dos exercícios para quem tem fibromialgia. Os melhores resultados são alcançados por meio de poucos exercícios, leves, progressivos, realizados com periodicidade e intensidade determinados por profissionais especializados”, diz o médico especialista em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, Dr. Benjamin Apter, diretor das academias B-Active.
O sedentarismo, no caso das pessoas que tem a síndrome da fibromialgia, pode ter consequências mais graves que em outras pessoas, pois com o passar do tempo e a perda de massa óssea e muscular, os sintomas como dores localizadas e fadiga tendem a aumentar progressivamente. Muito embora seja altamente recomendada, a atividade física muitas vezes é evitada pelos pacientes, que evitam a sobrecarga de atividades principalmente nos pontos mais afetados pelas dores frequentes. “É equivocado imaginar que trabalhar com a musculatura dolorida possa lesar a área e aumentar as dores, os exercícios beneficiam o fortalecimento e garantem mais qualidade de vida aos doentes”, explica o Dr. Apter.

Sobre a B-Active
A B-Active é uma academia que tem como principal pilar a Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, desenvolvida e coordenada por Médicos ligados a esta área. A proposta surgiu através de pesquisas realizadas em grandes centros mundiais para estudar os benefícios dos exercícios no idoso. Ao descobrirem que o exercício de impacto era um grande vilão, se voltaram para o desenvolvimento de programas de exercícios resistidos, conhecidos como exercícios de fortalecimento muscular.
As atividades oferecidas apresentam um novo conceito, que tem sido cada vez mais procurado por um público que busca programas especializados para evitar as lesões causadas por treinos inadequados ao seu tipo físico, e que, além disso, oriente quais são as atividades mais apropriadas para ajudar na prevenção, reabilitação e melhoria da qualidade de vida.
A academia conta com mais de 60 aparelhos de ginástica que oferece a máxima proteção articular e a máxima ativação muscular. Esses equipamentos ergonômicos medicinais permitem a regulagem da graduação dos movimentos e distribuem o peso independente para cada lado do corpo, resultando em exercícios mais seguros e eficazes.
Os treinamentos são elaborados, de acordo com a necessidade e perfil de cada aluno, por um conjunto de médicos especialistas em medicina esportiva, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício. Para todos os clientes, inclusive os de grupos especiais (portadores de doenças crônicas, como câncer, doença coronariana, pressão alta, diabetes, artrose, artrite entre outras), os programas são individualizados e constantemente monitorados. Relatórios periódicos são enviados aos médicos dos alunos para o acompanhamento da evolução física e clínica.
Indicado para todas as idades, a B-Active é especialista em desenvolver programas específicos para cada pessoa, de acordo com as necessidades de cada aluno. Todo este cuidado com a saúde e o físico é feito por profissionais da academia, e por não serem terceirizados, o aluno não paga a mais por isso.
O sucesso da nova proposta de atividade física, que agrega saúde com boa forma, está em expansão e a B-Active abriu a segunda unidade no bairro Higienópolis e já se prepara para a terceira. E ainda, é a única academia que conta com certificações na área médica, fisioterapêutica, terapia ocupacional e educação física.  Todas as instalações são adaptadas para receber pessoas que tem dificuldade de locomoção, com elevador, banheiro e vestiário específicos e profissionais altamente capacitados para o atendimento.
A B-active desenvolve programas de exercícios físicos baseados em evidências científicas através do seu corpo clínico, com adaptação para pessoas com limitações e programas avançados para pessoas sem limitações, sempre visando segurança e saúde.
Programas de treinamento:
Fortalecimento muscular terapêutico;
Várias modalidades de Yoga e Yoga seniors;
Várias modalidades de pilates de solo, inclusive terapêutico;
Alongamento terapêutico,
Drenagem física.
Câmara de Vereadores de Planalto Alegre desagrada Conselho

Os membros do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego de Planalto Alegre, SC, se reuniram ontem (11/04), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para avaliar a solicitação de incentivos de empresas que pretendem se instalar no município.
A Cimeplan foi uma das empresas que solicitou área de 10 mil metros para ampliar seu espaço físico. Para atender a demanda atual, seriam necessários 6.000m, os demais quatro mil metros seriam para futura expansão. O prefeito Edgar Rohrbeck explicou aos conselheiros que hoje, a Cimeplan possui área de 12 mil metros, próximo a Trataplan. Os conselheiros entenderam após as explanações, que a solicitação é procedente e fundamental para que a empresa (Cimeplan) possa se desenvolver e gerar mais empregos. O Conselho aprovou o pedido de área de terra de 1500 metros quadrados, próximo a rodovia 283, para a empresa Lurdes Salete Sbeghen, situada atualmente na localidade da Linha Barra da Taquarinha que atua no segmento de metalurgia, com fábrica e comércio de esquadrias, vidros e artefatos de metal em geral. Ambas as áreas cedidas pertencem à prefeitura em Linha Progresso.
Também foi aprovada solicitação da Cooperativa Agrícola Familiar (Cooperare) em nome da Agroindústria Familiar Camatti, da associada Ivone Camatti, que é a aquisição de um cilindro elétrico, um fogão industrial baixa pressão e uma câmara de crescimento. O investimento é de aproximadamente R$ 4.500,00 em equipamentos. Da mesma forma foi aprovado pedido de Ildes Maria Bet da empresa Congeplan massas e congelados, de um resfriador/expositor de produtos no limite de R$ 4.500,00.
Os conselheiros debateram ainda a votação do preito da empresa Segredo Oculto, pela Câmara de Vereadores. Para os participantes da reunião, votar contra determinação do Conselho de Trabalho e emprego foi um desrespeito.  O Conselho decidiu elaborar nota de repúdio a posição dos vereadores e prometem participar das reuniões da Câmara quando serão votadas novas solicitações de incentivos.

China tem oportunidades de negócio no setor de energia

Para o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, redução do Custo Brasil deve ser prioridade para que o país possa exportar itens de maior valor agregado ao país asiático
Delegação no seminário Brasil-China (Foto: Roberto Stuckert Filho)
Delegação no seminário Brasil-China (Foto: Roberto Stuckert Filho)
Florianópolis, 12.4.2011 - A China tem oportunidades de negócio para empresas brasileiras em diversos setores e o de energia é um dos destaques, informou nesta terça-feira o presidente da Federação das Indústrias, Alcantaro Corrêa, que está na delegação empresarial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que acompanha a missão brasileira à China chefiada pela presidente Dilma. "Mas precisamos enfrentar nossos sérios problemas de competividade, decorrentes do elevado nível de impostos, da falta de infraestrutura e da burocracia. Do contrário, as barreiras para que o setor empresarial possa exportar itens de maior valor agregado à China são quase intransponíveis", disse.

Na avaliação de Corrêa, o Brasil pode vender à China muito mais do que minério e soja, mas o governo precisa enfrentar o chamado Custo Brasil. "Só no setor de energia, estão em construção oito usinas a carvão e outras 16 em projeto. E aqui as coisas acontecem rapidamente. Mas não podemos esperar que eles mexam no câmbio, pois isso não está sob nosso controle", disse Corrêa ao final do segundo dia de reuniões em Pequim.

Resgate de cauda de avião começa na Páscoa

O Ministério dos Transportes da França e o Escritório de Investigação e Análise (BEA), órgão responsável pelas buscas do voo AF-447, da Air France, revelaram às famílias que a nova expedição ao Atlântico para resgatar destroços do Airbus A-330-200 e corpos de vítimas terá início em 21 de abril. Nessa data, o navio Ile-de-Sein, de propriedade da companhia Alcatel-Lucent, deixará o Cabo Verde em direção ao local do acidente.
Os dados foram divulgados aos familiares ontem, em reunião fechada realizada na sede do Ministério dos Transportes, em Paris. Estiveram presentes, entre outras autoridades, o secretário de Estado de Transportes, Thierry Mariani, e o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec. Da parte das famílias, estiveram representantes de associações da França, do Brasil, da Alemanha, entre outras.
Além da data da quinta fase de expedições, as autoridades forneceram às famílias das vítimas mais informações sobre os destroços localizados no Atlântico há 10 dias. De acordo com Troadec, a cauda do Airbus A330-200 está entre os pedaços fotografados pelo robô submarino que realizou as operações. Foram reveladas novas imagens dos destroços - além das já apresentadas à imprensa - e mais detalhes sobre as peças já identificados. Entre eles, está a cauda do avião.
A informação causou confusão no Brasil porque chegou-se a anunciar que as caixas-pretas do Airbus haviam sido localizadas. Consultado pela reportagem, o BEA negou enfaticamente o rumor. "Essa informação é falsa", afirmou Alain Guilldou, porta-voz do escritório. Segundo ele, pode ter acontecido um erro de interpretação. Guilldou garantiu ainda que, caso as caixas-pretas sejam localizadas, um anúncio oficial será feito pelo BEA às famílias e à imprensa, já que a busca dos gravadores é a prioridade das investigações há dois anos.
A localização da cauda do avião, entretanto, foi suficiente para levar otimismo a Nelson Faria, presidente da Associação das Famílias de Vítimas do Voo 447 da Air France. "A cauda do avião foi localizada", disse. "Em toda aeronave, as caixas-pretas ficam na cauda. Ou seja: com 99% de certeza encontraram as caixas-pretas." Questionado pela reportagem, Marinho reconheceu que essa é sua interpretação, e não uma informação oficial.

Resgate de cauda de avião começa na Páscoa

O Ministério dos Transportes da França e o Escritório de Investigação e Análise (BEA), órgão responsável pelas buscas do voo AF-447, da Air France, revelaram às famílias que a nova expedição ao Atlântico para resgatar destroços do Airbus A-330-200 e corpos de vítimas terá início em 21 de abril. Nessa data, o navio Ile-de-Sein, de propriedade da companhia Alcatel-Lucent, deixará o Cabo Verde em direção ao local do acidente.
Os dados foram divulgados aos familiares ontem, em reunião fechada realizada na sede do Ministério dos Transportes, em Paris. Estiveram presentes, entre outras autoridades, o secretário de Estado de Transportes, Thierry Mariani, e o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec. Da parte das famílias, estiveram representantes de associações da França, do Brasil, da Alemanha, entre outras.
Além da data da quinta fase de expedições, as autoridades forneceram às famílias das vítimas mais informações sobre os destroços localizados no Atlântico há 10 dias. De acordo com Troadec, a cauda do Airbus A330-200 está entre os pedaços fotografados pelo robô submarino que realizou as operações. Foram reveladas novas imagens dos destroços - além das já apresentadas à imprensa - e mais detalhes sobre as peças já identificados. Entre eles, está a cauda do avião.
A informação causou confusão no Brasil porque chegou-se a anunciar que as caixas-pretas do Airbus haviam sido localizadas. Consultado pela reportagem, o BEA negou enfaticamente o rumor. "Essa informação é falsa", afirmou Alain Guilldou, porta-voz do escritório. Segundo ele, pode ter acontecido um erro de interpretação. Guilldou garantiu ainda que, caso as caixas-pretas sejam localizadas, um anúncio oficial será feito pelo BEA às famílias e à imprensa, já que a busca dos gravadores é a prioridade das investigações há dois anos.
A localização da cauda do avião, entretanto, foi suficiente para levar otimismo a Nelson Faria, presidente da Associação das Famílias de Vítimas do Voo 447 da Air France. "A cauda do avião foi localizada", disse. "Em toda aeronave, as caixas-pretas ficam na cauda. Ou seja: com 99% de certeza encontraram as caixas-pretas." Questionado pela reportagem, Marinho reconheceu que essa é sua interpretação, e não uma informação oficial.

China reforça apoio a pleito do Brasil no CS da ONU

Na visita da presidente Dilma Rousseff à China, o país asiático deu um passo adiante ao tratar da defesa do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No comunicado conjunto assinado pelos dois países, a China se posicionou ao lado do Brasil, ao assinalar que a representação das nações em desenvolvimento, naquele fórum, é agora uma "prioridade".
"A China atribui alta importância à influência e ao papel que o Brasil, como maior país em desenvolvimento do hemisfério ocidental, tem desempenhado nos assuntos regionais e internacionais, e compreende e apoia a aspiração brasileira de vir a desempenhar papel mais proeminente nas Nações Unidas", diz um trecho do comunicado.
Embora o país de Hu Jintao já tenha, em outras ocasiões, declarado apoio à pretensão brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, na prática tudo ficou na retórica. Motivo: a China, membro permanente, não quer ajudar o Japão, com quem o Brasil se associa nesse projeto, ao lado da Índia e da Alemanha, o grupo do G-4.
Questionada se a China havia adotado tom mais incisivo do que os Estados Unidos, que declarou ter "apreço" pela entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, Dilma evitou ser taxativa. "Não acho que dê para fazer uma comparação assim", afirmou.
Em vez de mexer nesse vespeiro, ela preferiu dizer que o grupo dos Brics - formado por Brasil, Rússia, Índia e China e prestes a oficializar a entrada da África do Sul - tem grande proximidade e se absteve de votar a resolução do Conselho de Segurança da ONU que autorizava a intervenção militar na Líbia. "A África do Sul acaba de entrar nos Brics e votou a favor. Nem sempre todos teremos a mesma posição, mas é importante sinalizar que a maioria tem sido no sentido de agregar", comentou ela.
No diagnóstico de Dilma, esses fóruns são fundamentais para a articulação dos países em desenvolvimento no cenário internacional. "Vamos insistir no fato de que a governança do FMI e do Banco Mundial não pode consistir em um rodízio entre Estados Unidos e Europa, com os demais países sistematicamente fora", disse a presidente. "Nós não temos nada contra os dois, mas não existe por que, dada a correlação de forças na área econômica do mundo, sermos sistematicamente excluídos."
Direitos humanos
O comunicado conjunto entre China e Brasil também faz uma referência genérica e lacônica à defesa dos direitos humanos. O assunto é abordado, no entanto, como se fosse uma questão de garantir a inclusão social e a distribuição de renda. Em nenhum momento se trata da falta de liberdade de expressão e das violações nessa seara.
"Eu queria dizer que nós tivemos a mesma manifestação sobre direitos humanos que tivemos com os Estados Unidos", observou Dilma, ao ser questionada sobre o assunto, em rápida entrevista. A presidente seguiu o script previamente acertado com o Itamaraty, de não "singularizar" a questão nem apontar o dedo para um ou outro país.
"Todos os países têm problemas de direitos humanos. Nós temos problemas de direitos humanos", afirmou. A entrevista foi encerrada antes que jornalistas pudessem perguntar a opinião de Dilma sobre o desaparecimento do artista plástico Ai Weiwei, autor do projeto do estádio "Ninho de Pássaro" para a Olimpíada de Pequim, em 2008.
O governo chinês alega que Ai está preso por ter cometido "delitos econômicos", sem dar maiores detalhes.
O item 23 do comunicado conjunto entre Brasil e China diz que "as duas partes fortalecerão consultas bilaterais em matéria de direitos humanos e promoverão o intercâmbio de experiências e boas práticas". O documento destaca que os dois países decidiram intensificar a cooperação na área social, "em especial sobre políticas e programas de combate à pobreza".
Em outro trecho, Brasil e China reafirmam seu desejo de construir "uma ordem internacional mais justa, equitativa, inclusiva e ordenada, com vistas a salvaguardar a paz e a segurança internacionais e promover o desenvolvimento, a democracia, os direitos humanos e a justiça social".

Contribuinte já pode consultar se está na malha fina

"A princípio todas as declarações já estão processadas. No máximo dois ou três dias depois da entrega, o contribuinte já pode saber se há alguma pendência na declaração", afirmou a coordenadora geral de atendimento e educação fiscal, Maria Helena Cardozo.
Ela destacou que o serviço ajuda o contribuinte a corrigir, por meio de uma declaração retificadora, as pendências apontadas pelo Fisco. Isso ajuda a liberar mais cedo a restituição do IR, quando for o caso, ou evitar que o contribuinte pague juros no caso de ter imposto devido. O prazo para primeira cota ou cota única do IR vence no dia 29 de abril, último dia de entrega das declarações de 2011, ano-base 2010. Se o imposto apurado pelo contribuinte na declaração estiver errado, ele terá que pagar o valor da diferença corrigido após esta data.
Maria Helena disse que os principais erros na declaração são omissão de rendimento, quando a pessoa tem mais de uma fonte de renda; omissão de rendimento de dependentes; e deduções de gastos não permitidos, como com academia.
Pendências
Dentro do ambiente do e-cac, o contribuinte encontrará as pendências, se houver, e os caminhos para resolvê-las. "Todo o processo é didático", disse a coordenadora. Desde junho de 2009, a Receita vem liberando os extratos das declarações pelo site. Esse mecanismo ampliou o número de pessoas que saíram da malha fina por autorregularização. Em 2010, por exemplo, dos cerca de 700 mil contribuintes em malha, 40% fizeram uma declaração retificadora antes de serem notificadas pela Receita.
Este ano, a Receita espera um número menor de pessoas na malha fina. No ano passado, já houve uma queda de 50% na incidência de contribuintes em malha. "A gente quer desenvolver no contribuinte o costume de fazer o código de acesso", afirmou Maria Helena. Atualmente, 9,7 milhões de pessoas dos cerca de 25 milhões que precisam declarar IR tem código de acesso ao e-cac. A Receita estima atingir 12 milhões até o final do ano.
No e-cac, o contribuinte também pode ter acesso a outras informações, como inscrição em dívida ativa da União e acompanhamento do processo de inscrição em programas de parcelamento de débitos.
Embraer vende 35 aviões para empresas chinesas
Segundo as fontes, o anúncio da compra de 1,4 bilhão de dólares será feito durante a visita da presidente a Pequim nesta terça-feira, em uma reunião com o chefe de Estado chinês, Hu Jintao.
Também está prevista a assinatura de um acordo com a Corporação da Indústria de Aviação Chinesa (AVIC) para a produção do Legacy 600 da Embraer no país asiático, de acordo com as mesmas fontes.
Em janeiro foi anunciada a venda de 10 aeronaves E190 à empresa chinesa CDB Leasing, administrada pela China Southern, a maior companhia aérea do país asiático e a terceira mundial.
A China Southern opera aeronaves Embraer desde 2004 em voos regionais com jatos ERJ 145. O modelo 190 entrou em operação no mercado chinês em 2008, onde atualmente 80 aviões de diferentes modelos produzidos pela empresa brasileira estão em uso.
A presidente Dilma Rousseff propôs nesta terça-feira um novo modelo de relação comercial baseado na cooperação tecnológica e no intercâmbio de produtos de alto valor agregado para diversificar a linha de produtos, dominada sobretudo pela venda de soja, minério de ferro e celulose.
Em agosto do ano passado, a chinesa Hainan Airlines Company encomendou 100 aviones de uso comercial a Embraer, por 2,725 bilhões de dólares.
Em julho de 2008, a empresa brasileira vendeu cinco aeronaves E-190 para a Kun Peng Airlines, uma das principais operadoras do mercado de aviação regional da China, por um valor de catálogo de 187,5 milhões de dólares.

IML ainda espera família de atirador para buscar corpo

O IML (Instituto Médico Legal) ainda aguarda que algum parente de Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, responsável pelo ataque na Escola Municipal Tasso da Silveira , em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, apareça para fazer a liberação do corpo.  O IML vai aguardar pelo reconhecimento somente até o dia 22 de abril.

Após esta data, ele será enterrado como indigente, no cemitério de Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Há suspeitas de que os familiares de Wellington temem ser agredidos, caso resolvam efetuar o enterro.

O caso

Na
manhã da última quinta-feira, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, fingindo ser um palestrante. Armado, ele atirou contra professores e alunos.

O atirador deixou uma carta antes de cometer o ato. No documento, ele pede perdão a Deus e dá instruções para seu sepultamento. O atirador pede ainda que a casa onde morava, em Sepetiba, seja doada para instituições que cuidam de animais.


Japão emite alerta nuclear em nível equivalente ao de Chernobyl
As autoridades no Japão elevaram o alerta ontem (11) à noite da gravidade da crise nuclear no país para o nível máximo. A decisão foi tomada depois da medição da radioatividade na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, que sofreu explosões e vazamentos depois do terremoto seguido de tsunami, no mês passado. O nível mais alto para acidentes nucleares é o número 7 e só foi usado anteriormente durante o desastre de Chernobyl, no Norte da Ucrânia, em 1986.
Além disso, no Leste do Japão, um novo tremor de magnitude 6,3 graus na escala Richter foi registrado hoje. Foi o segundo abalo sísmico em dois dias. O Aeroporto Internacional de Narita fechou as pistas temporariamente e os serviços de trem e metrô foram interrompidos, na capital, Tóquio. Os tremores secundários ocorrem um mês depois que um violento terremoto e um tsunami atingiram o país, deixando quase 28 mil pessoas mortas ou desaparecidas.
A Comissão de Segurança Nuclear do Japão informou que a classificação da crise em Fukushima Daiichi estava sendo elevada por se tratar de uma avaliação preliminar que ainda precisa ser confirmada pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

O nível 7 significa "um grande acidente" com "consequências mais amplas" que o nível anterior, segundo as explicações dos especialistas. "Estamos elevando o nível de gravidade para 7 já que o impacto dos vazamentos de radiação se alastrou pelo ar, alimentos, água encanada e o mar", disse o representante da Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão, Minoru Oogoda.

Porém, a Agência de Segurança Nuclear japonesa informou que os vazamentos ainda são pequenos se comparados aos da usina na Ucrânia, que ainda era parte da União Soviética na época do acidente. "Em termos de volume de materiais radioativos liberados, nossas estimativas mostram que se trata de cerca de 10% do vazamento de Chernobyl", informou. As informações são da Agência Brasil.
Secretário-geral da ONU quer evitar banho de sangue na Costa do Marfim

NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, deve evitar um novo banho de sangue e garantir que não aconteçam represálias contra os seguidores do ex-presidente Laurent Gbagbo.
Ban celebrou o anúncio de Ouattara de que pretende formar uma comissão da verdade e reconciliação para investigar as acusações de massacres e outros crimes executados pelos dois lados no conflito, afirmou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.
"O secretário-geral destacou ao presidente Ouattara a expectativa de que se evite qualquer novo banho de sangue. Destacou em particular a necessidade de assegurar que não aconteçam represálias contra os seguidores de Gbagbo, agora nas mãos das forças do presidente", completou Nesirky.
Após a queda de Gbagbo, o presidente Ouattara anunciou na segunda-feira o início de um procedimento judicial contra Laurent Gbagbo, sua esposa e colaboradores.
JB
ROUBO EM CUNHATAÍ: AUTORES PRESOS EM FLAGRANTE

Por volta das 16h30min desta segunda-feira, (11/04) os indivíduos (T. N. P. com 38 anos e F. E. com 22 anos) pegaram um táxi no centro de Cunhataí e foram até uma propriedade no interior daquele município.
No local, ao desembarcarem pediram ao taxista que aguardasse, pois iriam apenas conversar com o proprietário. Então, os dois elementos começaram a ameaçar a vítima de morte, F. E inclusive, estava armado com uma faca. Em seguida passaram a agredir a vítima e a revirar sua bolsa para roubarem-lhe o dinheiro. Consumado o ato e com o dinheiro da vítima retornaram ao táxi e deixaram o local. A vítima possuía 750 reais em dinheiro, mas os assaltantes encontraram apenas 300 reais. Na seqüência, a vítima acionou a polícia que conseguiu localizar os autores do roubo ainda dentro do táxi, conduzindo-os até a Delegacia de Polícia de São Carlos. Com os autores foi encontrada a faca usada na ação. O Delegado Nilson Cezar, da Polícia Civil da Comarca de São Carlos prendeu os autores lavrando o flagrante e os encaminhou para o presídio de Chapecó. Eles responderão pelo crime de roubo qualificado, podendo ser condenados a pena de reclusão de 4 até 10 anos.       

 50 anos desde o primeiro voo espacial tripulado
Há 50 anos, numa altura «delicada» no que toca à conquista espacial dado a grande rivalidade dos EUA e da União Soviética, o russo Yuri Gagarin, então com 27 anos, tornou-se o primeiro ser humano a entrar no espaço, dando uma grande «machadada» na NASA.


Foi um voo de 108 minutos, a uma altitude de 315km e que apesar de não ter registo de imagens daquilo que o jovem piloto viu no espaço, há registo das suas duas memoráveis frases: «A Terra é azul» e «Estou a ver a Terra! É tão bonita!», gravadas durante o contacto com as equipas na Terra.

Para comemorar esta data, a Estação Espacial Internacional lança hoje no Youtube o filme «First Orbit» que pretende recriar esta histórica «odisseia espacial».

No dia 12 de Abril de 1961, 50 anos atrás, o russo Yuri Gagarin realizou o primeiro voo espacial tripulado, fazendo uma órbita completa à volta da Terra e ficando consagrado para sempre na história mundial.