Família carente ganha reforma da casa
Muita gente se emociona ao acompanhar através da TV, aqueles programas em que famílias de baixa renda, vivendo muitas vezes em uma situação precária, são contempladas com uma reforma completa de sua moradia. Através da iniciativa de empresários são-carlenses, a região pôde ver um projeto parecido com o que aparece em vários canais de televisão, acontecer bem próximo da nossa realidade. Intitulado Minha Casa de Cara Nova, a iniciativa de autoria do empresário Roberto Cardoso, possibilitou a uma família carente da comunidade da Volta Grande, no município de Alpestre no Rio Grande do Sul, a reforma da residência, e a doação de móveis e alimentos.
Os beneficiados foram Odete Schleicher e seu filho Fernando Schleicher, ambos deficientes mentais, e que moram sozinhos na casa. O cunhado de Odete, Numeraldo Monego, explica que a família já tentou abrigar mãe e filho que precisam de acompanhamento, porém, ambos querem continuar a morar na residência. “Nós já tentamos levá-los para as nossas casas, porém eles não ficaram felizes. Eles gostam de viver na casa deles, e no que podemos, tentamos ajudar”, destaca o parente.

O trabalho teve inicio no sábado dia (2 /04) e foi concluído na quinta-feira dia 05/05. Cardoso explica que a idéia, era que tudo fosse concluído em um único dia, porém, não foi possível por causa da chuva. Cerca de 40 funcionários da Metalúrgica Cardoso trabalharam voluntariamente, reformando toda a estrutura da casa, reconstruindo todo o telhado, já que o mesmo estava em condições precárias, fazendo a nova pintura, construindo uma horta que já tem hortaliças e verduras plantadas, além da melhoria de um galpão que virou um local para festa. Todos os detalhes foram cuidados, incluindo um pequeno canteiro com rosas. Este foi o resultado da grande união de esforços. “A idéia surgiu da vontade que tínhamos de fazer alguma ação social. Através de Numeraldo Monego, soubemos da situação dessa família que é parente dele, e decidimos que esta seria a primeira casa do projeto”, explica Cardoso.
Segundo o empresário, o trabalho começou com uma filmagem da casa, quando foram apontadas as principais necessidades de melhorias, e isso foi discutido com a equipe da Metalúrgica Cardoso, e com Celso Rigotti responsável pela reconstrução do telhado onde foi elaborado um projeto. “Eu me emociono ao lembrar das más condições que estava a casa, e ver como está agora. Sabendo o quanto será importante esta melhoria para a Odete e seu filho, e para nós mesmos, pois nos toca muito poder ajudar ao próximo. Além disso, pelo resultado deste primeiro trabalho faremos de tudo para dar continuidade ao projeto”, afirma Cardoso, que garante, a primeira casa é apenas o inicio de um plano, que pretende atender a outras famílias. Ele também destaca que a participação dos demais empresários foi de grande importância. Segundo Cardoso, através da iniciativa, todos mostraram o quanto se preocupam com o social.
Quanto à continuidade do projeto, Roberto Cardoso destaca que será estudado um sistema de identificação de famílias que necessitem de reforma das suas casas. Ele assinala que já há uma idéia de como deverá ser dado seguimento ao projeto, salientando que um clube de serviço, e uma parceria com a rádio Tropical FM deverá ser acertada para a identificação e escolha das famílias, possivelmente em sorteios ao vivo. A idéia tem o aval do diretor da emissora, Luis Carlos Santana. Cardoso prevê que outras empresas queiram se engajar no projeto que promete transformar vidas.
Família agradecida
Odete Schleicher em poucas palavras disse que a casa ficou muito bonita. Ela em vários momentos da entrega se emocionou, ao ver a casa totalmente reformada. Odete e o filho freqüentam a APAE de Alpestre todas as tardes. Uma parente cuida da alimentação, e da limpeza das roupas e da casa. Já o filho, Fernando Schleicher dizia o quanto estava feliz com a cor laranja, usada para a pintura do quarto. “Era a cor que eu queria”, destacou o jovem.

A irmã de Odete, Sueli Monego, também estava muito emocionada. Ela diz que nada pagará o que foi feito pela família, e destaca que por mais que os parentes tentem ajudar, que não teria condições de realizar as reformas. “Esses anjos da guarda vieram para dar uma vida melhor para a minha irmã e meu sobrinho. Nós nunca poderemos pagar o que foi feito”, afirma Sueli, que salienta a necessidade dos beneficiados que precisam de auxílio durante todo o dia. “A Odete é a oitava filha de nossos pais, e nasceu deficiente. Mesmo com a família cuidando, aconteceu um dia de ela engravidar, e o meu sobrinho também nasceu com a mesma deficiência. A necessidade deles é muito grande”, afirma a irmã, ressaltando que a família tem feito tudo que está ao seu alcance.
Empresas comprometidas com o Social
As empresas parceiras da iniciativa são: Metalúrgica Cardoso, Construoforte, LSWServiços, Eletrosom de Lenoir Caneple, Móveis São de telhas, Bella Collor, Super Útil, Kroth Alimentos e SJoão, Movesa, Camargo Correa através de Flávio Blanges que ajudou com a doação ão Carlos Tur.
Pessoas de boa vontade
Os voluntários que trabalharam no projeto foram: Cristian Mergen, Remígio Schwendler, Pedro Zang, Gelson da Costa, Astor Gross, Adriano Martineli, Paulo Fiuza, Charles Wickert, Adilson da Silva, Arvelino Pereira, Valter dos Santos, Adilson Mergen, Rudinei da Silveira, Rosemar Pereira, Rafael Pereira, Valter Ortmeier, Fernando Galli, José Flores, Flávio Nothaft, Douglas Rodrigo, Volmir Vacari, Roberto Cardoso, Adenor José da Silva, Cesar Leandro Groth, Edson Jr. Ribeiro de Freitas, Gilberto da Silva, Hermes Pereira Cezes, Jheverton da Silva,José Inácio Severo de Souza, Numeraldo Mônego, Celso Rigotti e seu auxiliar Gilberto e Cleoniro Wilbert (Juruna).
REPORTAGEM: MARCELO LULA (São Carlos)