terça-feira, 10 de maio de 2011

Aquecimento global diminui produção agrícola

Para quem acha que as mudanças climáticas globais não têm impactado na produção agrícola, um artigo publicado no dia 6, junto ao site da revista Science serve como uma grande ducha de água fria.

De acordo com uma pesquisa feita por David Lobell, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e colegas, nos últimos 30 anos as produções de milho e de trigo em todo o mundo caíram, respectivamente, 5,5% e 4% em resposta ao clima mais quente. A queda se refere aos valores que teriam sido atingidos se não houvesse o aquecimento climático. As produções de soja e de arroz não foram afetadas significativamente.

"Verificamos que, desde 1980, os efeitos das mudanças climáticas nas lavouras agrícolas provocaram um aumento de cerca de 20% nos preços no mercado global", disse Wolfram Schlenker, da Universidade Columbia, outro autor do estudo.

Os cientistas analisaram dados da produção de alimentos no mundo de 1980 a 2008, centrando-se nas quatro principais commodities agrícolas: milho, trigo, arroz e soja.

Foram desenvolvidos dois modelos, um que representa os aumentos reais na temperatura no período e outro que manteve as temperaturas nos níveis de 1980. Ao considerar todas as outras variáveis que afetam a produção agrícola, o grupo verificou a relação entre aquecimento e queda na produção. Mas os pesquisadores identificaram exceções. Nos Estados Unidos, Canadá e norte do México a produção não caiu no período. Segundo eles, o resultado aponta que, embora a relação entre aquecimento e produtividade agrícola seja óbvia em escala global, regional ou nacionalmente ela pode não ter os mesmos efeitos.


Desde 1950, a temperatura global média tem aumentado cerca de 0,13º por década, mas, de acordo com relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento esperado para as próximas duas ou três décadas é 50% maior. O que você acha de tudo isso? É para se pensar!
Eng. Júlio César Moschetta da Silva
Caçador On Line
Preso homem que matou policial militar em Lebon Régis

Alinor Padilha de Marafigo foi preso no início da noite de sábado, 7, pela Polícia Civil no município de Santa Cecília. Ele é acusado de matar o policial Amaral com pelo menos 5 facas em Lebon Régis, na tarde de quinta-feira, 5.
A briga iniciou no interior de um supermercado e terminou com a morte do policial no meio da rua. O policial era bastante conhecido por ter trabalhado durante muitos anos em Lebon Régis e região.

O delegado Fabiano Locatelli que preside o Inquérito Policial e conduz as investigações, representou pela prisão preventiva de Marafigo. “Temos fundamentos razoáveis de que o indiciado praticou esse crime grave e torna-se necessária a sua custódia cautelar. A prisão desse indivíduo visa acautelar a ordem pública, garantindo assim a credibilidade da justiça e do sistema penal e, principalmente, das instituições de segurança pública do nosso Estado”, afirmou.
Marafigo será interrogado ainda nesta semana sobre os motivos e as circunstâncias do crime, mas já se manifestou, alegando que agiu em legítima defesa. Porém, no momento do crime o policial estava desarmado.
O acusado também disse possuir uma desavença antiga com o policial, devido a uma ocorrência policial onde foi preso por Amaral. Na época (cerca de 12 anos), durante uma operação policial no interior de Lebon Régis, que visava prender indivíduos armados dentro de um ônibus, Marafigo teria reagido à prisão e foi alvejado com dois tiros pelo policial. Amaral foi processado e julgado pelo Tribunal do Júri há cerca de três anos, mas foi absolvido. Tudo indica que a motivação do crime teve início com o evento ocorrido há 12 anos e também pelo fato do policial ter sido absolvido no Tribunal do Júri.Caçador On Line

Dois corpos encontrados em Herval

Suspeita é de que as mortes foram por causas naturais


A Polícia Militar informou em seu relatório diário que dois corpos foram encontrados no município de Herval d´Oeste neste segunda-feira, 09.
Às 06h44min na Rua Antonio Bevilaqua, Centro, foi encontrado o corpo de Delfino Ribeiro, 41 anos, já sem vida. Delfino era morador de rua e não possuía sinais de violência física, o que leva a crer que a causa da morte tenha sido natural.
Ás 08h26min, na Linha Três Barras, interior do mesmo município, foi encontrado pelos familiares na cama, o corpo de Walter Dilmar Kunert , 66 anos, aparentemente a causa da morte também foi natural.

Éder Luiz

Pedido de casamento rouba a cena no Bellator

Não é só de grandes nocautes e lutas emocionantes que vive um evento de MMA. Na 43ª edição do Bellator, que aconteceu no último sábado nos Estados Unidos, a grande atração era a final do GP até 77kg, mas Bryan Baker roubou toda a atenção.
Após mandar Joe Riggs à lona no segundo assalto, o norte-americano chamou sua namorada ao centro do octagon, pegou o microfone e a pediu em casamento, para a emoção da noiva e delírio da platéia (confira abaixo o vídeo do pedido de casamento). Na luta principal da noite, Jay Hieron derrotou Rick Hawn na polêmica decisão dividida para vencer o torneio dos meio-médios.
Tatame

Para filhos de Bin Laden, sepultamento no mar é 'inaceitável'

AFP
Os filhos de Osama bin Laden ameaçaram levar o presidente americano Barack Obama à justiça como "responsável" pelo destino de seu pai, eliminado em 2 de maio, e consideraram "inaceitável" e "humilhante" que seu corpo tenha sido lançado ao mar, em mensagem publicada esta terça-feira pelo SITE. "Consideramos o presidente Obama em pessoa legalmente responsável pelo destino de nosso pai, Osama bin Laden", indica a mensagem assinada por Omar bin Laden, divulgada online em nome dos irmãos e citado pelo centro americano de vigilância de sites islamitas SITE. Inimigo público número um dos Estados Unidos desde os atentados de 11 de setembro de 2001, Osama bin Laden morreu na terça-feira, 2 de maio, na operação de um comando americano contra a residência onde estava escondido em Abbottabad, Paquistão. Seu corpo foi jogado no mar, segundo Washington. "É humana e religiosamente inaceitável ver uma pessoa desse nível e dessa importância para seus parentes ter seu corpo lançando ao mar de uma forma humilhante para sua família e seus adeptos, e que fere os sentimentos de centenas de milhões de muçulmanos", acrescentou Omar Bin Laden. "Como filho de Osama Bin Laden, nos reservamos o direito" de levar os responsáveis por "esse crime à justiça americana e internacional para esclarecer a respeito do destino de nosso pai desaparecido", acrescentou.
Delfim Netto pede desculpas às empregadas domésticas
 
O Instituto Doméstica Legal, que representa 7,2 milhões de trabalhadores da categoria, obteve um pedido público de desculpas do ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto, registrado em cartório, pela declaração feita pelo economista na TV a respeito deste profissional. No dia 4 do mês passado, Delfim disse no programa "Canal Livre", da Rede Bandeirantes, que "quem teve este animal, teve; quem não teve nunca mais vai ter", em referência à empregada doméstica.
Delfim afirmou que "em momento algum desejou referir-se à classe das empregadas domésticas de maneira pejorativa". O economista argumentou, em seu pedido público de desculpas, registrado no 8.º Cartório Tabelião de Notas da capital paulista no início deste mês, que a frase pinçada do contexto distorce a ideia elaborada.
Segundo Delfim Netto, a intenção foi mostrar que no processo de ascensão social em curso na sociedade brasileira, a figura deste profissional tende a desaparecer. "É preciso entender em que sentido foi feito o comentário", disse o ex-ministro.
Em seu pedido de desculpas, Delfim justifica o emprego do termo "animal", usado pelo economista britânico John Maynard Keynes, criado durante a Grande Depressão, para descrever as motivações psicológicas de empresários, consumidores e investidores. "Os economistas (eu, inclusive) usam corriqueiramente a expressão 'fazer nascer o espírito animal dos empresários' como forma de despertá-los para oportunidades de investimento e não me lembro de nenhum empresário que tenha se declarado ofendido ou humilhado."
No fim do pedido oficial de desculpas à categoria, Delfim Netto considera o episódio uma "tempestade num copo d'água", que ocorreu em razão do uso de uma expressão infeliz, pelo qual ele se penitencia.
Estadão
Documentário sobre Lady Di traz foto inédita dela morrendo

Um dos burburinhos do Festival de Cannes, que acontece entre os dias 11 e 22 deste mês, é o documentário "Unlawful Killin" (em tradução livre, Homicídio ilegal). O filme sobre a princesa Diana, mãe de William e Harry, traz uma foto inédita feita por um paparazzi logo após o acidente de carro que causou a sua morte em Paris, em 1997. Na imagem, ela aparece totalmente ensanguentada, morrendo.
Segundo Rosa Monckton, uma amiga de Diana, a decisão de incluir a fotografia no documentário é asquerosa. Um porta-voz do Palácio de St. James, em Londres, afirmou que os filhos da princesa ficarão enojados com a notícia deste filme. "Eles esperam que o documentário seja tratado com toda a repulsa que merece", falou.
O documentário ainda acusa o príncipe Charles de ser o culpado pela morte de Diana. O filme defende a ideia de que o acidente foi criminoso
Rafael Sobis está fora do Gre-Nal. Rodrigo é dúvida

Atacante tem processo inflamatório no joelho direito. Zagueiro sente dores na perna esquerda

O Inter não terá o atacante Rafael Sobis no Gre-Nal de domingo, que decide o Campeonato Gaúcho, como previa Paulo Roberto Falcão. O jogador foi submetido a exames médicos nesta terça-feira. Ele tem um processo de inflamação no tendão do joelho direito. A recomendação é de que o atleta repouse. O departamento médico não acredita que ele terá condições de se recuperar até o clássico do Olímpico.
Com isso, Oscar deve pintar na equipe, provavelmente atuando mais adiantado, como atacante. Cavenaghi, que seria alternativa, terá que ficar fora, já que há limite de três estrangeiros por equipe, e o Inter já tem Bolatti, Guiñazu e D'Alessandro, todos titulares. Ricardo Goulart é outra possibilidade.
O zagueiro Rodrigo também apresenta um problema. Ele sente dores musculares na coxa esquerda. A presença do defensor no Gre-Nal vai depender de sua evolução no decorrer da semana. Caso também seja desfalque, Índio é a alternativa.
Rádio Gaúcha/Globo.com
Microsoft compra Skype por US$ 8,5 bilhões
A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 10, que comprou o Skype. A fabricante de software vai pagar US$ 8,5 bilhões ao fundo de investidores Silver Lake, que detém o controle da empresa de telefonia pela internet. Em comunicado à imprensa, a Microsoft diz que os serviços do Skype continuarão sendo fornecidos a todos os usuários da companhia, mas também serão incluídos em produtos como o videogame Xbox, o smartphone Kinect e programas como Outlook e Xbox Live, todos da fabricante de software. Segundo a Microsoft, a infraestrutura do Skype será ampliada, numa estratégia para aumentar ainda mais o número de usuários do serviço ao redor do mundo.
O Skype tem atualmente 170 milhões de usuários que, somente no ano passado, gastaram 207 bilhões de minutos em conversas de voz e vídeo pela internet. Suas tecnologias serão aplicadas em projetos de comunicação em tempo real da Microsoft.
Apesar de aprovada por todas as partes envolvidas, a compra ainda precisa passar pelo crivo dos órgãos reguladores do setor. As empresas esperam que o negócio seja concluído até o fim deste ano.

Al-Qaeda ameaça novamente os EUA após morte de Bin Laden

Agência AFP

A Al-Qaeda pediu novamente que os muçulmanos vinguem a morte de Osama Bin Laden ao afirmar que os americanos pagarão "o preço" da decisão do presidente Barack Obama de matá-lo, em um comunicado citado nesta terça-feira pelo centro americano de vigilância dos sites islamitas SITE.
Em um texto publicado pelo Al-Fajr Media Center, principal site de propaganda da Al-Qaeda, a rede afirma que a eliminação de seu líder em 2 de maio no Paquistão pelas forças especiais americanas foi "um grave erro" e "um grande pecado", e que Obama levou seu povo a um grande "desastre".
"Agora Obama espalhou o sangue de nosso mártir. Somos uma Uma (nação islâmica) que não se fica silenciosa frente à injustiça, que não nos culpem no futuro. Vocês escolheram isso e pagarão o preço. Obama está protegido por exércitos, mas quem o protegerá de nosso ataque?", adverte a rede.
"É preciso vingar o assassinato do Xeque da Jihad e do Leão do Islã, de uma forma que fará os Estados Unidos esquecerem o prazer de sua felicidade e que fará com que chorem sangue", acrescentou, após denunciar a decisão americana de jogar seu corpo no mar. "Dizemos a qualquer mujahedin (combatente): se tiver a oportunidade, que a aproveite. Não consulte ninguém para matar americanos ou destruir sua economia. A terra de Alá é vasta e seus alvos estão em todas partes, então é possível atingi-los", acrescentou o texto.

Votação do novo Código Florestal acontece amanhã em sessão extraordinária

Líderes confirmam que votação deve acontecer às 9 horas da quarta-feira

Deputados que participaram de reunião de líderes na noite desta terça-feira (10) com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmaram que está adiada para esta quarta (11) a votação do projeto do novo Código Florestal.
A informação foi dada após a reunião pelo líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), e pelos deputados Reinhold Stephanes (PMDB-PR) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).
O presidente da Câmara confirmou a informação pelo Twitter. Conforme Marco maia, a sessão extraordinária para votação será às 9h de quarta. Após a votação, está prevista também a análise da medida provisória 521/2010, que trata do regime diferenciado para licitações públicas oara a realização da Copa do Mundo de 2014.
Mais cedo, depois de sucessivas reuniões para tentar fechar acordo sobre o novo Código Florestal, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que as discussões evoluíram nesta terça na questão do cultivo em Áreas de Preservação Permanente (APPs), mas permanece o impasse sobre a isenção da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais (que pode variar entre 40 e 100 hectares).
O Código Florestal é a legislação que trata sobre a preservação ambiental em propriedades rurais. As APPs são os locais mais frágeis, como beira de rios, topos de morros e encostas, que devem ter a vegetação original protegida.
Pelo acordo firmado entre representantes do agronegócio e do governo, caberá ao relator, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), especificar no texto do código o que é APP e listar as culturas permitidas, como maçã, café, milho, entre outras. “O que ficar de fora do texto caberá ao governo autorizar por meio de decreto”, afirmou Vaccarezza.
Conforme o líder do governo, o relator ficou encarregado de elaborar a redação de consenso sobre as APPs. Vaccarezza disse que as diferenças sobre a isenção para pequenos produtores serão debatidas no plenário da Casa.
“Não haverá mais reunião para debater as questões do texto. O relator ficou encarregado de elaborar a redação do relatório e agora vamos discutir no plenário.”
Ainda não é possível prever o momento que Rebelo irá divulgar o novo texto do código. A votação do texto está prevista para começar nas próximas horas, mas até o adiamento da sessão ainda não é descartado entre os líderes.
Vaccarezza, no entanto, ressaltou a importância do entendimento em relação ao cultivo nas áreas de preservação permanente. “É bom lembrar que eram dois temas divergentes. Agora temos só um. Continuamos negociando. As negociações estão abertas”, afirmou Vaccarezza.
Na última reunião realizada para tentar fechar acordo sobre o código, realizada na casa do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), o líder do governo afirmou que os líderes da oposição foram chamados para tentar construir um acerto que evitasse a apresentação de emendas ao texto de Rebelo no plenário da Casa. O encontro, no entanto, terminou sem uma definição.
O relator do texto, deputado Aldo Rebelo, afirmou crer em votação ainda nesta terça. O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) se reuniu com Rebelo na tarde desta terça e afirmou que o relator já havia enviado uma minuta do relatório para a Casa Civil analisar se o texto contempla o que foi combinado. Colatto disse, porém, que há informações de que os técnicos querem outras mudanças além das previstas. Caso isso se confirme, a votação pode ser adiada.
Oposição
Segundo o líder do PSDB, Duarte Nogueira (PSDB-SP), o impasse em torno das propriedades de quatro módulos ocorre porque o governo não concorda com a isenção total das áreas da obrigatoriedade de recompor reserva legal.
Os governistas defendem uma regra intermediária que estipularia a isenção apenas para cooperativas e produtores enquadrados na agricultura familiar. Sem consenso, o tema ainda permanece em aberto. “A maioria quer votar o texto. O governo é que está com receio de perder na questão dos quatro módulos”, argumentou Nogueira.
O próprio relator afirmou na semana passada que não iria ceder às pressões do governo e de entidades ambientalistas, que defendem a obrigatoriedade de recomposição de reserva legal também para a faixa de quatro módulos.
Para Rebelo, recuar na isenção das propriedades de quatro módulos seria “decretar a extinção” dos pequenos produtores, serviço que o relator diz que “não irá fazer”. O relator citou como exemplo o Nordeste, onde, segundo ele, mais de 50% dos produtores rurais têm até cinco hectares de propriedade. Dentro dessas terras, ainda de acordo com Rebelo, a área de reserva legal e de Área de Preservação Permanente (APP) não somaria 1%.
“Isso significa que eles têm o uso intensivo da terra. Aí você vai empurrar em cima deles 20% de reserva legal e mais 30 metros de cada lado do rio? Então, é melhor decretar que ele está extinto e que a família dele vai ter que morar na periferia das cidades e que a terra dele ao invés de ser uma terra produtiva vai virar uma chácara de lazer de classe média de fim de semana. Se alguém acha que essa é uma solução ambientalmente razoável, ou se alguém acha que é possível, então que faça esse serviço. Esse serviço eu não vou fazer”, afirmou Rebelo, em entrevista no Salão Verde da Câmara.

Testes com falcão robô chegam na fase final no Aeroporto de Navegantes

O Aeroporto Internacional de Ministro Victor Konder, de Navegantes, encerra nesta terça-feira a sua primeira experiência utilizando um falcão robô, para diminuir a incidência de colisões com aves. Os testes foram realizados durante dez dias, coincidindo com o período em que será feito o corte de grama, no qual é registrado o maior número de incidentes. 
De acordo com o biólogo da empresa responsável pelo trabalho, Gustavo Trainini, o procedimento é experimental, mas apresenta resultados imediatos.
- O falcão robotizado é um aeromodelo desenvolvido na Itália e produzido na Espanha, que imita o falcão um predador temido por aves de menor porte.
O aeroporto de Navegantes, como vários aeroportos do país, enfrenta problemas com a presença das aves, que podem se chocar com os aviões. Nos primeiros três meses deste ano foram registradas 18 ocorrências do tipo. Nestes acidentes, as aves colidem com as turbinas, com as asas dos aviões e até com as cabines dos comandantes. 
O falcão robô já foi utilizado no Aeroporto do Galeão, apresentando resultado eficaz para afastar as principais espécies existentes no local, como quero-quero, garças, carcarás, urubus e fragatas.
ClickRBS/Jandyr Nascimento

Excesso de pombos preocupa vizinhança de Joinville

Problema começou no ano passado, após moradora alimentar as aves

Mariana Pereira | 
 
Uma superpopulação de pombos está preocupando moradores da rua Max Miers, no bairro América. São quase 200 aves, que chegam em revoada e ficam sobre os telhados das casas. Além do barulho e da sujeira, a principal preocupação é com as doenças infecciosas e micoses que podem ser transmitidas pelos pombos.
— Já reclamei para a Vigilância Epidemiológica e para a Fundema, mas até agora ninguém fez nada e o número de pombos só aumenta —, reclama Edson Gomes de Almeida, de 84 anos.

— Não dá mais para usar a piscina e a empregada tem que ficar limpando a área externa a toda hora —, diz.

— Tenho medo que alguém ainda fique doente por causa destes bichos.

Segundo Edson, o problema começou porque a vizinha alimentava os pombos. Doris Knopp diz que atendeu a recomendação da Fundema, feita em junho do ano passado, para deixar de alimentar os animais.

— O vizinho está bravo comigo, mas não é minha culpa, não dou mais comida, mas os pombos não vão embora. Alguém tem que fazer alguma coisa para espantar eles daqui.

Na semana passada, fiscais da Fundema fizeram uma nova vistoria. Segundo a coordenadora do setor de fiscalização, Maria Salete Soares, “cabia à Fundema autuar a moradora caso ela continuasse a alimentar os animais”. Mas, como isso não foi comprovado, a Fundema diz que o caso cabe agora à Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o veterinário Nivaldo Garcia Filho, da Vigilância Ambiental, só a Fundema tem poder fiscalizador.

— Nós não podemos tomar providências como a aplicação de algum produto repelente, por exemplo. Trabalhamos apenas com orientações à população sobre o risco de doenças —, explica.

Segundo ele, o problema é que a cidade ainda não tem um centro de zoonoses, que seria o órgão responsável por trabalhar no controle destes animais.

Os pombos não são aves nativas da fauna brasileira. Eles foram trazidos pelos imigrantes europeus e como se reproduzem com facilidade, em algumas cidades já são considerados uma praga. Em Joinville, além dos moradores da rua Max Miers, outros pontos, como escolas perto da linha férrea também sofrem com o problema.

— Eles são atraídos pelos grãos que caem dos vagões dos trens e encontram abrigos, por exemplo, nos telhados das quadras —, relata.

O centro de zoonoses seria o local ideal para cuidar de problemas deste tipo. Ainda no papel, a obra não começou porque falta finalizar o projeto e montar o edital de licitação. A previsão é que em 60 dias seja conhecia a empresa responsável pelos trabalhos. A primeira parcela dos R$ 600 mil destinados à obra já foi liberada pelo Ministério da Saúde. O restante do valor será repassado conforme o andamento dos trabalhos.

Saiba maisAlém de doenças, os pombos são responsáveis por outros problemas, como o entupimento de calhas, apodrecimento de forros de madeira, danos a monumentos históricos, em antenas de TV e na pintura de carros por causa da acidez das fezes.
ClickRBS

João Estrella, personagem do filme Meu nome não é Johnny, faz palestra nesta terça em Itajaí

Evento será no campus da Univali, a partir das 19h30min, com entrada gratuita

Drogas e superação. Esses são os temas da palestra que o produtor musical João Guilherme Estrella faz nesta terça-feira em Itajaí. O evento será no Teatro Adelaide Konder, no campus da Univali, a partir das 19h30min. A entrada é gratuita.

A vida João inspirou o livro e o filme Meu nome não é Jhonny, que contam a história de um jovem de classe média-alta que entra no mundo das drogas e do lucro fácil, e acaba na prisão. Em entrevista ao Santa, ele conta sobre a experiência e revela que a conversa franca entre pais e filhos é a grande aliada da prevenção ao uso de drogas.
Jornal de Santa Catarina - Sua história ficou conhecida após ser contada no livro e no filme Meu nome não é Jhonny. A ideia de fazer palestras para pais e adolescentes veio após a repercussão da sua experiência de vida?
João Guilherme Estrella
- Começou em 2004, com o lançamento do livro. O tema é forte e polêmico, o livro foi bem aceito, bem divulgado. A partir daí alguns colégios começaram a me procurar.

Santa - Que tipo de mensagem você pretende trazer para os adolescentes e os pais deles?
Estrella
- Falar dos problemas que as cidades têm, levar a experiência do que se vive numa cidade grande, a violência. Minha trajetória tem ingredientes de uma vida inteira relacionada a superar isso tudo. Vou também para aprender, colocar o assunto na mesa. Em cima disso falo de algo mais amplo, vivência, superação, realização de objetivos. Começo contando o que eu fiz depois do filme, o que realizei, como dei a volta por cima.

Santa - Que tipo de conversa você sugere, entre pais e filhos, para prepará-los para dizer não às drogas?
Estrella
- Tem que ser o mais amigo possível. Falo para os adolescentes que eles têm que deixar uma via aberta de comunicação. Às vezes, os pais são chatos, mas eles amam. É preciso dar crédito ao que eles dizem. Quando usei maconha pela primeira vez, eu queria conversar com meus pais, mas não fiz isso. Mesmo tendo um canal aberto com eles, nesse assunto não tive coragem de tocar. Teria sido ótimo se eu tivesse conversado.

Santa - Você acha que se tivesse ouvido uma história como a sua, na adolescência, sua vida teria sido diferente?
Estrella
- Eu fui muito pela curiosidade, minha família era estruturada. Mas a informação é importante, sim. Talvez se eu tivesse ouvido uma história como a minha eu tivesse pensado melhor.

Santa - Você diz que não tinha problemas de desestruturação familiar, que são geralmente apontados como causa para o envolvimento com as drogas. O que foi que o levou a esse mundo?
Estrella
- A aventura, a sensação de poder, o efêmero, a falta de responsabilidade. É uma coisa difícil conter entre os 15 e os 20 anos.

Santa - O Litoral catarinense, em especial Balneário Camboriú, é conhecido pelas festas badaladas, muitas vezes regadas a drogas, como o ecstasy e o LSD. Qual o risco de que o contato com essas drogas levem a um futuro no tráfico?
Estrella
- É muito fácil. Até mesmo quem têm dinheiro e não precisa traficar pode dar o azar de ser preso junto a traficantes e ficar muito tempo na cadeia. Traficar é muito fácil, porque o acesso à droga é muito fácil. Mas hoje há cada vez mais vigilância, a polícia tem mais inteligência e a cobrança da sociedade é um pouco maior. É uma escolha fatal. Você não pensa quando está naquele embalo todo.

Santa - Você é favorável a legalização das drogas? Acredita que seria um meio de evitar o tráfico?
Estrella
- Eu sou favorável se houver uma política social decente. O álcool é liberado e é a droga mais problemática socialmente. Todo mundo fala do crack, mas se comparar com o álcool, os números soam ridículos. O álcool tem os índices mais pesados de homicídios, suicídios, agressões. Para liberar, as leis têm de ser aplicadas e, no caso de crimes relacionados ao uso do álcool, elas não são. A droga liberada tem que ter leis ligadas a ela.

Santa - Como é a experiência de passar uma temporada no sistema prisional brasileiro?
Estrella
- Posso dizer que tive contato com custódia de Polícia Federal e com prisão hospício, e todas são completamente ineficazes.
ClickRBS

Promotor pede arquivamento de inquérito que investiga suposta fraude em prêmio da Mega Sena

Acertador era acusado de ter sacado o prêmio usando um bilhete que pertenceria a um bolão

José Luis Costa | 
 
O promotor de Justiça Vercilei Serena pediu arquivamento do inquérito que investigou uma suposta fraude envolvendo o prêmio de R$ 119 milhões da Mega Sena, pago a uma empresário de São José do Herval, em outubro.
Baseado em queixa de um grupo de funcionários da prefeitura de Fontoura Xavier, que organizou um bolão e reivindica o dinheiro, alegando ter sido vítima de furto do bilhete premiado, a Polícia Civil abriu um inquérito. O delegado Heliomar Franco concluiu ter ocorrido o golpe e indiciou cinco pessoas. Entretanto, o promotor afirma não haver indícios de crime.
— Estou convicto de que o bilhete premiado não pertence ao bolão — afirma Vercilei, que evita falar mais sobre o caso pois tramita em segredo de Justiça.
A decisão sobre os rumos do processo está nas mãos da juíza Karen Pinheiro, que poderá acolher o parecer do promotor ou solicitar um nova análise do caso ao procurador-geral de Justiça.
Homem que usou avião da FAB para o tráfico em 1999 é preso no RJ

Ele era procurado pela Polícia Federal e pela Interpol há 12 anos.
Traficante foi preso após visitar a mãe.

Um traficante internacional procurado pela Polícia Federal (PF) e pela Interpol foi preso no Rio de Janeiro no final de semana. José Roberto Monteiro Zau era o último integrante de uma quadrilha que traficava cocaína para a Europa em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que faltava ser preso.
Há 12 anos, a PF interceptou um avião Hércules, da FAB, na base da Aeronáutica no Recife. O avião ia para a Espanha com uma carga de 33 quilos de cocaína pura.
Na época foram presos dois oficiais da Aeronáutica, o irmão de um deles que receberia a droga na Espanha, uma mulher boliviana que fornecia a droga e o americano John Michael White, que chefiava e financiava a quadrilha.
Zau, o homem que coordenava toda a operação de envio de cocaína para a Europa, estava em Portugal e ficou todos esses anos foragido.
A PF recebeu a informação de que Zau estava de volta ao Brasil e que estaria novamente traficando. Os agentes passaram um mês vigiando o traficante.
No domingo (8) - Dia das Mães -, a polícia esperou que Zau visitasse a mãe. Quando o traficante voltava para casa, foi preso.
“No momento da prisão ele se identificou com nome falso. Foi preso em flagrante por documento falso. Agora, o processo dele passa a tramitar na Justiça e ele pode cumprir pena de mais de 20 anos de reclusão”, disse o delegado Fábio Andrade.
G 1

Musa do Bragantino é eleita a Gata do Paulistão

Caroline Sautchuk, representante do time de Bragança Paulista é a gata da temporada e ganha R$ 10 mil


Caroline Sautchuk, musa que representou o Bragantino, foi eleita a Gata do Paulistão no concurso realizado na noite desta segunda-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo. Ela bateu 18 outras concorrentes - Priscila Cardoso, gata do Grêmio Prudente não pôde comparecer ao desfile por estar com conjuntivite.
As gatas desfilaram em trajes de gala, trajes de banho e também com o uniforme do clube. Caroline Sautchuk deixou para trás a líder da primeira fase, Julie Ferreira, representante do Noroeste, que ficou com o segundo lugar. A terceira colocação coube a Naiana Nascimento, gata que representou o Ituano.

A representante do Americana, Deborah Chalem, foi a Miss Simpatia. Ironicamente, ela demonstrou descontentamento com o título – achou que merecia algo melhor.
A campeã do concurso ganhou um prêmio de R$ 10 mil. A segunda e a terceira colocada, além da Miss Simpatia, também foram premiadas em dinheiro, com R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.
G 1
400 FRUTAS DE MAMÃO NUM SÓ PÉ

Pé de mamão macho que carregou em forma de penca ou cacho, chamou a atenção do agricultor Afonso Cogo, de Campo Alegre, Porto Mauá - Noroeste do Rio Grande do Sul, pela quantidade de frutas. Aproximadamente 400 frutas pesando em média meio-quilo cada, obrigou Afonso a colocar uma escora para reforçar a sustentação da planta. Segundo o agricultor, o mamoeiro cresceu guacho no meio de alguns tijolos na terra dura ao lado do galpão da propriedade.
 É costume eliminar o pé macho, mas neste caso resolveu deixar, pela florada que surgiu e também pelos pequenos frutos que foram aparecendo em grande número, o que resultou em frutas deliciosas, ao contrário do que se conhece, pois quase sempre são impróprios para o consumo. A curiosidade surpreendeu a todos da família e vizinhança, por isso Cogo agradece a natureza que está sempre pronta para nos revelar novas surpresas.
Texto e fotos: Daniel Cogo

Estrela do seriado CSI chama Justin Bieber de 'pentelho'

Cantor gravou uma participação para o programa e teria trancado um produtor no closet

Marg Helbenger, 52 anos, estrela do programa “CSI: Investigação Criminal”, foi questionada, em entrevista na França, se a participação do cantor Justin Bieber, 17 anos, em um dos episódios da série só aconteceu para alavancar a audiência ou se Justin realmente era um bom ator.
"Justin Bieber não se saiu tão mal, mas ele nunca havia atuado antes. Ele é melhor do que você imaginaria", respondeu. Logo em seguida, emendou: "Eu não deveria dizer isso, mas ele foi meio que um pentelho (nas gravações)".
A atriz contou que o cantor até foi simpático com ela, mas afirmou: "Ele trancou um dos produtores em um closet e enfiou o punho em um bolo que estava na mesa do elenco". Garoto mau, Justin!
Por Gabriel Nanbu, da Container Conteúdo

Com Maria na gaveta, Playboy quer Fernanda Lima em edição de aniversário

Neto Lucon, da Container Conteúdo


Maria do BBB11 já assinou com a “Playboy”, mas parece que a revista quer outra famosa na capa de aniversário. Ex-modelo e apresentadora do programa “Amor e Sexo” (Rede Globo), Fernanda Lima é o foco.

Segundo a coluna “Olá!”, do jornal “Agora”, a publicação masculina quer ver a mulher de Rodrigo Hilbert nua para a edição de agosto e deve entrar em negociação com a loira nos próximos dias.

Em entrevista realizada há um ano, Fernanda contou que só posaria nua pelo dinheiro e qualidade das fotos. Mas fez questão de dizer que naquele momento não, “talvez aos 65, 80 anos”, despistou.

No site oficial da revista, só consta o nome de Maria nos últimos contratos assinados. Porém não divulga em qual edição a ex-BBB sairá, apenas diz “estará na capa da revista Playboy ainda este ano.”

Todos os anos, a Playboy aposta em nomes de peso para a capa de aniversário como Cléo Pires, Carol Castro, Grazi Massafera, Regiane Alves e Deborah Secco. Qual será o nome deste ano?

Nasa divulga imagens de alta definição do Sol

A Nasa divulgou, nesta segunda-feira, novas imagens do Sol obtidas pelo satélite SDO (Observador Dinâmico Solar). As ilustrações têm grande qualidade e superam até mesmo a definição de televisões de última geração.
 site da Nasa (em inglês).
O SDO realiza 80 imagens do Sol por minuto. As fotos são utilizadas pelos astrônomos para monitorar o campo magnético do astro e da coroa solar.

Confira mais imagens no

Al Qaeda diz ser falso o vídeo de Bin Laden divulgado pelos EUA

Imagens mostram líder terrorista como homem frágil, envelhecido e decadente
Do R7, com EFE
 
 
A mídia britânica também levantou questionamentos sobre veracidade do vídeo (veja abaixo no infográfico)

Um vídeo da rede terrorista Al Qaeda, disponibilizado pelo site Shumuj al Islam nesta terça-feira (10), acusa o governo dos Estados Unidos de ter divulgado imagens falsas de Osama bin Laden, nas quais ele aparece envelhecido e assistindo à televisão.
- É preciso ficar atento: os EUA mentem
A mensagem veio após a divulgação de vídeos pela Casa Branca, supostamente encontrados na casa de Bin Laden, que mostram o terrorista em dois momentos: com a barba branca e outro com a barba tingida.
Na mensagem da Al Qaeda, são destacadas algumas diferenças, em particular nas orelhas e olhos, entre Bin Laden e o homem que aparece nas imagens.
O governo americano informou que o comando que matou Bin Laden no dia 1º de maio apreendeu cinco vídeos e diversos documentos em sua residência de Abbottabad, no Paquistão.
Nesta segunda-feira (9), a mídia britânica também publicou reportagens questionando a veracidade e levantando uma possível manipulação das imagens.
No Paquistão, muitas pessoas não ficaram convencidas, segundo a rede BBC. A rede ouviu 50 pessoas em Abbottabad e apenas uma delas disse acreditar que o homem da foto é o terrorista. Um homem chegou a afirmar que a pessoa que aparece no vídeo é seu vizinho, e não Bin Laden.
Já o jornal The Daily Mail diz que a imagem expõe um Bin Laden idealizado por meio de uma fraude “cuidadosamente fabricada”: o pai do terrorismo reduzido a um homem velho, sem nada para fazer além de assistir a vídeos de si mesmo.
Em uma análise do vídeo de Bin Laden, o Daily Mail destacou alguns pontos que suscitam suspeitas. Veja os principais no infográfico: