quarta-feira, 13 de abril de 2011

Luciane Carminatti vota contra o Projeto da Reforma Administrativa

A deputada Luciane Carminatti (PT) votou contra o Projeto da Reforma Administrativa, proposta pelo Executivo, na reunião da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (13).
A parlamentar manifestou, durante sua justificativa, a preocupação com a falta de diálogo por parte do Governo do Estado para com os deputados, “todas as 49 emendas apresentadas foram rejeitadas, o que demonstra que o Governo não quer dialogar sobre o projeto, e isso nos preocupa”, disse.
Luciane questionou, durante sua fala, cinco pontos que considera prejudiciais à população catarinense com a aprovação da reforma administrativa.
“Esta reforma fortalece o fisiologismo do Estado, onde o cidadão é tratado como cliente, ou seja, ao invés do governo desvincular as receitas das mãos de políticos e investir mais em políticas públicas para saúde, educação, segurança pública, habitação e cultura, ele cria mais cargos para administrar os recursos públicos”, ressaltou Luciane, ao se referir à criação Secretaria Executiva de Desvinculação de Recursos para gerenciar o Fundosocial.
A parlamentar sugeriu a unificação da data base para negociação salarial de todos os sindicatos no estado, “sugerimos que fosse alterada a data para dia primeiro de maio, desta forma todos os servidores teriam ganhos e a segurança do reajuste a partir desta data”.
O terceiro ponto questionado pela deputada, diz respeito à destinação dos recursos da venda da Imbituba Administradora da Zona de Processamento de Exportação (IAZPE). “O projeto do governo apenas pede autorização para a venda da IAZPE, mas não especifica a aplicação dos recursos, por isso sugerimos que sejam destinados aos hospitais e aos centros de recuperação e dependência química, desta forma teremos controle e conhecimento da aplicação destes recursos”.
A proposta do governo altera, ainda, o pedido de gozo da licença prêmio dos servidores estaduais. Hoje o servidor que trabalhar cinco anos tem direito a três meses de licença prêmio. Em caso de acúmulo de licenças tem direito de receber o valor do acumulado ao se aposentar. Na proposta que tramita no Legislativo, o servidor perde o direito de receber a licença prêmio, caso não tirar no prazo estimulado em Lei. “Esta mudança prejudica, por exemplo, servidores da educação e da saúde que não tiram a licença, porque ao fazer o pedido não recebem a concessão, pela falta de profissionais substitutos, o que não é justo”, relata Luciane.
O último ponto questionado pela parlamentar diz respeito à redução das coordenadorias regionais da Fatma. O Projeto propõe que seja reduzido para 14 regionais. Luciane sugeriu o aumento do número de regionais, bem como de servidores efetivos e do salário base. “Hoje o salário base de um servidor da Fatma é menor do que as gratificações que recebe, sendo que eles podem perder estas gratificações a qualquer momento, pois estão sub judice. O governo precisa garantir um salário melhor para garantir a permanência dos profissionais no órgão”, salienta a deputada.
O Projeto foi aprovado pela Comissão de Finanças e agora segue para votação do plenário.

 SUPOSTO OVNI É VISTO EM ERECHIM, RS
 Diretor de 24 filmes – seis longas e 18 curtas – Osnei de Lima, 36 anos, diz ter filmado um Objeto Voador Não Identificado (Ovni) em Erechim, no Norte do Estado do Rio Grande do sul. Na noite de domingo (10/04), ele retornava para casa quando foi alertado sobre algo estranho no céu. “Peguei minha câmera. Da calçada, filmei um objeto de intensa luz e que se movia para todos os lados”, contou. Veja as imagens

Lima gravou um minuto e 28 segundos até que o objeto luminoso seguiu na direção Leste, depois para Norte e desapareceu. Quando o cineasta se preparava para guardar o equipamento, cerca de dez minutos depois, o filho de 9 anos entrou correndo em casa. “Tinha voltado com a luz ainda mais forte”, disse. Lima saiu novamente para a rua, mas o objeto já havia desaparecido.
O diretor afirma que esta não é a primeira vez que observa um objeto estranho perto de sua residência, na rua Polônia, uma das regiões mais altas da cidade. “Mas, foi a primeira vez que filmei. Tinha forma arredondada e uma luz intensa. Estava muito distante, muito longe. Além disso, se movia com muita velocidade de um lado para outro. Conheço muito bem a trajetória de uma aeronave e posso assegurar que não era um avião”, afirmou.
Segundo Lima, outro fato estranho ocorreu no momento de baixar a imagem para o seu computador. “Meu computador tem 1 terabyte de memória, 4 GB e uma tela de 27 polegadas. A máquina simplesmente travou e estava vazia. Nunca tinha acontecido isso. Tive de desligar duas vezes até reiniciar sem problemas para passar o material e capturar a imagem.”
Lima afirmou ainda que não encontrou imagens semelhantes na internet. “Considero-me um caçador de Ovni. Não era um balão, nem uma aeronave. E não encontrei imagens iguais, em movimento, na internet. Não dormi no domingo à noite.” O diretor usou para a filmagem uma câmera Full HD de alta definição. Com 24 filmes já concluídos, ele tem dois prêmios no tradicional Festival de Cinema de Gramado. Um do júri popular com o filme “O come gente” e outro do júri técnico “O casamento da Jacutinga”. Também recebeu o prêmio de melhor filme gaúcho Super 8 em 2003, conferido pela Associação dos Profissionais Técnicos de Cinema (APTC) com “Memória a Tim Lopes”.
A vigilância do Aeroporto Comandante Kraemer de Erechim confirmou que na noite de domingo nenhuma aeronave decolou ou desceu na pista do terminal. Porém, isso não afasta a possibilidade de que outros aviões tenham passado por Erechim naquele horário.

Ponto luminoso no céu de Erechim seria Estação Espacial, diz professor
Laboratório fica a 350 km da Terra e pode refletir a luz do sol

Nem Objeto Voador Não Identificado (Ovni), nem avião. Segundo o professor José Eduardo Costa, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o ponto luminoso filmado na noite de domingo em Erechim, no Norte do Estado, estava em uma posição correspondente ao deslocamento da Estação Espacial Internacional naquele momento, por volta das 19h50min.
 Segundo Costa, o laboratório mede aproximadamente 109 m de comprimento por 51 largura e fica a 350 km da Terra. “Dependendo da posição (da estação) no céu, ela pode refletir a luz do sol e parecer um objeto muito brilhante”, explicou. Cada volta dura aproximadamente uma hora e meia e, quando ela é vista, a passagem dura entre um e seis minutos, em média.Só na Capital, a estação pode ser vista praticamente todos os dias passando pelo céu. A posição da Terra, no entanto, faz com que o brilho mude bastante e nem sempre a visibilidade seja boa. “Algumas pessoas acompanham a passagem do satélite pela internet para saber quando poderão ver”, relatou.
A luz foi filmada pelo cineasta Osnei de Lima, 36 anos, quando ele voltava para casa. “Fui alertado e peguei minha câmera. Da calçada, filmei um objeto de intensa luz e que se movia para todos os lados”, descreveu. Lima gravou um minuto e 28 segundos até que o objeto luminoso seguiu na direção Leste, depois para Norte e desapareceu.
Quando o cineasta se preparava para guardar o equipamento, cerca de dez minutos depois, o filho disse ter visto uma luz ainda mais forte, que não foi filmada. Lima afirma que esta não é a primeira vez que observa um objeto estranho perto de sua residência, na rua Polônia, uma das regiões mais altas da cidade. O diretor usou para a filmagem uma câmera Full HD de alta definição.


JANTAR BENEFICENTE EM CAXAMBU DO SUL

Nesta sexta-feira, tendo por local o CTG Tropeiros do Oeste em Caxambu do Sul será servida uma galinhada no tacho, a partir das 20hs. Todo o valor da arrecadação será revertido a Fundação Médico Assistêncial do Trabalhador Rural. A instituição que atende os municípios de Planalto Alegre, Guatambu e Caxambu do Sul, luta com dificuldades para se manter em atividade enquanto aguarda pelo certificado de filantropia. Sua manutenção está sendo possível graças aos repasses de recursos das administrações dos 3 municípios e eventos realizados pela comunidade. De acordo com o presidente do Conselho curador, Lenoir Artur Rolim de Moura, umas principais necessidades do momento é a reforma do piso do hospital. As fichas para o jantar estão disponíveis na portaria daquela casa de saúde e com membros da direção e do CTG. Antecipada: R$ 10,00, na hora R$ 12,00
COLETA DO LIXO ELETRÔNICO EM ANDAMENTO
São Carlos - Está em andamento em São Carlos, uma campanha de coleta de lixo eletrônico, numa parceria envolvendo o Programa Iberê, a empresa Renovar, escolas municipais, estaduais, particulares, além de outras entidades.  Durante toda esta semana, desde segunda-feira até esta sexta, todo o material excedente em residências e estabelecimentos comerciais poderão ser levados aos locais de coleta. Saiba um pouco mais:

O que é lixo eletrônico?
Lixo Eletrônico é todo equipamento que necessita de energia elétrica ou baterias, usam fios, muito plástico, vidro, metal e grande parte funciona com uma placa de circuito.
Qual é o perigo do lixo eletrônico?
Chumbo – Usado em TVs, celulares e computadores causam danos cerebrais, neurológicos, aos rins, doenças do sangue e comprometimento de fetos. Em altos níveis de exposição causa vômito, diarréia, convulsões, coma e morte.
Mercúrio, usado em lâmpadas: Altos níveis de exposição contribuem para danos cerebrais, renais e problemas de desenvolvimento de fetos, podendo contaminar o leite materno e os peixes. A sua ingestão ou inalação causa danos ao sistema nervoso central e aos rins.
Cádmio é usado em baterias de celulares, tubos de TV antigos e alguns plásticos. Sua concentração no organismo é cumulativa, causando problemas de rins, danos aos ossos,  é cancerígino.
Cromo hexavalente é usado na proteção de placas metálicas contra a corrosão. Causa bronquite asmática e deformações do DNA, mutações e câncer.
Arsênico, utilizado em celulares: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso central, pode causar câncer de pulmão.              
Imagine todos esses poluentes livres  na água, solo e ar....
Não vamos deixar esse perigo a solta no meio ambiente!  Faça sua parte! Participe desta campanha!
Atualmente o lixo eletrônico já representa 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. São 50 milhões de toneladas  jogados fora  todos os anos pela população  do mundo.
Como você pode ajudar?
Participe das coletas de lixo eletrônico na sua cidade.
Quando vai acontecer?
Nos dias 11 à 15 de abril
Onde?
Em todas as escolas do município e Casa da Cultura.
Procure um ponto de entrega voluntária!
Estuprador de aluna da UFMS é acusado de mais 4 crimes em 2 meses
Robson Vander Lan, de 29 anos, preso acusado de estuprar uma acadêmica do curso de química da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) fez outras três vítimas em Campo Grande. Os quatro crimes aconteceram em menos de 2 meses. Ele foi apresentado nesta manhã para a imprensa.
Durante coletiva na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (DGPC), a delegada auxiliar da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Cristiane Grossi, informou que somente neste mês de março, Robson, acusado de ter estuprado a aluna da UFMS, já havia realizado outros três estupros.
Depois de identificado pela Polícia Civil nesta terça-feira (12) e ter sua foto divulgada por toda imprensa, outras três vítimas também registraram queixa a Delegacia da Mulher identificando-o como autor dos crimes.
As mulheres haviam feito registro denúncia, mas até então, Robson não havia sido identificado. Os crimes aconteceram na região do Bairro Nova Lima, na Avenida Euler de Azevedo e no Bairro Aero Rancho.
Robson Vander Lan foi encaminhado para a sede da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derf).
O crime
A estudante de 20 anos foi abordada por Robson Vander Lan, que portava um canivete, dentro do Campus da UFMS na manhã desta segunda-feira (11). A vítima foi levada para perto de uma ponte que liga o Teatro Glauce Rocha aos blocos de química, economia e administração.
Depois de ser abusada, a vítima que estava totalmente nua, saiu em busca de ajuda quando encontrou um casal que caminhava pela ponte. O homem, que é servidor da UFMS, emprestou a camiseta que estava vestindo para a menina se cobrir.
Após o crime, acadêmicos de vários cursos iniciaram um protesto na universidade e fecharam a avenida Costa e Silva. A direção da UFMS decidiu reforçar a segurança do campus universitário. Mas o criminoso também é acusado de matar a namorada que estava grávida. 

Indústrias de Brasil e Espanha assinam acordos na área de defesa

Rio de Janeiro, 13 abr (EFE).- A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) assinou nesta quarta-feira um acordo de cooperação com a Associação Espanhola de Empresas Tecnológicas de Defesa, Aeronáutica e Espaço (Tedae).
O convênio permitirá que as indústrias do Brasil e da Espanha compartilhem atividades e troquem experiências na área de defesa, informaram as partes.
A assinatura do acordo foi realizada durante o dia da Espanha na feira de armas Latin America Aerospace & Defence (LAAD), que começou nesta terça-feira e terminará na próxima sexta-feira no Rio de Janeiro.
O acordo, assinado pelo presidente da Abimde, Orlando José Ferreira Neto, e da Tedae, Julián García Vargas, será importante para orientar as empresas espanholas em busca de oportunidades de negócios no Brasil, disse à Agência Efe um porta-voz da Tedae.
As duas entidades irão prestar assessoria mútua e trocar informações sobre conjuntura no mercado de defesa, além de trabalhar para obter futuros acordos de transferência de tecnologia.
Entre outros aspectos, o documento assinado nesta quarta-feira assinala a coordenação de estudos estatísticos e econômicos, além do apoio à pesquisa científica e técnica do setor.
O acordo - que terá vigência de quatro anos e poderá ser renovado - foi assinado na presença do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, general José Carlos de Nardi, e do secretário de Defesa da Espanha, Constantino Méndez.
A aproximação dos contatos entre as empresas do setor bélico de Brasil e Espanha ocorre após os dois Governos assinarem em dezembro passado um acordo de cooperação em matéria militar.
Esse acordo contempla a realização de visitas mútuas de delegações militares de alto nível; reuniões de especialistas e instituições do setor; e intercâmbio de instrutores e alunos em centros de ensino militar.
Os dois países pretendem ainda realizar exercícios militares conjuntos, bem como visitas e escalas de navios de guerra, além de iniciar programas e projetos de desenvolvimento de tecnologia de defesa. EFE
PRESIDENTE E SOBERANAS DA 11ª EXPOMAUÁ VISITAM EXPOAGRO

Vilson Winkler/ Assessoria de comunicação
Foto: Juliane Flores
 Porto Mauá - No domingo (10/04), o Presidente da 11ª Expomauá, Luis Paulo Flores acompanhado da esposa, das soberanas e parte da comissão organizadora do próximo evento que será realizado no município, de 9 a 11 de setembro próximo, estiveram visitando a 5ª Expoagro de Santo Cristo, RS, que foi realizada de 07 a 10 de abril. A feira teve enfoque principal no desenvolvimento da Agropecuária Familiar, Comércio, Indústria, Turismo e Cultura da região. Porto Mauá, município do Noroeste do Rio Grade do Sul faz divisa com Alba Posse, do lado argentino, constituindo-se em importante travessia, que em breve será facilitado pela construção de uma ponte binacional.


VÍTIMA REAGE E CRIMINOSO É PRESOS EM FLAGRANTE

São Carlos - Era aproximadamente 3 horas da madrugada desta quarta-feira, (13/04) quando Ezequiel Lucas de Oliveira, vulgo Vermelho, 22, tentou roubar uma casa no centro da cidade de São Carlos. O casal dono da casa, Jacó Elio Marmitt e Maria Olanda Marmitt, ambos de 74 anos, estava dormindo, quando foi surpreendido pela presença do ladrão que passou a agredi-los com um facão. Ele queria dinheiro e objetos de valor. Porém, o proprietário entrou em luta corporal com o marginal conseguindo defender-se e impedir o roubo. A vítima sofreu ferimentos sem gravidade e acionou a Polícia Militar que minutos mais tarde localizou o assaltante conduzindo-o a Delegacia de Polícia. Com Ezequiel a polícia encontrou o facão com o qual agrediu os idosos e a roupa utilizada por ele no momento da tentativa de roubo. As vítimas reconheceram o autor do roubo e a roupa que era utilizada por ele no momento do crime.
O Delegado de Polícia Nilson Cezar, da Polícia Civil da Comarca de São Carlos lavrou o auto de prisão em flagrante, e após a formalização do procedimento o preso será encaminhado para o presídio de Chapecó. O autor responderá pelo crime de tentativa de roubo qualificado, podendo ser condenado a pena de reclusão de 4 até 10 anos.

Missa e culto ecumênico marcam sétimo dia da tragédia em Realengo



RIO - Além de uma missa, celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, um evento ecumênico, com a participação de católicos, candomblecistas, evangélicos, judeus e muçulmanos ocorre nesta quarta-feira, em Realengo, uma semana depois que um atirador matou 12 crianças na Escola Tasso da Silveira, localizada no bairro da Zona Oeste da cidade.
A missa ocorre às 9h, numa praça perto do colégio, e terá a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. A Rede Vida de Televisão vai transmitir a cerimônia ao vivo.
Na próxima sexta-feira, um novo culto ecumênico será realizado no bairro, na Igreja Presbiteriana de Piraquara, que fica ao lado da escola e era frequentada por algumas das vítimas.
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, esteve na escola onde ocorreu o massacre. Segundo ela, o trabalho de readaptação das crianças envolvidas deve levar semanas.
Segundo reportagem do Jornal Nacional, que teve acesso a dois arquivos de vídeo (supostamente gravados pelo próprio jovem) nos quais ele aparece sem barba, na frente do que parece ser um muro, dois dias antes do atentado, afirmou: "A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem".
O jovem deu ainda detalhes do planejamento da ação e disse por que tirou a barba de forma premeditada. "Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses. Eu fui. Eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada".
"Eu fui ontem, segunda. Hoje é terça-feira, dia 5. E essa foi uma tática para não despertar atenção. Apesar de eu ser sozinho, não ter uma família praticamente... eu vivo sozinho".
AGRICULTURA
A CHINA VAI COMPRAR CARNE SUÍNA DE SANTA CATARINA
alex pacheco


O governo chinês aprovou ontem três frigoríficos brasileixros para a abertura, pela primeira vez, de seu mercado à carne suína do Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a liberação ocorre cinco meses depois de uma missão chinesa vir ao país para inspecionar 13 indústrias.
O anúncio foi feito durante o primeiro dia da visita da presidenta Dilma Rousseff à China. “Com a aprovação das indústrias de suínos do Brasil, estamos cumprindo parte da missão que a presidenta Dilma Rousseff nos deu de ampliar a venda de produtos de maior valor agregado”, afirmou, em nota, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que faz parte da comitiva presidencial.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, que também participa da comitiva, disse que ainda não se sabe quais são os frigoríficos aprovados, mas comemorou a decisão. “Representa o início da abertura do mercado para a carne suína brasileira. Continuaremos a trabalhar para a habilitação dos frigoríficos restantes”, afirmou.
Segundo o Ministério da Agricultura, a expectativa é que nos próximos meses a lista de frigoríficos aptos a exportar carne suína para a China seja ampliada, com o esclarecimento de questionamentos dos chineses em relação às demais indústrias.
“Os chineses respondem por 50% da carne suína produzida no mundo, porém estão cada vez mais aumentando a renda per capita e devem ampliar o consumo de carnes”, disse, por meio de nota, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Célio Porto, ressaltando a importância do anúncio.
Atualmente, a China importa carne bovina e de frango do Brasil. Em 2010, as importações chinesas renderam ao Brasil US$ 225,6 milhões, sendo US$ 219,6 milhões apenas de carne de frango, tornando o Brasil o principal fornecedor de carne de aves para os chineses. De acordo com o Ministério da Agricultura, desde 2008, a China é a maior compradora de produtos agropecuários brasileiros, aumentando suas compras em 214% nos últimos três anos (US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010).
CÉLULAS TUMORAIS EXPOSTAS À "QUINTA SINFONIA", DE BEETHOVEN, PERDERAM TAMANHO OU MORRERAM

Células tumorais expostas à "Quinta Sinfonia", de Beethoven, perderam tamanho ou morreram
Mesmo quem não costuma escutar música clássica já ouviu, numerosas vezes, o primeiro movimento da "Quinta Sinfonia" de Ludwig van Beethoven. O "pam-pam-pam-pam" que abre uma das mais famosas composições da História, descobriu-se agora, seria capaz de matar células tumorais - em testes de laboratório. Uma pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ expôs uma cultura de células MCF-7, ligadas ao câncer de mama, à meia hora da obra. Um em cada cinco delas morreu, numa experiência que abre um nova frente contra a doença, por meio de timbres e frequências.

A estratégia, que parece estranha à primeira vista, busca encontrar formas mais eficientes e menos tóxicas de combater o câncer: em vez de radioterapia, um dia seria possível pensar no uso de frequências sonoras. O estudo inovou ao usar a musicoterapia fora do tratamento de distúrbios emocionais.
- Esta terapia costuma ser adotada em doenças ligadas a problemas psicológicos, situações que envolvam um componente emocional. Mostramos que, além disso, a música produz um efeito direto sobre as células do nosso organismo - ressalta Márcia Capella, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, coordenadora do estudo.
Como as MCF-7 duplicam-se a cada 30 horas, Márcia esperou dois dias entre a sessão musical e o teste dos seus efeitos. Neste prazo, 20% da amostragem morreu. Entre as células sobreviventes, muitas perderam tamanho e granulosidade.
O resultado da pesquisa é enigmático até mesmo para Márcia. A composição "Atmosphères", do húngaro György Ligeti, provocou efeitos semelhantes àqueles registrados com Beethoven. Mas a "Sonata para 2 pianos em ré maior", de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais populares em musicoterapia, não teve efeito.
- Foi estranho, porque esta sonata provoca algo conhecido como o "efeito Mozart", um aumento temporário do raciocínio espaço-temporal - pondera a pesquisadora. - Mas ficamos felizes com o resultado. Acreditávamos que as sinfonias provocariam apenas alterações metabólicas, não a morte de células cancerígenas.
"Atmosphères", diferentemente da "Quinta Sinfonia", é uma composição contemporânea, caracterizada pela ausência de uma linha melódica. Por que, então, duas músicas tão diferentes provocaram o mesmo efeito?
Aliada a uma equipe que inclui um professor da Escola de Música Villa-Lobos, Márcia, agora, procura esta resposta dividindo as músicas em partes. Pode ser que o efeito tenha vindo não do conjunto da obra, mas especificamente de um ritmo, um timbre ou intensidade.
Em abril, exposição a samba e funk
Quando conseguir identificar o que matou as células, o passo seguinte será a construção de uma sequência sonora especial para o tratamento de tumores. O caminho até esta melodia passará por outros gêneros musicais. A partir do mês que vem, os pesquisadores testarão o efeito do samba e do funk sobre as células tumorais.
- Ainda não sabemos que música e qual compositor vamos usar. A quantidade de combinações sonoras que podemos estudar é imensa - diz a pesquisadora.
Outra via de pesquisa é investigar se as sinfonias provocaram outro tipo de efeito no organismo. Por enquanto, apenas células renais e tumorais foram expostas à música. Só no segundo grupo foi registrada alguma alteração.
A pesquisa também possibilitou uma conclusão alheia às culturas de células. Como ficou provado que o efeito das músicas extrapola o componente emocional, é possível que haja uma diferença entre ouví-la com som ambiente ou fone de ouvido.
- Os resultados parciais sugerem que, com o fone de ouvido, estamos nos beneficiando dos efeitos emocionais e desprezando as consequências diretas, como estas observadas com o experimento - revela Márcia.
Fonte: O Globo - Renato Grandelle