quarta-feira, 13 de abril de 2011

Missa e culto ecumênico marcam sétimo dia da tragédia em Realengo



RIO - Além de uma missa, celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, um evento ecumênico, com a participação de católicos, candomblecistas, evangélicos, judeus e muçulmanos ocorre nesta quarta-feira, em Realengo, uma semana depois que um atirador matou 12 crianças na Escola Tasso da Silveira, localizada no bairro da Zona Oeste da cidade.
A missa ocorre às 9h, numa praça perto do colégio, e terá a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. A Rede Vida de Televisão vai transmitir a cerimônia ao vivo.
Na próxima sexta-feira, um novo culto ecumênico será realizado no bairro, na Igreja Presbiteriana de Piraquara, que fica ao lado da escola e era frequentada por algumas das vítimas.
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, esteve na escola onde ocorreu o massacre. Segundo ela, o trabalho de readaptação das crianças envolvidas deve levar semanas.
Segundo reportagem do Jornal Nacional, que teve acesso a dois arquivos de vídeo (supostamente gravados pelo próprio jovem) nos quais ele aparece sem barba, na frente do que parece ser um muro, dois dias antes do atentado, afirmou: "A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem".
O jovem deu ainda detalhes do planejamento da ação e disse por que tirou a barba de forma premeditada. "Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses. Eu fui. Eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada".
"Eu fui ontem, segunda. Hoje é terça-feira, dia 5. E essa foi uma tática para não despertar atenção. Apesar de eu ser sozinho, não ter uma família praticamente... eu vivo sozinho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário