domingo, 22 de maio de 2011

2,7 toneladas de maconha apreendida em Viamão
Droga veio do país vizinho e entrou no Brasil pelo Mato Grosso do Sul


A maconha apreendida na madrugada deste sábado (21/05) em um sítio de Viamão, na Região Metropolitana de Alegre totaliza 2,680 toneladas. A pesagem foi concluída na sede da Polícia Federal, em Porto Alegre.
No final da manhã, a droga foi levada em comboio até a sede da superintendência regional da PF na capital gaúcha e abarrot nove veículos dos federais: uma caminhonete Mitsubishi L-20, duas caminhonetes Fiat Strada, dois Golf, um Punto, um Astra, uma Parati e um Clio. Este último veículo estava em poder de três homens que foram presos em flagrante por tráfico.


— Estava tudo acondicionado no galpão de uma fazenda — informa o delegado Fabrício Argenta, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF, que comandou as equipes que fizeram a apreensão.

A fazenda onde estava guardada a droga tem 600 hectares e se dedica à produção de leite. Fica em Águas Claras, distrito de Viamão caracterizado por ter vários sítios de lazer, próximo a um pedágio da ERS-040.

O delegado Argenta ainda não tem certeza se os proprietários da área sabiam que a maconha estava armazenada no local.

Além das três pessoas presas em flagrante, uma quarta pessoa, o caseiro, foi detido para interrogatório, já que os policiais não estão certos se ele sabia ou não do tráfico realizado na fazenda.

Apreensão é uma das maiores do Estado

A apreensão deste sábado é uma das maiores já realizadas no Estado. Em agosto de 1994, 2,9 toneladas da droga foram encontradas escondidas em um caminhão em Bagé. Em setembro de 1997, 3,9 toneladas da entorpecentes foram apreendidas em Iraí, na divisa com Santa Catarina.
De acordo com o delegado Argenta, a maconha apreendida instantes após ser descarregada em Viamão veio do Paraguai. A carga entrou em território brasileiro pelo Mato Grosso do Sul.

— A maconha veio do Paraguai, inclusive identificamos sacos com escritos em espanhol. Entrou pelo Mato Grosso do Sul e veio para o Estado. Inclusive um dos presos é daquele Estado (MS) — afirmou.
ZERO HORA


Com personagem pegadora, atriz é vítima de machismo

"Me abordam de maneira preconceituosa”, diz Bruna Linzmeyer

Neto Lucon, da Container Conteúdo

Na pele da descolada Leila, de “Insensato Coração”(Rede Globo), a atriz Bruna Linzmeyer vem sentindo o machismo do telespectador brasileiro.
De acordo com o jornal O Globo, divulgado neste sábado, 21, a atriz vem sendo abordada na rua e recebendo duras críticas sobre a personagem que sai com vários homens só para conquistar o amor de André ( Lázaro Ramos).
"Tem gente que ainda é machista. Muitos me abordam na rua de maneira preconceituosa. Mas também encontro meninas dizendo que queriam ter a coragem e ousadia da Leila. É um feminismo bonito”, revela a novata.
Na publicação, a atriz afirma que prefere não julgar sua personagem, mas confessa que não concorda que uma mulher fique com vários só para fazer ciúmes ao amado.
“Não concordo de ela ficar com um cara só para fazer ciúmes no André. Mas por que não é normal uma menina ficar com um, dois ou três na mesma semana e sentir prazer com eles? E se Leila fosse homem? Será que teria essa repercussão toda?”.

Tudo pronto para a estreia do Tricolor de Renato Portaluppi no Brasileirão

O adversário é o Corinthians. O duelo no Estádio Olímpico vai reunir os vice-campeões do RS e de SP.

diário de canoas
Porto Alegre
  - O torcedor do Grêmio quer vida nova para o seu time a partir do final deste primeiro semestre. Com muitos altos e baixos, o tricolor alternou um bom início de temporada, conquistando o primeiro turno do Gauchão, com uma péssima sequência, que culminou na eliminação da Libertadores e na perda do título estadual para o rival Inter. Neste domingo, às 16 horas, o time do técnico Renato Portaluppi, estreia no Brasileirão. O adversário é o Corinthians. O duelo no Estádio Olímpico vai reunir os vice-campeões do RS e de SP.

Durante este primeiro semestre, o time gremista conviveu com diversos problemas de contusões, que mostraram a fragilidade do elenco. Até por isso, a diretoria deve continuar atrás de reforços para a disputa do Nacional – principalmente para o ataque, posição carente com a contusão de André Lima e a má fase vivida por Borges, que está de saída.
Esperança
Principal contratação no começo da temporada, o meia Carlos Alberto não rendeu o esperado,
envolveu-se em confusões fora de campo e acabou dispensado. Com isso, o maior reforço
gremista, e esperança para os próximos anos, veio da base: o meia-atacante Leandro, que demonstrou qualidade e deve conquistar de vez a titularidade ao longo do Brasileiro.
Outro destaque do Grêmio é o volante Fábio Rochemback, uma espécie de técnico dentro de
campo, pois é o homem de confiança de Renato. O meia Douglas tem assumido a missão de criar as jogadas da equipe. O goleiro Victor, mais uma vez convocado para a seleção brasileira, é garantia de segurança na defesa. Mas é só. Muito pouco para quem quer voltar a brigar pelo título nacional, que não vence desde 1996. Antes, foi campeão em 1981.
Maior ídolo da história gremista para muitos, o técnico Renato é uma das esperanças do torcedor e já admitiu a necessidade de novos reforços. No entanto, ele mesmo apontou a dificuldade que a diretoria está tendo. Se não conseguir dar continuidade à reformulação planejada, o Grêmio deve acabar brigando na parte intermediária da tabela, bem longe do quarto lugar do campeonato do ano passado.


Avaí tem a pior estreia catarinense na era dos pontos corridos

Goleada por 4 a 0 superou os 6 a 3 sofridos pelo Figueira em 2007 contra o Atlético-PR


Uma ano após ter conseguido a melhor estreia na era dos pontos corridos, ao vencer o Grêmio Prudente por 6 a 1, na Ressacada, o Avaí teve a pior primeira rodada de um clube catarinense desde 2003. A goleada por 4 a 0 diante do Flamengo, no Rio de Janeiro, superou a marca negativa que pertencia ao Figueirense, quando levou 6 a 3 do Atlético-PR, no Orlando Scarpelli. Curiosamente, as duas equipes disputavam as semifinais da Copa do Brasil em paralelo. FutebolSC.com
Esse resultado também é a segunda pior estreia de todos os clubes que já disputaram a Série A desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, perdendo somente para a derrota do Grêmio Prudente por 6 a 1, aplicada pelo próprio Avaí.

Com essa derrota sofrida diante do Flamengo, o clube catarinense ainda perdeu a invencibilidade em estreias. Nos últimos dois anos, a
equipe estreou na Ressacada e empatou com o Atlético-MG por 2 a 2, em 2009, e goleou o Prudente por 6 a 1, em 2010.

O Avaí volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, quando recebe o Vasco da Gama, na Ressacada, num jogo que vale a vaga à final da Copa do Brasil. Após um empate em 1 a 1 no Rio, a equipe catarinense tem a vantagem de um resultado sem gols. Pelo Brasileirão, o Avaí tenta somar os primeiros pontos no próximo sábado, às 18h30, contra o Atlético-MG, em Florianópolis.

Estreias de catarinenses de 2003 a 2010


2003:
Vitória 1 x 1 Figueirense
Criciúma 2 x 0 Fluminense

2004:
Vasco da Gama 0 x 1 Criciúma
Figueirense 1 x 0 Internacional

2005:
Atlético-MG 4 x 1 Figueirense

2006:
Santa Cruz 0 x 0 Figueirense

2007:
Figueirense 3 x 6 Atlético-PR

2008:
Portuguesa 5 x 5 Figueirense

2009:
Avaí 2 x 2 Atlético-MG

2010:
Avaí 6 x 1 Grêmio Prudente
G7

Nave Endeavour tem problemas
na "lataria" depois do lançamento

Equipe do ônibus espacial está preparada para consertar os danos


Os engenheiros da Nasa (agência espacial dos EUA) estão analisando imagens mostram danos na estrutura do ônibus espacial Endeavour, que está em sua última missão na ISS (Estação Espacial Internacional) antes da aposentadoria. Pedaços da vedação térmica da nave foram arrancados e cortados durante o lançamento, na última segunda-feira (16).
Algumas rachaduras têm 15.2 cm de largura e 5 cm de altura. O estrago foi revelado por fotos tiradas pela equipe do ônibus espacial antes que a nave chegasse à ISS, ontem. O procedimento de fazer fotos da estrutura do ônibus espacial é obrigatório desde a explosão do Columbia, que em 2003 se desintegrou ao voltar à Terra por causa de danos nesses escudos térmicos.
A tripulação do Endeavour está equipada com kits para reparar as placas que podem ter ficado danificadas. Mark Kelly, comandante da missão, diz que o problema preocupa “um pouco”.
– Há três áreas que preocupam um pouco. A equipe no solo decidirá nos próximos dias se temos que examinar isso melhor, mas já vimos esse tipo de coisa antes.
Os astronautas do ônibus espacial Endeavour instalaram um detector de partículas na ISS nesta quinta-feira (19). O equipamento, que custa R$ 3,2 bilhões (US$ 2 bilhões) e pesa 7.000 kg, tem o objetivo ambicioso de descobrir novos tipos de matéria. É o equipamento mais caro do complexo, um laboratório que fica a cerca de 400 km da Terra.
A equipe usou gruas mecânicas para retirar o instrumento, conhecido como AMS, do compartimento de carga do ônibus espacial e instalá-lo na estrutura de metal que fica do lado de fora estação.
O espectrômetro é feito para peneirar o rio de raios cósmicos de alta energia que percorre o espaço em busca de sinais de matéria escura, antimatéria e outros fenômenos que não podem ser detectados por telescópios comuns.
Os engenheiros da Nasa (agência espacial dos EUA) estão analisando imagens mostram danos na estrutura do ônibus espacial Endeavour, que está em sua última missão na ISS (Estação Espacial Internacional) antes da aposentadoria. Pedaços da vedação térmica da nave foram arrancados e cortados durante o lançamento, na última segunda-feira (16).
Algumas rachaduras têm 15.2 cm de largura e 5 cm de altura. O estrago foi revelado por fotos tiradas pela equipe do ônibus espacial antes que a nave chegasse à ISS, ontem. O procedimento de fazer fotos da estrutura do ônibus espacial é obrigatório desde a explosão do Columbia, que em 2003 se desintegrou ao voltar à Terra por causa de danos nesses escudos térmicos.
A tripulação do Endeavour está equipada com kits para reparar as placas que podem ter ficado danificadas. Mark Kelly, comandante da missão, diz que o problema preocupa “um pouco”.
– Há três áreas que preocupam um pouco. A equipe no solo decidirá nos próximos dias se temos que examinar isso melhor, mas já vimos esse tipo de coisa antes.
Os astronautas do ônibus espacial Endeavour instalaram um detector de partículas na ISS nesta quinta-feira (19). O equipamento, que custa R$ 3,2 bilhões (US$ 2 bilhões) e pesa 7.000 kg, tem o objetivo ambicioso de descobrir novos tipos de matéria. É o equipamento mais caro do complexo, um laboratório que fica a cerca de 400 km da Terra.
A equipe usou gruas mecânicas para retirar o instrumento, conhecido como AMS, do compartimento de carga do ônibus espacial e instalá-lo na estrutura de metal que fica do lado de fora estação.
O espectrômetro é feito para peneirar o rio de raios cósmicos de alta energia que percorre o espaço em busca de sinais de matéria escura, antimatéria e outros fenômenos que não podem ser detectados por telescópios comuns.
Os cientistas esperam que o AMS redefina seu entendimento sobre o espaço, assim como o Telescópio Espacial Hubble desbravou novas fronteiras na astronomia, incluindo a espantosa descoberta de que o ritmo da expansão do Universo está aumentando.
O AMS tem um ímã poderoso que conduz os raios cósmicos por uma série de detectores que podem revelar cargas elétricas, níveis de energia e outras informações. Os dados são coletados a um ritmo de 25 mil vezes por segundo, processados por computadores de bordo e reencaminhados aos cientistas na terra.


Homem ameaça explodir avião da TAM na Bahia

De acordo com a Polícia Federal, um homem ameaçou explodir um avião da TAM e foi detido e levado para a Superintendência e será ouvido pelo delegado Rony Silva. A polícia confirmou também que procedimentos padrão para verificar a existência de bomba foram realizados na aeronave, porém a suspeita não confirmada e nada foi encontrado.
A ameaça de bomba em um avião da TAM fez com que o piloto da aeronave realizasse um pouso de emergência no início da noite desta sexta-feira (20/05), no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
Por volta das 18h30, os postos da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros do aeroporto foram acionados, informando que um passageiro teria dito que transportava uma bomba e estava ameaçando explodir a aeronave.
O voo foi identificado como o 3603 da companhia aérea TAM, que seguia entre Porto Seguro (BA) e São Paulo. Os passageiros foram retirados da aeronave. O homem que ameaçou explodir o avião foi detido pela Polícia Federal para investigações. A identidade do passageiro não foi divulgada.
A TAM pediu “desculpas aos passageiros pelos transtornos causados” e afirmou que só “divulgará maiores informações depois de apurar os fatos em conjunto com o departamento federal de segurança pública”.
Rádio Gospel FM


 

Vulcão entra em erupção e fecha principal aeroporto da Islândia


A erupção do vulcão Grimsvotn fechou o principal aeroporto da Islândia, neste domingo, segundo as autoridades da aviação civil do país.

De acordo com um comunicado oficial, a previsão de propagação das cinzas nas próximas seis horas sinaliza que outros aeroportos do país também podem ser fechados durante o dia.

Neste sábado o vulcão entrou em erupção debaixo da maior geleira da Islândia. O Grimsvotn é o mais ativo do país e lançou uma coluna de fumaça branca aproximadamente a 15 km de altura, segundo o geólogo Hjorleifur Sveinbjornsson, do gabinete de meteorologia, à Reuters.

Grande evento celebra a beatificação de Irmã Dulce na Bahia

São esperadas 70 mil pessoas no Parque de Exposições de Salvador, entre elas a presidenta Dilma

Um grande evento que deve contar com mais de 70 mil pessoas, ter apresentações artísticas e a presença da presidenta Dilma Rousseff (PT) marca neste domingo, em Salvador, a cerimônia de beatificação da religiosa baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), que passa a ser conhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.
Nascida em 26 de maio de 1914 em Salvador e batizada como Maria Rita Lopes Pontes, a religiosa, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, pode se transformar na primeira santa nascida no Brasil, o país com o maior número de católicos do mundo.


A cerimônia será no Parque de Exposições de Salvador e presidida pelo arcebispo da cidade e cardeal primaz do Brasil, Murilo Krieger, em um ato no qual participarão as autoridades civis e religiosas, e 70 mil fiéis, pelos cálculos dos organizadores.
Segundo o cardeal, a beatificação da Irmã Dulce recai sobre uma pessoa "frágil, pequena e delicada", que "conseguiu ajudar sempre" os doentes que cuidava. Irmã Dulce entregou sua vida ao serviço dos necessitados e desenvolveu uma obra social na Bahia, onde fundou hospitais de caridade e uma rede de apoio social que dirigiu até sua morte, em 13 de março de 1992, aos 77 anos.
Por sua obra, em 1988 foi candidata ao Prêmio Nobel da Paz e, em outubro de 1991, cinco meses antes de sua morte, recebeu em seu leito a visita do também beato papa João Paulo 2º, durante a segunda visita do pontífice ao Brasil. "Durante muito tempo pensava-se que a santidade era algo que só ocorria na Europa", ressaltou Krieger, quem em 2002 participou da canonização da freira italiana Amabile Visintainer (1865-1942), que passou a ser chamada Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
O processo de beatificação da Irmã Dulce começou em 1999 e quatro anos depois, em 2003, dez médicos brasileiros e três italianos certificaram o "caso extraordinário de um padre", milagre que foi reconhecido por unanimidade pela Congregação para as Causas dos Santos. O milagre ocorreu em janeiro de 2001 quando Claudia Santos de Araújo, do vizinho Estado de Sergipe e devota a Irmã Dulce, sofreu uma grave hemorragia durante o parto e ficou em estado de coma. A gravidade da situação era tanta que os médicos deram a ela poucas horas de vida. Um sacerdote amigo dela que sabia da sua fé em Irmã Dulce orou pedindo por sua saúde e em questão de horas a parturiente estava plenamente recuperada. Dois dias depois, ela recebeu alta do hospital com seu bebê, sem que os médicos tenham conseguido explicar o que havia ocorrido.
A Irmã Dulce foi declarada venerável pelo Vaticano em 2009 e no ano passado, quando seu corpo foi exumado e transferido à catedral de Salvador, estava intacto, mumificado naturalmente, o que foi interpretado pela igreja como um sinal de santidade da freira.
Nesta semana, o iG publicou que as unidades de saúde criadas pela religiosa em Salvador enfrentam atraso no repasse de recursos pela prefeitura da capital baiana. A dívida chega a R$ 8,5 milhões.
As Osid (Obras Sociais Irmã Dulce) têm origem em 1949, quando irmã Dulce abrigou 70 doentes em um galinheiro de um convento. Hoje incluem um complexo hospitalar que realiza cerca de 100 mil procedimentos por mês, entre consultas, exames e cirurgias. Criadora das Osid, irmã Dulce será beatificada em cerimônia neste domingo (22) em Salvador. A beatificação é uma das etapas do processo de canonização da religiosa, iniciado em 2000. O próximo passo, caso o Vaticano reconheça um segundo milagre da religiosa, é canonizá-la. Então ela passará a ser considerada santa pela Igreja Católica.