terça-feira, 21 de junho de 2011

Confirmado: corpo encontrado na praia de Pitangueiras é de Jordana Kfuri

Empresária foi a sétima vítima do acidente encontrada. Agora, com as buscas encerradas, o foco será a retirada dos destroços do helicóptero para realização de perícia e investigação.


Redação CORREIO
Jordana Kfuri Cavendish com
Lucas Kfuri de Magalhães Lins, ambos mortos
O Corpo de Bombeiros confirmou que o corpo encontrado por volta das 7h da manhã desta terça-feira (21), na Praia de Pitangueiras, que fica próxima a Porto Seguro, no sul da Bahia, é de Jordana Kfuri Cavendish, irmã de Fernanda Kfuri e mãe de Luca Lins, também mortos no acidente de helicóptero. A praia fica alguns quilômetros distante de Trancoso, local onde a aeronave caiu e deixou sete mortos.
Um familiar da empresária foi ao Instituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro e fez o reconhecimento e ainda identificou a roupa e o relógio que a vítima usava no dia da tragédia. Agora, com as buscas encerradas, as equipes da Equipes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira (FAB), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, poderão se concentrar na retirada dos destroços do helicóptero para realização de perícia e investigação sobre as causas do acidente.

Corpo do piloto achado
Ontem, o corpo do piloto Marcelo Mattoso Almeida foi encontrado por pescadores no final da tarde flutuando no mar. Ele estava a 4 km do local do acidente.Depois que os pescadores o encontraram, a Marinha enviou duas lanchas ao local para o transporte. Um empresário amigo de Marcelo que ajudava nas buscas reconheceu o corpo, que está no IML e deve seguir para o Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira.
Os corpos das outras cinco vítimas do acidente já foram enterrados. Fernanda Kfuri, 35, e seu filho Gabriel Kfuri Gouveia, 2, foram enterrados no domingo no Rio de Janeiro; o corpo de Luca Kfuri Magalhães Lins, 3, filho de Jordana, foi enterrado também no Rio na noite de sábado. A babá das crianças, Norma Assunção, foi enterrada em Teolândia, interior da Bahia. Já Mariana Noleto, 20, anos, namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi enterrado no final da tarde de ontem também no Rio.
A cabine do helicóptero foi localizada a 10 metros de profundidade e a 250 metros da costa, mas depois de erguer a peça a Marinha constatou que não havia vítimas embaixo ou dentro da cabine. Na noite de ontem foram encontradas boiando no mar quatro poltronas e uma das portas do helicóptero. 
Licença vencida
Marcelo estava com habilitação vencida para este tipo de aeronave desde 2005, de acordo com informações do site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O empresário que pilotava o helicóptero era habilitado para conduzir quatro tipos diferentes de helicópteros, mas todas as autorizações estavam fora do prazo de validade, de acordo com informações do jornal carioca O Dia. Outro agravante: seu certificado de capacidade física para pilotar venceu em 30 de agosto de 2006.
Na noite desta segunda, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que abriu um processo administrativo para investigar o acidente e apurar as possíveis irregularidades envolvidas
Correio de Notícias

Inverno começa com dias mais quentes no Sul e Sudeste

SÃO PAULO - O inverno começa às 14h16m (horário de Brasília) desta terça-feira, mas nos próximos 10 dias o frio não será tão intenso quanto o das últimas cinco semanas na região Sudeste. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, um bloqueio atmosférico mantém as massas de ar polar retidas na Argentina nos primeiros dias do inverno.
- Depois de cinco semanas de temperatura baixa, nos próximos dias teremos até sensação de mais calor. Teremos outra massa de ar polar intensa apenas na segunda quinzena de julho - explica Josélia.
Segundo a meteorologista, o período de noites mais longas - quando o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo - começou no último dia 13 e vai até o dia 23, que é a próxima quinta-feira.
Entre o fim de maio e começo deste mês, o frio foi intenso no Sul e Sudeste, com registro de temperatura até 7,9 graus abaixo de zero em Urupema (SC), segundo dados do EPAGRI-CIRAM.
Josélia diz que as massas de ar frio continuarão a provocar quedas acentuadas de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, no fim de julho, deve atingir a Região Norte do país, repetindo o fenômeno conhecido na região como "friagem". Em agosto, há previsão de geada na Região Sul.
No Sudeste e na área central do país o problema será a baixa umidade relativa do ar, comum nesta época do ano, com valores inferiores a 20%.
Confira a íntegra da previsão feita pela Climatempo para cada região:
SUL
No Sul 6 frentes frias passam rapidamente pelo Rio Grande do Sul e não provocam muita chuva. O total acumulado fica um pouco abaixo da média em toda a Região. A previsão é de cinco massas polares, que provocam intenso resfriamento. Há previsão de geadas em toda a Região, com forte intensidade, especialmente no meio e no fim do mês.
A fraca atuação das frentes frias no mês de agosto deixa o total acumulado abaixo da média na maior parte das áreas. Apenas o sudeste gaúcho pode registrar mais chuva que o normal. São esperados seis sistemas frontais, e apenas uma deles deve provocar chuva forte no Rio Grande do Sul na terceira semana do mês. Apenas uma massa de ar polar é forte, e ocorre formação de geada na segunda semana do mês.
Em setembro, a passagem de sistemas frontais contribui para a ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas o total acumulado fica um pouco abaixo do normal. A temperatura fica acima da média em toda a Região.
SUDESTE
No Sudeste a chuva fica acima da média no leste de São Paulo em Julho, por conta do avanço de cinco frentes frias. Nas outras áreas a chuva fica perto do normal, o que, nesta época do ano, significa pequenos volumes acumulados. As frentes frias vêm acompanhadas de massas polares de forte intensidade, e não se descarta a possibilidade de formação de geada, especialmente na última semana do mês. As áreas mais prováveis para a formação de geada são o oeste e o sul de São Paulo e a Serra da Mantiqueira.
Em Agosto quase não chove e as maiores deficiências de chuva ficam no sul e no oeste de São Paulo. Na segunda quinzena podem ser registrados valores de umidade relativa do ar inferiores a 20% em diversas localidades. O mês começa frio, com a influência de uma forte massa de ar polar, que pode até provocar a formação de geada nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, mas as demais massas polares que atuam na Região ao longo do mês são fracas e a temperatura fica um pouco acima do normal.
No Sudeste as frentes frias chegam fracas e causam chuva irregular. Mesmo assim, toda a Região tem chuva normal a acima da média em Setembro, com a indicação de início do período chuvoso na época normal. A temperatura fica acima da média.
CENTRO-OESTE
No Centro-Oeste chove pouco em Julho, mas a passagem de pelo menos duas frentes frias provoca alguma chuva em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. As massas polares que acompanham as frentes frias são fortes, e há previsão de formação de geada no sul da Região. Os maiores resfriamentos ocorrem na segunda e na última semana do mês.
Praticamente não chove na maior parte das áreas neste mês de Agosto, e as poucas pancadas observadas deixam o total acumulado um pouco acima da média histórica no sul de Mato Grosso e no sul e no nordeste de Goiás. Nas outras áreas a chuva varia entre normal e ligeiramente abaixo da média. A temperatura fica mais alta com relação ao mês de julho e apenas uma massa de ar polar é significativa, no começo do mês.
Em Setembro chove bastante em Goiás e no Distrito Federal, especialmente na segunda quinzena do mês, colocando fim ao período de estiagem do inverno. Nas outras áreas a previsão é de chuva normal a um pouco acima da média. A temperatura fica acima da média em todas as áreas, e a expectativa é de calor.
NORDESTE
No Nordeste a maior parte da chuva ocorre em Sergipe e no leste de Alagoas, associada à formação de áreas de instabilidade ao largo do litoral da Região. Chove mais que o normal também no oeste de Pernambuco e no sul do Maranhão. Já na faixa norte da Região, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no centro-leste de Pernambuco e no sul da Bahia a chuva fica abaixo da média. De forma geral, na maior parte das áreas, chove dentro dos padrões de normalidade.
No Nordeste ainda ocorre formação de áreas de instabilidade, mas a entrada de ondas de leste na faixa leste da Região (entre Pernambuco e Rio Grande do Norte) é irregular. A previsão é de chuva perto do normal em toda a Região.
No Nordeste a chuva volta a ocorrer com grandes volumes no Maranhão e o total acumulado fica acima da média. No norte do Piauí, no Ceará e no centro-oeste da Bahia a previsão é de chuva perto do normal. Nas outras áreas a previsão é de chuva e de temperatura de normal a ligeiramente acima da média.
NORTE
No Norte apenas Roraima, o noroeste do Pará, o sul do Amapá e o centro do Amazonas ainda terão chuva acima da média neste mês de julho. Nas outras áreas, a chuva varia de abaixo à próxima da média histórica. As massas polares entram com freqüência no sul da Região e o maior resfriamento ocorre na última semana do mês, quando se observa o fenômeno da friagem.
Em Agosto, a chuva fica abaixo da média no norte e no leste do Amazonas. Em todas as outras áreas ocorre formação de algumas áreas de instabilidade e a previsão é de chuva normal. Não ocorre friagem.
No Norte a chuva fica muito acima da normal climatológica no Tocantins, no Pará, no Amapá, em Rondônia e no oeste do Amazonas. As outras áreas têm chuva normal a abaixo da média, o que significa menos de 50 mm acumulados no Acre e em Roraima.

101 Sul só fica pronta após 2016, conclui novo levantamento da FIESC

Entidade propôs que diretor do DNIT percorra a rodovia para conhecer real situação das obras quando vier a Santa Catarina, mês que vem

BR 101 - Revitalização é urgente
Florianópolis, 20.6.2011 - A Federação das Indústrias apresentou nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, um novo levantamento sobre as obras de duplicação da BR 101. O trabalho conclui que na melhor das hipóteses, a duplicação será concluída no primeiro trimestre de 2016, caso seja liberada licença ambiental para o túnel do Morro dos Cavalos até o terceiro trimestre deste ano, a obra seja licitada até o primeiro trimestre do próximo ano e contratada até o terceiro trimestre de 2012, cenário otimista, mas possível, segundo o autor do trabalho, o engenheiro Ricardo Saporiti.

O novo levantamento tomou por base o relatório encaminhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao Fórum Parlamentar Catarinense e incluiu avaliação in loco na obra. A análise mostra também que os trabalhos prometidos para o final deste ano não deverão ficar prontos no prazo prometido pelo DNIT.

O levantamento deixa claro que várias obras ainda não foram iniciadas, com destaque para o alargamento e reforço de antigas pontes que ainda estão em uso. São serviços indispensáveis, considerando o fluxo de transporte pesado na via, e cujas obras provocarão sérios transtornos ao trânsito dos veículos, diz o texto.

A análise também chama atenção para importantes obras que ainda não foram contratadas: 1) túnel e viaduto do Morro dos Cavalos, 2) ponte sobre o Canal Laranjeiras, em Laguna, 3) duplicação e restauração dos acessos à ponte sobre o Canal Laranjeiras, 4) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Tubarão, 5) transposição do Morro do Formigão, 6) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Sertão dos Correias e 7) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Cubículos. "Todas as obras são essenciais e imprescindíveis para a completa duplicação da BR-101/SC e os retardamentos em suas contratações comprometem sobremaneira a finalização do empreendimento", afirma o estudo.

Durante a reunião na Assembleia, o coordenador do Fórum Parlamentar, deputado Edinho Bez, anunciou que diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, estará em Santa Catarina no dia 15 de julho para falar sobre a situação da rodovia. O diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, lançou o desafio para que Pagot percorra de ônibus, acompanhado de parlamentares e da imprensa, o trecho em obras, para avaliar a real situação dos trabalhos.

Os parlamentares presentes definiram que nos próximos dias irão fazer contato com Pagot, para que a reunião no dia 15 seja para anunciar avanços e não apenas para seguir discutindo o atraso nas obras. "Um gargalo é a licença ambiental do Ibama, então precisamos de uma data para a audiência pública relativa ao processo de licenciamento", exemplificou o deputado Espiridião Amin.
__________________________________
Elmar Meurer

Câmara de Caxambu do Sul tem 4 vereadoras
Ana Bosco, Cenira de Quadros, Liége Santin e Sonia Devilla Tomasi
Com a licença do vereador Glauber Burtet de Caxambu do Sul, por 30 dias, assumiu a vaga a suplente Liége Santin. Com isso, aquela casa de leis conta no momento com quatro vereadoras. Além de Liége, as vereadoras Sonia Devilla Tomasi, Ana Bosco e Cenira de Quadros. Essa é a primeira vez que a jovem Liége Santin assume. Liége comentou o fato inédito e a politização da atual legislatura, além da vontade de seus membros em fazer algo pelo município, sem desmerecer os que já passaram pela casa.
A vereadora salientou, na sessão desta segunda-feira (20/06), que deseja aprender neste período demonstrando preocupação com a juventude. Ressaltou a importância da Campanha contra violência e o extermínio de jovens que está ocorrendo em todo o país. Ela convidou os colegas e a população do município de Caxambu do Sul para a Marcha estadual que será realizada no dia 26 deste mês, em Navegantes, Santa Catarina.
Lidiane Taffarel

Erro de piloto deve ter causado acidente na Rússia

PARIS (Reuters) - Um erro do piloto é a razão mais provável de um acidente aéreo que matou pelo menos 44 pessoas no noroeste da Rússia, disse o vice-primeiro-ministro russo, Sergei Ivanov, nesta terça-feira.
"De acordo com os dados externos iniciais, o erro do piloto é claro. Em condições meteorológicas ruins, ele virou para a direita da pista e em condições de neblina ele buscou a pista visualmente até o último minuto e não a encontrou", disse Ivanov na França, onde acompanha o primeiro-ministro Valdimir Putin em visita ao país.
Ivanov, que supervisiona o setor de aviação russo, disse que o acidente durante uma tentativa de pouso no final da segunda-feira se assemelha ao acidente em que morreu o presidente da Polônia Lech Kaczynski, em abril de 2010 na Rússia.

O avião acidentado era um Tupolev como este
O avião era um Tupolev e sua queda resultou na morte de 44 dos 52 passageiros.   A aeronave pertencia a empresa privada RusAir e caiu a 1 km do aeroporto aonde devia pousar em Petrozavodsky no noroeste da Rússia.   O avião caiu e esplodiu as 23h40 desta segunda-feira, 20/06 (16h40 de Brasília).   O Tupolev - 134 de fabricação soviética não teve seu ano de fabricação revelado, mas de acordo com as autoridades, as caixas-pretas foram resgatadas e dirão a causa do acidente.
(Reportagem de Gleb Bryanski)

Morre em Minas Gerais a mulher mais velha do mundo

Maria Gomes Valentim tinha 114 anos


Morreu esta madrugada, em Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, a mulher mais velha do mundo. Maria Gomes Valentim, a Vó Quita, tinha 114 anos. Ela estava internada na Casa de Caridade de Carangola.
Vó Quita deu entrada com pneumonia e teve uma infecção generalizada. O corpo está sendo velado na Capela São Pedro e o enterro será às 16h no Cemitério Jardim da Paz, em Carangola.

Vó Quita completaria 115 anos no dia 9 de julho. O Guinness Book já tinha reconhecido Vó Quita como a pessoa mais velha do mundo. Com a morte de Vó Quita, Besse Cooper passa a ser a pessoa mais velha na América da Norte.
A mineira teve um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos.
Ex-vedete Wilza Carla morre aos 75 anos em São Paulo

Corpo será enterrado nesta terça (21), no Cemitério do Caju, no Rio

A atriz e ex-vedete Wilza Carla morreu no último sábado (18), aos 75 anos, no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Segundo a advogada e amiga de Wilza, Maria Francisca Valias, ela sofria de diabetes e de problemas cardíacos. Além disso, ainda de acordo com a amiga, Wilza tinha dificuldades de memória e para se locomover.

O corpo de Wilza Carla será enterrado nesta terça-feira (21), no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pela administração do cemitério.
De acordo com Maria Francisca, o corpo da amiga chegou ao Rio na noite desta segunda-feira (20), e está sendo velado na Capela B.
“Ela estava de cama há muitos anos. Wilza tinha complicações de diabetes e a perna dela atrofiou. Ela passou mal em casa, na Vila Guilherme e foi socorrida pela filha, Paola, que a levou para o hospital, mas ela não sobreviveu. "Agora ela estará olhando por nós. O que posso dizer é que o Brasil perdeu uma grande artista, uma estrela”, disse Maria Francisca.
'Dona Redonda'

Wilza Carla ficou famosa como a personagem Dona Redonda na novela “Saramandaia”, da TV Globo. Segundo a amiga Maria Francisca, Wilza começou a sua carreira artística como vedete no teatro de revista e como intérprete de papéis sensuais em filmes da era das chanchadas. Depois, aproveitando o fato de que havia engordado, protagonizou filmes do gênero "pornochanchada".


Marinha encontra mais um corpo que pode ser de vítima de acidente de helicóptero na Bahia

A vítima, que é uma mulher, ainda não foi identificada

A Marinha encontrou na manhã desta terça-feira (21) o corpo de uma mulher que pode ser a última vítima desaparecida após a queda de um helicóptero perto da praia de Itapororoca, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. O corpo, que estava na praia de Pitangueira, foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal), onde aguardava a identificação. A última vítima que faltava ser encontrada era Jordana Kfuri Cavendish.
O acidente ocorreu na noite da última sexta-feira (17). Na aeronave estavam sete pessoas, quatro foram encontradas logo após a queda do helicóptero e outras três ficaram desaparecidas. Dessas três, duas já foram localizadas e identificadas. O último foi o piloto do helicóptero, o empresário Marcelo Mattoso Almeida. O corpo dele foi encontrado no final da tarde de segunda-feira (20).
Investigação
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que abriu processo administrativo para investigar possíveis irregularidades que podem ter resultado no acidente que envolveu um helicóptero na sexta-feira. 

Segundo a Anac, embora a aeronave estivesse em situação regular, existem indícios de que ela era pilotada por um homem que estava com a licença vencida desde 2005. Além disso, ele não possuiria CCF (Certificado de Capacidade Física), documento também necessário para pilotar a aeronave.

A agência afirma que, para receber autorização de voo, os responsáveis pela aeronave teriam informado que ela seria pilotada por outro homem, Felipe Calvino Gomes, que está com a situação regular junto à Anac.

De acordo com a companhia, caso a irregularidade seja comprovada, o incidente pode gerar multa e cassação das licenças e certificados dos envolvidos.

Acidente
O helicóptero caiu na Bahia com sete pessoas, entre elas a namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, na noite de sexta- feira. A aeronave faria uma viagem de apenas dez minutos até a Fazenda Jacumã, em Trancoso, informou a FAB (Força Aérea Brasileira). 
A Aeronáutica também informou que o Seripa 2 (Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em Recife-PE, já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente aeronáutico. Mas a FAB já adiantou que, durante o voo, o piloto não fez contato com o controle de tráfego aéreo local para informar qualquer problema. A Marinha também está ajudando nas buscas.
“Sexy” com Mulher Melancia

Enquanto alguns torceram o nariz para o quinto ensaio de Mulher Melancia para uma revista masculina, a funkeira não poupou empinadas generosas para o primeiro ensaio da revista “Sexy”.

Com a chamada “Andressa Soares: do nosso jeito. E melhor do que nunca”, a revista traz uma entrevista com a ex-participante de “A Fazenda 3”, que fala, entre outras coisas, sobre fãs que rasgam a sua roupa em shows.

De acordo com Andressa, esse foi o ensaio mais ousado que fez para uma revista masculina. “É meu ensaio mais ousado e bonito, sem ser vulgar”, elogiou a gata.

Ela também adorou a montagem feita na placa do carro, na qual colocaram seu nome artístico: “Vocês da 'Sexy' arrasaram. Adorei a placa do meu carro. Kkkkk”, afirmou em seu Twitter.

Container Conteúdo