Região Sul tem previsão de chuva e no Sudeste o tempo fica firme
A semana termina com temporais no Sul e tempo firme na maior parte do Sudeste do país. No litoral do Nordeste ainda chove forte nesta sexta-feira (15). Imagens de satélite mostram pouca nebulosidade do Paraná ao interior da Bahia.
Áreas de instabilidade voltam a deixar o céu carregado no Rio Grande do Sul. As chuvas fortes devem, por isso, continuar no Sul do Brasil nesta sexta-feira. A frente fria da região ganha o reforço da umidade da Amazônia e mantém o risco de chuvas com fortes ventanias em alguns locais.
Só em um dia pode chover o equivalente a quase duas semanas nos municípios entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai o volume acumulado é pequeno e não ajuda a elevar o nível dos reservatórios, que estão baixos há vários meses.
No Sudeste, as chuvas dão uma trégua. O sol predomina em São Paulo, boa parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste as pancadas de chuva aparecem apenas no oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Na região Norte, a chuva continua forte. Áreas de instabilidade formadas pelo combinação de calor e umidade provocam intensos temporais no Pará, Amazonas e no Acre. Em Rio Branco, capital do Acre, o rio Acre transbordou e alagou onze bairros da capital. Mais de 20 mil pessoas estão desalojadas.
Também continua chovendo forte, com riscos de transtornos, na faixa ente o Maranhão e o Ceará, e do litoral da Bahia ao de Alagoas.
No Sudeste o dia ensolarado garante uma tarde quente em todos os Estados. Máxima de 30°C em São Paulo e de 32°C no Rio de Janeiro.
Em Curitiba deve esfriar um pouco até o domingo (17). A temperatura deve cair até 6°C. Hoje ainda faz calor e a máxima prevista na capital do Paraná e de 28°C. Em Salvador, apesar das pancadas de chuva, vai dar praia neste fim de semana, quando a máxima chega aos 31°C.