sexta-feira, 25 de março de 2011

Tempestade de raios sobre os campos do Rio Grande do Sul
É possível que poucas pessoas perceberam, observando do lado oposto aos campos do Rio Grande do Sul, no caso São Carlos, Oeste de Santa Catarina.  Mas os privilegiados e atentos apreciaram por aproximadamente duas horas ou mais, um espetáculo de luzes, formas e cores, proporcionado por uma intensa tempestade de raios. O professor de Capoeira, Jackson Tomelin encerrava as atividades desta sexta-feira (25/03) no Centro Cultural Filhos de Aruanda, por volta das 21h30min quando observou o fenômeno e fez o vídeo ao lado. Imediatamente fui informado e desloquei-me para um local menos habitado da cidade, de onde a visibilidade era bastante favorável. Apesar da preocupação com a região atingida, acredito que Alpestre, Ametista do Sul, Rodeio Bonito, Nonoai (Norte do Rio Grande do Sul) e imediações, os efeitos eram fantásticos. Parecia um espetáculo de luzes montado com a mais avançada tecnologia. Mas eram assustadores também. Ora pareciam baterias anti-aéreas, balas traçantes, mísseis lançados de potentes caças. A claridade que produziam, nos permitia visualizar, apesar da longa distância, toda a cobertura verde e as coxilhas que se estendem na outra margem  do Rio Uruguai. Ficamos na torcida de que o show proporcionado pela natureza não tenha causado danos aos nossos irmãos gaúchos.



Algumas explicações:
Tempestades como a  registrada ontem, são caracterizadas por raios e trovões. São produzidas por uma ou mais nuvens cumulunimbus, também conhecidas como nuvens de tempestade. Uma típica nuvem de tempestades tem um diâmetro de 10 a 20 km. Cerca de 2000 tempestades estão sempre ocorrendo, o que significa que 16 milhões ocorrem anualmente em nosso planeta. A freqüência de tempestades em um dado local depende de vários fatores, entre eles a topografia, a latitude, a proximidade de massas de água e a continentalidade.
Efeitos
Os raios podem ser perigosos. Quando estão caindo por perto, podemos ser atingidos por eles. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1milhão. A maioria das mortes e ferimentos não acontece devido à incidência direta de um raio. Na verdade, são efeitos indiretos associados à proximidade do raio ou por efeitos secundários.
Danos
A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A extensão do dano depende da intensidade da corrente, das partes do corpo afetadas, das condições físicas da vítima e das condições específicas do incidente. Cerca de 20 a 30% das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70% dos sobreviventes sofrem devido às sérias seqüelas psicológicas e orgânicas, por um longo tempo.
 As seqüelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbio do sono.
No Brasil, estima-se que aproximadamente 100 pessoas morrem por ano atingidas  pelos raios.
Perguntas freqüentes
1- Se eu estiver na rua o que devo fazer para não ser atingindo por um raio?
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios tais como:
* Pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ou veículos sem
capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;
* Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
*Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade.
 Por isso:
*NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e
estacionamentos;
*NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios;
*NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
*NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.
2- E seu eu estiver dentro de casa? Existe algum risco?
*Não use telefone (o sem fio pode ser usado);
*Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
*Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.
Vídeo: Jackson Tomelin (câmera de celular)
Texto: José Clodover


Ginecomastia: problema que provoca constrangimento nos adolescentes

Após a cirurgia, o principal ganho é o social, o paciente fica muito mais confiante para se integrar ao seu grupo

Excesso de timidez... Blusas e camisetas bem largas... Um caminhar curvado... Em muitos casos, há a recusa absoluta em participar de qualquer programa que implique tirar a camisa em público. “Estas são reações típicas de garotos que sofrem com o crescimento de mamas ou ginecomastia”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.
A maioria dos casos de ginecomastia apresenta-se na puberdade, com uma incidência de 65%, entre jovens de 14 e 15 anos. Essa condição desaparece durante os últimos anos da adolescência, apresentando-se apenas em 7%, aos 17 anos de idade. A incidência aumenta com a progressão da idade, atingindo até 30%, nos homens idosos.
No Brasil, não existem estatísticas específicas sobre a realização da ginecomastia, porque não necessariamente o problema precisa ser resolvido por meio da cirurgia plástica, em muitos casos, o desenvolvimento de mamas regride por si só. Uma estimativa da regional paulista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-SP) indica que 10% das cirurgias plásticas em homens são realizadas para a correção da anomalia, cerca de 22 mil operações por ano. “Mas, nos casos para os quais a cirurgia plástica é caminho o mais indicado, ela pode ser feita em qualquer fase da adolescência, pois a glândula mamária retirada não fará nenhuma falta após o crescimento. E o constrangimento social é sempre muito grande, sobretudo na adolescência. Em geral, o jovem que apresenta este problema sente-se muito envergonhado e fica muito introspectivo. Após a cirurgia, o principal ganho é o social, o paciente fica muito mais confiante para se integrar ao seu grupo ", diz o médico.

Entenda a ginecomastia
A anomalia divide-se em três tipos:

·       Ginecomastia verdadeira: caracterizada pelo desenvolvimento da glândula mamária;
·       Pseudoginecomastia: causada por excesso de gordura localizada na região peitoral;
·       Ginecomastia mista: quando há as duas causas.

Segundo Ruben Penteado, 50% dos casos são de ginecomastia mista. “Nesses casos, o paciente passa primeiramente por uma lipoaspiração e, depois, pela retirada da glândula mamária”, informa. A ginecomastia pode se manifestar em três fases: nos primeiros dias de vida, na adolescência e na andropausa. Nos dois primeiros casos, o problema costuma desaparecer sozinho.
“Já o aparecimento da ginecomastia no adulto, principalmente no idoso, implica numa investigação de outras doenças que podem levar a um aumento das mamas no homem, como, por exemplo, problemas hepáticos que podem causar alterações no metabolismo dos hormônios ou até mesmo o câncer da mama masculina, principalmente quando a ginecomastia se manifesta de maneira dolorosa e em apenas um dos lados”, diz o especialista, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Uso de anabolizantes
Além das causas fisiológicas, a ginecomastia pode aparecer em decorrência do consumo de anabolizantes, cerveja e maconha. “Presente nos anabólicos, usados para aumentar a massa muscular, a testosterona pode ser transformada pelo organismo masculino em estrogênio, o hormônio feminino. Como resultado, vemos o aparecimento de traços femininos no garoto, sendo o desenvolvimento de mamas um deles. Isso porque a testosterona, após metabolizada, vira estrogênio", explica o médico.
Medicamentos como anti-hipertensivos ou antidepressivos também estão relacionados como possíveis causadores do crescimento de mamas nos garotos.
Nos casos de homens de idade mais avançada, o uso de medicação para o tratamento das úlceras gástricas também favorece o aparecimento do problema. "Essas são as causas não fisiológicas da ginecomastia. Precisamos investigar estes fatores quando recebemos um paciente com essa condição", afirma Ruben Penteado.

Indicações cirúrgicas
A técnica cirúrgica a ser empregada depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade. Existem três técnicas que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação para resolver o problema:
·       Lipoaspiração;
·       Lipoaspiração ultrassônica,e;
·       Mamoplastia redutora.
Todos os procedimentos são feitos de forma ambulatorial, com anestesia local e sedação. Têm duração entre 45 e 60 minutos. “Os cuidados a serem observados nos 15 dias depois da cirurgia são o uso de malha elástica e a realização de sessões de drenagem linfática”, observa o cirurgião.
"O estresse psicológico é a razão principal para a indicação cirúrgica, mas os resultados estéticos têm grande importância para esses pacientes, devendo-se considerar o tamanho da cicatriz e deixá-la o mais imperceptível possível", completa Ruben Penteado.

CIENTISTAS JAPONESES PRODUZEM ESPERMA EM LABORATÓRIO

TÓQUIO, (O REPÓRTER) - Cientistas do Japão cconseguiram criar esperma em laboratório. O procedimento foi realizado após a retorada de células de camundongos e na adição de KSR, um produto utilizado na cultura de células-tronco. Após um processo que demorou 30 dias, a produção de esperma foi confirmada.
Com isso, os cientistas esperam realizar técnicas parecidas em céluas humanas afim de realizar estudos sobre infertilidade Masculina.
PRÉ-HISTÓRICO

Fóssil tem 260 milhões de anos

Uma descoberta inédita de um fóssil com cerca de 260 milhões de anos foi apresentada ontem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Tiarajudens eccentricus. O nome científico batiza uma nova espécie de animal pré-histórico desconhecida e que vivia na área onde hoje é o pampa gaúcho. Nunca antes havia sido descoberto um herbívoro tão antigo e com ligações tão próximas aos atuais mamíferos.
Encontrado numa rocha à beira de um açude, numa fazenda da localidade de Tiaraju, no interior de São Gabriel, o fóssil remete a uma era anterior à dos dinossauros. A descoberta alçou o Rio Grande do Sul à vitrina científica mundial. O achado é destaque hoje da revista científica norte-americana Science, uma das principais publicações da área no mundo. O material foi encontrado em março de 2009 e passou por análise minuciosa até ser oficialmente mostrado ontem. Segundo o coordenador da pesquisa, o paleontólogo Juan Carlos Cisneros, a descoberta é inédita.
O Tiarajudens, porém, não é um mamífero, como a capivara, o animal que mais teria semelhança física com ele atualmente. Ele é um terápsido anomodonte, uma linhagem animal extinta há milhões de anos e prima distante dos mamíferos. Pelo estudo do fóssil, foi encontrado uma arcada dentária quase completa. Tiarajudens tinha dentes até no céu da boca, comprovando mais uma vez que ele não engolia a comida, mas mastigava.
Porto Alegre

Otan comanda operação na Líbia

BRUXELAS (Reuters) -
O chanceler turco, Ahmet Davutoglu, fala a jornalistas em Ankara, Turquia, em 22 de março de 2011. Davutoglu afirmou que o comando da operação militar na Líbia será entregue à Otan.
O chanceler turco, Ahmet Davutoglu disse que seu país aceitava o comando da Organização.
A Otan chegou a um acordo na quinta-feira (24) para assumir o comando de todas as operações militares de aliados na Líbia. Até então,  a coordenação era dos Estados Unidos. Foram dias de discussões, algumas vezes acaloradas com a Turquia, país muçulmano que integra a aliança atlântica.
"Foi alcançado um compromisso em princípio em um prazo muito curto", disse a repórteres o chanceler turco Ahmet Davutoglu, em Ancara. "A operação será entregue completamente à Otan e haverá um único comando e controle." O acordo foi feito depois de várias conversas por telefone entre a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e os ministros de Relações Exteriores de Turquia, França e Grã-Bretanha.
Antes, líderes turcos haviam demonstrado desconfiança sobre os motivos por trás da intervenção ocidental na Líbia, dando a entender que a ação era motivada pelo petróleo e riquezas minerais do país e não pelo desejo de proteger a população civil das forças do líder líbio, Muammar Gaddafi.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tenta desvencilhar seu país de duas guerras, no Iraque e Afeganistão, insistia em transferir a responsabilidade da campanha para a Organização do Tratado do Atlântico Norte em dias, e não semanas. Davutoglu disse que a Otan assumirá a incumbência tão logo quanto possível. Altos funcionários da organização afirmaram que levaria 72 horas depois de aprovada a diretiva.
Não houve confirmação de imediato da Otan, em Bruxelas, onde estavam reunidos os embaixadores dos Estados membros. Um alto funcionário disse que os embaixadores estavam consultando os governos. O Parlamento turco aprovou, antes, a adesão do país à operação naval para implementar o embargo da Organização das Nações Unidas à venda de armas para a Líbia.