terça-feira, 14 de junho de 2011


Homem armado é preso em São Carlos

Segunda-feira (13/06), o Delegado de Polícia da Comarca de São Carlos Nilson Cezar, juntamente com a agente de policia civil Roseli Heinen, observaram um homem em atitude suspeita na Avenida Presidente Kenedy. Quando o elemento avistou a viatura, pôs-se em fuga. Após breve perseguição o elemento foi abordado  e identificado. Tratava-se de Eloi Pedro Schmitz e com ele a polícia apreendeu uma arma de fogo. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia de São Carlos, preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, que prevê pena de até 4 anos de reclusão.
DP de São Carlos
 Apreensão de drogas na cidade de São Carlos


A Polícia Civil da Comarca, após denúncias passou a investigar Daiam Rodrigues de Oliveira (18) e Eleandro Wilbert (28), suspeitos de tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves (Cohab III), na cidade de São Carlos.
A equipe de investigação, coordenada pelo Delegado Nilson Cezar, concluiu que Daiam e Eleandro compravam a droga e revendiam na cidade de São Carlos. Foram realizadas diversas diligências de acompanhamento dos suspeitos com o objetivo de localizar a droga.
Nesta segunda-feira, dia 13, finalmente os policiais civis da Comarca de São Carlos, coordenados pelo Delegado Nilson cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de Daiam, onde localizaram 32 papelotes de cocaína e uma porção de crack), embaladas e prontas para serem comercializadas. Também encontraram uma quantia em dinheiro e os dois parceiros de crime.
A perícia confirmou que as substâncias apreendidas na residência de Daiam eram realmente entorpecentes (cocaína e crack). Os dois foram presos em
 flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecente (crime que prevê pena de até 15 anos de reclusão) e associação para o tráfico de drogas (que prevê pena de até 10 anos de reclusão).
DP de São Carlos
Empresário justifica ausência e nega saída de Douglas do Grêmio

Segundo Marcelo Goldfarb, meia treinará normalmente nesta terça-feira

O empresário Marcelo Goldfarb, da empresa Think Ball, que representa o meia Douglas, do Grêmio, justificou a ausência do jogador no treino do Tricolor nesta segunda-feira via Twitter, à noite. De acordo com ele, a esposa de Douglas passou mal, fazendo com que o gremista permanecesse em São Paulo mais tempo do que o previsto. Goldfarb rechaçou a possibilidade de que o meia estaria negociando sua saída.

“Ele voltaria para Porto Alegre hoje cedo, mas a esposa dele passou mal durante a noite ele acabou não conseguindo viajar”, postou o empresário, por volta das 21h45min. Goldfarb continuou informando que Douglas estaria viajando a Porto Alegre nesta noite e que se reapresentará normalmente no próximo treino do Grêmio, na terça-feira.
O representante fez questão de salientar que Douglas não está tratando de sua saída do Grêmio: “Que fique bem claro que ele não está sendo negociado”.

C do Povo


Polícia divulga novas informações sobre crimes em Papanduva
Policial militar de Herval d´Oeste tentou matar a mulher e depois cometeu suicídio


A Polícia Civil divulgou mais alguns detalhes sobre o crime da madrugada desta segunda-feira que envolveu um policial militar de Herval d´Oeste. O fato aconteceu na cidade de Papanduva, região Norte do Estado, a cerca de 160 quilômetros de Joinville.
Uma discussão entre o soldado Pablo Alessandro Cesa, 30 anos, e a esposa, Patrícia Nunes Iffert Cesa, também 30, acordou os vizinhos, que acionaram a polícia. Pablo esteve de serviço durante todo o domingo, mas na hora do jantar disse que não estava passando bem. Fardado e armado, ele pegou o próprio carro e foi de Herval d´Oeste até Papanduva.
Durante a briga, Pablo teria sacado uma arma e disparado contra a mulher, que é escrivã da Polícia Civil e atuou em Herval d´Oeste. Desesperado, o soldado teria depois tentado se matar com um tiro na cabeça.
Os dois foram socorridos e encaminhados ao Hospital São Sebastião de Papanduva. Pablo não resistiu ao ferimento e morreu.
Patrícia foi transferida para o hospital de Mafra. Ela está internada em estado grave e corre risco de morte. Segundo o ederluiz.com apurou, ela morava na cidade há pouco mais de dois meses.
O corpo de Pablo foi velado e sepultado em Campos Novos, onde mora a família do PM.
Éder Luiz
MP pede tombamento do Hotel Áustria em Treze Tílias, no Meio-Oeste
Ação civil pública foi ajuizada na semana passada

O Ministério Público de Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado, ajuizou na última quinta-feira uma ação civil pública pedindo o tombamento do Hotel Áustria, em Treze Tílias.
Só que a garantia de que o casarão vai permanecer intacto pode demorar. O município e os dois atuais proprietários do casarão serão oficiados para prestar explicações no processo. Depois, um juiz deverá analisar o caso e emitir a sentença.

Não há prazo determinado para que a decisão seja anunciada. Enquanto isso, continua valendo a liminar que proíbe intervenções no prédio. Somente reparos e manutenções podem ser feitos no local, custeados pelos proprietários.
O município deverá desembolsar futuras indenizações. E, caso o hotel seja tombado, terá a responsabilidade de manter o casarão. Além disso, deverá recuperar as partes que já foram demolidas e os antigos móveis, que foram vendidos a diversas pessoas.
Segundo o promotor Rafael Meira Luz, o município figura como réu porque não teria tentado nenhum processo administrativo solicitando o tombamento do local. Tanto o Executivo quanto o Legislativo teriam sido omissos ao patrimônio.
Luz pede na ação o reconhecimento estético, arquitetônico e histórico do antigo hotel. Os três quesitos serão analisados durante o processo, com junção de provas da importância do prédio para a cultura da cidade.

— Vamos buscar o reconhecimento judicial do valor histórico do prédio. Isso substitui um processo administrativo de tombamento — explica o promotor.
A demolição do Hotel Áustria, autorizada pela prefeitura, começou no dia 17 de maio. Um dia depois, o juiz Edemar Gruber, da segunda Vara Cível de Joaçaba, concedeu uma liminar suspendendo a demolição.
Atualmente, o antigo casarão, construído em 1948, está coberto por uma lona. O telhado havia sido demolido pelo proprietário do local, com a intenção de construir um novo prédio no local.
O prefeito e o vice-prefeito e Treze Tílias estão em Brasília e não foram encontrados para comentar o caso. O atual proprietário do Áustria diz que vai esperar a decisão da Justiça.

DIÁRIO CATARINENSE


Cinzas seguem afetando tráfego aéreo argentino

BUENOS AIRES (Reuters) - Os dois principais aeroportos da Argentina continuavam fechados na segunda-feira devido à presença da nuvem de cinzas do vulcão chileno que há nove dias prejudica o tráfego aéreo no Cone Sul.
Apesar dos preparativos para a reabertura dos terminais anunciada no início da noite, a partir das 20h (horário de Brasília), uma mudança nos ventos trouxe novamente à região as cinzas vulcânicas, que podem prejudicar as turbinas dos aviões.
As companhias estatais Aerolíneas Argentinas e Austral disseram que cancelaram partidas e chegadas reprogramadas "devido às mudanças nas condições meteorológicas", e a filial local da chilena LAN informou que suas operações foram afetadas pelas notícias "que indicam a presença de cinzas vulcânicas."
Os aeroportos que atendem Buenos Aires, que já tinham sido atingidos ao longo de toda a semana passada, foram fechados na tarde de domingo devido às cinzas, que fecharam o espaço aéreo na região central da Argentina.
Segundo previsões meteorológicas, os ventos poderiam levar a nuvem a cobrir nos próximos dias toda essa região do país.
O fechamento do aeroporto internacional de Ezeiza e do aeroporto central Jorge Newbery, na área metropolitana de Buenos Aires, repercutiu principalmente no Chile e no Brasil, onde as companhias aéreas LAN, TAM e Gol cancelaram vários voos para a capital argentina.
O aeroporto de Montevidéu, no Uruguai, também foi afetado e milhares de passageiros de ambos os lados do rio da Prata foram prejudicados, entre eles o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, cujo avião precisou aterrissar a 800 quilômetros de Buenos Aires.
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse que Ban comeu alfajores no café da manhã em um posto de gasolina em Rosário, a 300 quilômetros de Buenos Aires, durante sua viagem de carro até a capital argentina.
O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, também foi prejudicado pelo fechamento dos aeroportos e precisou viajar de barco de Montevidéu a Buenos Aires, uma viagem que demora três horas e que de avião seria de 35 minutos.
Até o mercado cambial argentino foi afetado em sua liquidez, já que o cancelamento dos voos impediu a chegada de cédulas de dólares e o Banco Central precisou cobrir necessidades específicas, de acordo com operadores.
Autoridades uruguaias avaliarão a situação para certificar-se de que os voos terão segurança plena para operar antes de decidir se reabrem o terminal aéreo de Montevidéu.
O complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle entrou em erupção há nove dias, lançando uma nuvem de fumaça e cinzas que cobriram diferentes cidades e começou a se dirigir para o noroeste por efeito do vento, chegando inclusive ao sul do Brasil.
Cidades cordilheiras argentinas como San Carlos de Bariloche e Villa La Angostura estão cobertas pelas cinzas, que mudaram a cor das águas tradicionalmente azuis de seus lagos.
As duas cidades turísticas estavam praticamente vazias devido ao fechamento dos aeroportos, as aulas foram suspensas e a imprensa local afirmou que a população encontra dificuldades para conseguir combustível a poucos dias do início da temporada de inverno.
As autoridades decretaram emergência agropecuária na região em consequência das cinzas.
(Por Guido Nejamkis, com reportagem adicional de Jorge Otaola, em Buenos Aires; e de Giovanna Fleitas, em Montevidéu).

OMS pede que mais pessoas sejam voluntárias para doação de sangue



No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado esta terça, dia 14, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que mais pessoas em todo o mundo tomem a decisão de se voluntariar como doador e salvar vidas.

O tema este ano é Mais Sangue, Mais Vida e reforça a necessidade classificada pela OMS como urgente de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular – não apenas esporádica.

Dados mostram um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Dos 80 países com baixas taxas de doação de sangue (menos de dez doadores para cada mil habitantes), 79 são nações em desenvolvimento.

De acordo com a OMS, a doação de sangue beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto; crianças com anemia severa em resultado de malnutrição e malária; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; e pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia.

A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas, uma vez que componentes como as células vermelhas, as plaquetas e o plasma são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde.
OMS

A dieta do candidato


Por Fernando José
Uma boa preparação para um concurso ou para uma prova concorrida como o vestibular, por exemplo, requer alguns cuidados que vão além das horas de estudos. Um assunto de extrema relevância e que exige total atenção dos candidatos a uma vaga em universidade ou a um cargo público é a alimentação.
De acordo com Denise Pierry e Sandra da Fonte, nutricionistas da Clínica MJ Santé, comer bem é necessário, mas resolver de última hora tomar um café da manhã cheio de pães, bolos e ovos com bacon, por exemplo, pode não ser a melhor ideia. Segundo as especialistas, se isso é comum em seu dia a dia, muito bem, mas se você está acostumado a tomar apenas um copo de leite de manhã, faça isso também durante os seus estudos.
Além de manter o padrão e a rotina, é essencial também entender um pouco sobre a importância da alimentação e a função de cada nutriente, em especial durante os dias que antecedem a prova.
A nossa capacidade de raciocinar e memorizar pode ser estimulada por meio dos alimentos. Por isso, precisamos de equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.
Pães, massas e diversos tipos de grãos funcionam como combustível dos pensamentos; já a proteína existente nos ovos e nos pescados é essencial para a comunicação entre os neurônios; e as chamadas gorduras boas, como o azeite de oliva, melhoram a função cognitiva do cérebro.
Dicas:
– Procure não consumir alimentos muito gordurosos, como frituras e doces, pois eles retardam a digestão e dificultam o raciocínio;
– Aumente o consumo de frutas, legumes e líquidos para o bom funcionamento do intestino;
– Evite alimentos e bebidas estimulantes, principalmente à noite, como chocolate, refrigerantes à base de cola, energético e café, pois podem aumentar a ansiedade.
Lembre-se que o equilíbrio da alimentação, associado ao bem estar, garantem a manutenção da saúde e, consequentemente, o sucesso nos estudos.

Cientistas descobrem genes relacionados com as enxaquecas



Cientistas descobriram um trio de genes vinculado com as enxaquecas, inclusive um relacionado exclusivamente com as as mulheres, segundo um estudo publicado na revista britânica Nature Genetics.
As enxaquecas são dores de cabeça intensas - às vezes com uma "aura", na qual os pacientes têm a impressão de olhar através de vidro congelado -, e que afetam cerca de 20% da população.
Os cientistas descrevem a condição, que é três a quatro vezes mais comum entre as mulheres, como uma desordem cerebral em que os neurônios ou células cerebrais respondem de forma anormal a estímulos.
A causa exata é desconhecida, mas acredita-se que fatores hereditários tenham um papel significativo.
Para ter acesso ao componente genético, Markus Schuerks, do Hospital Brigham para Mulheres, em Boston, coordenou uma varredura internacional de genomas com 23.230 mulheres, das quais 5.122 sofriam de enxaqueca.
Os chamados estudos de associação genômica comparam diferenças entre indivíduos nos cerca de três bilhões de pares dos blocos de construção molecular encontrados no código genético humano.
O estudo é o maior do tipo feito até agora. Ele descobriu variações em três genes que apareceram mais frequentemente em pacientes com enxaqueca.
Dois deles, conhecidos como PRDM16 e TRPM8, eram específicos de enxaquecas, e contrários a outros tipos de dores de cabeça.
Além disso, o TRPM8 se vinculava a enxaquecas unicamente em mulheres. Estudos anteriores demonstraram que o mesmo tipo de gene contém o "marcador" genético de um sensor de dor, tanto em homens quanto em mulheres.
O terceiro gene suspeito, o LRP1, está vinculado com a percepção do mundo exterior e em trajetos químicos dentro do cérebro.
"O cérebro de uma pessoa com enxaqueca responde de forma diferente a alguns estímulos, suas células nervosas 'conversam' de forma diferente do que os demais", explicou Shuerks por e-mail.
"Muitos neurotransmissores participam desta conversa cruzada e alguns parecem ter um papel especial nas enxaquecas. O LRP1 interage com alguns destes caminhos de neurotransmissores e, portanto, podem modular as respostas nervosas que promovem ou suprimem as crises de enxaqueca", acrescentou.
Nenhuma das variedades genéticas apareceu vinculada especificamente a enxaquecas com ou sem auras.
As descobertas, publicadas na revista Nature Genetics, foram replicadas em dois estudos menores com populações, um na Holanda e outro na Alemanha, e em um grupo clínico acompanhado pelo International Headache Genetics Consortium.
"A herança de qualquer uma das variedades genéticas altera os riscos de enxaqueca em 10% a 15%", disse Schuerks.
A influência destes genes provavelmente não é grande o suficiente para ser imediatamente usado como uma ferramenta de diagnóstico. Mas o resultado "é um avanço na compreensão da biologia da enxaqueca", afirmou.
AFP
OS PARTICIPANTES DE "A FAZENDA 4"


Fim do mistério. O colunista Fernando Oliveira, do site iG, divulgou nesta segunda-feira, dia 13, a lista dos 14 participantes de "A Fazenda 4".

De acordo com a coluna, a última dúvida da produção é sobre o número de participantes. A Record ainda discute se deixará o elenco com 14 pessoas ou se incluirá mais dois participantes.

A única desistência foi da autora Mayra Dias Gomes, que por motivos pessoais preferiu ficar nos Estados Unidos, onde reside.
Anna Markun, atriz que fez Juanita Biavatti em “Os Mutantes”, Cumpadre Washington, ex-vocalista do É o Tchan! E Dinei, ex-jogador do Corinthians
Duda Yankovich, boxeadora, François Teles de Medeiros, modelo e Joana Machado, personal trainner e ex de Adriano

João Kleber, apresentador de TV, Marlon, cantor da dupla sertaneja Marlon & Maicon, Raquel Pacheco (Bruna Surfistinha), escritora



  Renata Banhara, modelo, Taciane Ribeiro, modelo e Thiago Gagliasso, ator e irmão de Bruno Gagliasso


Valesca Popozuda, funkeira e Zé Reinaldo, coreógrafo




Mais do que como craque, ele ficará na memória dos torcedores do Corinthians como uma das maiores esperanças já vindas das categorias de base. Adão Ambrósio, o Adãozinho, morreu na noite de 12 de junho, aos 59 anos, deixando muitas histórias. 
Uma velha lenda (desmentida a mim por ele mesmo) dizia que Adãozinho era filho de um pedreiro que ajudava o pai em uma obra no Parque São Jorge quando foi chamado para completar o time em um treino das categorias de base. E que naquele dia teria entrado em campo, acabado com o jogo e conquistado seu lugar no Corinthians.
Na verdade, quem o viu jogar futebol nas ruas da Vila Mariana, onde passou a infância, foi um antigo conselheiro corintiano, Leonel Marconi, que o levou para o clube. Da Vila Mariana vem também uma outra confusão, quanto ao local de nascimento do paulistano Adãozinho. Em algumas publicações, ele aparece erroneamente como tendo nascido na cidade de Mariana, em Minas Gerais.   
Técnico, bom lançador, versátil (chegou a jogar nas meias e na ponta-esquerda), Adãozinho era visto como o sucessor ideal de Rivellino por ninguém menos que o próprio Riva, que reinou absoluto como principal astro da equipe durante dez anos, de 1965 a 1974. Mas ganhou notoriedade, mesmo, em um certo jogo de 1971, contra o Palmeiras.
Aquela partida entrou erroneamente para a história como “a estreia de Adãozinho”. Na verdade, ele já havia participado de três jogos anteriormente: 2 a 1 no São Bento, pelo Campeonato Paulista, sendo substituído durante a partida por Ademir, em 27 de fevereiro de 1971; derrota por 3 a 1 para o Flamengo, em um amistoso em Campo Grande (MS), entrando no lugar de Rivelino, no dia 7 de março daquele mesmo ano; e 2 a 1 no Marília, pelo Paulista, novamente substituindo Rivellino, em 9 de março. O jogo da vida de Adãozinho, porém, foi mesmo aquele contra o Palmeiras, pelo primeiro turno do Paulista, no Morumbi, disputado em um domingo nublado, 25 de abril de 1971.
Com dez minutos, o Palmeiras já ganhava por 2 a 0, dois gols do centroavante César, que só depois de encerrar a carreira passou a ter o apelido “Maluco” incorporado ao nome. Para o segundo tempo, o técnico corintiano Francisco Sarno, que havia prometido publicamente pedir demissão se perdesse, voltou com o jovem Adãozinho no lugar de Samarone.
Aos 5 minutos, Mirandinha descontou para o Corinthians: 2 a 1. Aos 24, Adãozinho acertou um portentoso chute a uma distância de 40 metros, vencendo o àquela altura já consagrado goleiro Leão e empatando a partida em 2 a 2. No minuto seguinte, Leivinha, chutando da mesma maneira, fez Palmeiras 3 a 2. Na saída de bola, Tião foi lá e voltou a empatar para o Corinthians, 3 a 3. E quando faltavam apenas dois minutos para o final Mirandinha, novamente, fez Corinthians 4 a 3. Um resultado inesquecível, principalmente para Adãozinho.   
Embora jamais tenha chegado a ser aquele jogador que tanto prometia (principalmente por conta da tendência para engordar e de seguidas contusões, consequência, segundo os médicos da época, dos vários focos dentários que apresentava desde criança), Adãozinho permaneceria no Corinthians a tempo de conquistar o histórico título paulista de 1977, aquele que só veio após 22 anos de espera. Reabilitado pelo técnico Oswaldo Brandão, teve grande importância tática naquelas finais contra a Ponte Preta e só não jogou a terceira partida, na noite do gol de Basílio, porque havia sido expulso no domingo, na derrota corintiana por 2 a 1. Antes de encerrar a carreira, em 1983, passou por outros clubes, como Fast-AM, Coritiba, Rio Negro-AM e Portuguesa Santista.
Reencontrei Adãozinho em 1997, justamente para fazer uma reportagem para a revista Placar sobre onde e como estavam os jogadores 20 anos após aquela conquista tão importante para os corintianos. À frente da escolinha de futebol onde ele trabalhava, no bairro da Saúde, em São Paulo, uma placa, orgulhosa, ostentava: “Professor Adãozinho, ‘eis’ [sic] Corinthians”. Do lado de dentro, um homem bem-humorado, que dizia ainda gostar de “molhar a palavra”, eufemismo usado por quem bebe, que ele havia aprendido com alguns amigos da Mangueira, no Rio de Janeiro. Vai deixar saudade, dentro e fora de campo.