quinta-feira, 2 de junho de 2011

MEC suspende 11 mil vagas em cursos de direito de baixa qualidade

A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) e atinge graduações que obtiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) 1 ou 2 em 2009

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu cerca de 11 mil vagas de 136 cursos de direito que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) e atinge graduações que obtiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) 1 ou 2 em 2009. O indicador avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho do corpo docente e a infraestrutura. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons.
Esse é o primeiro ato da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, criada recentemente. Antes, essa tarefa era compartilhada por diferentes setores do ministério, principalmente pela Secretaria de Ensino Superior. “O ministro resolveu criar essa nova estrutura a partir de uma constatação de que a área de regulação cresceu muito, até por conta da expansão da educação superior no país, e havia necessidade então de se pensar uma estrutura específica para as questões de supervisão”, explica Luís Fernando Massonetto, professor da Universidade de São Paulo (USP) que assumiu a secretaria.
Os cursos que sofreram a medida cautelar de suspensão de vagas são todos de instituições privadas. Os cortes variaram  entre 15% e 65% do total de vagas ofertadas pela faculdade a partir do resultado do CPC – quanto pior a nota, maior a redução. Também está publicada hoje a autorização para o funcionamento de 33 novos cursos de direito, totalizando 4,2 mil vagas. Segundo Massonetto, há cerca de um ano o MEC não autorizava a abertura de nenhum curso na área.
“O número de vagas encerradas é maior do que o de autorizadas. E essa é uma tendência para aqueles cursos que já estão com algum grau de saturação. A dinâmica é oferecer novas vagas, retirando vagas ruins do mercado. E nos cursos mais saturados, com um retirada maior do que daquelas que são recolocadas”, explica.  
Segundo o secretário, a intenção é estabelecer um máximo de 100 vagas na abertura de cada curso para garantir a qualidade do ensino. Na avaliação do MEC, há uma relação entre a má qualidade do curso e o número elevado de vagas ofertadas.  Inicialmente a medida vale para o direito, mas pode ser estendida a outras áreas.
“É muito melhor um controle pela expansão gradual das vagas do que a gente ter que tomar medidas para reduzir  vagas em instituições que não cumprem satisfatoriamente o seu propósito”, defende. A suspensão é uma medida cautelar e pode ser ou não mantida no momento em que o curso passar pelo processo de renovação da autorização de funcionamento. Caso a instituição consiga melhorar a qualidade do ensino, as vagas podem ser “devolvidas”.
Além do direito, a pedagogia e a medicina também já foram alvo dos chamados processos de supervisões especiais do ministério. Segundo Massonetto, não há previsão de um novo trabalho específico em alguma área. As medidas para controle de qualidade seguirão os trâmites regulares que  preveem, por exemplo, que os cursos sofram redução de vagas após dois resultados insatisfatórios consecutivos nos ciclos de avaliação. A lista dos cursos e instituições afetados pelas medidas pode ser cosultada no Diário Oficial. As informações são da Agência Brasil.

Câmera registra passagem de tornado por rio nos EUA

Fenômeno atingiu pequena cidade de Springfield, em Massachusetts, destruindo telhados e casas

Uma câmera registrou imagens impressionantes nos Estados Unidos de um tornado passando pelo rio Connecticut, no Estado de Massachusett. Os tornados na pequena cidade de Springfield destruíram telhados e casas. Milhares de residências ficaram sem eletricidade. Até agora os tornados no nordeste dos Estados Unidos passaram por 24 cidades, deixando pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos.
Fenômenos desse tipo são raros nessa parte dos Estados Unidos. As autoridades declararam estado de emergência, e a Guarda Nacional foi chamada para ajudar as vítimas. Neste ano, o sul dos Estados Unidos e o Estado de Missouri foram atingidos por diversos tornados, que deixaram centenas de mortos.


Embarcação com 800 pessoas naufragou ao largo da Tunísia

Uma embarcação com mais de 800 pessoas oriundas da Líbia com destino à Itália virou ao largo da costa da Tunísia. O incidente provocou dois mortos e mais de 200 pessoas estão desaparecidas.
Na terça-feira, uma embarcação, que transportava 800 pessoas oriundas da Líbia, encalhou num banco de areia a mais de 30 quilómetros das ilhas de Kerkennah. No entanto, devido, sobretudo, às condições metereológicas adversas, a embarcação acabou por virar.
Da embarcação, que seguia com destino à Itália, foram resgatados 570 pessageiros, mas mais de 200 pessoas estão desaparecidas ao largo da costa da Tunísia.
A situação tem sido acompanhada, desde terça-feira, pela guarda-costeira e pelo exército da Tunísia, que forneceram mantimentos aos sobreviventes, já que as condições metereológicas não permitiam qualquer operação de salvamento. Na quarta-feira, as autoridades iniciaram o resgate dos passageiros.
As autoridades tunisinas contabilizam, até agora, dois mortos. Dos passageiros resgatados, cerca de 200 pessoas foram encaminhadas para o campo de refugiados de Choucha, que se situa entre a fronteira da Tunísia com a Líbia.
 
Jornal de Notícias
Greve atinge todas as linhas de trens de São Paulo

São Paulo — Depois de funcionar parcialmente na quarta-feira (1º), o serviço de trem metropolitano que atende a cidade de São Paulo e 22 municípios foi totalmente paralisado na manhã de nesta quinta-feira (2). Em assembleias realizadas na noite de ontem, os trabalhadores dos trens metropolitanos decidiram paralisar todas as linhas de trens, que atendem cerca de 2,4 milhões de passageiros por dia.

A greve já começa a ter reflexos no trânsito da capital. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), havia 94 quilômetros de lentidão antes das 9h de hoje. Segundo a CET, a

Panorama Brasil
tendência é que o trânsito piore nas marginais Tietê e Pinheiros.

Por causa da greve, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) orienta os usuários a sair de casa mais tarde e procurar não fazer deslocamentos nos horários de pico. Além disso, a companhia acionou o Plano de Apoio à
Empresa em Situação de Emergência (Paese), ampliando o número de ônibus em operações.

Os trabalhadores pedem um aumento real de 5%, além de vale refeição de R$ 19 por dia e implantação de um novo plano de carreira. A CPTM ofereceu reajuste de 3,27%, sendo 1,75% de correção pelo IPC/Fipe e 1,5% de aumento real e vale refeição de R$ 17 por dia.

Por meio de nota, a CPTM disse “lamentar a decisão arbitrária de três dos quatro sindicatos que representam os empregados de suas seis linhas, que decidiram pela greve”. A companhia apela à categoria para que cumpra a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de manter 90% da operação nos horários de pico e 70% nos demais horários. Uma reunião com os sindicatos e a companhia está marcada para as 11h de hoje na sede do TRT.

Estão em greve os ferroviários ligados ao Sindicato dos Trabalhadores das
Empresas Ferroviárias de São Paulo, ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana e ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, que representa cerca de 200 engenheiros que trabalham na CPTM, informou que está em campanha salarial, mas não aderiu à greve.
Agência europeia afirma ter identificado cepa da bactéria letal E.coli

A agência europeia de segurança alimentar anunciou nesta quinta-feira ter identificado a cepa da bactéria letal E.coli, que provocou 18 mortes na Europa, a maioria delas na Alemanha.
"Os resultados das análises de laboratório determinaram o agente causador", afirma um comunicado da agência, que confirma que uma cepa muito rara originou a epidemia.
A agência informou, no entanto, que a fonte do surto epidêmico continua sendo investigada, mas reiterou que a bactéria mortal se propagou através de alimentos contaminados na Alemanha.
A bactéria E.coli entero-hemorrágica provocou a hospitalização de mais de 1.000 pessoas e a morte de 18.
A Comissão Europeia suspendeu na quarta-feira o alerta sanitário decretado contra os pepinos espanhóis após uma denúncia equivocada das autoridades de Hamburgo (norte da Alemanha) sobre uma relação entre estes produtos e o surto mortal da bactéria E.coli.
A confirmação de que os pepinos espanhóis não estão na raiz do problema aumentou a discórdia na Europa. Madri exigiu compensações pelo "clamoroso erro" da Alemanha, que atribuiu sua origem a produtos espanhóis, enquanto a Rússia proibiu a importação de verduras europeias.
"Ficou claro com as análises feitas pela Agência Espanhola de Segurança Alimentar que não há a mínima suspeita de que a origem desta infecção tão grave venha de um produto espanhol", declarou nesta quinta-feira o chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.
Depois de mencionar "um erro clamoroso das autoridades alemãs", Zapatero disse que "o governo federal alemão deve saber que tem a responsabilidade global frente a outros Estados na Europa."
"Vamos pedir explicações muito contundentes e desde já vamos exigir as reparações necessárias" pelos danos causados, acrescentou.
Os produtores de frutas e verduras espanhóis, maiores exportadores da Europa, registraram nos últimos dias uma queda em suas vendas devido ao medo que tomou conta da Europa relativo aos produtos provenientes da Espanha.
No momento em que Holanda e Alemanha também pediam ajuda para a sua agricultura, a Rússia proibiu a importação de verduras europeias.
"A proibição de importar verduras frescas de todos os países da UE entrou em vigor esta manhã" (quinta-feira), disse o chefe da agência russa de proteção ao consumidor, Guenadi Onichenko, citado pela Interfax.
As verduras que já tinham sido importadas da União Europeia "serão recolhidas em toda a Rússia", acrescentou.
"Peço às pessoas que não consumam verduras importadas, optando pelos produtos locais", afirmou.
A Comissão Europeia pediu explicações à Rússia por sua decisão "desproporcional" de proibir as importações de verduras da União Europeia (UE).
"A Comissão vai escrever às autoridades russas para pedir explicações. Isso representa entre 3 e 4 bilhões de euros de produtos europeus exportados por ano", disse Frederic Vincent, porta-voz de saúde da Comissão, referindo-se à decisão russa.
Os médicos lutavam para deter o avanço da bactéria encontrada em hortaliças cruas. Já foram registrados casos na Alemanha, (2.000 nesta quinta, 500 a mais que na quarta), no restante da Europa e, inclusive, nos Estados Unidos. Todos os doentes passaram pela Alemanha.
Os primeiros sete casos de bactéria E.coli entero-hemorrágica (ECEH) foram anunciados pelo Reino Unido, todos relacionados com a Alemanha, anunciou nesta quinta-feira a Agência de Proteção Sanitária (HPA) britânica.
Três infectados são britânicos que viajaram recentemente para a Alemanha e os outros quatro são cidadãos alemães, indicou a HPA.
No aniversário de Marilyn Monroe, saiba quem são as artistas que se inspiram na musa do cinema
Neto Lucon, da Container Conteúdo
Caso estivesse viva, Marilyn Monroe completaria hoje 85 anos. Embora seja impossível imaginar como estaria a artista na terceira idade – afinal, a loira morreu com apenas 36 anos – é necessário apontar sua influência nas muitas musas do mundo todo.
Madonna, Cindy Lauper, Britney Spears, Christina Aguilera, Paris Hilton, Nicole Kidman, são algumas das estrelas que claramente se inspiraram no maior mito de Hollywood: vestiram peças semelhantes (como o eterno vestidinho branco) e protagonizaram performances no palco, cinema e em fotos.
A cantora Mariah Carey, por exemplo, de tão fã da loira, chegou a batizar a filha gêmea, que nasceu neste ano, de Monroe (sim, sem o Marilyn). Em comunicado, a artista confessou que a escolha foi uma homenagem à artista, “uma inspiração em toda sua vida”.
Mariah também comprou um piano que pertenceu à loira por cerca de US$ 600 mil. “Poderia ter comprado um vestido ou algo que representasse o estrelato, mas quis este piano, que pertenceu à mãe de Marilyn e representa a sua infância”, justificou a cantora.
No CD “Back to Basics”, Christina Aguilera vestiu o famoso vestido branco e fez caras e bocas, sendo comparada à atriz. Lindsay Lohan, Geri Halliwell (ex-spice girl), Lara Stone, Paris Hilton e Nicole Kidman também fizeram ensaios inspirados na musa, transpirando sensualidade.
Para celebrar a vida e a obra de Marylin, está sendo rodada uma cinebiografia, com Naomi Watts no papel principal. “É uma pressão enorme (interpretar Marylin). Nós todos sentimos que a conhecemos. Estou muito, muito assustada com esse papel”, confessou a atriz.
O longa tem previsão para estrear no próximo ano. Marilyn continua fazendo história...
Filmado na ‘hora H’, Saulo joga a culpa na ex

O Sport assumiu a liderança isolada da Série B na última terça-feira com a vitória por 1 a 0 sobre o Barueri, mas fora das quatro linhas a bola da vez é o lesionado goleiro Saulo.
O jogador conquistou uma inesperada fama na internet após um vídeo seu, de aproximadamente seis minutos, fazendo sexo com uma ex-namorada. Questionado sobre o "curta-metragem" erótico, Saulo se irritou e colocou a culpa no "vacilo" da garota.
"Eu não esperava que esse vídeo ainda existisse. Isso eu filmei ano passado quando ainda estava com essa moça e, pelo celular dela, fiz essa filmagem de brincadeira. Depois ela me falou que foi roubada e a imagem foi junto com o celular", justificou o goleiro.
Insatisfeito com a projeção que o vídeo alcançou, Saulo está tentando tirá-lo do ar, fato que ainda não ocorreu. "É apenas a imagem de um homem e uma mulher fazendo sexo", completou o jogador.

blog do esporte