quinta-feira, 19 de maio de 2011

Paraplégico anda após receber implante


Experiência com estimulação elétrica da espinha traz esperança a pacientes paralisados

Após Rob Summers ficar paraplégico por conta de uma acidente de carro em 2006, seus médicos lhe disseram que jamais andariam de novo. Eles estavam errados.
Em 2009, o americano de 25 anos se submeteu à implantação de um estimulador elétrico em sua medula espinhal para tentar “acordar” seu sistema nervoso danificado. Depois de alguns dias, Summers conseguia se manter em pé sem precisar de ajuda. Meses depois, mexia os dedos do pé, os joelhos, tornozelo e quadris, e conseguia dar alguns passos em uma esteira.
“Foi a sensação mais inacreditável,” afirmou. “Depois de não poder se mexer por quatro anos, eu pensei que as coisas finalmente iam mudar”.

Apesar desse otimismo, Summers só fica em pé durantes suas sessões de duas horas diárias de fisioterapia, quando o estimulador é ligado, e para o dia-a-dia, continua em uma cadeira de rodas. Os médicos estão limitando o uso do dispositivo a algumas horas por dia.
Seu caso está descrito em um estudo publicado esta semana pelo periódico médico The Lancet. A pesquisa foi financiada pelo Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e pela Fundação Christopher e Dana Reeves.
Por anos, algumas pessoas com lesões na medula espinhal, que ainda retêm algum controle sobre seus membros, têm sentido melhoras após experimentos para estimular eletricamente seus músculos. Mas um progresso como o de Summers, após um dano tão grande à medula, era inédito até então.
“Não é um cura completa, mas pode ajudar alguns pacientes”, afirmou Gregoire Courtine, chefe do departamente de neuroreabilitação experimental da Universidade de Zurique, que não esteve associado ao estudo. Courtine ressaltou que a recuperação de Summers não implicou em mudanças em sua rotina, e que mais pesquisas seriam necessárias para chegar a uma mudança real na vida de paraplégicos e tetraplégicos.
O estimulador elétrico usado em Summers é normalmente usado para alívio de dores, e pode custar até 20 mil dólares. Ele foi implantado em uma região mais baixa que o de costume, na parte inferior de suas vértebras. “Ele manda um sinal elétrico genérico para a medula, para levantar ou andar”, afirmou Susan Harkena, principal autora do estudo.
Kakema e sua equipe ficaram surpresos em ver que o paciente conseguia voluntariamente mexer as pernas. “Isso mostra que conseguimos alcançar os circuitos do sistema nervoso, o que abre um novo caminho para tratar paralisia”, disse. Ela acrescentou que alguns remédios também ajudaram o processo de recuperação.
Para John McDonald, diretor do Centro Internacional de Ferimentos na Medula Espinhal, no Instituto Kennedy Krieger, em Baltimore, a estratégia pode ser adotada em 10 a 15% de seus pacientes paraplégicos que podem ser beneficiados. “Vamos fazer isso em nossos pacientes, sem dúvida”.
Para Summers, suas duas horas andando são apenas o começo: “Meu objetivo é andar e correr novamente. Acredito que tudo é possível e que eu vou sair da minha cadeira de rodas algum dia”.
ULTIMO SEGUNDO
Morte reacende debate sobre PM na USPDESTAK
Equipe de segurança do campus é formada por cem homens; alunos relatam sensação de insegurança
O assassinato do estudante de ciências atuariais Felipe Ramos de Paiva, com um tiro na cabeça, no campus da USP no Butantã, reacendeu a discussão a respeito da segurança no local e da necessidade de maior presença da Polícia Militar para coibir crimes na instituição.
A segurança dentro do campus da USP é feita por cem guardas universitários desarmados. Apesar de não ser proibida a presença de PMs no local, muitos a desaprovam. "Fica para alguns uma certa aura de que polícia e campus não combinam", disse o reitor João Grandino Rodas em entrevista à emissora Estadão ESPN.
Em nota, os docentes defenderam a criação de bases da PM. O governador Geraldo Alckmin disse que a PM está à disposição para colaborar com a segurança, e o ex-secretário nacional de Segurança Pública José Vicente da Silva afirmou ao eBand que uma atuação mais efetiva da PM deveria ser obrigatória.
Segundo o delegado Carlos Alberto Delaye Carvalho, titular da delegacia responsável pela apuração dos crimes no campus, além do assassinato e dos dois sequestros-relâmpago, ocorreram na USP desde o início do ano sete roubos de carros à mão armada. Para ele, esses números são considerados normais para o tamanho da área.

Criminalidade
A morte de Paiva fez com que o conselho que reúne representantes de diversas unidades repensasse um plano emergencial de segurança criado após uma reunião no último dia 3. Hoje ele será reavaliado.

Polícia Civil decreta sigilo sobre assassinato de aluno
Felipe Ramos de Paiva foi, por volta das 21h de quarta, ao estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Testemunhas disseram que ele foi seguido por uma pessoa após sair da aula e os dois discutiram.
As investigações sobre a morte ocorrerão sob sigilo, segundo disse a promotora Mildred Assis Gonzales ao G1. O intuito é preservar as testemunhas.
Ontem a Polícia Civil divulgou o retrato falado e imagens de câmeras de segurança do suspeito de matar o aluno. Uma testemunha que teria sido abordada pelos suspeitos em um ponto de ônibus teria ajudado na identificação.
Segundo Maíra Madrid, presidente do Centro Acadêmico da FEA, a insegurança vem aumentando há meses.


Alunos protestam no campus pela falta de segurança na USP
Pierre Duarte/Folhapress





Não há sobreviventes na queda de avião no sul da Argentina
Não há sobreviventes na queda de avião no sul da Argentina
Ao todo, 22 passageiros morreram com a queda do avião, no o trajeto entre as cidades de Neuquén e Comodoro Rivadavia, perto de Bariloche.

Um avião com 22 pessoas caiu no sul da Argentina. Autoridades informaram que não há sobreviventes. O voo 5428 da empresa aérea Sol fazia o trajeto entre as cidades de Neuquén e Comodoro Rivadavia. O acidente aconteceu perto de uma cidade muita visitada por brasileiros: Bariloche

Pesquisa inédita indica que manicures correm risco de contrair hepatite

Secretaria de Estado da Saúde afirma que 81% das profissionais não estão protegidas

Uma pesquisa inédita no mundo feita pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revelou que 81% das manicures não estão protegidas contra a hepatite B. Os dados foram coletados pelo Instituto de Infectologia do hospital estadual Emílio Ribas. Ao deixarem de se proteger as profissionais também colocam em risco a saúde das clientes.
Além de afirmar que as
trabalhadoras não se imunizam, o estudo indicou que 59% das manicures responderam não saber que as três doses da vacina são oferecidas gratuitamente aos profissionais da sua classe em toda a rede pública de saúde.  Nos dados ainda conta que apenas 19% haviam tomado as três doses que protegem contra a hepatite B.
De acordo com a secretaria, as manicures e podólogos fazem parte do principal grupo de risco de contrair a doença. “O vírus da hepatite B é 100 vezes mais infeccioso que o do HIV e permanece por uma semana no ambiente. Para contaminação basta apenas uma gota de sangue”, explicou a responsável pelo estudo, Andréia Schunck, que é formada em enfermagem e possui
doutorado em infectologia.
Segundo Andréia, um dos motivos para a falta de informação das manicures é o fato de a profissão não ser regulamentada. “Elas não são preparadas e tem a falsa sensação que sabem o que é esterilização de materiais. O forninho que muitos salões possuem não funciona. O grande problema é a falta de adequações das empresas.”
Para Andréia, a maneira ideal de esterilização é através de um equipamento chamado autoclave que custa em média R$ 1,5 mil.
Risco/Além da ausência da vacina, as profissionais correm risco de contaminação de outras maneiras. É possível adquirir a doença após um corte durante a retirada da cutícula ou com o uso de lixas e palitos em várias clientes. “Notamos que as manicures também não lavam as mãos antes ou depois de fazer as unhas. Isso é o mínimo. É preciso higienizar as mãos, colocar luvas descartáveis e lavar de novo ao terminar cada cliente”, explicou.
Descuido/A manicure Eliana Carolina de Paiva, de 23 anos, afirmou que não sabia que precisava se imunizar para exercer a profissão. “Nunca ninguém me falou nada sobre isso. Não fazia a menor ideia. Acho que as escolas de manicure deveriam avisar e o governo deveria fazer uma campanha”, explicou a moradora do bairro Eldorado, em Diadema, que trabalha sem luvas.
Detector de partículas esquadrinha segredos do universo
WASHINGTON — O espectrômetro magnético Alpha 2 (AMS), um detector de partículas destinado a esquadrinhar os enigmas da formação do universo, foi acoplado com sucesso, esta quinta-feira, à Estação Espacial Internacional (ISS), e começou imediatamente sua busca pelo desconhecido.
Os cientistas avaliam que esta experiência, com custo estimado em dois bilhões de dólares, poderia abordar os fundamentos da física de partículas.
A delicada coreografia para transferir o AMS de 7,5 toneladas do compartimento de carga do ônibus espacial Endeavour ao seu ponto de ligação com o exterior da ISS, do lado direito da Estação, terminou às 10H46 GMT (07h46, hora de Brasília).
O trabalho havia começado 2h15min antes, quando os astronautas Andrew Feustel e Roberto Vittori, um italiano da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), começaram a manobrar o braço mecânico de 16 metros de comprimento para retirar delicadamente o AMS do compartimento de carga do ônibus espacial.
Assim, "o piloto Greg Johnson e o especialista Greg Chamitoff usaram então o braço mecânico para instalar o AMS na estação", explicou a Nasa.
Um mecanismo de sujeição automática permitiu colocar solidamente em seu lugar o detector de partículas.
Minutos depois, com um comando à distância, os astronautas conectaram um grupo de cabos elétricos e de transmissão de dados ao AMS.
A compilação de dados produzida pelo detector de partículas começou quase em seguida, anunciou a agência espacial americana.
As equipes científicas do AMS trabalharão dia e noite para coletar a massa de dados enquanto a ISS estiver em órbita, isto é, pelo menos até 2020.
Um poderoso íma, concebido para criar um campo magnético que desvia a trajetória das partículas cósmicas que viajam através do espaço, o AMS permitirá a oito instrumentos científicos obter preciosas informações sobre estas partículas.
Centenas de cientistas de 16 países que participam do projeto esperam poder elucidar os enigmas da formação do universo, descobrir a antimatéria ainda impossível de encontrar e compreender a natureza da matéria negra invisível, que forma até 25% do universo.
A matéria visível seria apenas de 4% a 5% do total e os 70% restantes seriam formados por restos de matéria escura, uma força repulsiva, contrária à gravidade, e explicaria porque a expansão do universo se acelera.
PM manda 160 homens acompanharem transporte de urânio na Bahia
Carga de urânio em que gerou impasse em Caitité (BA)
A Polícia Militar da Bahia destacou 160 homens do 17º Batalhão e da Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais para acompanhar o transporte da carga de urânio que, na segunda-feira (16), foi impedida por moradores de Caetité (624 km de Salvador) de entrar na cidade.
Nesta quinta-feira, uma comissão formada por ambientalistas, representantes da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e da Prefeitura de Caetité decidiu que a carga será levada para as instalações da empresa na cidade baiana.
Desde que as carretas com 90 toneladas de urânio foram impedidas de passar pela cidade, em um protesto organizado por ambientalistas, a carga está armazenada no município vizinho de Guanambi.
A decisão de tentar novamente levar a carga a Caetité foi tomada depois de uma reunião com o presidente da INB, Alfredo Trajan Filho, que foi até o local para acompanhar de perto as negociações.
A comissão decidiu ainda que a carga permanecerá lacrada nas instalações da INB, até que "sejam satisfeitos todos os requisitos de segurança dos trabalhadores da INB e do meio ambiente". O sindicato dos mineradores da região questionava se a empresa tinha condições de realizar a reembalagem do material.
"Não vamos escoltar a carga. Vamos garantir a integridade do material e também das pessoas', afirmou o capitão Marcelo Pitta, assessor de comunicação da PM baiana.
Ele também disse que a polícia ainda não foi avisada de quando será realizado o transporte do urânio.
A alegação dos ambientalistas era que as carretas transportavam lixo tóxico. A Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear) enviou um representante para a cidade. Junto com os outros membros da comissão, ele inspecionou a carga e verificou que se tratava de concentrado de urânio ("yellow cake"), o mesmo extraído na mina de Caetité, que tem baixa radioatividade.
Nesta quinta-feira, uma comissão formada por ambientalistas, representantes da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e da Prefeitura de Caetité decidiu que a carga será levada para as instalações da empresa na cidade baiana.
Desde que as carretas com 90 toneladas de urânio foram impedidas de passar pela cidade, em um protesto organizado por ambientalistas, a carga está armazenada no município vizinho de Guanambi.



AGLAÊ DE OLIVEIRA VISITA SÃO CARLOS


A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Santa Catarina, Aglaê Nazário de Oliveira visitou São Carlos nesta quinta-feira. Pela manhã ela foi recepcionada por voluntárias, tendo a frente a presidente Arceli Sander Godoy, quando conheceu a estrutura que a entidade coloca a disposição das mulheres também de outros municípios. Aglaê presidiu ontem em Chapecó, um Encontro Regional em que propôs a reciclagem de toda a equipe como forma de aprimorar o atendimento. Em entrevista ao Programa Bom Dia Cidade de hoje, ela falou que teve a melhor das impressões sobre o trabalho oferecido em São Carlos, bem como, da organização e estrutura disponíveis.
josé clodover/programa bom dia cidade
CAXAMBU DO SUL, SÃO CARLOS E CUNHATAI. PROFESSORES CONTINUAM PARALISADOS
Em Santa Catarina adesão surpreende
Caxambu do Sul aderiu 100 por cento a greve dos professores, segundo informações da conselheira do SINTE, Ana Santin em entrevista ao Programa Bom Dia Cidade na manhã de hoje.
Esclarecimentos a comunidade
O professor Silvano que também participou da entrevista relembrou que os professores catarinenses recebem o menor salário do país, uma contradição, uma vez que o estado é um dos mais ricos da nação. Este fato indignou não apenas o magistério, mas outras categorias que estão apoiando o movimento. A conselheira Ana lembrou ainda, que há mais de 10 anos que o estado não realiza concursos prejudicando principalmente os ACT’S.
A conselheira do Sinte em São Carlos, Daiane Galli informou que a assembléia dos professores realizada na tarde de ontem na Praça Carlos Kulmey em Palmitos superou as expectativas e recebeu apoio de diversas categorias profissionais. Os professores da regional analisaram as negociações com o governo do estado e resolveram que a greve continua.
Professores ocuparam as ruas de Palmitos
Segunda-feira o vice-governador Eduardo Pinho Moreira volta a se encontrar com o comando de greve e no dia seguinte a categoria reune-se em assembléia geral para nova tomada de posição. De acordo com Daiane, na Escola Especial Professora Márcia, A Apae de São Carlos os professores também aderiram a greve num índice de 99 por cento. Também é grande a participação de professores da Escola Dr. Carlos Kulmey e na Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde. As notícias dão conta de adesão próxima a 98 por cento em Cunhatai.

Na SDR
O Secretário regional de desenvolvimento de Palmitos, e o gerente de educação, Alencar Fiegenbaum e Marco Tebaldi, respectivamente estiveram na assembléia na tarde de ontem, mas segundo os professores, foram evasivos em suas colocações.
Nos deslocamentos pelo centro da cidade de Palmitos os professores ouviram palavras de apoio.
Na Praça Carlos Kulmey as faixas procuraram esclarecer os motivos da paralisação.

A greve não tem data para terminar

José Clodover/Programa Bom Dia Cidade


Brasileira é a pessoa mais velha do mundo

Brasileira é a pessoa mais velha do mundo.

A brasileira Maria Gomes Valentim, de 114 anos, entrou esta quarta-feira para o livro Guiness dos recordes como a pessoa mais velha do mundo, desbancando a americana Besse Cooper, que é 48 dias mais jovem, informou a organização em sua página na internet.
"Hoje (quarta-feira), o livro dos Recordes Guinness, autoridade mundial em quebra de marcas, pôde confirmar que a brasileira Maria Gomes Valentim ganhou o título de 'Pessoa com vida mais velha', com 114 anos e 313 dias de idade", ressaltou o texto, publicado em Londres.
Maria Gomes nasceu em 9 de julho de 1896, na cidade de Carangola (estado de Minas Gerais, sudeste), onde reside. Até agora, o título pertencia a Besse Cooper, nascida no estado do Tennessee (centro dos Estados Unidos) em 26 de agosto de 1896, isto é, 48 dias depois da brasileira.
Consultada pelo Guinness, a mulher mais velha do mundo atribuiu sua longevidade à "dieta saudável", que inclui em algumas ocasiões uma taça de vinho.
"Ainda com mãos muito fortes, é capaz de comer completamente sem ajuda", destacou o comunicado.
Viúva desde 1946, a idosa se locomove em cadeira de rodas e recebe pensão de um salário mínimo (R$ 545). Ela tem um filho, quatro netos e sete bisnetos.
EFE

Estudo aponta que 64,2% das famílias brasileiras estão endividadas


O índice de famílias brasileiras que declararam ter dívidas subiu para 64,2%, enquanto 24,4% admite que tem dívidas ou contas atrasadas e 8,6% declara não ter condições de pagar o que deve, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Os índices de endividamento e falta de pagamento entre os consumidores brasileiros em maio, já elevados, superam os registrados tanto no mesmo mês de 2010 como em abril passado, segundo a pesquisa que entrevistou 17,8 mil pessoas.
A porcentagem de famílias brasileiras que declara ter dívidas subiu de 58,7% em maio do ano passado para 62,6% em abril de 2011 e para 64,2% neste mês.
A porcentagem de famílias que admite que tem contas ou dívidas vencidas e que não pagou subiu de 23,4% em abril para 24,4% neste mês, mas ficou abaixo do registrado em maio do ano passado (25,1%).
No total 8,6% das famílias que asseguraram não ter condições de pagar suas dívidas em maio superou o de abril deste ano (7,8%) e o de maio do ano passado (8,5%).
"O crescimento dos empréstimos em ritmo mais rápido que a renda, o aumento dos custos do crédito e o espaço reduzido para elevações nos prazos de financiamento estão comprometendo cada vez mais a renda das famílias brasileiras com dívidas", segundo a economista Marianne Hanson, responsável pelo estudo da CNC.
"Esse fato, somado à elevação do custo da vida, faz prever uma elevação das taxas de falta de pagamento nos próximos meses", acrescentou a economista.
Segundo a Confederação, tanto o percentual de famílias com dívidas vencidas como o das que admite não ter condições de pagá-las está em seu maior nível este ano.
O aumento do crédito, principalmente para a população mais pobre que antes não tinha acesso, junto com a redução do custo do financiamento, é considerado como uma das principais bases do crescimento da economia brasileira nos últimos anos.
Nos últimos meses, no entanto, o Governo elevou os juros e restringiu os créditos para frear o consumo e a consequente pressão sobre a inflação, que ameaça fechar este ano acima do teto máximo da meta imposta pelo Banco Central para 2011 (6,5%).
A porcentagem de famílias que se consideram muito endividadas saltou de 13,7% em maio do ano passado para 15,7% em abril de 2011 e para 17,5% neste mês.
O estudo aponta que 71,8% das famílias estão endividadas pelas despesas com cartões de crédito, 20,7% devido a créditos oferecidos diretamente pelas lojas e 10,3% de dívidas para a aquisição de veículos.
EFE

Avião cai na Argentina e 22 pessoas morrem, diz hospital

 
BUENOS AIRES (Reuters) - Um avião comercial argentino caiu na remota região da Patagônia no final da quarta-feira, matando todos os 19 passageiros e três membros da tripulação que estavam a bordo, disse a jornalistas um diretor de um hospital local.
O avião, operado pela companhia aérea regional Sol, enviou um alerta de emergência às 20h50 (horário local) e depois disso não fez mais contato, de acordo com comunicado da companhia.
"Ninguém foi encontrado vivo", disse Ismael Ali, diretor do hospital de Los Menucos, na província de Rio Negro, no sul do país, à emissora local.
Ele disse que os destroços do avião estavam espalhados no local do acidente. "Tudo está destruído, queimado, em pedaços."
O avião era um Saab 340 turbopropulsor, que pode levar entre 30 e 36 pessoas. Ele caiu perto da cidade de Prahuaniyeu numa área remota e sem muitas estradas.
"A possibilidade de encontrar sobreviventes é mínima", disse o porta-voz da companhia, Horacio Darre.
Autoridades aeronáuticas não comentaram imediatamente.
(Reportagem de Hugh Bronstein)
Professores da rede estadual entram em greve

Os professores da rede estadual de ensino iniciaram greve na manhã desta quarta-feira exigindo do governo o cumprimento do piso salarial nacional, de R$ 1.187,97 como salário base.

Na região de Criciúma, 90% da categoria aderiu à greve. “Continuaremos em greve até vir uma proposta do governo estadual que contemple as nossas exigências”, ressaltou a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), Cintia dos Santos.
Cintia alerta aos pais para que deixem os alunos em casa. “Nenhuma escola estadual da região está funcionando com 100% do efetivo e é mais prudente que os alunos fiquem em casa”, disse a coordenadora.
Às 14h, uma assembleia acontecerá no auditório da Escola Sebastião Toledo dos Santos (Colegião). “Nessa assembleia repassaremos a alunos, professores e pais as informações da greve e a partir de amanhã (quinta-feira) percorreremos as escolas da região”, concluiu Cintia.
Exigência
Os professores reivindicam um salário de R$ 1.597, com o piso salarial nacional como base somado aos abonos concedido. O governo estadual oferece R$ 1.187,97 como valor total, resultado da soma de salário base e abonos.
Texto: Nícola Martins
 
 
DNA identifica vítimas do voo 447
PARIS-Diário Online
As amostras de DNA extraídas dos dois corpos de vítimas do voo AF-447 resgatados há dez dias no Oceano Atlântico servirão para identificar os passageiros ou tripulantes. A informação foi confirmada ontem pela Gendarmerie Nationale, a Polícia Militar da França, e já começou a ser comunicada às famílias. O sucesso do trabalho dos peritos deve levar a Justiça de Paris a ordenar que mais corpos sejam retirados dentre os destroços e trazidos à superfície.
A confirmação foi feita pelo serviço de Relações Públicas da Gendarmerie em Paris. "A extração do DNA para fins de obtenção de um perfil pode ser feito, o que confirma que a identificação é possível", afirmou um porta-voz do serviço. Até aqui, entretanto, as amostras de material genético ainda não foram comparadas com as colhidas de parentes de vítimas do voo. Assim, os dois corpos recolhidos do fundo do mar ainda não foram identificados, o que deve ocorrer nos próximos dias.
O objetivo dessa primeira etapa científica era confirmar que a identificação dos corpos seria possível, segundo explicou há uma semana François Daoust, diretor do Instituto de Pesquisas Criminais (IRCGN). Em carta às famílias de vítimas, os juízes de instrução do Tribunal de Grande Instância de Paris, Sylvia Zimermann e Yann Daurelle, comprometeram-se a empreender todos os esforços para recuperar os corpos que apresentarem melhores condições de conservação.
Nos próximos dias, uma nova equipe do navio Ile de Sein partirá de Dacar (Senegal) em direção à região do acidente, onde retomará os trabalhos de buscas de peças do Airbus A330-200 e dos corpos. A missão principal da equipe, entretanto, será recuperar as peças, que podem esclarecer as causas do desastre, segundo informou Jean Quintard, procurador-adjunto do caso, na última quinta-feira.
Um dia depois de o jornal "Le Figaro" afirmar que as gravações das caixas-pretas do voo AF-447 inocentavam a fabricante da aeronave, a Airbus, e reforçavam a hipótese de falha humana, as suspeitas seguem repercutindo na França. Ontem o diretor-técnico do Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA), Alain Bouillard, afirmou à Agência France Presse (AFP) que as gravações não indicam "disfuncionamento maior" no avião, como panes elétricas totais, bloqueio dos motores ou alarmes incompreensíveis.

Publicado edital com regras para a edição deste ano do Enem

O Diário Oficial da União publica hoje (19) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com regras para a edição 2011 do exame, que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro.
As inscrições começam a partir da próxima segunda-feira (23) e vão até 10 de junho, e só poderão ser feitas pela internet.
O edital traz informações aos alunos que estão concluindo o ensino médio este ano ou que já tenham terminado em anos anteriores.
O anúncio da data foi feito ontem (18) pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman. Ela informou que, a partir de 2012, a avaliação terá duas edições.
Segundo Malvina, a primeira está programada para 28 e 29 de abril, e a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. A intenção, segundo ela, é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
Da Agência Brasil
 

Estudante é morto dentro do campus da USP

Jovem de 24 anos levou tiro na cabeça no estacionamento da Faculdade Economia, Administração e Contabilidade

O crime aconteceu por volta das 22h quando o aluno do curso de Ciências Atuariais, Felipe Ramos de Paiva de 24 anos foi abordado ao lado de seu carro no estacionamento da Faculdade Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Segundo testemunhas, ele foi seguido por um homem depois de sacar dinheiro em um caixa eletrônico dentro da universidade.
Ao perceber que o homem estava armado, Felipe tentou entrar em seu carro, um Passat blindado, para se proteger, mas foi baleado na cabeça por um revólver calibre 380.
Aparentemente, nenhum objeto de valor foi roubado da vítima, mas a polícia investiga a possibilidade de uma tentativa de assalto ou homicídio praticado por alguém do convívio do rapaz.
Segundo a Polícia Militar, os seguranças da universidade viram um hoemm correndo após efetuar o disparo, e um veículo utilitário sair do campus em  alta velocidade. Há câmeras no local, mas elas não filmaram o crime
O diretor do Centro Acadêmico da FEA, Antônio Raviolli, disse que pretende mobilizar os cerca de 3 mil alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e realizar uma manifestação com início às 7h desta quinta-feira (19), em protesto ao assassinato do estudante.
Com informações do g1
Um estudante de 24 anos foi morto no início da noite desta quarta (17) no campus da zona Oeste da Universidade de São Paulo (USP).

Strauss-Kahn deixa FMI após acusação

NOVA YORK (Reuters) -
Dominique Strauss-Kahn renunciou como diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), dizendo que precisa usar toda sua energia para defender-se das acusações de agressão sexual contra uma camareira de hotel.
A prisão de Strauss-Kahn em Nova York no sábado acabou com suas ambições de concorrer à presidência da França em 2012 e levantou um debate sobre a tradição de um europeu ser o apontado para a chefia do organismo por 65 anos.
"Eu nego, com a maior firmeza possível, todas as acusações feitas contra mim", disse ele em sua carta de renúncia, divulgada pelo FMI e datada de 18 de maio.
"Eu quero devotar toda minha força, todo meu tempo e toda minha energia para provar minha inocência."
Mais tarde nesta quinta-feira, o ex-ministro das Finanças francês deve fazer um segundo pedido por fiança, no valor de 1 milhão de dólares, antes do julgamento de Strauss-Kahn sobre tentativa de estupro de uma camareira de hotel, disseram seus advogados. Ele está preso na cadeia Rikers Island.
A mulher que o acusa das agressões testemunhou na quarta-feira perante um júri, que vai decidir se há evidências suficientes para processá-lo formalmente.
SUCESSÃO
A renúncia de Strauss-Kahn intensifica o debate sobre quem deve liderar o FMI e se é tempo de mudar a tradição criada em 1945, que diz que um europeu chefia o FMI e um norte-americano fica à frente do Banco Mundial.