quarta-feira, 6 de abril de 2011

PRIMEIRA ENCHENTE DO ANO EM PORTO MAUA

 No dia 1º de abril último ocorreu a primeira enchente do ano no rio Uruguai, em Porto Mauá no Noroeste do Rio Grande do Sul. O nível das águas atingiram 9m10cm acima do normal às 11 horas da manhã. As informações partiram do assessor de imprensa da prefeitura, Vilson Winkler.

Em Itapiranga, Santa Catarina o nível máximo do Rio Uruguai chegou a 7 metros, às 18 horas, no dia 31 de março. Pelos estudos estatísticos, estas águas atingiriam o pico máximo em Porto Mauá somente 17 horas após, numa média de aproximadamente de 30% superior em relação a Itapiranga. Barramentos de Usinas Hidrelétricas a montante podem ter controlado a vazão.
O fato inusitado do dia 1º de abril, foi a informação de que iriam cancelar as travessias de balsa a partir da tarde, uma vez que isso ocorria quando o rio atingia o nível de 9m70cm. Distante ainda 60 centímetros para o limite. Com a pressão dos proprietários das balsas e diversos veículos esperando na fila para cruzar de Alba Posse, Argentina para Porto Maua a decisão foi cancelada.
A última enchente havia ocorrido em 28 de abril de 2010, quando o Rio Uruguai atingiu 13m25cm, a única daquele ano. No ano de 2009, ocorreram apenas duas enchentes, ambas no mês de setembro, nos dias 14 e 30, quando as águas chegaram na marca de 11,4m e 11,9m respectivamente. A maior de todas ocorreu em 1983, 28 anos atrás, quando atingiu a marca histórica de 21m70cm.
 Texto e foto: Vilson Winkler


FURTADO FUSCA DE ESTIMAÇÃO
Fusca ano 1983 de cor verde foi furtado na noite de 13 de março na cidade de São Carlos, SC. Seu proprietário, Senhor Getulio, havia deixado o carro de estimação e de seu uso diário estacionado em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros, ao lado do ginásio de esportes Hélio dos Anjos Ortiz. No pátio do Ginásio estava armado um parque de diversões, aonde o proprietário do veículo permaneceu por alguns minutos e ao retornar não o encontrou mais. O Fusca tem placas de São Carlos SCL 6407 e há uma recompensa pela informação correta sobre sua localização. Contato pelo fone (49) 9125 1278
Equipe multidisciplinar é criada em Águas de Chapecó para amparar famílias com problemas envolvendo drogas

As familias que possuem dependentes químicos em Águas de Chapecó, SC, já contam com o apoio e acompanhamento de um grupo multidisciplinar. As atividades iniciaram na manhã desta terça-feira, 5 de abril, com a primeira reunião se realizando na sede do Centro de Referência de Assistência social, no Bairro São Cristóvão. A iniciativa partiu de duas jovens profissionais da área da saúde, a enfermeira Karen e a assistente social Samantha, as quais juntaram-se colegas, psicólogos, médicos, entre outros.
O grupo de Apoio aos Familiares de Dependentes Químicos surgiu diante da necessidade de dar suporte e orientação às famílias que se deparam com um de seus membros envolvidos com algum tipo de droga, lícita ou não. Segundo Karen e Samantha, as famílias ao constatarem a presença do problema dentro de casa, num primeiro momento ficam desorientadas, procuram escondê-lo com medo do julgamento da sociedade, e por de fato, não saberem como enfrentá-lo. Neste momento é que a solidariedade precisa estar presente, salienta Samantha. O grupo atua nos moldes da Associação de Alcoólicos Anônimos e da Liga Feminina de Combate ao Câncer, com as pessoas se auto-apoiando, trocando experiências e recebendo acompanhamento especializado, quando necessário.
Porém, Karen e Samantha explicam que a entidade deve ser parte de uma estrutura social, mas que não resolverá o problema das drogas isoladamente, pois também devem atuar paralelamente os aparatos preventivos e de repressão ao tráfico. Outra necessidade é o aperfeiçoamento das leis brasileiras. A circulação, praticamente livre, de todos os tipos de drogas, deixou de ser exclusividade dos grandes centros urbanos, e hoje o tráfico atua na cooptação de adolescentes em frente as escolas dos pequenos municípios e aos olhos das autoridades.
Terapias orientais.
Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa


Países, cujas civilizações são milenares, têm muito a contribuir para com os povos atuais. Em todos os sentidos, principalmente nos aspectos da saúde e da convivência harmoniosa com o meio em que vivemos. Por experiências boas e outras dolorosas. Tanto é que, quantas culturas se perderam ao longo do tempo?
Como terapeuta holística e oriental, tenho o compromisso de repassar informações, orientações e, colocar estes conhecimentos e meu trabalho, ou dom, a disposição. Popularizando e socializando algo tão importante para o bem estar de todos. Pois sabemos que a medicina moderna com toda a sua capacidade, ainda está longe da maioria das pessoas. Mas elas precisam viver, e com qualidade, o que é possível com a utilização de conhecimentos milenares, acessíveis, tanto na prevenção quanto na cura. Isolada ou irmanada aos recursos alopatas.
Iniciarei hoje falando de algumas técnicas da medicina tradicional chinesa, o uso de cada uma delas e suas indicações.
Agradeço inicialmente aos meus mestres, especialmente ao saudoso, Professor João Fernandes Rochedo, pelos ensinamentos e o despertar para a pesquisa. Pela sua insistência: “Você tem mão de cura, não perca teu tempo com a estética”. Mesmo assim teimei por muito tempo, mas sem perder de vista a terapêutica.
Ao Dr. By ung II Lee, professor exemplar, que pelos conhecimentos que trouxe de berço (é coreano), evitou que eu desistisse ao me deparar com as dificuldades da secular e complexa acupuntura. Com ambos, reforcei o conceito que já possuía da ética, necessária a quem pretende de fato, se dedicar a tratar a dor e a angústia das pessoas. Bem como a humildade para entender que certas coisas não sabemos e precisamos buscar o conhecimento ou, encaminhar o paciente para quem de fato irá ajudá-lo. Não posso omitir, a relevância do aprendizado com o professor Andersen Saito. Com ele aprendi o mecanismo do processo terapêutico da acupuntura, a reverenciar os antepassados e o respeito aos recursos naturais. A mãe-terra. Então vamos a primeira parte da nossa matéria...


Acupuntura Sistêmica

É a inserção de agulhas na pele em pontos estratégicos do corpo, que tem como objetivo produzir a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo percorre os meridianos. O fisiológico libera substâncias analgésicas e antiinflamatórias produzidas pelo próprio organismo, endorfinas, serotoninas, próstaglandinas e encefalinas.






                      Ventosaterapia
É a aplicação na pele, de recipientes plásticos ou de vidro, que pela sucção cutânea ativa a circulação, descongestiona e desobstrui o fluxo energético nos meridianos.
                                                          
                                                                        Moxaterapia




Consiste na aplicação de bastão aceso contendo a erva medicinal Artemísia em certos pontos de acupuntura. O efeito é o calor que penetra na pele, ativando a circulação da energia.
Auriculaterapia:
Aurículo (orelha) + terapia (tratamento). É uma técnica milenar chinesa de diagnóstico e tratamento através de pontos específicos localizados na orelha. A estimulação desses pontos reflete diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central atuando no equilíbrio dos canais de energia do corpo.


A técnica é utilizada para diagnose e para tratamento de diversos males. Em casos de dores, a estimulação de determinado ponto na orelha tem efeito analgésico, quase que imediato. Várias experiências comprovam sua eficácia. A orelha pode ser interepretada como um mapa da anatomia humana. Tanto é, que se parece com um feto.








                         Magnetoterapia
Aplicação de ímãs em regiões específicas do corpo. Atua através da influência dos campos magnéticos estáticos - Pólos Norte e Sul - sobre o corpo humano. Utiliza-se o pólo Norte para obter vasoconstrição ou sedação e o Pólo Sul para vasodilatação ou ativação.


EletroacupunturaÉ o uso de correntes elétricas para estímulo terapêutico dos pontos de acupuntura. Pode ser feita utilizando-se eletrodos ou caneta localizadora e estimuladora de pontos (Search N´Stim). Atua como complemento ou substituto da terapia com agulhas, para ativar a circulação energética.


 
Aguarde,
Logo estaremos dando sequência ao assunto, com outras técnicas e detalhes sobre sua utilização.
M. Kleinübing

Caminhada- Foto Getty Image 

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece

Por Fernando Menezes
Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você.

Confira aqui e movimente-se: 

1.Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.  
Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia. 

2.Deixa o pulmão mais eficiente
O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica. 

3. Combate a osteoporose
O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose. 


  "Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.

4. Afasta a depressão
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia. 

5. Aumenta a sensação de bem-estar
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.  
"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."
6. Deixa o cérebro mais saudável
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia. 
Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais. 

7. Diminui a sonolência
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp. 

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. 
E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. 

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado. 

9. Controla a vontade de comer
Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. 
Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia. 

10. Protege contra derrames e infartos
Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom. 
 
11. Diabetes
A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp. 
dieta e saúde

Aranhas criam espetáculo no Paquistão com teias em árvores


Fotos reveladas pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido mostram um estranho fenômeno no Paquistão. Devido às enchentes que atingiram várias áreas do país no ano passado, aranhas começaram a fazer suas teia em árvores, criando "casulos" gigantescos.
A alta das águas, que em alguns locais chegou a durar seis meses, obrigou os artrópodes a procurar lugares altos como abrigo.
A população da província de Sindh afirma que nunca havia registrado tal fenômeno. Os moradores também afirmam que a incidência de mosquitos é menor do que a esperada, já que as águas ainda estão altas.
Acredita-se que os insetos ficam presos nas teias, reduzindo o risco de malária.
O Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido revelou as fotos junto com uma matéria sobre os seis meses de cheias no Paquistão. Esta foi a pior enchente já registrada no mundo, que afetou 20 milhões de pessoas.

Cuidados do homem para evitar a disfunção erétil O problema afeta quase metade da ala masculina

por Ana Maria Madeira
De acordo com os dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), através de um estudo em 22 cidades brasileiras, 44% dos homens do país possuem disfunção erétil. A doença pode ser definida como a incapacidade de manter uma ereção que permita penetração e uma relação sexual satisfatória para ambos envolvidos. Além disso, foi descoberto que 56% dos homens que sofrem com o problema afirmaram ser hipertensos, 19% diabéticos, 13% têm colesterol alto e, ainda, 12% deles são cardíacos.
Segundo o especialista em disfunção erétil, Carlos Araújo, não há uma causa única, muito menos um tratamento padrão para o problema. "A solução eficiente é analisar a fundo e com calma o problema do paciente, pois doença atinge pessoas das mais variadas idades e condições", diz o cirurgião vascular. No entanto, existem causas cientificamente comprovadas da disfunção erétil. Conheça-as e saiba como evitar o problema. 

Durma bem. De acordo com um estudo da Unifesp, os pacientes que sofriam de impotência sexual despertavam mais durante a noite e tinham o sono fragmentado, sem conseguir chegar ao estado de sono profundo. "Além disso, a falta de sono aumenta as chances de problemas cardiovasculares e diabetes, favorece o ganho de peso, fatores que contribuem para a impotência", diz Carlos. Outro problema associado é a automedicação de remédios para a impotência, que pode afetar negativamente o sono. "Muitos jovens têm se automedicado sem ter impotência, visando um efeito potencializado da ereção e, pior, associam os remédios à bebidas alcoólicas e drogas. A combinação pode ser fatal", alerta Carlos.

Dieta e saúde

Temporais atingem boa parte de Santa Catarina nesta segunda-feira

Em algumas cidades chegou a chover granizo e no Oeste duas estão em situação de emergência. Em 3 horas choveu mais de 200mm



 Em várias cidades de Santa Catarina moradores foram pegos de surpresa na tarde desta segunda-feira e tiveram de correr para se abrigar da chuva e vento forte. Em alguns municípios como Erval Velho, no Meio-Oeste, Lages, Criciúma e Blumenau chegou a chover granizo.
Em Blumenau placas de sinalização e árvores caíram. O vento forte fez com que um poste precisasse ser recolocado no Centro da cidade. Além do granizo, a Defesa Civil calcula que em 30 minutos choveu 22 milímetros na cidade. Em Criciúma, nuvens carregadas fizeram o céu escurecer rapidamente. Logo em seguida começou a chover forte e também caíram pedras de granizo.

Cidades em emergência
A forte chuva da noite de domingo deixou dois municípios do Oeste de Santa Catarina em situação de emergência, São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte. Segundo a Epagri, em três horas choveu 200 milímetros nos dois municípios, o equivalente à média de chuva de um mês e meio.

De acordo com o prefeito de São Lourenço do Oeste, Tomé Etges, cerca de 200 pessoas foram atingidas pelo temporal, que atingiu as comunidades de Novo Guaporé, São Roque, Farroupilha e Ouro Verde. A água dos rios Jaguatirica e Guaporé subiu cerca de seis metros, levando pontes, galpões, chiqueiros e animais. A propriedade mais atingida foi de Ludovino Franchini, na Linha Guaporé. A força da água destruiu os mil metros quadrados de pocilgas, onde havia 1,3 mil suínos. Apenas 100 animais sobreviveram.
Na mesma propriedade um bar foi destruído, uma colheitadeira tombou e um trator foi parar no rio. O prejuízo é estimado em R$ 600 mil. A família está sem energia elétrica, pois os postes da rede caíram, e sem água, devido ao poço coberto por lama. Cerca de 20 famílias tiveram as casas atingidas pela água e lama. As prefeituras dos dois municípios tentam desobstruir as estradas. Muitas comunidades ficaram com os principais acessos interrompidos e precisam utilizar vias alternativas.
O prejuízo total ainda não foi calculado. As prefeituras devem encaminhar relatórios das perdas para a Defesa Civil do Estado, solicitando auxílio.

Destruição da camada de ozônio chega a nível recorde no Ártico

por Tais Toti



De acordo com o comunicado da OMM, o nível sem precedentes atingido se deve à presença prolongada de substâncias na atmosfera que provocam a degradação da camada de ozônio, como sprays, refrigeradores e extintores de incêndio. O inverno muito frio na estratosfera (segunda camada da atmosfera, situada entre 7 quilômetros e 50 quilômetros de altitude) também foi agravante.
Caso essa área prejudicada da camada de ozônio se afaste do pólo em direção a latitudes mais baixas, é provável que a radiação ultravileta aumente na região. Os raios UVB podem afetar plantações e a vida marinha, além de estarem associados ao câncer, catarata e a danos ao sistema imunológico.
A redução na camada de ozônio do Ártico, apesar de recorde, já era esperada pelos especialistas. O Protocolo de Montreal, definido há 31 anos, contribuiu para um menor dano ao proibir o uso de emissores de CFCs, mas atividades humanas continuam destruindo a camada de ozônio.
A camada de ozônio teve uma redução recorde na região do Ártico, de acordo com informações da Organização Meteorológica Mundial. A perda foi de 40%, batendo o recorde anterior, que era de 30%.