quarta-feira, 6 de abril de 2011

Terapias orientais.
Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa


Países, cujas civilizações são milenares, têm muito a contribuir para com os povos atuais. Em todos os sentidos, principalmente nos aspectos da saúde e da convivência harmoniosa com o meio em que vivemos. Por experiências boas e outras dolorosas. Tanto é que, quantas culturas se perderam ao longo do tempo?
Como terapeuta holística e oriental, tenho o compromisso de repassar informações, orientações e, colocar estes conhecimentos e meu trabalho, ou dom, a disposição. Popularizando e socializando algo tão importante para o bem estar de todos. Pois sabemos que a medicina moderna com toda a sua capacidade, ainda está longe da maioria das pessoas. Mas elas precisam viver, e com qualidade, o que é possível com a utilização de conhecimentos milenares, acessíveis, tanto na prevenção quanto na cura. Isolada ou irmanada aos recursos alopatas.
Iniciarei hoje falando de algumas técnicas da medicina tradicional chinesa, o uso de cada uma delas e suas indicações.
Agradeço inicialmente aos meus mestres, especialmente ao saudoso, Professor João Fernandes Rochedo, pelos ensinamentos e o despertar para a pesquisa. Pela sua insistência: “Você tem mão de cura, não perca teu tempo com a estética”. Mesmo assim teimei por muito tempo, mas sem perder de vista a terapêutica.
Ao Dr. By ung II Lee, professor exemplar, que pelos conhecimentos que trouxe de berço (é coreano), evitou que eu desistisse ao me deparar com as dificuldades da secular e complexa acupuntura. Com ambos, reforcei o conceito que já possuía da ética, necessária a quem pretende de fato, se dedicar a tratar a dor e a angústia das pessoas. Bem como a humildade para entender que certas coisas não sabemos e precisamos buscar o conhecimento ou, encaminhar o paciente para quem de fato irá ajudá-lo. Não posso omitir, a relevância do aprendizado com o professor Andersen Saito. Com ele aprendi o mecanismo do processo terapêutico da acupuntura, a reverenciar os antepassados e o respeito aos recursos naturais. A mãe-terra. Então vamos a primeira parte da nossa matéria...


Acupuntura Sistêmica

É a inserção de agulhas na pele em pontos estratégicos do corpo, que tem como objetivo produzir a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo percorre os meridianos. O fisiológico libera substâncias analgésicas e antiinflamatórias produzidas pelo próprio organismo, endorfinas, serotoninas, próstaglandinas e encefalinas.






                      Ventosaterapia
É a aplicação na pele, de recipientes plásticos ou de vidro, que pela sucção cutânea ativa a circulação, descongestiona e desobstrui o fluxo energético nos meridianos.
                                                          
                                                                        Moxaterapia




Consiste na aplicação de bastão aceso contendo a erva medicinal Artemísia em certos pontos de acupuntura. O efeito é o calor que penetra na pele, ativando a circulação da energia.
Auriculaterapia:
Aurículo (orelha) + terapia (tratamento). É uma técnica milenar chinesa de diagnóstico e tratamento através de pontos específicos localizados na orelha. A estimulação desses pontos reflete diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central atuando no equilíbrio dos canais de energia do corpo.


A técnica é utilizada para diagnose e para tratamento de diversos males. Em casos de dores, a estimulação de determinado ponto na orelha tem efeito analgésico, quase que imediato. Várias experiências comprovam sua eficácia. A orelha pode ser interepretada como um mapa da anatomia humana. Tanto é, que se parece com um feto.








                         Magnetoterapia
Aplicação de ímãs em regiões específicas do corpo. Atua através da influência dos campos magnéticos estáticos - Pólos Norte e Sul - sobre o corpo humano. Utiliza-se o pólo Norte para obter vasoconstrição ou sedação e o Pólo Sul para vasodilatação ou ativação.


EletroacupunturaÉ o uso de correntes elétricas para estímulo terapêutico dos pontos de acupuntura. Pode ser feita utilizando-se eletrodos ou caneta localizadora e estimuladora de pontos (Search N´Stim). Atua como complemento ou substituto da terapia com agulhas, para ativar a circulação energética.


 
Aguarde,
Logo estaremos dando sequência ao assunto, com outras técnicas e detalhes sobre sua utilização.
M. Kleinübing

Nenhum comentário:

Postar um comentário