domingo, 12 de junho de 2011

 UFC 131: Júnior Cigano salva noite brasileira e garante disputa de cinturão nos pesos pesados
O que parecia improvável aconteceu na luta principal do UFC 131, realizado sábado, em Vancouver (Canadá). A disputa peso pesado (até 120kg) entre as máquinas de nocautes Júnior Cigano dos Santos e Shane Carwin durou os três rounds regulamentares e foi definida na decisão por pontos. Melhor para o catarinense, que faturou a vitória e se credenciou como próximo desafiante para a disputa de cinturão contra o campeão Cain Velásquez, ainda neste ano.
O resultado de Cigano foi fato isolado dos demais brasileiros que atuaram na noite. Demian Maia, Vagner Rocha e Diego Nunes perderam os combates da vez para Mark Muñoz, Donald Cerrone e Keny Florian, respectivamente.Tática, vitória e vaga — Cigano começou a luta de forma mais estratégica. Mesmo frente a um oponente com dez vitórias por nocaute no primeiro round, o confiante brasileiro fintou golpes mais leves e esperoupara contragolpear as iniciativas de Carwin, . Da metade da etapa para frente, o catarinense foi mais incisivo e encurtou a distância até mandar o norte-americano a knockdown com sequência combinada de direto de direita/cruzado de esquerda. O castigo continou no chão até a sirene da primeira parcial soar. Carwin foi para o intervalo com o rosto bastante ensanguentado.
No assalto seguinte, Shane quis descontar o prejuízo e partiu para cima, mas Cigano usou eficientemente os jabs para esgrimir e garantir distâncias confortáveis. No melhor momento, conectou ótimo chute circular no queixo do adversário e aumentou ainda mais a vantagem no combate.
Júnior manteve a regularidade de ataque no round derradeiro e acertou golpes que detonaram ainda mais o rosto de Carwin. No fim, aplicou duas boas quedas, carimbou a vitória por pontos e se garantiu como próximo desafiante do campeão Cain Velásquez, que compareceu ao evento, subiu ao octógono e afirmou estar empolgado para a futura disputa.Morno - Demian Maia e Mark Muñoz passaram o primeiro assalto em pé. Com relativa melhora na troca de golpes, o brasileiro foi mais agressivo nas combinações socos/chutes, encurralou o filipino nas grades do octógono e acertou pelo menos três golpes limpos.
Mas a dinâmica mudou na etapa seguinte: o paulista tentou levar para o solo, mas o adversário mostrou defesas eficientes para não se desestabilizar. Assim, manteve a postura, ficou por cima e castigou com inusitados socos nas pernas. A curta distância e os clinches se mantiveram no terceiro round. Muñoz controlou ações nestes fundamentos e acertou os melhores golpes que lhe garantiram a morna vitória por pontos.
Mais duas — Diego Nunes começou melhor a luta contra Kenny Florian (que estreou na categoria pena, até 66kg). As trocas de golpes habilidosas do brasileiro, com destaque para sequências socos/chutes giratórios, deram trabalho para o adversário, que buscou os insistentemente os clinches. Mesmo com knockdown no fim do primeiro assalto, Nunes sofreu com o volume de quedas aplicadas pelo oponente. No segundo assalto, foi ao solo e sofreu corte fundo na cabeça após levar cotovelada. Mesmo assim, equiparou ações nos momentos finais da luta, quando emendou bom direto que tonteou o adversário, mas não foi suficiente para convencer os juízes, que declararam Florian o vencedor na decisão unânime.
Com sólido jogo no chão, Vagner Rocha iniciou o combate com insistentestentativas de quedas, mas Cerrone, com reflexos apurados e boas defesas, mantinha o desafio em pé e apostava em fortes lowkicks para intimidar o adversário. A receita se manteve praticamente inalterada até o fim, e o maior volume de luta em pé garantiu a vitória para o norte-americano por pontos.
Card principal
Júnior Cigano venceu Shane Carwin na decisão unânime
Kenny Florian venceu Diego Nunes na decisão unânime
Mark Muñoz venceu Demian Maia na decisão unânime
Dave Herman venceu Jon Olav Einemo por nocaute técnico
Donald Cerrone venceu Vagner Rocha na decisão unânimeCard preliminar
Sam Stout nocauteou Yves Edwards
Chris Weidman finalizou Jesse Bongfeldt
Krzysztof Soszynski venceu Mike Massenzio na decisão unânime
Nick Ring finalizou James Head
Dustin Poirier venceu Jason Young na decisão unânime
Joey Beltran derrotou Aaron Rosa por nocaute técnico
Darren Elkins derrotou Michihiro Omigawa na decisão unânime

Quadrilha que utilizava BMW para entregas é desarticulada em Erechim


Cerca de 15kg de maconha foram aprendidos na operação BMW, desencadeada na noite de sexta-feira pela Delegacia de Polícia de Erechim, que investiga há três meses uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas no município. O esquema tinha até um serviço de tele-entrega de luxo com uma BMW sendo usada para atender aos pedidos dos clientes de alto poder aquisitivo.

Na ação, um universitário, 26 anos, que, segundo a Polícia Civil, seria de uma família de classe média alta, foi preso em flagrante no bairro Bela Vista, na zona nobre da cidade. Para surpresa dos agentes, ele embalava 2,1kg de maconha em seu quarto. Houve ainda a apreensão de 18g de cocaína, além de dinheiro e telefones celulares.

Na continuidade da operação, que mobilizou 18 agentes, em quatro viaturas, sob o comando do delegado Gerson Cazedine Fraga, outro suspeito de tráfico, de 28 anos, foi preso no bairro São Cristóvão. Ele seria responsável por fornecer a droga ao universitário, que havia sido detido antes, e portava 12,9kg de maconha. As investigações da DP de Erechim vão prosseguir para desarticular toda a quadrilha.
Fonte: Correio do Povo
Trabalhador teria sido atacado e empalado em Chapecó



Um jovem funcionário de uma das fábricas da empresa Sadia em Chapecó teria sido hospitalizado, após ser agredido por outros funcionários na madrugada de quarta-feira(8).

Ele que trabalha no local teria sido imobilizado por outros funcionários que acionaram uma mangueira com ar comprimido em seu ânus. A notícia se espalhou pela internet como homofobia, chegou a divulgar a morte do rapaz, mas a empresa, em nota, negou a agressão e classificou o caso como “acidente”.

A suposta ferramenta utilizada serve para remover a pele dos frangos na fábrica. Não se sabe os danos que o ataque provocou na vítima que, segundo a nota, foi ao hospital por sentir dores abdominais e recebeu alta na tarde de hoje (12/06). Segundo a assessoria da empresa, o rapaz não é homossexual e não foi ferido gravemente.

O funcionário que não foi identificado, foi levado à emergência do hospital Regional do Oeste pela própria empresa, onde foi estabilizado e depois transferido para o Hospital Unimed, do qual é conveniado. Ainda não se sabe a situação que levou ao caso. A empresa fará uma sindicância para apurar o ocorrido mas nega, veementemente que se trate de um caso de homofobia.

Veja a nota da Sadia:

A Sadia esclarece que não procedem as informações publicadas em alguns blogs, atribuídas ao Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero Fogueira e envolvendo funcionários da unidade da empresa em Chapecó (SC).

Na realidade, durante brincadeira entre colegas no interior da unidade, um dos envolvidos acabou se acidentando com um equipamento e sentiu desconforto no abdômen. Imediatamente, foi encaminhado a um hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico, sendo liberado posteriormente.

O funcionário já está em casa ao lado de sua família.

A empresa informa ainda que adotou medidas administrativas para averiguação dos fatos e assegura que não se trata absolutamente de um caso de homofobia.

No entanto, por entender que brincadeiras em determinadas áreas da unidade e em horário de expediente configuram ato de indisciplina, a empresa tomará as medidas cabíveis em relação aos envolvidos no ocorrido, com base no Código de Ética e de Disciplina Interna e na legislação vigente.

A empresa reitera que as políticas e os procedimentos relacionados a direitos humanos estão contemplados em seu Código de Ética, que é compartilhado a todos os funcionários que ingressam na companhia.

São valores da empresa: o Compromisso com a diversidade e aceitação das diferenças e a Integridade como base de qualquer relação.

Atenciosamente,
Sadia






Bombeiros levam quase 30 mil pessoas para passeata


Bombeiros e policiais da tropa de choque da Polícia Militar se confraternizaram hoje no fim da passeata que reuniu quase 30 mil pessoas na orla de Copacabana, em protesto contra a atual situação vivida pelos homens do fogo do estado do Rio de Janeiro. Segundo a comandante do 19º BPM (Copacabana), Cláudia Lovaine, fora, 27 mil a pessoas que decidiram sair de casa para a poiar as reivindicações dos militares por melhores salários e condições de trabalho.
A população apoiou e vestiu roupas vermelhas, além de artistas e até mesmo bombeiros argentinos, que enviaram representantes do sindicato da corporação daquele país ao Rio de Janeiro. A passeata aconteceu de forma pacífica desde o início, por volta das 11h30min, quando os manifestantes saíram do ponto de encontro, em frente ao hotel Copacabana Palace. Mais de 20 ônibus levando bombeiros e simpatizantes cehgaram da Região dos Lagos, Baixada Fluminense e Angra dos Reis.
Inicialmente idealizada como um protesto pela prisão de 439 bombeiros que se aquartelaram na unidade central da corporação no centro do Rio no último dia 4, a passeata transformou-se em manifestação de agradecimento à população, depois que o grupo foi solto, por meio de um habeas corpus concedido pela Justiça do Rio. A manifestação também serviu de apoio ao pedido de anistias administrativa e criminal para os bombeiros que estiveram presos.
Durante a manifestação foram coletadas assinaturas para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estadual apresentada por alguns deputados à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que torna possível a anistia à categoria.
Jornal do Brasil

Button celebra "melhor corrida da carreira depois de batalha" no Canadá
Depois de uma corrida das mais tumultuadas neste domingo (12), Jenson Button saiu vencedor em Montreal com uma ultrapassagem em Sebastian Vettel na última volta

"Foi uma batalha". Assim Jenson Button definiu o GP do Canadá neste domingo (12). O inglês da McLaren conseguiu em Montreal a vitória em uma das corrida mais tumultuadas da temporada e que precisou ser interrompida por mais de duas horas por causa da chuva. A etapa canadense da F1 viveu muitos dramas neste domingo, com acidentes e disputadas acirradas na pista, além da incerteza se a prova poderia, de fato, acontecer. E, da mesma forma, é bem verdade que Button também teve de enfrentar seus próprios dramas para vencer.


Ao todo, a corrida de Button teve seis paradas nos pits, um drive-through e dois toques com adversários. Além disso, o piloto ainda está na mira dos comissários pelos incidentes com Lewis Hamilton, no início da prova, e com Fernando Alonso, logo depois que a corrida foi reiniciada. Hamilton e Alonso abandoaram a corrida depois das batidas.

"Realmente não sei o que dizer. Foram três horas emocionantes desde a largada. Mas o que posso dizer agora é que, certamente, terei uma tarde cheia ainda, celebrando com os amigos. E terei uma boa noite também, porque hoje foi uma batalha. Queria agradecer também à equipe, que fez um trabalho sensacional nos pits. Nem sei quantas vezes parei nos boxes, e eles fizeram sempre um trabalho excepcional. Foi definitivamente a minha melhor corrida", afirmou o campeão de 2009.

Na parte final da prova, Button se aproveitou na pista mais seca para ganhar posições. E, com ritmo muito forte, alcançou a o líder Vettel. A ultrapassagem aconteceu na última volta. "Eu estava muito próximo no fim, e ele acabou derrapando, o que possibilitou a ultrapassagem. De qualquer forma, acho que foi uma corrida fantástica, uma vitória fantástica. Mesmo se não tivesse vencido, acho que teria gostado muito dessa corrida", disse Jenson, que acabou minimizando os incidentes com o parceiro de equipe e com Alonso.
F1

Mega Sena acumula e pode pagar R$35 mi na quarta-feira

Agência Estado

A Mega Sena acumulou na noite de ontem e deve pagar R$ 35 milhões no próximo sorteio, a ser realizado na próxima quarta-feira. As dezenas sorteadas no concurso nº 1.291 foram: 18-40-47-54-57-58.
Ao todo 49 apostadores acertaram a Quina, com prêmio de cerca de R$ 57,9 mil; a Quadra premiou outros 5.416, que receberão quase R$ 749 cada.

Leandro Damião evita derrota do Inter para o Palmeiras no Beira-Rio


O Internacional se livrou de mais uma derrota no Beira-Rio graças ao atacante Leandro Damião, que empatou a partida contra o Palmeiras aos 45 minutos do segundo tempo e decretou o empate por 2 a 2, na tarde deste domingo. A equipe não vence atuando em seu estádio desde o dia 19 de abril, quando venceu o Emelec, na Taça Libertadores. Os outros gols da partida foram marcados por Márcio Araújo, contra, para o Colorado, e Kleber e Luan para o Verdão.
Os gols da partida saíram todos no segundo tempo. Primeiro em um lance improvável. Após cruzamento de Oscar para Leandro Damião, o atacante preparou o chute, mas quem finalizou foi Márcio Araújo, do Palmeiras, contra a própria meta, sem defesa para Marcos, aos cinco minutos. O empate veio aos nove, com Kleber. Luan virou a partida para o Porco aos 20, em chute cruzado. Mas, quando parecia que a vitória alviverde estava garantida, Leandro Damião aproveitou cruzamento e empatou a partida, aos 45 minutos.
Com o resultado, o Palmeiras fica em terceiro lugar, com oito pontos, enquanto o Internacional ocupa a 15ª colocação, com cinco pontos. Na próxima rodada os paulistas recebem o Avaí, domingo, no Canindé. Já os gaúchos vão até o Couto Pereira enfretar o Coritiba, no mesmo dia.
Atlético-GO goleia Ceará por 4 a 1
O Atlético Goianiense conseguiu boa vitória neste domingo ao golear o Ceará por 4 a 1, no estádio Serra Dourada, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Dragão foram marcados por Anselmo, duas vezes, Adriano e Bida. Thiago Humberto descontou para os visitantes. Os goianos estão em oitavo lugar, com seis pontos e vão enfrentar o Atlético Mineiro na próxima rodada. Os cearenses estão em 16º, com quatro pontos, e recebem o São Paulo, no domingo.

SRZD

RS confirma quinto caso de contaminação por gripe suína

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais um caso de gripe suína, Influenza A (H1N1), no estado. O paciente é uma criança de 6 anos de idade que mora no município de São Gabriel.
A criança está internada e apresenta boa evolução no quadro de saúde. Em 2011, foram notificados 87 casos, com cinco confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e dois óbitos.
Na quinta-feira, a secretaria havia confirmado a segunda morte pela doença no estado. A vítima seria um homem de 71 anos, diabético, e morador de Bagé. Ele se internou na Santa Casa do município no dia 3 e foi transferido um dia depois para a UTI, onde morreu.
O Globo

.
Saúde alerta: campanha de vacinação contra pólio começa nesta segunda-feira na Paraíba

Começa nesta segunda-feira (13) a Campanha de Vacinação contra a poliomielite no país e, na Paraíba, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 295.190 crianças menores de 5 anos, sendo 60.011 até 1 ano e 235.179 de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu com as 12 gerências regionais de saúde 448 mil doses da vacina. Ano passado, na segunda etapa, foram imunizadas no Estado, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), 311.821 crianças, o que representa 97,40% da meta estimada. O dia D de vacinação será realizado no sábado (18) nos 223 municípios paraibanos. Estarão à disposição da população mais de mil postos vacinação e cerca de 5 mil profissionais atuarão na campanha, cujo slogan é “Siga o Zé Gotinha e projeta sua criança”. Para a criança ficar imunizada é necessário que ela receba duas doses da vacina, por isso a campanha é dividida em duas etapas – a segunda começa em agosto. Poliomielite – A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O último caso de pólio no Brasil aconteceu em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas, segundo o MS é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.


Secom-PB

Em recuperação em Havana, Chávez não tem data para receber alta médica

Agência BrasilRenata Giraldi
Internado em um hospital de Havana, em Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez,  ainda não tem data para receber alta. Chávez, que estava em visita ao país, foi submetido a uma cirurgia de urgência para retirada de um abcesso na pélvis, segundo as autoridades cubanas e venezuelanas.  Em recuperação, ele recebeu mensagens de solidariedade de vários líderes da América Latina.
As informações são do jornal oficial de Cuba, Granma, e da agência pública de notícias da Venezuela, a AVN.
O ex-presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya destacou o espírito combativo de Chávez. "Do nosso ponto de vista, você tem sido tão favorável, gostaria de expressar nossos desejos de que você tenha uma recuperação rápida, enquanto os seus exemplos e ensinamentos ainda estão na luta bem-sucedida em sua terra natal, assim como para todos os povos América Latina ", disse Zelaya.
No comunicado na primeira página do Granma, não há detalhes sobre a cirurgia de Chávez. Mas o texto informa que a operação ocorreu na sexta-feira (10) de manhã e que há “resultados satisfatórios”. Segundo o comunicado, Chávez começa um “processo de recuperação em companhia de sua família”.
De acordo com o jornal oficial, a equipe médica acredita que “em poucos dias” Chávez poderá regressar para a Venezuela. “O comandante Chávez reafirma seu firme desejo de continuar trabalhando para os interesses supremos do país  e envia as suas orientações para todo o povo venezuelano de continuar avançando no processo de consolidação da Revolução Bolivariana”, diz o texto no Granma.
No último dia 6, Chávez esteve em Brasília quando visitou a presidenta Dilma Rousseff. Também viajou para o Equador, deixando Cuba como última etapa da visita aos países vizinhos. Durante a viagem, ele usou muleta, alegando que sentia fortes dores no joelho esquerdo devido a uma inflamação.

Divulgada imagem de deputada baleada em evento partidário nos EUA

Foto foi divulgada por assessores da deputada
Os assessores de Gabrielle Giffords, baleada na cabeça no dia 8 de janeiro durante evento do Partido Democrata em Tucson, no Arizona, divulgaram uma imagem recente da deputada americana neste sábado.

A fotografia foi tirada no Hospital TIRR Memorial Herman em 17 de maio, um dia depois do lançamento do ônibus espacial Endeavour – comandado pelo marido dela, o astronauta Mark Kelly – e um dia antes de a deputada passar por uma cranioplastia (operação plástica do crânio, em geral por meio de implantações de metal, material plástico ou osso).

Gabrielle, que tem 41 anos, está se recuperando e pode receber alta ainda este mês, de acordo com os assessores.

Atentado

Um atirador matou seis pessoas, entre elas uma menina de nove anos e um juiz federal, e feriu 14 com uma pistola. O americano Jared Loughner, de 22 anos, foi preso e acusado de assassinato e tentativa de homicídio, mas se declara inocente.

Redatora: Bárbara Forte/Eband

Jovem tem parada cardiorrespiratória após engolir pedras de crack em MG

Redação Band News FM
Uma adolescente de 15 anos sofreu parada cardiorrespiratória na madrugada deste domingo, em Betim, em Minas gerais. Ela tinha acabado de engolir papelotes de crack para esconder a droga da polícia.

De acordo com os militares, com a jovem foram encontrados 35 papelotes de crack e R$ 49. Um homem de 20 anos que estava com a garota também foi preso.

Ele foi encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia de Betim. A adolescente foi encaminhada para a UAI (Unidade de Atendimento Imediato) Sete de Setembro.
redatora: Bárbara Forte

Inundações na China deixam mais de 170 mortos ou desaparecidos

AFP

As inundações causadas pelas chuvas torrenciais no centro e sul da China deixaram 94 mortos e 78 desaparecidos, indicou neste domingo o governo, que advertiu para novas tempestades.

As inundações ao sul do rio Yangtze e na região de Guangxi (sudoeste) afetaram 13 províncias e destruíram 465.000 hectares de cultivos.

A China é cenário todos os anos de chuvas torrenciais durante o verão.

Em 2010, as precipitações causaram a morte ou o desaparecimento de mais de 4.300 pessoas.

Em passeata, bombeiros agradecem ao povo e pedem anistia no Rio

Redação Eband com Agência Brasil

Balões na manifestação do Rio de Janeiro
 Os bombeiros estão aproveitando a manifestação de agradecimento à população que fazem neste domingo na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, para colher assinaturas que serão encaminhadas à Alerj (Assembleia Legislativa).

O abaixo-assinado é em apoio à PEC (proposta de emenda à Constituição), a ser votada na Alerj, concedendo anistia administrativa e criminal aos 439 bombeiros que foram presos no quartel de Charitas, em Niterói, desde o último dia 4, durante manifestação por melhores salários no quartel central do Rio.

Um dos líderes da manifestação e também porta-voz da categoria, o cabo Wallace Rodrigues Chaves, destacou o caráter da ação de hoje, de agradecimento à população pelo apoio recebido, mas lembrou a luta em defesa dos bombeiros presos. 

“Sem dúvida, a motivação principal da manifestação é o agradecimento à população pelo grande apoio dado ao nosso movimento. Mas é preciso lembrar que muitos dos nossos companheiros ainda estão respondendo a processos e se estão livres é graças ao habeas corpus concedido pela Justiça.”

Wallace garantiu que a categoria não abrirá negociação salarial sem que antes seja concedida a anistia criminal e administrativa aos colegas que estiveram presos. “O primeiro objetivo nosso é a anistia aos nossos companheiros. Só depois de vencida essa etapa é que iniciaremos as negociações em torno do reajuste salarial”, afirmou.

Manifestação

Cerca de dez mil pessoas promoveram, na manhã deste domingo, mais uma marcha por melhores condições de trabalho, reajuste salarial, agradecimento ao apoio da população carioca e principalmente a concessão de anistia administrativa e criminal aos mais de 400 profissionais que foram presos após a invasão do Quartel General da Corporação no Centro do Rio, na semana passada.

A passeata começou às 9h em Copacabana, na zona sul da cidade.
Bombeiros, familiares, entre outras pessoas, se reuniram e soltaram 439 balões em homenagem aos funcionários libertados neste sábado.
Redatora: Bárbara Forte
Eband

Trabalho infantil não é considerado crime e entidades querem punição

EVELIN ARAUJO
 
“O trabalho infantil não é crime, é uma infração administrativa por desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente” esclareceu a coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil em Mato Grosso do Sul, Regina Rupp, em entrevista ao Portal Correio do Estado.
Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e diversas ações de órgãos envolvidos com a infância e adolescência no Estado foram desenvolvidas ao longo da última semana. “Uma das nossas lutas é fazer com que o trabalho infantil seja considerado crime”, disse a coordenadora. É considerado irregular o trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, assim como prorrogar ou compensar a jornada de trabalho do adolescente.
Com uma sessão especializada voltada ao enfrentamento ao trabalho infantil, o Ministério do Trabalho atende prioritariamente as ocorrências desse tipo de infração denunciadas pelo disque denúncia, no 3901-3053. “O Ministério atua diretamente nas denúncias, verificando a veracidade e também com a fiscalização das relações de trabalho e emprego, mas os casos tem diminuído no Estado”, relata Regina.
“No fim de semana passado foi feita uma fiscalização em feiras livres da Capital”. Quando são flagrados menores contratados por feirantes, o contratante comete uma infração administrativa por desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica a coordenadora.
Quando a família é quem está empregando essa criança em uma feira livre, a situação é diferente. “Quando a criança faz parte da família do feirante, não podemos entrar no mérito e interferir se a criança deve trabalhar ou não”, afirma Regina. “Nós podemos e devemos orientar essa família do risco que uma criança corre, da insalubridade, por exemplo, quando ela frita um pastel e lida com o óleo quente. Mas uma única abordagem não é capaz de orientar essa família, então encaminhamos para a Secretaria de Assistência Social (SAS) para acompanhamento”.
Educação e escolas em tempo integral
Para a coordenadora, a educação é fundamental para a erradicação do trabalho infantil. “Tanto a escolarização dos pais como a dos filhos é importante para acabar com este mal. Escolas em período integral para as crianças que vivem em situação de risco, não têm diversão e moram em áreas desfavorecidas”, defende Regina.
Meninos e meninas
A maior ocorrência de casos de exploração do trabalho infantil no Estado acontece de forma diferente para meninos e meninas. Segundo a coordenadora, a maior incidência de casos denunciados e comprovados de trabalho infantil de meninas está nas casas de família, onde elas atuam como domésticas ou babás.
Para meninos, todos os trabalhos ligados ao setor automotivo, que despendem força, como as mecânicas e os lava-jatos são os que empregam crianças abaixo dos 12 anos.
Serviço
Caso você conheça algum caso de exploração ao trabalho infantil, é só ligar no Ministério do Trabalho e denunciar, ligando no número (067) 3901-3053/3901-3038