sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ed Motta causa polêmica no Facebook

Em um post mais recente, Ed comparou as regiões do país. “Em Curitiba lugar civilizado graças a Deus. O Sul do Brasil como é bom, tem dignidade isso aqui. Sim porque o povo feio o brasileiro (risos)."

Declarações de personalidades em redes sociais sempre rendem alguma polêmica. Dessa vez, o cantor Ed Motta foi quem causou alvoroço com suas frases no Facebook.
Em um post mais recente, Ed comparou as regiões do país. “Em Curitiba lugar civilizado graças a Deus. O Sul do Brasil como é bom, tem dignidade isso aqui. Sim porque ooo povo feio o brasileiro (risos). Em Avião da vontade chorar. Mas chega no Sul ou SP gente bonita compondo o ambiance (risos).”
Em outro post falou das mulheres: "Mulher feia tem que ser mega competente (risos). Se não, é Paula Toller nas cabeças (risos). Linda, burra e sem talento".
Os comentários do cantor renderam uma reportagem na versão online da Folha de S.Paulo. Procurado pelo jornal, o cantor disse que seus comentários eram apenas brincadeiras. Depois, quando a reportagem foi publicada, Ed Motta voltou a comentar no Facebook. “Os ratos da Folha querem publicar meus comentários que fiz aqui muitos deles em tom de brincadeira. O engraçado é que milhares de coisas que eu coloco aqui esses ratos desconhecem e desdenham.



Avião Solar Impulse pousa em Bruxelas após primeiro voo internacional

O avião experimental sem combustível Solar Impulse aterrissou nesta sexta-feira no aeroporto de Bruxelas às 19H40 GMT (16H40 de Brasília) ao término de seu primeiro voo internacional, cerca de 13 horas após sua decolagem na Suíça, constatou um jornalista da AFP.
O avião criado pelo suíço Bertrand Piccard saiu do aeroporto suíço de Payerne (oeste) às 06H40 GMT (03H40 de Brasília), com mais de duas horas e meia de atraso em relação ao programado devido a uma leve neblina.
O êxito deste voo em céu europeu e o pouso em um aeroporto internacional são "a prova" de que o Solar Impulse é "um avião real" e que "as novas tecnologias podem reduzir nossa dependência das energias fósseis", explicou recentemente Bertrand Piccard, presidente do projeto Solar Impulse.
O revolucionário avião estará presente em Bruxelas de 23 a 29 de maio. Depois viajará ao aeroporto Le Bourget de Paris como "convidado especial" do 49º Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço, que será realizado de 20 a 26 de junho.
O Solar Impulse entrou para a história da aeronáutica ao realizar em julho de 2010 seu primeiro voo de 24 horas sem interrupção, e unicamente abastecido através de painéis solares e suas baterias.
AFP

Índios serão atendidos por pajés em hospital do RS

 
Os índios mbyá-guarani de São Miguel das Missões serão atendidos pelos médicos e também pelos pajés da tribo no Hospital São Miguel Arcanjo, principal casa de saúde do município do noroeste do Rio Grande do Sul.
O acordo entre a comunidade, representada pelo cacique Ariel Ortega, e o diretor da Associação Hospitalar São Miguel Arcanjo, Inácio Müller, foi assinado no fim de abril, a pedido do Ministério Público Federal.
Segundo a crença guarani, a medicina tradicional do homem branco não é suficiente para tratar todos os males, porque é mais voltada para o corpo do que para o espírito. O hospital destinou uma sala com banheiro privativo e espaço para três leitos, na qual é permitido o uso de cachimbo e eventuais manifestações sonoras do ritual, ao contrário do restante das dependências, onde se proíbe o fumo e se recomenda silêncio.

Egito revê regras para julgamentos e liberta manifestantes

CAIRO (Reuters) - O regime militar egípcio disse na sexta-feira que vai rever os procedimentos judiciais usados para julgar alguns ativistas detidos depois da deposição do presidente Hosni Mubarak, em fevereiro, e que alguns deles serão libertados.
Ativistas vinham reivindicando a libertação de pessoas detidas durante protestos pacíficos, realizados em março e abril, que exigiam que Mubarak e outros membros do antigo regime fossem julgados por corrupção.
"O Supremo Conselho Militar Egípcio irá rever os procedimentos legais dos processos de todos os jovens revolucionários, especialmente aqueles detidos em março e abril", disse o conselho em nota divulgada no Facebook. "Todos os jovens honestos da revolução serão imediatamente soltos."
O Exército tem amplo apoio popular no Egito desde que retirou seu apoio a Mubarak, obrigou a renúncia do presidente e assumiu o controle do país, em 11 de março. No entanto, há crescentes queixas de que os militares estariam mantendo manifestantes presos injustamente, e relutando em julgar Mubarak.
(Reportagem de Yasmine Saleh

Marcos Paulo está com câncer no esôfago

Publicado por Leo Dias
Marcos Paulo está passando por um grave problema de saúde. O renomado e prestigiado diretor da TV Globo descobriu, há cerca de dois meses, que está com câncer no esôfago.

O diagnóstico foi dado na clínica MDX, na Barra da Tijuca. Desde então, ele está se submetendo a um tratamento especializado.


"O diretor de núcleo Marcos Paulo está em tratamento por conta de um pequeno tumor no esôfago, que foi diagnosticado precocemente em exames de rotina. Durante o tratamento, Marcos Paulo vem mantendo suas atividades de trabalho na Rede Globo e no cinema.
Na emissora, o diretor é responsável pelo núcleo do humorístico “Os Caras de Pau” e está trabalhando no desenvolvimento de novos projetos. No cinema, Marcos Paulo acaba de filmar uma participação especial no filme “Faroeste Caboclo” e está concluindo a finalização de seu primeiro filme como diretor, “Assalto ao Banco Central”, que entra em cartaz do dia 22 de julho.
“Tenho me cuidado muito e mantido meu ritmo normal de trabalho. Estou bastante animado com a estreia próxima do meu primeiro trabalho como diretor de cinema”, diz Marcos Paulo. No elenco do filme estão Lima Duarte, Giulia Gam, Eriberto Leão, Cássio Gabus Mendes, Tonico Pereira, Milton Gonçalves e Antônio Abujamra, entre outros."

Mulher de jogador croata narra experiência sexual em música

Redação Yahoo! Brasil
Todo mundo sabe que sexo vende. Sexo em um campo de futebol vende mais ainda. Que o diga  a modelo sérvia e ex-coelhinha da Playboy, Nives Celsius, que abraçou o rótulo de ‘Maria Chuteira' e gravou a música ‘Goal', em que narra, em detalhes uma de suas experiências sexuais com  o marido, o jogador de futebol croata Dino Drpic.
A tal experiência não é nenhuma novidade, já que foi revelada em 2009, quando a jovem confessou durante um programa de televisão, que fez sexo com o zagueiro no círculo central do estádio do Dínamo de Zagreb, uma noite antes de Drpic entrar em campo para defender a seleção do seu país.


A atividade noturna não atrapalhou o desempenho do craque na partida, já que a Croácia venceu  a Inglaterra por 2 a 0, em duelo válido pelas eliminatórias da Eurocopa 2008.
A beldade resgatar o caso por meio de uma música para tentar impulsionar a sua carreira de cantora. E não é só do seu marido que a música fala,  Nives Celsius homenageou uma série de craques. "Venha encher-me como Ronaldo. Gol, Gol, Gol, estou nua e o gol é meu objetivo. Você está nu, venha marcar um gol", canta em homenagem ao Fenômeno.
Em outro trecho, ela cita mais de um jogador no mesmo trecho. "Seja meu Fernando Torres, estufa-me como Ronaldo e embale-me como Messi". Sincera, a musa justifica a letra da música de modo simples. "Estou apenas dizendo a verdade sobre o futebol e as mulheres que o seguem."
A revelação da experiência sexual em um campo de futebol só tem feito bem a gata, já que desde então ela virou até colunista de um jornal local. Em contrapartida, o zagueiro não foi perdoado pelo Dínamo. Acabou negociado e, desde então, joga por times de menor expressão da Europa.



CHICAS E CHICOS UNIDOS PELOS BICHOS
O grande número de animais abandonados na cidade de São Carlos levou a criação do “Chico – Grupo de Amigos Protetores dos Bichos”. A reunião de fundação aconteceu na noite desta quinta-feira (12/05) no auditório da prefeitura e contou com a participação de oito pessoas das mais diversas profissões.
Com o término da construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, muitas famílias deixaram a cidade e seus animais. Estima-se, que em torno de quinhentos animais entre cães e gatos vagam pelas ruas ou são abandonados, sem falar nos registros de maus tratos. São inúmeros os registros de abandonos em comunidades do interior e na periferia da cidade, principalmente no Bairro Frigorífico e na Vila Pratas. Pelo menos dois casos chamaram a atenção nos últimos dias. Em um deles um cãozinho de porte médio foi encontrado dentro de um saco plástico já agonizando, mas se recuperou. Outro cão, provavelmente de rua foi atropelado na entrada da ponte Jorge Lacerda, divisa com Águas de Chapecó. O atropelador não foi identificado. O animal foi socorrido e levado a uma clínica em Palmitos com hipotermia, pois chovia muito e ele permaneceu muito tempo no local até ser removido. Apesar de toda a atenção e recursos utilizados, o cãozinho de cor branca acabou sacrificado por eutanásia. Muitos animais, principalmente gatos são envenenados.

O grupo pretende lançar uma campanha de adoção responsável e realizar palestras sobre a importância da convivência harmônica entre homens e animais. Na próxima terça-feira às 19h30min haverá a segunda reunião com novas adesões e palestra.
São fundadores: Dario Nicolai, Irene Ohland, Arsênia Mazalli, Jailson Vargas, Líria Lúcia Ohland, Geovani Felipe de Luca, Marcelo Lula e José Clodover.
A denominação "Chico" é uma referência intimista a São Francisco de Assis, protetor dos animais.

Código Florestal deflagra 1ª crise na base de Dilma

A votação do projeto de Código Florestal deflagrou a primeira crise na base aliada da presidente Dilma Rousseff. Insatisfeitos com o conteúdo da proposta e com a demora no preenchimento dos cargos de segundo escalão, os aliados se uniram à oposição para derrotar o Palácio do Planalto. A fusão ameaça agora a agenda legislativa do Planalto. Além da votação do Código ter sido suspensa diante da insegurança do governo sobre sua aprovação, novas votações importantes para o governo podem ser contaminadas.
O esgarçamento da base é sintoma da centralização nas mãos do alto petismo das nomeações para cargos-chave. Cerca de 350 deputados votariam contra a proposta do Código Florestal, um placar resultante da poderosa articulação dos ruralistas com a insatisfação na base por conta da distribuição de cargos.
As dissidências estão espalhadas por todos os partidos aliados. Um dos mais atingidos foi o PMDB, forçando o líder da legenda, Henrique Eduardo Alves (RN), a prometer à bancada que nada será votado enquanto não for desatado o nó do Código Florestal. No principal sócio do Planalto, a “rebelião” envolveria entre 50 e 57 deputados da bancada de 79 parlamentares.
O mesmo padrão de dissidência foi detectado nos demais partidos da base. Dos 27 deputados do PDT, cerca de 20 poderiam bandear para o lado da oposição. Agora, o projeto do Código Florestal ficará parado, pelo menos, nos próximos dez dias. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e líderes da base aliada estarão ausentes de Brasília na semana que vem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Argentina tem criado dificuldades ao Brasil, diz Skaf

Presidente da Fiesp afirma que o País poderia ter tomado medida de restrição à importação de automóveis antes

iG São Paulo
A decisão do governo brasileiro de aumentar barreiras à importação de veículos foi elogiada nesta sexta-feira por Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que criticou a Argentina por reclamar da medida. Segundo ele, o país vizinho não poupa o Brasil na hora de adotar medidas contra a indústria brasileira.
“O Brasil tomou uma decisão certa e só errou em não ter tomado esta medida antes,” afirmou Skaf, em São Paulo, durante evento realizado na Fiesp com empresários chineses. Segundo ele, a Argentina já vem impondo há bastante tempo dificuldades para os exportadores brasileiros.
A medida tomada pelo Brasil deixa de permitir o ingresso automático do produto estrangeiro, que passa a precisar de uma autorização – em um prazo de 60 dias – para entrar no País. Na última quinta-feira, Débora Giorgi, ministra da indústria da Argentina, criticou a decisão do Brasil afirmando que o governo atuou de forma “intempestiva”.
Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participava do evento, também elogiou a medida e, sobre a insatisfação argentina, ponderou que o Brasil não impôs uma restrição apenas ao país sul-americano.
“Nós apoiamos e aplaudimos esta medida, achamos que está no caminho certo. Não é uma questão com a Argentina, é uma questão de proteger e dar uma isonomia para a indústria brasileira com o resto do mundo.”
MPS – Dia Internacional de Conscientização

Pacientes e familiares se mobilizam por todo o país. Falta de informação e dificuldade de diagnóstico são os maiores entraves

A MPS é uma enfermidade hereditária, que de uma forma simplificada significa dizer que há falta de uma enzima para digerir um açúcar (o mucopolissacarídeo). Existem oito tipos diferentes de MPS já conhecidos pela Medicina. Um grande obstáculo hoje para o paciente é a falta de conhecimento sobre a doença. Trata-se de uma doença rara e por isso, em muitos casos, de difícil de diagnóstico, pois muitos sintomas são comuns a outras doenças. O diagnóstico correto da MPS é fundamental e pode propiciar melhor qualidade de vida aos pacientes.

Em diversos estados, de norte a sul do país, associações de pacientes com mucopolissacaridose estão organizadas em prol de ações para conscientizar a sociedade e profissionais de saúde sobre a importância da detecção e tratamento dos pacientes. Em Santa Catarina aconteceu nesta quinta-feira (12/05), uma reunião com pacientes de todo o estado; em Recife, Campina Grande (PB), Rio de Janeiro, Manaus, São Luis (MA) e Salvador, entre outros, serão desenvolvidos  programas nas próximas semanas. Na cidade de São Paulo, já há inclusive uma Lei (15.350/2010) que institui  o Dia Municipal de Orientação sobre Mucopolissacaridose a ser realizado anualmente no dia 15 de maio.

Os principais sintomas:

A MPS inclui uma ampla gama de sintomas, e as pessoas podem apresentar diferentes graus de gravidade e progressão da doença. Como os sinais e sintomas são muito variados, ela pode afetar cada indivíduo de modo diferente. Na maioria dos tipos de tecidos, a MPS está associada a efeitos patológicos. As manifestações clínicas da MPS I, por exemplo, mostram uma evolução crônica e progressiva; são de natureza multissistêmica e incluem aumento do fígado e do baço, deformidade óssea, limitação articular, baixa estatura, face característica, infecções sucessivas do trato respiratório, hérnia umbilical e/ou inguinal, problemas nas válvulas cardíacas, opacidade da córnea, falta de ar durante o sono (apnéia), cabeça aumentada. As funções auditiva, visual, respiratória (vias aéreas) e cardiovascular são todas afetadas e, tipicamente, a mobilidade das articulações fica gravemente diminuída. Pode haver ainda o comprometimento do Sistema Nervoso Central.
MP participa de audiência que debate qualidade da energia elétrica em SC
 
 
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participou, nesta quarta-feira (11/5), de audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) para discutir os impactos causados ao desenvolvimento do Estado e as perdas ao consumidor decorrentes das quedas frequentes no fornecimento de energia elétrica em diversas regiões catarinenses.
 
O MPSC foi representado na audiência pública pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO), Promotor de Justiça Marcelo de Tarso Zanellato. Na ocasião, Zanellato explicou que a qualidade da energia é tema de acompanhamento e ações pontuais do Ministério Público. Exemplificou com inquéritos civis instaurados no município de Bocaina do Sul e de Papanduva, que em janeiro deste ano, no período de uma semana, ficou mais de 30 horas sem luz em momentos alternados, e da recente situação em São Carlos, onde avicultores perderam mais de mil animais devido à falta de energia para manter ligado o sistema de ventilação dos aviários.
 
Zanellato falou, ainda, sobre a legislação pertinente ao tema, e lembrou dois direitos fundamentais do consumidor que devem ser respeitados: o direito à indenização e à informação. "O Ministério Público está aberto à conversação com todos os setores envolvidos para buscar soluções para os problemas apresentados e a melhoria do serviço prestado pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC)", finalizou o Promotor de Justiça.
MPSC propõe disque-denúncia estadual e mudança na "Lei das Lan Houses" para proteção infantojuvenil
 
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) propôs à Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) alteração na Lei nº 14.890/2009, também conhecida como Lei das Lan Hauses, e a criação de um disque-denúncia estadual para casos de violência infantojuvenil de modo a ampliar a proteção de crianças e adolescentes.
A proposição do MPSC foi encaminhada através de ofício expedido no dia 1º de março, endereçado ao autor da Lei das Lan Hauses (Lei Estadual nº 14.890/2009), Deputado Estadual Darci de Matos. A proposta foi convertida em Projeto de Lei e tramita no Legislativo.
A sugestão do MPSC é a inclusão na Lei Estadual de dispositivos que vedem o ingresso de crianças sem o acompanhamento de um de seus pais ou responsável devidamente identificado e a entrada de adolescentes sem autorização escrita de um de seus pais ou de responsável legal.
Também foi proposta a inserção de artigo para proibir que, durante o período letivo, crianças e adolescentes freqüentem lan hauses no mesmo turno das aulas. De acordo com a proposta, os estabelecimento comerciais devem cadastrar os usuários com menos de 18 anos, constando o nome de seus pais ou responsável legal, a escola em que estuda e o horário das aulas.
 
Disque-denúncia
 
Outra sugestão do MPSC foi a criação do Serviço Disque-Denúncia de Violência Infantojuvenil no Estado de Santa Catarina, também convertida em projeto de lei que tramita na ALESC. O serviço proposto consiste num sistema de registro e apuração de denúncias de caráter preventivo e de ocorrências de violência praticadas contra crianças e jovens. Atualmente, as denúncias são feitas através de um serviço de caráter nacional, o Disque 100, sediado em Brasília, que recebe as denúncias e depois repassa os casos para o Estado.
Penas de grupo flagrado em Seara com 2,1 gramas de droga somam 49 anos
 
Com o entendimento de que a quantidade de entorpecente apreendida não é o único critério para comprovar o crime de tráfico de drogas, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o recurso de apelação de um grupo de Seara que foi flagrado com 0,4 grama de cocaína e 1,7 grama de crack, em 26 de junho de 2009. A pena total aplicada aos réus é de 49 anos e quatro meses de reclusão. O Ministério Público de Santa Catarina sustentou a acusação do grupo por tráfico e associação para o tráfico com base nas investigações que foram realizadas pela Polícia Civil por aproximadamente um ano nas Comarcas de Seara e Itá.
 
O grupo usava a casa de um dos integrantes para o comércio da droga. Condenados em primeiro grau, os réus recorreram ao Tribunal de Justiça alegando que a quantidade apreendida era somente para consumo próprio e que frequentavam a casa na condição de viciados que se reuniam para consumir drogas. As investigações do caso demonstraram que pelo menos desde junho de 2008 a residência era usada por eles para o tráfico. No local o grupo armazenava quantidades de drogas trazidas de outros municípios e as empacotava para a venda por tele-entrega.
 
No dia 26 de junho foram abordados inicialmente o casal Márcia Regina Zappalalio Cordeiro e Ivo Emílio Rosa de Oliveira, quando estavam num veículo na saída de Seara em direção a Chapecó. Com eles estava uma bucha com 0,4 grama de cocaína. Na mesma data os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de Márcia, onde também foram presos em flagrante Jossiê de Azevedo, João Pedro de Oliveira dos Santos e uma mulher que foi absolvida, pelo TJSC, da condenação em primeiro grau. Na casa estavam pedras de crack com peso total de 1,7 grama, rolo de papel alumínio que seria usado para embalar a droga, câmera fotográfica digital, quatro celulares e um notebook, objetos que teriam sido recebidos como pagamento pelo tráfico.
 
Com base nas investigações, o Ministério Público acusou e foram condenados ainda como participantes da venda de droga Rogério Sprícigo Fernandes e Jacson Fernando Busatta. O Tribunal de Justiça manteve a condenação do grupo por tráfico ilícito de entorpecentes e associação para o tráfico e acatou parcialmente a apelação dos réus, reduzindo a pena de prisão dos integrantes do grupo. As penas foram fixadas pelo TJSC em nove anos de reclusão para Márcia; oito anos de reclusão para Ivo, João Pedro e Rogério; nove anos e quatro meses para Jossiê; e sete anos para Jacson. Todos terão de pagar, ainda como pena, 1.200 dias-multa no valor de 1/30 do salário mínimo vigente na época dos fatos. (Apelação criminal n° 2010.026843-8)