sexta-feira, 13 de maio de 2011

Egito revê regras para julgamentos e liberta manifestantes

CAIRO (Reuters) - O regime militar egípcio disse na sexta-feira que vai rever os procedimentos judiciais usados para julgar alguns ativistas detidos depois da deposição do presidente Hosni Mubarak, em fevereiro, e que alguns deles serão libertados.
Ativistas vinham reivindicando a libertação de pessoas detidas durante protestos pacíficos, realizados em março e abril, que exigiam que Mubarak e outros membros do antigo regime fossem julgados por corrupção.
"O Supremo Conselho Militar Egípcio irá rever os procedimentos legais dos processos de todos os jovens revolucionários, especialmente aqueles detidos em março e abril", disse o conselho em nota divulgada no Facebook. "Todos os jovens honestos da revolução serão imediatamente soltos."
O Exército tem amplo apoio popular no Egito desde que retirou seu apoio a Mubarak, obrigou a renúncia do presidente e assumiu o controle do país, em 11 de março. No entanto, há crescentes queixas de que os militares estariam mantendo manifestantes presos injustamente, e relutando em julgar Mubarak.
(Reportagem de Yasmine Saleh

Nenhum comentário:

Postar um comentário