POLÍCIA DE SÃO CARLOS APREENDE CRACK E MACONHA E PÕE ENVOLVIDOS NA CADEIA
Nesta teça-feira (24/05), policiais civis de São Carlos, coordenados pelo Delegado de Polícia da comarca, Nilson Luiz de Oliveira Cezar, desencadearam operação visando o combate ao narcotráfico. Os agentes monitoraram um veículo vindo de Chapecó e uma grande movimentação de pessoas na residência de um suspeito, em Águas de Chapecó. A polícia também vinha acompanhando todos os passos de Volmar Rodrigues Pereira (33) e de outras pessoas que estavam no local. Foram detidos, além de Volmar, Silas de Oliveira (21), Josinaldo Carvalho dos Santos (20), Rodrigo Soares Rodrigues (26) e Joelson de Moura Santos, o Chacal, de 31 anos. Na residência de Volmar, a polícia encontrou grande quantidade de maconha e crack embaladas e prontas para serem comercializadas na região. De acordo com o delegado, Silas, Josinaldo, Rodrigo e Joelson traziam a droga de Chapecó para Volmar vender na região. A perícia confirmou que as substâncias apreendidas eram realmente entorpecentes. Todos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de São Carlos, autuados em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de entorpecente - que prevê pena de até 15 anos de reclusão - e associação para o tráfico de drogas - pena de até 10 anos de reclusão.
Grêmio contrata meio-campo Gilberto Silva
O jogador estava atuando no Panathinaikos, da Grécia. Ele tem 34 anos e é titular da Seleção desde o Penta em 2002
Mais um pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira em 2002 está voltando para o Brasil. O Grêmio anunciou, através de seu site, o acerto com Gilberto Silva. O volante estava no Panathinaikos, da Grécia, e chegará sem custos ao Tricolor, pois o contrato com os gregos foi encerrado, assinando um acordo de um ano e meio com o Grêmio. Seu desembarque em Porto Alegre está previsto para a próxima semana.
"Estamos muito felizes com essa contratação. Nosso compromisso é reforçar ainda mais o elenco para que o Grêmio faça uma grande campanha no Campeonato Brasileiro", afirmou o presidente do tricolor gaúcho, Paulo Odone, ao site do clube.
O volante, de 34 anos, esteve presente nas últimas três Copas do Mundo. Revelado pelo América/MG, Gilberto tem passagens por Atlético/MG, Arsenal e Panathinaikos.
Essa é a segunda contratação gremista nos últimos dias. No sábado, os dirigentes já tinham confirmado o atacante Miralles, do Colo-Colo. A diretoria gremista ainda pretendem acertar com mais quatro jogadores. Os reforços fazem parte da reformulação do elenco. Na visão do técnico Renato Gaúcho, o time precisa ganhar experiência. "Precisa botar gente cascuda no meio para tranquilizar os jogadores, para comprar o barulho do time adversário, da torcida adversária", afirmou.
Corinthians e Grêmio pressionam e CBF antecipa janela de inscrições
Os clubes que contrataram jogadores que estão atuando no exterior poderão reforçar suas equipes antes do esperado.
Depois de pressão principalmente de Corinthians e Grêmio, a janela de transferência foi antecipada para 15 de junho até 15 de julho. Antes estava aberta entre os dia 1 e 30 de agosto.
O clube paulista queria a antecipação para contar o quanto antes com o meia Alex, que estava no futebol russo e já foi apresentado. Já a equipe gaúcha pediu a antecipação para poder contar com o volante pentacampeão mundial Gilberto Silva, que estava na Grécia.
A medida da CBF é a mesma utilizada em 2010, mas no ano passado o Internacional foi quem mais pressionou para poder inscrever jogadores que foram contratados junto a times do exterior.
Naquela ocasião, o time gaúcho inscreveu o goleiro Renan, o volante Tinga e o atacante Rafael Sobis para o Brasil e, principalmente, para as partidas da semifinal da Libertadores, contra o São Paulo. B O L
Tombamento de carreta do Paraguai na BR 282 em Pinhalzinho
Em Pinhalzinho, ontem às 14h20 (24), na BR 282 Km 586,5, ocorreu um tombamento de uma carreta Scania 113 placas AIP 991 do Paraguai, a qual estava sendo conduzida por Calliomam Ferre Cavalcante, 27 anos, que teve lesões leves.
Kamphorst
PRF de Maravilha
Câmara aprova novo Código Florestal
BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou por ampla maioria na terça-feira o texto que altera o Código Florestal, depois de intensas negociações entre o relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB), o governo e parlamentares.
O texto básico foi aprovado por 410 votos a favor, 63 contrários e uma abstenção. O relatório de Rebelo mantém as exigências de Reserva Legal (porção de mata nativa que varia de 20 a 80 por cento da propriedade) e também as faixas de matas que devem ser preservadas ao longo de cursos d'água - as Áreas de Preservação Permanente (APPs) em beiras de rios.
Isenta, no entanto, pequenas propriedades, de até 4 módulos fiscais (medida que varia de 20 a 400 hectares), a recuperar a Reserva Legal.
Os deputados ainda devem votar em separado uma emenda do PMDB acertada na semana passada entre líderes da base e da oposição, com exceção do PV, do PT e do PSOL.
A emenda contraria a posição defendida pelo Planalto em relação à atualização do código. Dentre outras medidas, retira do Executivo federal a exclusividade de regularizar ocupações em APPs em beiras de rios.
Também amplia os tipos de atividades admitidos nessas regiões e permite ocupações em APPs que tenham ocorrido até julho de 2008.
"O problema da emenda não é só conceder aos Estados poder para legislar sobre meio ambiente, ela também abre brecha para consolidar todas as áreas desmatadas irregularmente, o que significa anistia para os desmatadores", afirmou o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), antes de ser iniciada a votação.
Depois da tramitação na Câmara, o texto será encaminhado ao Senado. Se for modificado pelos senadores, volta à Câmara. Se aprovado, segue para sanção presidencial.
Segundo Vaccarezza, a presidente Dilma Rousseff irá vetar qualquer artigo ou item que anistie desmatamento ou regulariza de forma genérica propriedades com áreas degradadas.
(Reportagem de Jeferson Ribeiro e Maria Carolina Marcello)
Encarada pra lá de quente no MMA feminino
Dezenas de eventos de MMA pululam pelos Estados Unidos toda semana. Na pesagem do XFO 39 (Xtreme Fighting Organization), as lutadoras Felice 'Lil Bulldog' Herrig, a loira, e Nicdali Rivera-Calanoc incorporaram pra valer o espírito da promoções polêmicas e ferveram o clima em encarada inusitada que lembrou os melhores momentos de rivalidade entre grandes astros do esporte. Teve até tentativa de cabeçada.
No dia seguinte, a kickboxer Herrig venceu o compromisso por pontos. O vídeo inusitado da pesagem foi divulgado em boa parte dos sites especializados como 'Hot MMA' ou 'Sexy MMA'. Confira abaixo o olho no olho das musas.
Voo 447: 29 corpos foram resgatados desde o reinício das operações
RIO - Pelo menos 29 corpos das vítimas do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009, já teriam sido resgatados desde o reinício das operações, em 21 de maio. De acordo com a rede inglesa BBC, a informação foi passada às famílias das vítimas por autoridades francesas. No início de maio, outros dois corpos já haviam sido retirados do oceano. Ao todo, 82 corpos foram resgatados desde 2009, e 146 permanecem desaparecidos. Segundo a BBC, a carta enviada aos familiares diz ainda que os peritos estão fazendo "todo o possível" para resgatar os corpos, com base na orientação da Justiça francesa de que os restos mortais muito degradados não poderão ser retirados do fundo do mar.
Há duas semanas, as autoridades francesas já haviam declarado que cerca de 50 corpos estão no fundo do mar. Segundo a Polícia Militar francesa, os resgates serão realizados até 1° de junho. Ainda de acordo com a BBC, por enquanto os corpos não foram identificados, uma vez que os legistas não dispõem do material genético dos parentes de todas as vítimas para realizar a comparação entre os corpos.
O presidente da Associação de Vítimas do Voo 447, Nelson Faria Marinho, espera que todos os corpos sejam retirados do fundo do oceano. Ele reclama, ainda, que as informações das buscas muitas vezes demoram a chegar.
- Fiquei sabendo agora por você do resgate desses corpos. Isso é um descaso danado com a gente. A carta que eles (as autoridades francesas) mandaram para os familiares informava que os corpos seriam tirado de forma seletiva, o que não tem cabimento. Queremos que todos corpos sejam retirados do mar - disse Nelson.
Na sexta-feira, o Departamento de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), responsável pela análise dos dados das caixas-pretas, deve divulgar as circunstâncias do acidente. Em entrevista à agência de notícias France Presse (AFP), um porta-voz do órgão afirmou que a divulgação dos dados foi antecipada devido a publicação de informações contraditórias publicadas pela imprensa.
Na última quinta-feira, o secretário dos Transportes da França, Thierry Mariani, anunciou que as causas e responsabilidades pelo acidente seriam conhecidas no fim de junho. Uma primeira análise dos dados das caixas-pretas do avião havia apontado, na quarta-feira, que não houve nenhum problema sério na aeronave.
No fim de semana, o semanário alemão "Der Spiegel" publicou que as causas do acidente com o voo AF 447 pode ter sido causado pelo congelamento dos sensores de velocidade da aeronave, os chamados pitots. De acordo com uma fonte do "Spiegel", que passou as informações sob a condição de anonimato, se causas exatas do acidente não podem ser determinadas, a análise das gravações das caixas-pretas sugerem que os pitots sofreram congelamento, evitando a transmissão de dados precisos sobre a velocidade.
A Air France e a Airbus foram indiciadas em março por homicídio culposo pela morte de 228 pessoas que estavam a bordo da aeronave. Na semana passada uma reportagem do jornal francês 'Le Figaro' afirmava ainda que eles tinham tido acesso ao conteúdo das caixas-pretas, e que os dados livrariam os fabricantes da Airbus de qualquer culpa.
REUTERS
Com novas regras dos cartões, consumidor saberá quanto gastará com o banco
SÃO PAULO - “Os consumidores saberão quanto eles vão gastar com o banco”, disse o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sergio Odilon dos Anjos, durante seminário que ocorre em Brasília sobre as novas regras dos cartões de crédito.
De acordo com Odilon, as novas medidas, que começam a valer a partir do próximo dia 1º, devem permitir que os consumidores tenham acesso aos gastos que efetivamente têm com a moeda de plástico.
Esse maior controle, afirma Odilon, deve-se à queda do número de tarifas cobradas pela utilização do cartão, de 80 para cinco tarifas. “Cada vez mais o cliente terá a ciência de quanto ele está pagamento ao final de cada ano, do custo total que ele tem com o banco”, afirma.
Informação deve ser clara Apesar dessa vantagem, Odilon atesta que é preciso que os consumidores fiquem atentos às novas regras. “É muito importante que o cliente saiba exatamente quais são os seus direitos para estimular a concorrência”, afirma. “A nossa intenção é que o cliente bancário exerça o seu direito como cidadão comum”.
Odilon também enfatizou que, com a quantidade de tarifas reduzida, os consumidores também terão mais condições de buscar a instituição que lhe prover melhores condições de taxas.
Antonio Banderas grava programa 'Mais Você'
Por Gabriel Nanbu, da Container Conteúdo
O ator espanhol Antonio Banderas participou do programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, na manhã desta terça-feira, dia 24. O ator, que está no Brasil para lançar sua marca de perfume, conversou com a apresentadora enquanto tomava café da manhã e ensinou uma receita própria de paella californiana.
O desjejum foi bem brasileiro: bolo de fubá, pão de queijo, mortadela, cocada e pudim de leite. O ator não abriu mão de pedir um ovo frito - para ele este é um item que não pode faltar na primeira refeição do dia. Enquanto comia, falou sobre as impressões sobre o Brasil e seus projetos.
"Cheguei ontem à noite de Cannes (onde acontecia o festival internacional de cinema) e estou sendo muito bem tratado. Hoje, vindo para cá, o piloto de helicóptero deu uma volta em torno do Cristo Redentor, e a coisa que mais me chamou a atenção foi a natureza incrível, em um estado superlativo", disse. Banderas afirmou, ainda, que ver o Cristo ao vivo "não é como ver em filmes".
"Os espanhóis são pessoas muito sensoriais, e observei que o Brasil também é um lugar muito sensual, em que as pessoas possuem os cinco sentidos muito abertos", comparou.
Quando questionado sobre o segredo para ser um homem sensual, Banderas nem pensou para responder. "O segredo se reduz a algo bem simples. Ele é simplesmente não ter muitos segredos. Acredito muito na naturalidade, em ser uma pessoa que se deixa levar e enfrenta as ondas que a vida traz", contou.
Ao preparar a paella, o ator explicou: "Esta é uma paella californiana. Cada chefe tem sua própria receita. Eu cozinho para meus amigos e para minha família aos domingos".
Em sua estada na Cidade Maravilhosa, Banderas ainda participará da abertura da exposição "Secretos Sobre o Negro", que traz 22 fotografias produzidas pelo ator, na Caixa Cultural, e pretende visitar uma favela pacificada. É a terceira vez que o ator vem ao País.
Banderas estava em Cannes para a premiére do filme de Pedro Almodóvar, "La Piel que Habito". No thriller de terror, o ator interpreta um cientista maluco que cria uma nova forma de vida a partir de sua obsessão.
Brics pedem fim de domínio europeu no FMI
PARIS/WASHINGTON (Reuters) - Os países em desenvolvimento disseram na terça-feira que era hora de acabar com a tradição "obsoleta" de o Fundo Monetário Internacional (FMI) sempre ser dirigido por um europeu, embora a ministra das Finanças da França tenha reforçado sua liderança na corrida para substituir Dominique Strauss-Kahn. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul --países conhecidos pelo acrônimo Brics-- criticaram de forma conjunta autoridades europeias por sugerirem que o próximo chefe do FMI deva ser automaticamente um europeu. Os Brics afirmaram que a escolha deve ser baseada na competência, e não na nacionalidade, e pediram num comunicado conjunto o "abandono da obsoleta e informal convenção que exige que o chefe do FMI seja necessariamente da Europa". A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, planeja anunciar sua candidatura para ocupar o posto de diretora-gerente do organismo na quarta-feira, depois de a União Europeia (UE) ter chegado a um consenso sobre apoiá-la, disseram à Reuters fontes diplomáticas. O governo francês disse que a China daria suporte a Lagarde como sucessora de Strauss-Kahn, que renunciou ao comando do FMI para se defender de acusações de abuso sexual. Mas surgiu um racha entre nações emergentes, para as quais é a hora de o padrão de comando do FMI, vigente há 65 anos, ser afrouxado. Há informações de que o presidente do banco central do México, Agustín Carstens, afirmou ter o apoio de alguns países à sua candidatura, enquanto África do Sul e Cazaquistão devem indicar candidatos próprios. Após a renúncia de Strauss-Kahn na semana passada, a Europa quer comandar o credor multilateral, especialmente num momento em que o FMI está ajudando a resgatar Grécia, Irlanda e Portugal. "É um consenso europeu", disse à rádio Europe 1 François Baroin, ministro francês do Orçamento e porta-voz do governo. "O euro requer nossa atenção. Precisamos ter os europeus (no conselho) e do apoio chinês à candidatura de Christine Lagarde", afirmou.
Dilma pede investigação sobre assassinato de ativistas no PA
BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff pediu para a Polícia Federal investigar o assassinato do líder extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva e de sua mulher, Maria do Espírito Santo, no Pará.
Ribeiro da Silva era presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e foi assassinado nesta terça-feira, junto com a esposa, em uma emboscada no município de Nova Ipixuna.
Após reunião com a presidente Dilma para tratar do novo Código Florestal, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva disse que as mudanças no código prejudicam ativistas que, como Ribeiro da Silva, atuam no meio rural.
"No momento em que estão se discutindo retrocessos na legislação ambiental, colocando praticamente na clandestinidade aqueles que tem arriscado sua vida para proteger a lei, agora os que desrespeitam a lei e desrespeitam a vida estão tendo esse processo próximo de ser legalizado", afirmou ela.
(Reportagem de Leonardo Goy)
Governo apoia texto de código e rejeita emenda do PMDB
BRASÍLIA (Reuters) - O governo manterá sua posição contrária à transferência aos Estados do poder de legislar sobre ocupações em áreas de proteção, mas apoiará a votação do texto que altera o Código Florestal nesta terça-feira na Câmara, afirmou o líder governista na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Vaccarezza informou que orientaria sua bancada a votar a favor do texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), com algumas ressalvas.
De acordo com o líder, o governo não apoia a emenda apresentada pelo PMDB -- com a qual a maioria dos partidos da Câmara concorda, com exceção do PT, do PV e do PSOL - que transfere aos Estados a prerrogativa de detalhar as ocupações existentes em beiras de rios que serão regularizadas.
As margens de cursos d'água são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs), onde a vegetação natural deve ser mantida.
"Eu vou encaminhar para votarmos o Código Florestal", disse o deputado a jornalistas, ao se dirigir para a reunião de líderes de bancada da Câmara.
"O governo não admitiu nenhuma emenda ou nenhum artigo que transfira para os Estados a legislação ambiental, anistie desmatadores ou consolide o que já foi desmatado."
A votação do texto que reforma o Código, que já foi adiada três vezes, deve ocorrer nesta terça-feira. O último adiamento ocorreu, inclusive, a pedido de Vaccarezza, que percebeu um movimento de parlamentares a favor de uma proposta do DEM que desagradava o Planalto.
O principal ponto de discordância entre governo e alguns partidos da base aliada está na forma com que as ocupações em APPs em margens de rios serão regularizadas. O texto de Rebelo já regulamenta sobre atividades desenvolvidas em APPs em topos de morros e encostas, mas, a pedido do Planalto, deixa a cargo do governo federal a definição das propriedades em áreas ribeirinhas que serão consideradas legais.
Na segunda-feira, o governo apresentou a proposta de limitar a recomposição de APPs ao longo de cursos d'água a 20 por cento do tamanho de pequenas propriedades (terrenos com até 4 módulos fiscais, medida que equivale de 20 a 400 hectares, dependendo do Estado). A sugestão chegou tarde, já que a maioria dos líderes está fechada em torno da emenda do PMDB.
Como não há mais brecha para que essa sugestão seja incorporada na Câmara, o governo tentará incluí-la no texto quando o mesmo for encaminhado ao Senado, segundo o líder governista. O Executivo também trabalha para acrescentar ao projeto um dispositivo que aumente as punições a desmatadores reincidentes.
Vaccarezza voltou a alertar que a presidente Dilma Rousseff irá vetar itens ou artigos que anistiem desmatadores ou regularizem de forma generalizada áreas devastadas.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
"Polícia só volta com responsáveis presos", diz governo do Pará"
Luiz Fernandes Rocha, secretário de segurança do Estado, promete apuração rápida sobre execução do casal de extrativistas
Após o assassinato do casal de líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva na manhã desta terça-feira em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, o secretário de segurança do Pará, Luiz Fernandes Rocha, afirmou que “não irá mais tolerar esse tipo de violência”.
"Polícia só volta com responsáveis presos", diz governo do Pará sobre morte do casa.
Nesta terça-feira, equipes do Núcleo de Apoio à Inteligência de Marabá, homens da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá e de Belém, a Polícia Civil e peritos do Instituto Renato Chaves se reuniram em Marabá, cidade distante cerca de 60 quilômetros de Nova Ipixuna. Eles vão investigar como o casal foi executado. Pelo menos 50 policiais estão envolvidos no caso.
“O Estado não vai tolerar mais esse tipo de violência em nosso território. Mobilizamos uma grande equipe para ir até o local e investigar o problema e só voltar com os responsáveis presos”, disse o secretário Luiz Fernandes Rocha.
Nesse momento da investigação, a Polícia Civil trabalha com três hipóteses. Uma frente trabalha com o crime de execução comandado por madeireiros da região, grupo que foi alvo de diversas denúncias de José Cláudio Ribeiro. Outra possibilidade é de que o casal tenha sido assassinado por carvoeiros que tentaram avançar entrar na área do Projeto Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, presidido por Silva.Aa terceira hipótese seria a de uma vingança contra o líder extrativista em função de um homicídio ocorrido em 2004 em que ele foi apontado como suspeito na época - mas que nunca foi comprovado.
A tendência é que a partir da quarta-feira o próprio secretário de Segurança do Pará comande as investigações do assassinato do casal de extrativistas. A Polícia Federal também foi acionada para ajudar a elucidar o crime, a pedido da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). Até o momento, não se tem informações de suspeitos.
Informações preliminares dão conta de que o crime teria sido cometido por dois homens que estavam em uma motocicleta, circulando pelo Praia Alta Piranheira, instantes antes da execução do casal. A Polícia Civil soube do crime por volta das 7h30 desta terça-feira.
FAROESTE
Na cidade onde aconteceu o crime, segundo a coordenadora do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), ONG fundada por Chico Mendes, Cristina Silva, existe um misto de medo e de revolta pela morte do casal. “A cidade parece um faroeste. As pessoas olham desconfiadas e não querem dar muitas informações”, revela.
Na tarde desta terça-feira, o Fórum da Amazônia Oriental (Faor), que reúne ONGs e movimentos sociais com atuação no Maranhão, Pará, Amapá e Tocantins, divulgou nota afirmando que José Cláudio “estava marcado para morrer”. “José Cláudio estava marcado para morrer desde que começou a denunciar o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região”, afirmou a entidade em nota. “Mais uma vez tombam aqueles e aquelas que insistem em defender a floresta”, complementa a instituição que pediu rapidez nas investigações.
O velório do casal acontecerá na cidade de Marabá, na residência de familiares, na manhã desta quarta-feira. ONGs preparam uma de ato de homenagem ao casal com faixas e cartazes. Ambientalistas já começaram a chegar em Marabá para prestar suas últimas homenagens aos extrativistas assassinados.
Morre o ex-deputado Abdias Nascimento, precursor do movimento negro
Morreu hoje o ex-deputado e ex-senador Abdias Nascimento, precursor do movimento negro no Brasil. Aos 97 anos, ele estava internado havia dois meses no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, devido a complicações decorrentes de diabetes.
Na Câmara, Abdias Nascimento foi autor do primeiro projeto de lei propondo políticas públicas de igualdade racial, que chamou de ação compensatória (PL 1332/83). A proposta recebeu parecer favorável nas comissões, mas, por resolução da Câmara, todas as proposições de deputados que tramitavam até 4 de outubro de 1988, véspera da promulgação da atual Constituição, foram arquivados. Entre eles, o PL 1332/83.
Em julho do ano passado, após a sanção do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), Abdias escreveu carta aberta ao presidente Lula com reparos à nova norma. “Não me cabe apoiar ou aplaudir a legislação do País. Cabe-me, sim, apoiar e aplaudir as forças políticas que se dedicam a combater o racismo. Isto farei sempre”, afirmou.
Professor benemérito da State University of New York, recebeu título de doutor honoris causa pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em função da militância no combate à discriminação racial. Recebeu diversas premiações, como o Prêmio Unesco em 2001, na categoria Direitos Humanos e Cultura de Paz.
Teatro e jornalProfessor e artista plástico, Abdias Nascimento nasceu em Franca (SP). Nos anos 40, fundou o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo, no Rio de Janeiro. Durante o regime militar, exilou-se nos Estados Unidos. No retorno ao Brasil, exerceu mandato de deputado federal entre 1983 e 1987 e de senador de 1997 a 1999, além de ter criado e ocupado nos anos 90 a Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, no governo fluminense.
Neste ano, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro criou o Prêmio Abdias Nascimento, que está com inscrições abertas até 19 de agosto. Poderão concorrer trabalhos jornalísticos com os temas saúde da população negra, intolerância religiosa, juventude negra, ações afirmativas, empreendedorismo, desigualdades, direitos humanos, relações raciais, políticas públicas, comunidades tradicionais e discriminação racial.
Da Redação/RM
Receita reduz burocracia para empresas do Simples
BRASÍLIA (Agência Sebrae) - As micro e pequenas empresas do Simples Nacional não precisam mais comprovar que são optantes desse sistema de tributação para ter direito à redução do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro (IOF) no nomento de fazer um financiamento. É o que estabelece o artigo 45 do Decreto nº 7.487, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (24). A medida vai beneficiar cerca de 5 milhões de empresas que integram esse regime especial de tributação. Agora, o empresário só precisa informar que está no Simples no momento da abertura da conta e no encerramento do benefício.
Para o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick, o decreto significa um avanço na efetivação de medidas que visam reduzir a burocracia. “As empresas do Simples já estão no cadastro da Receita Federal que, por sua vez, é que cobra o IOF”, exemplifica. Segundo o gerente, a medida permitirá ao empresário dedicar mais tempo ao negócio e cria um ambiente mais favorável para o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios.
Palestina vê 'mais obstáculos' no discurso de premiê de Israel nos EUA
O discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, colocou mais "obstáculos" para o processo de paz do Oriente Médio, segundo o porta-voz de Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. O premiê israelense no Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira.
"O que veio o discurso de Netanyahu não vai conduzir à paz", disse Nabil Abu Rdainah à agência de notícias "Reuters".
Para o negociador palestino, Mohammed Shtayeh, a única escolha para Palestina é ir à Organização das Nações Unidas e pedir o reconhecimento durante a Assembleia Geral em setembro.
Netanyahu reforçou que vai manter firme a posição de Israel sobre as fronteiras palestinas. Entretanto, ele afirmou que quer a paz no Oriente Médio e está disposto a fazer "concessões dolorosas" para que isso ocorra.
"Estou disposto a fazer as dolorosas concessões para atingir essa paz histórica. Como líder de Israel, é minha responsabilidade.", disse o premiê para o Congresso americano.
Sobre o Hamas, ele disse que Israel não negociará com "terroristas" e pediu ao presidente da Autoridade Nacional Palestina que desfaça o acordo firmado com o movimento islâmico.
"Nós não precisamos que vocês exportem a democracia para nós, já a adoramos. Nem precisamos que enviem tropas para Israel, nós já nos defendemos. Vocês (americanos) tem sido generosos em nos dar as ferramentes para que Israel se defenda sozinho", disse Netanyahu como uma resposta ao discurso de Barack Obama, afirmando que um acordo de paz entre Israel e Palestina deveria ser baseado nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967.
Obama sela "relação" especial com a Grã-Bretanha
]
Por Jeff Mason e Steve Holland
LONDRES (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi recebido com pompa real no palácio de Buckingham nesta terça-feira, em viagem de dois dias destinada a garantir que os EUA e a Grã-Bretanha mantenham o traço "especial" no seu relacionamento.
Obama, que está em visita a quatro nações europeias, ouviu a saudação de 41 tiros na elaborada cerimônia de chegada e acompanhou a rainha Elizabeth e seu marido, o príncipe Philip, em um tour pelo palácio. Um jantar de estado concluiu o dia.
"O nosso relacionamento está baseado na língua comum, na história comum, na adesão combinada ao Estado de Direito, aos direitos dos homens e das mulheres - os mesmos ideais que nasceram neste país", disse Obama, vestindo uma gravata branca, em um brinde no início do jantar.
"Conforme nós enfrentamos os desafios do século 21, juntos, nós podemos ter confiança na parceria que os nossos dois países compartilham."
AMIGOS ESPECIAIS
No jantar de terça-feira, a rainha - que fez piadas sobre as diferenças no uso da língua inglesa entre britânicos e norte-americanos - reforçou os laços culturais que ligam os dois aliados. "Estamos aqui para celebrar a tentada, testada e, sim, especial relação entre os nossos dois países", disse.
O jantar ocorreu no ornado salão do palácio, preparado para receber 170 convidados, incluindo personalidades como o ator Tom Hanks e o empresário Richard Branson.
A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, usava um vestido longo, branco e sem mangas, com uma luva branca que ia até o seu cotovelo.
Jornalista Pimenta Neves é preso em São Paulo
Supremo Tribunal Federal decidiu que jornalista comece a cumprir pena pelo assassinato da também jornalista Sandra Gomide
Fernanda Simas/iG São Paulo
Agentes da Divisão de Captura da Polícia Civil de São Paulo prenderam, em casa, o jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, de 74 anos, no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Com uma ordem de prisão em mãos, três delegados entraram na casa do jornalista e negociaram a sua saída. Ele é levado para o Departamento de Capturas da polícia para que seja lavrado o ato de prisão. Na sequência será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), para fazer exame de corpo de delito, e depois segue para o 13º DP, para aguardar sua transferência para algum presídio. Ao sair de sua casa, sem algemas, Pimenta Neves mostrou tranquilidade: "Não tenho nada a declarar. Não estou surpreso".
Segundo o advogado Itagiba Francês, que trabalha na equipe que defende o jornalista, "Pimenta Neves se entrega sem exigências. Ele já estava esperando por isso. Esse é um momento de tristeza. Foi uma tragédia para as duas famílias".
Pimenta Neves confessou o assassinato de Sandra Gomide, que foi sua namorada. Sandra foi morta em um haras localizado na cidade de Ibiúna, em São Paulo.
No julgamento deste último recurso, a 2ª Turma do STF seguiu a decisão do ministro Celso de Mello e considerou precluso o Agravo, ou seja, entendeu que a defesa não apresentou novos argumentos em relação ao que já tinha sido julgado pelo STJ. Por sugestão da ministra Ellen Gracie, o ministro Celso de Mello determinará ao juiz de Ibiúna a imediata execução da pena. "É chegado o momento de cumprir a pena", afirmou Celso de Mello. "O jornalista valeu-se de todos os meios recursais postos à disposição dele. Enfim, é chegado o momento de cumprir a pena", disse o ministro. A comunicação oficial da decisão será feita também ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
Segundo a ministra Ellen Gracie, o caso Pimenta Neves é um dos delitos mais difíceis de se explicar no exterior. “Como justificar que, num delito cometido em 2000, até hoje não cumpre pena o acusado?” A ministra qualificou como um exagero a quantidade de recursos apresentados pela defesa do jornalista, embora todos estejam previstos na legislação brasileira.
Para o ministro Ayres Britto, o número de recursos apresentados pela defesa beira o “absurdo” e foi responsável por um “alongamento injustificável do perfil temporal do processo”. Na opinião do presidente da Segunda Turma, ministro Gilmar Mendes, “este é um daqueles casos emblemáticos que causam constrangimentos de toda ordem”, assim como o caso do assassinato dos fiscais do Trabalho de Unaí (MG) e da deputada alagoana Ceci Cunha, e que provocam uma série de discussões sobre a jurisprudência em matéria de trânsito em julgado. “Não raras vezes, os acusados se valem dos recursos existentes e também do excesso de processos existentes nos tribunais”, disse.
O recurso pendente no STF e negado hoje era o último que o mantinha em liberdade.
Penas
Em maio de 2006, Pimenta Neves foi condenado a 19 anos e dois meses de prisão pelo assassinato pelo Tribunal do Júri. Como o réu confessou o crime, a defesa recorreu e a pena foi reduzida para 18 anos de prisão. Depois de ter a prisão decretada, o jornalista conseguiu Habeas Corpus e aguardava o trânsito em julgado da sentença condenatória em liberdade desde então.
Em setembro de 2008, o Superior Tribunal de Justiça analisou recurso contra a decisão que o condenou e decidiu que Pimenta deveria cumprir pena de 15 anos de prisão. Além disso, o jornalista foi condenado a pagar uma indenização superior a R$ 400 mil aos pais da jornalista Sandra Gomide. Caso Em 20 de agosto do ano passado, o assassinato de Sandra Gomide completou 10 anos. Pimenta Neves deu dois tiros na ex-namorada, pelas costas, em um haras em Ibiúna, no interior de São Paulo. O jornalista confessou o crime. Sandra conheceu Pimenta Neves, 30 anos mais velho do que ela, em 1996. Depois que o namoro terminou, ele não se conformou e passou a vigiá-la e a mandar mensagens ameaças.
Artista plástico é assassinado em SC
A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o assassinato do empresário e artista plástico gaúcho Roberto Augusto Machado Cidade, 71 anos, que foi baleado na frente do filho de 8 anos, na madrugada de domingo, em Passo de Torres, divisa com o RS. O crime ocorreu na casa de praia onde a vítima passava o final de semana com o filho.
Segundo o delegado Ari José Soto Riva, as hipóteses investigadas incluem latrocínio (assalto seguido de morte da vítima) ou homicídio (execução). Riva diz que o empresário e a criança dormiam no mesmo quarto, quando foram surpreendidos por um homem encapuzado e armado de pistola. Houve luta corporal e a vítima levou vários tiros. A criança escapou ilesa. As primeiras informações obtidas pela Polícia, baseadas no relato do menino, indicam que o criminoso exigiu dinheiro e a vítima teria dito que estava na calça, antes de começar a luta corporal. "O encapuzado fugiu sem levar nada, ficando o Toyota Corolla da vítima estacionado na frente da casa, no bairro Passárgada.
Morador no bairro Ponta Grossa, em Porto Alegre, Roberto Cidade era um escultor reconhecido nas artes plásticas, tendo participado de diversos salões e exposições importantes em todo o país e no Exterior. C do Povo
Motorista morre após acidente em Vargeão
O motorista de um VW Fusca com placas LXW 2598 de Passos Maia perdeu a vida após um grave acidente na tarde desta segunda-feira, dia 23, na BR 282 em Vargeão. Jorge dos Santos de 51 anos morreu na hora ao se envolver em um acidente com uma caminhonete. O veículo que ele dirigia ficou irreconhecível. No Fusca ainda estava Josiane dos Santos de 23 anos. Ela sofreu escoriações por todo o corpo, mas foi levada consciente ao hospital.
O acidente ocorreu na entrada do Posto Canário. O Fusca seguia em direção a Xanxerê e cortou a frente de uma Kia ao entrar para abastecer. O motorista da caminhonete, Edson Luiz da Silva, de 62 anos, disse que não conseguiu evitar o choque. Com a batida, o veículo foi arrastado até cair em uma vala. A caminhonete ficou em cima do Fusca, esmagando completamente o carro. Logo após o acidente, uma das filhas de Jorge foi ao local. Em estado de choque, ela observava o corpo do pai já fora das ferragens, deitado sobre o canteiro às margens da pista. Segundo a moça, o homem era solteiro e pai de nove filhos. Ele morava em uma casa do Bairro União, no município de Vargeão. Rádio Nambá
Homem mata filho e comete suicídio
Um crime chocou a cidade de Matelândia (PR) e região na manhã de ontem, quando os corpos de Clodoaldo Berlanda, 35 anos, e de seu filho Gabriel Berlanda, de apenas quatro anos, foram encontrados dentro do veículo Vectra GT placa ETX-1082. Os dois tinham disparos de pistola na cabeça. O carro estava na comunidade de Alto Barreirão, interior de Matelândia. O veículo foi levado à Cascavel para ser periciado. O homem teria avisado sobre o crime que cometeria. O Paraná
Motorista leva tiro na cabeça durante assalto
Um rapaz de 28 anos, Laurí Pauli, que dirigia um caminhão Cargo 2422 placas de Itapiranga, foi vítima de um assalto na noite deste domingo, dia 22, na BR 153, em Irani. Os bandidos cercaram o veículo e deram dois tiros contra ele. Uma das balas acertou de raspão a cabeça de Laurí Pauli.
Em seguida, o caminhão foi levado até uma propriedade entre a ponte do rio Irani e um posto de combustível, no interior de Ponte Serrada. Lá, os assaltantes baldearam uma carga de fumo para outros três caminhões. Ferido, Laurí Pauli ficou cerca de 15 horas sob a custódia dos bandidos. Por volta das 12h30 desta segunda-feira, dia 23, o rapaz foi levado pelos criminosos até a altura do Posto Canário, no município de Vargeão. Solto no local, ele pediu socorro. O motorista passa bem e o caminhão foi recuperado pelas autoridades policiais no início da tarde. Os responsáveis pelo crime ainda não foram identificados.
Rádio Nambá PRF de Vargem Bonita
BBC: Teixeira teve que devolver propina
Ricardo Teixeira (e), presidente da CBF, ao lado de Fábio Koff, do Clube dos 13
A Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) está barrando judicialmente a divulgação de um documento que revela a identidade de dois dirigentes da entidade que foram forçados pela justiça a devolver dinheiro de propina. A afirmação é do programa de televisão Panorama, da BBC, que apurou que um dos dirigentes envolvidos no caso é o brasileiro Ricardo Teixeira, que comanda a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Teixeira também integra o Comitê Executivo da federação.
O atual presidente da entidade, Joseph Blatter, que tenta ser reeleito no próximo dia 1º de junho, prometeu recentemente uma política rígida no combate a corrupção.Todavia, os advogados que atuam em nome da Fifa estão contestando a decisão de um promotor de Zug, cidade no nordeste da Suíça, que determinou a divulgação de detalhes do caso.
O acordo que encerrou uma investigação sobre propinas pagas a dirigentes da Fifa na década de 1990 por uma empresa de marketing esportivo, a ISL (International Sports and Leisure). Até falir, em 2001, a ISL comercializava os direitos de televisão e os anúncios publicitários da Copa do Mundo para anunciantes e patrocinadores.
O mesmo programa, no ano passado, acusou três integrantes do Comitê Executivo da Fifa de receber propinas da ISL. Além de Teixeira, também foram citados o paraguaio Nicolas Leoz e o camaronês Issa Hayatou.
Os pagamentos feitos aos três cartolas - no caso de Teixeira, a uma empresa ligada a ele - estavam em uma lista secreta obtida pelo Panorama de propinas pagas a dirigentes esportivos pela ISL em um total de US$ 100 milhões. A lista de pagamentos incluía uma empresa de fachada em Liechtenstein, chamada Sanud (Dunas ao contrário), que recebeu um total de US$ 9,5 milhões.
Em investigação, o Senado brasileiro concluiu que Teixeira tinha relação muito próxima com a empresa. O inquérito descobriu que fundos da Sanud haviam sido secretamente desviados para Teixeira por meio de uma de suas companhias. Além de Teixeira, a BBC ainda cita o ex-presidente da Fifa João Havelange, e ex-sogro de Teixeira, e conclui que a decisão da promotoria suíça ao encerrar o caso também aponta que a Fifa falhou em coibir o pagamento de propina. Blatter teria conhecimento de casos de propinas pagas a colegas do Comitê Executivo da Fifa pelo menos desde 1997, quando um suborno de US$ 1 milhão destinado a Havelange, então presidente da Fifa, foi enviado por engano para a entidade. A Fifa se recusou a comentar alegações específicas e reafirmou que o caso está encerrado.Yahoo
Governo cria conta corrente eletrônica sem tarifas por serviços
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje o amparo legal para que os bancos ofereçam a seus clientes contas correntes eletrônicas, que seriam acessadas unicamente por meios remotos pelos clientes, sem a cobrança de nenhuma outra tarifa atém da taxa de manutenção da conta.
Segundo Aldo Mendes, diretor de Política Monetária do Banco Central, essa conta corrente será acessada livremente pelo cliente por meios como internet, telefone e caixas eletrônicos. Ele bancará tarifas de serviço apenas se quiser se dirigir a uma agência pessoalmente.
O diretor do BC deixou claro, porém, que, se houver algum problema técnico no acesso do cliente aos meios eletrônicos,. ele poderá ter acesso pessoal à sua conta sem custos extras.
Segundo Mendes, a criação do amparo legal para a conta eletrônica atende a demandas da própria sociedade. Clientes de perfil mais jovem podem não ter interesse em manter um contato pessoal com seu banco e estar mais adaptados aos meios eletrônicos. "Essa pode ser uma porta de entrada para novos clientes aos bancos."
A criação dessas contas eletrônicas, porém, depende do interesse dos próprios bancos em oferecê-las, já que não existe obrigação. Questionado sobre a baixa remuneração que podem oferecer às instituições financeiras esses novos clientes, o diretor de administração do Banco Central, Anthero Meirelles, afirma que os bancos estarão livres para oferecer serviços de custo maior, como crédito imobiliário entre outros, aos clientes eletrônicos.
Localizada sexta vítima de naufrágio no Lago Paranoá
Os bombeiros encontraram nesta manhã o corpo da sexta vítima do naufrágio de uma embarcação no Lago Paranoá, em Brasília. Esse é o segundo corpo encontrado hoje. Por volta das 8 horas, o corpo de um homem foi localizado no mesmo local.
Segundo a corporação, as equipes de resgate retomaram os trabalhos às 6 horas. Pelo menos três pessoas continuam desaparecidas. As vítimas resgatadas hoje são do sexo masculino, mas ainda não foram identificadas. Ontem, foram encontrados quatro corpos, sendo um de um bebê de sete meses.
O barco naufragou no domingo, duas horas após deixar o Clube Cota Mil. Com capacidade para 92 pessoas, a embarcação transportaria pelo menos 101. Os passageiros faziam uma festa a bordo. A principal hipótese para a tragédia é que uma lancha bateu no casco.
A Marinha abriu inquérito administrativo e tem 90 dias para concluir o relatório com as causas do acidente. Dois peritos em acidentes navais devem vir hoje do Rio de Janeiro para ajudar nas investigações. A Polícia Civil abriu inquérito criminal para levantar as responsabilidades pelo acidente e deve indiciar o piloto por crime culposo - quando não há intenção de matar. Ele foi submetido ao teste de bafômetro, que deu negativo.
Dilma ameaça veto se Código Florestal anistiar desmate
Ou os deputados mudam a proposta de reforma do Código Florestal que acordaram na semana passada ou a presidente Dilma Rousseff vetará o texto. Essa foi a orientação dada ontem pela presidente, que afirma não aceitar anistia a desmatadores nem redução das áreas de proteção de vegetação nativa nas propriedades rurais ou nas margens de rios e encostas.
O endurecimento de Dilma se dá logo após a divulgação de que o desmatamento na Amazônia nos meses de março e abril aumentou quase 500% em relação ao ano passado - o que motivou a criação de um gabinete de crise coordenado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Na última quarta-feira, partidos da base aliada e da oposição fecharam um acordo à revelia do governo, que considera consolidadas as ocupações em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) desmatadas até julho de 2008. A votação está marcada para hoje, mas corre o risco de ser adiada mais uma vez.
O relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) e parte dos aliados não aceitam as exigências do Planalto de proteção de vegetação nativa em parte de todas as propriedades e a recuperação de APPs às margens de rios e encostas.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Caixas-pretas indicam erro de piloto em acidente da Air France
(Reuters)
Descobertas preliminares dos gravadores do avião da Air France que caiu no oceano Atlântico quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris em 2009 apontaram que os pilotos da aeronave se distraíram com o mal funcionamento dos indicadores de velocidade e falharam em gerenciar corretamente outros sistemas críticos, disse o Wall Street Journal nesta terça-feira, citando fontes familiarizadas com o tema.
A tripulação não seguiu procedimentos padrão para manter a velocidade e manter o nível do nariz da aeronave após o Airbus A330 encontrar alguma turbulência e congelamento inesperado a uma altitude de 35 mil pés, afirmou a publicação.
Representantes da Airbus e da Air France não estavam disponíveis para comentar a notícia fora do horário comercial.
O Wall Street Journal afirmou que os gravadores do cockpit mostraram que os pilotos aparentemente ficaram confusos pelos alarmes que apareciam em seus instrumentos e, apesar de tentar responder sistematicamente a cada um dos avisos, não conseguiram controlar o caos e manter um curso constante.
As descobertas obtidas com os gravadores, que devem ser divulgadas na sexta-feira, devem mostrar que o avião desacelerou perigosamente após o desligamento do sistema de piloto automático.
O acidente matou todas as 228 pessoas a bordo do voo 447.
(Reportagem de Abhiram Nandakumar em Bangalore)
Adriane Galisteu será capa de aniversário da Playboy
Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira pela publicação, a loira de 36 anos assinou contrato na última sexta-feira e será fotografada por J.R Duran
Após muita especulação, finalmente foi revelada a capa de aniversário da revista Playboy: Adriane Galisteu. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira pela publicação, a loira de 36 anos assinou contrato na última sexta-feira e será fotografada por J.R Duran.
O ensaio será realizado em San Pietreo de Positano, na Itália. Segundo a Playboy, Adriane está animada e cheia de ideias para fazer fotos tão marcantes quanto as que fez há 16 anos, na Grécia. Seu ensaio, que estampou a capa de agosto de 1995, é a terceira capa mais vendida da história da revista no Brasil.
Bob Dylan completa 70 anos
EFE
Antonio Martín Guirado.
Los Angeles (EUA), 24 mai (EFE).- Bob Dylan, com uma carreira tão produtiva e polêmica como reservada perante a imprensa, completa 70 anos nesta terça-feira considerado por muitos como um autêntico gênio revolucionário.
Batizado como Robert Allen Zimmerman, o artista é um símbolo da contracultura americana desde o início da década de 1960, quando seu repertório como cantor encontrou espaço nas reivindicações de uma sociedade que fervia pela Guerra do Vietnã enquanto se unia na luta pelos direitos civis. "Não sou um salvador ou um profeta", declarou em 2004 em sua primeira entrevista televisiva em quase 20 anos.
"Minhas canções não são sermões e não considero que haja nada nelas que diga que sou um porta-voz de algo ou de alguém", argumentou, ao tentar diminuir o valor de suas composições míticas como as incendiárias e comprometidas "Like a Rolling Stone", "Blowin' In The Wind" e "The Times They Are A-Changin".
Na sua opinião, tais canções só tentavam modelar a realidade que via passar perante seus olhos como bom artista folk, cujas letras continuam vigentes e passam de geração em geração.
É um dos músicos mais influentes da história, capaz de usar as letras para expiar seus próprios pecados e transformá-los em prosa, seja pela veia pop, rock, country ou folk, enquanto deixa escapar seus lamentos por essa garganta que pode parecer rouca por alguns momentos, mas sempre amaciada por sua inseparável gaita.
Como lembra o museu Grammy, que inaugura nesta semana a exposição "Forever Young" em homenagem ao artista, Dylan conta com 12 prêmios musicais, incluindo dois por Melhor Álbum do ano por sua participação em "The Concert of Bangladesh", em 1972, e por "Time Out Of Mind", em 1997. Vencedor de um Globo de Ouro e um Oscar em 2001 pela canção "Things Have Changed", escrita para o filme "Garotos Incrível", é membro também do Hall da Fama do Rock'n'roll.
Uma trajetória de ouro para um homem que teve muito claro desde o início que devia sair de Hibbing, em sua fria Minnesota natal, para encontrar a luz nas ruas injetadas de vida do Greenwich Village nova-iorquino, onde achou inspiração na poesia de Dylan Thomas para dar com o nome que lhe acompanharia o resto de sua vida artística.
Seu primeiro disco, "Bob Dylan" (1962), foi seguido por outros como os imprescindíveis "The Freewheelin' Bob Dylan" (1963), "The Times They Are A-Changin" (1964), "Another Side of Bob Dylan" (1964), "Highway 61 Revisited" (1965) e "Blonde on Blonde" (1966), que continham hinos clássicos de protesto político.
Era a primeira fase de sua época mais brilhante, contínua com obras mais líricas e elétricas como "New Morning" (1970), "Pat Garrett & Billy the Kid" (1973), "Desire" (1975) - onde aparecia o inesquecível "Hurricane" - e "Blood on the Tracks" (1975), antes de cair em um buraco criativo especialmente notável na década de 1990, sua pior etapa de vendas. Dessa queda, partiu para trabalhos tão triunfantes como "Time Out of Mind" (1997) e especialmente, já no novo século, com "Modern Times" (2006). No total, são 50 anos sobre os palcos, incluindo o que pisou em abril deste ano na China, em uma trajetória brilhante, com exceção de 1966, quando sofreu um grave acidente de moto que o levou a passar mais tempo com sua família.
Dylan se casou em duas ocasiões: em 1965 com Sara Lownds (de quem se divorciou em 1977), com a qual teve quatro filhos (incluindo Jakob, vocalista da banda The Wallflowers), e com Carolynn Dennis em 1986 (se divorciaram seis anos depois), com quem teve mais uma filha. Sua vida e obra foram muito bem retratadas em suas memórias "Chronicles, Volume One" (2004) e no documentário de Martin Scorsese "No Direction Home" (2005). EFE