
José Clodover
É natural de Santa Rosa, RS.
Em sua cidade natal começou sua carreira profissional na área de comunicação em 1978, na Rádio Sulbrasileira como redator e locutor animador, passando em seguida para a função de locutor noticiarista. No final daquele ano assumiu o departamento jornalístico da Rádio São Luiz, de São Luiz Gonzaga, RS. ´De volta a sua cidade, atuou como locutor, repórter e redator da Rádio Santa Rosa e do Jornal "O Grande Santa Rosa". Mudou-se para São Francisco de Assis, convidado para implantar o departamento de jornalismo na Rádio Difusão Assisense. Retorna para a Rádio Noroeste (antiga Sul-brasileira) para dirigir o departamento de jornalismo, atuar como comentarista esportivo e coordenar o Jornal Noroeste. Também foi apresentador de programas na Guaíra FM, do mesmo grupo. Nesta época foi sócio-fundador e editor de notícias do Jornal "A Serra". Apresentou o Programa "Visão Jovem" e noticiários durante cinco anos, na Rádio Progresso de Ijuí. Foi redator de vários jornais no Rio Grande do Sul, correspondente pollítico da Rádio Pampa de Porto Alegre e também atuou em agências de publicidade.
Como assessor de imprensa, trabalhou nas prefeituras de Santa Rosa e Tuparendi, no Rio Grande do Sul. São Carlos, Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Caxambu do Sul e Cunhataí em Santa Catarina.
No estado barriga-verde há 18 anos, comanda o Programa Bom Dia Cidade na AM 1110, de São Carlos.
Em toda sua carreira tem sido incansável na defesa da justiça social e do jornalismo ético.
Esteve a frente de incontáveis campanhas em prol de pessoas e famílias necessitadas, especialmente em situações de calamidade pública.
Tem trabalhado pela inclusão da criança e do adolescente em atividades culturais e esportivas.
Em Santa Rosa, esteve com o grupo criador do Musicanto Sul-americano de Nativismo (capitaneado por Luiz Carlos Borges); Festival Nacional do Folclore e do Encontro Estadual de Hortifrutigranjeiros.
Em São Carlos sugeriu e incentivou a construção da Prainha do Rio Uruguai no Balneário de Pratas (apoiado e executado pelo prefeito Rui Vitório Celso e o presidente do legislativo Irineu José Puhl). Liderou a realização do primeiro curso de formação de bombeiros comunitários, com voluntários de São Carlos e Águas de Chapecó. O asfaltamento da SC- 469 ligando os municípios de São Carlos e Saudades, obra reivindicada a mais de 40 anos. Nesta campanha contou com a parceria do vereador Joarez Bedin e do prefeito Elio Godoy, de São Carlos, e dos prefeitos de Cunhataí, Marcos Antônio Theisen e Vilson Warmling, de Saudades, entre outras lideranças. Esta rodovia teve seu traçado alterado para beneficiar o município de Cunhataí e vai ligar o Oeste de Santa Catarina com o Paraná e a Argentina. Recentemente, apoiou lideranças, mobilizando a região e realizando abaixo-assinado pela implantação do Instituto Federal Tecnológico de São Carlos, conquista concretizada em audiência pública em outubro último, em São Carlos.
Este blog foi criado no dia do seu aniversário, 22/11, para contar um pouco da história deste homem da comunicação, que tem lutado pelas causas comunitárias, motivo pelo qual é reconhecido pelos lugares onde passou.
Feliz Aniversário!
Que Deus te ilumine e te conceda muita saúde, paz e sucesso.
Um super abraço e beijo, da tua esposa Mara, dos filhos: Anderson, Cristian, Taric, Patric e a neta Thayná e agora o filho Jackson.
Te admiramos muito pela pessoa que você é, por tudo que tem feito, e ainda vai fazer...