101 Sul só fica pronta após 2016, conclui novo levantamento da FIESC
Entidade propôs que diretor do DNIT percorra a rodovia para conhecer real situação das obras quando vier a Santa Catarina, mês que vem
BR 101 - Revitalização é urgente |
Florianópolis, 20.6.2011 - A Federação das Indústrias apresentou nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, um novo levantamento sobre as obras de duplicação da BR 101. O trabalho conclui que na melhor das hipóteses, a duplicação será concluída no primeiro trimestre de 2016, caso seja liberada licença ambiental para o túnel do Morro dos Cavalos até o terceiro trimestre deste ano, a obra seja licitada até o primeiro trimestre do próximo ano e contratada até o terceiro trimestre de 2012, cenário otimista, mas possível, segundo o autor do trabalho, o engenheiro Ricardo Saporiti.
O novo levantamento tomou por base o relatório encaminhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao Fórum Parlamentar Catarinense e incluiu avaliação in loco na obra. A análise mostra também que os trabalhos prometidos para o final deste ano não deverão ficar prontos no prazo prometido pelo DNIT.
O levantamento deixa claro que várias obras ainda não foram iniciadas, com destaque para o alargamento e reforço de antigas pontes que ainda estão em uso. São serviços indispensáveis, considerando o fluxo de transporte pesado na via, e cujas obras provocarão sérios transtornos ao trânsito dos veículos, diz o texto.
A análise também chama atenção para importantes obras que ainda não foram contratadas: 1) túnel e viaduto do Morro dos Cavalos, 2) ponte sobre o Canal Laranjeiras, em Laguna, 3) duplicação e restauração dos acessos à ponte sobre o Canal Laranjeiras, 4) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Tubarão, 5) transposição do Morro do Formigão, 6) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Sertão dos Correias e 7) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Cubículos. "Todas as obras são essenciais e imprescindíveis para a completa duplicação da BR-101/SC e os retardamentos em suas contratações comprometem sobremaneira a finalização do empreendimento", afirma o estudo.
Durante a reunião na Assembleia, o coordenador do Fórum Parlamentar, deputado Edinho Bez, anunciou que diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, estará em Santa Catarina no dia 15 de julho para falar sobre a situação da rodovia. O diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, lançou o desafio para que Pagot percorra de ônibus, acompanhado de parlamentares e da imprensa, o trecho em obras, para avaliar a real situação dos trabalhos.
Os parlamentares presentes definiram que nos próximos dias irão fazer contato com Pagot, para que a reunião no dia 15 seja para anunciar avanços e não apenas para seguir discutindo o atraso nas obras. "Um gargalo é a licença ambiental do Ibama, então precisamos de uma data para a audiência pública relativa ao processo de licenciamento", exemplificou o deputado Espiridião Amin.
__________________________________O novo levantamento tomou por base o relatório encaminhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao Fórum Parlamentar Catarinense e incluiu avaliação in loco na obra. A análise mostra também que os trabalhos prometidos para o final deste ano não deverão ficar prontos no prazo prometido pelo DNIT.
O levantamento deixa claro que várias obras ainda não foram iniciadas, com destaque para o alargamento e reforço de antigas pontes que ainda estão em uso. São serviços indispensáveis, considerando o fluxo de transporte pesado na via, e cujas obras provocarão sérios transtornos ao trânsito dos veículos, diz o texto.
A análise também chama atenção para importantes obras que ainda não foram contratadas: 1) túnel e viaduto do Morro dos Cavalos, 2) ponte sobre o Canal Laranjeiras, em Laguna, 3) duplicação e restauração dos acessos à ponte sobre o Canal Laranjeiras, 4) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Tubarão, 5) transposição do Morro do Formigão, 6) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Sertão dos Correias e 7) alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Cubículos. "Todas as obras são essenciais e imprescindíveis para a completa duplicação da BR-101/SC e os retardamentos em suas contratações comprometem sobremaneira a finalização do empreendimento", afirma o estudo.
Durante a reunião na Assembleia, o coordenador do Fórum Parlamentar, deputado Edinho Bez, anunciou que diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, estará em Santa Catarina no dia 15 de julho para falar sobre a situação da rodovia. O diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, lançou o desafio para que Pagot percorra de ônibus, acompanhado de parlamentares e da imprensa, o trecho em obras, para avaliar a real situação dos trabalhos.
Os parlamentares presentes definiram que nos próximos dias irão fazer contato com Pagot, para que a reunião no dia 15 seja para anunciar avanços e não apenas para seguir discutindo o atraso nas obras. "Um gargalo é a licença ambiental do Ibama, então precisamos de uma data para a audiência pública relativa ao processo de licenciamento", exemplificou o deputado Espiridião Amin.
Elmar Meurer
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