SUPOSTO OVNI É VISTO EM ERECHIM, RS
Diretor de 24 filmes – seis longas e 18 curtas – Osnei de Lima, 36 anos, diz ter filmado um Objeto Voador Não Identificado (Ovni) em Erechim, no Norte do Estado do Rio Grande do sul. Na noite de domingo (10/04), ele retornava para casa quando foi alertado sobre algo estranho no céu. “Peguei minha câmera. Da calçada, filmei um objeto de intensa luz e que se movia para todos os lados”, contou. Veja as imagens
Lima gravou um minuto e 28 segundos até que o objeto luminoso seguiu na direção Leste, depois para Norte e desapareceu. Quando o cineasta se preparava para guardar o equipamento, cerca de dez minutos depois, o filho de 9 anos entrou correndo em casa. “Tinha voltado com a luz ainda mais forte”, disse. Lima saiu novamente para a rua, mas o objeto já havia desaparecido.
O diretor afirma que esta não é a primeira vez que observa um objeto estranho perto de sua residência, na rua Polônia, uma das regiões mais altas da cidade. “Mas, foi a primeira vez que filmei. Tinha forma arredondada e uma luz intensa. Estava muito distante, muito longe. Além disso, se movia com muita velocidade de um lado para outro. Conheço muito bem a trajetória de uma aeronave e posso assegurar que não era um avião”, afirmou.
Segundo Lima, outro fato estranho ocorreu no momento de baixar a imagem para o seu computador. “Meu computador tem 1 terabyte de memória, 4 GB e uma tela de 27 polegadas. A máquina simplesmente travou e estava vazia. Nunca tinha acontecido isso. Tive de desligar duas vezes até reiniciar sem problemas para passar o material e capturar a imagem.”
Lima afirmou ainda que não encontrou imagens semelhantes na internet. “Considero-me um caçador de Ovni. Não era um balão, nem uma aeronave. E não encontrei imagens iguais, em movimento, na internet. Não dormi no domingo à noite.” O diretor usou para a filmagem uma câmera Full HD de alta definição. Com 24 filmes já concluídos, ele tem dois prêmios no tradicional Festival de Cinema de Gramado. Um do júri popular com o filme “O come gente” e outro do júri técnico “O casamento da Jacutinga”. Também recebeu o prêmio de melhor filme gaúcho Super 8 em 2003, conferido pela Associação dos Profissionais Técnicos de Cinema (APTC) com “Memória a Tim Lopes”.
A vigilância do Aeroporto Comandante Kraemer de Erechim confirmou que na noite de domingo nenhuma aeronave decolou ou desceu na pista do terminal. Porém, isso não afasta a possibilidade de que outros aviões tenham passado por Erechim naquele horário.
Ponto luminoso no céu de Erechim seria Estação Espacial, diz professor
Laboratório fica a 350 km da Terra e pode refletir a luz do sol
Nem Objeto Voador Não Identificado (Ovni), nem avião. Segundo o professor José Eduardo Costa, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o ponto luminoso filmado na noite de domingo em Erechim, no Norte do Estado, estava em uma posição correspondente ao deslocamento da Estação Espacial Internacional naquele momento, por volta das 19h50min.
Segundo Costa, o laboratório mede aproximadamente 109 m de comprimento por 51 largura e fica a 350 km da Terra. “Dependendo da posição (da estação) no céu, ela pode refletir a luz do sol e parecer um objeto muito brilhante”, explicou. Cada volta dura aproximadamente uma hora e meia e, quando ela é vista, a passagem dura entre um e seis minutos, em média.Só na Capital, a estação pode ser vista praticamente todos os dias passando pelo céu. A posição da Terra, no entanto, faz com que o brilho mude bastante e nem sempre a visibilidade seja boa. “Algumas pessoas acompanham a passagem do satélite pela internet para saber quando poderão ver”, relatou.
A luz foi filmada pelo cineasta Osnei de Lima, 36 anos, quando ele voltava para casa. “Fui alertado e peguei minha câmera. Da calçada, filmei um objeto de intensa luz e que se movia para todos os lados”, descreveu. Lima gravou um minuto e 28 segundos até que o objeto luminoso seguiu na direção Leste, depois para Norte e desapareceu.
Quando o cineasta se preparava para guardar o equipamento, cerca de dez minutos depois, o filho disse ter visto uma luz ainda mais forte, que não foi filmada. Lima afirma que esta não é a primeira vez que observa um objeto estranho perto de sua residência, na rua Polônia, uma das regiões mais altas da cidade. O diretor usou para a filmagem uma câmera Full HD de alta definição.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário