terça-feira, 10 de maio de 2011

Al Qaeda diz ser falso o vídeo de Bin Laden divulgado pelos EUA

Imagens mostram líder terrorista como homem frágil, envelhecido e decadente
Do R7, com EFE
 
 
A mídia britânica também levantou questionamentos sobre veracidade do vídeo (veja abaixo no infográfico)

Um vídeo da rede terrorista Al Qaeda, disponibilizado pelo site Shumuj al Islam nesta terça-feira (10), acusa o governo dos Estados Unidos de ter divulgado imagens falsas de Osama bin Laden, nas quais ele aparece envelhecido e assistindo à televisão.
- É preciso ficar atento: os EUA mentem
A mensagem veio após a divulgação de vídeos pela Casa Branca, supostamente encontrados na casa de Bin Laden, que mostram o terrorista em dois momentos: com a barba branca e outro com a barba tingida.
Na mensagem da Al Qaeda, são destacadas algumas diferenças, em particular nas orelhas e olhos, entre Bin Laden e o homem que aparece nas imagens.
O governo americano informou que o comando que matou Bin Laden no dia 1º de maio apreendeu cinco vídeos e diversos documentos em sua residência de Abbottabad, no Paquistão.
Nesta segunda-feira (9), a mídia britânica também publicou reportagens questionando a veracidade e levantando uma possível manipulação das imagens.
No Paquistão, muitas pessoas não ficaram convencidas, segundo a rede BBC. A rede ouviu 50 pessoas em Abbottabad e apenas uma delas disse acreditar que o homem da foto é o terrorista. Um homem chegou a afirmar que a pessoa que aparece no vídeo é seu vizinho, e não Bin Laden.
Já o jornal The Daily Mail diz que a imagem expõe um Bin Laden idealizado por meio de uma fraude “cuidadosamente fabricada”: o pai do terrorismo reduzido a um homem velho, sem nada para fazer além de assistir a vídeos de si mesmo.
Em uma análise do vídeo de Bin Laden, o Daily Mail destacou alguns pontos que suscitam suspeitas. Veja os principais no infográfico:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário