quinta-feira, 16 de junho de 2011


A União Faz a Vida – Parceria Que Deu Certo Em São Carlos
Nesta quinta-feira (16/06), o Projeto “A União Faz a Vida”, iniciativa do Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI Alto Uruguai realizou mais uma reunião de avaliação dos programas em desenvolvimento, no Campus da Universidade Regional Integrada, em Frederico Westphalen, RS. Na oportunidade também foi avaliado o projeto pioneiro em Santa Catarina, implantado em 2010 na cidade de São Carlos. A secretária municipal de educação, Gorete Wickert explicou que o programa objetiva “Construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional”. Em São Carlos as escolas municipais do Balneário de Pratas e das comunidades de São João e Bela Vista foram contempladas com programas distintos.
Esta parceria envolve o Sicredi, o Poder público municipal através do Departamento de educação e a Universidade Regional Integrada e, tem como princípio a Cooperação e a Cidadania. O programa A União Faz a Vida inicia-se na fase de Articulação, seguida pela de Realização. A partir do terceiro ano, o programa entra na fase de desenvolvimento, que é contínua. Em 2010, salienta Gorete, ocorreu a capacitação dos professores. Neste ano, realizou-se a criação do Comitê gestor integrado por professores, gestores, pais, alunos e comunidade.
Os programas
A Escola municipal professor Mário Xavier dos Santos, da comunidade de São João está desenvolvendo o projeto “A importância do brincar”. O objetivo do plano é mostrar a importância do brincar no processo ensino-aprendizagem. A Escola definiu a data de 22 de agosto para a realização de oficinas para a confecção de brinquedos com os alunos, tendo a participação de pais e avós. Para a semana da criança, em outubro, estão programadas brincadeiras.
A Escola municipal Padre Nicolau Gouverneuer por sua vez, trabalha no projeto “Aprender brincando”, em que o principal objetivo é destacar a importância do lúdico, dos jogos, dos brinquedos e brincadeiras na aprendizagem das crianças. Na primeira semana de Julho haverá confecção de brinquedos na escola, com auxílio dos pais e comitê gestor.
Por fim, a Escola municipal Padre Jorge Hannecken, de Bela Vista trabalha em torno do tema “Segurança humana na escola” promovendo a cooperação, integração família e escola oferecendo mais segurança física e humana, cercando o prédio. Busca ainda desenvolver ações que visam sensibilizar quanto aos perigos existentes. Criou-se uma comissão dentre os membros do comitê para buscar orçamentos e parceiros para ações. Também foram planejadas palestras nas escolas sobre saúde mensal. Gorete e Janete Giongo,coordenadora local do programa comemoraram a avaliação positiva do programa em desenvolvimento em São Carlos.  
José Clodover / Bom Dia Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário