quinta-feira, 16 de junho de 2011

Problema mecânico desativa relógio da Catedral Santa Terezinha de Joaçaba

Gerações de joaçabenses se acostumaram a ouvir as badaladas do relógio da Catedral Santa Terezinha, mas há alguns anos este patrimônio histórico deixou de funcionar.


 
O problema até hoje não foi encontrado, técnicos da região e até do Rio Grande do Sul já estiveram em Joaçaba para tentar o conserto, mas as esperanças foram aos poucos diminuindo, já que o velho relógio trabalha corretamente por um tempo e depois começa a atrasar, em média dois minutos por hora. Uma lástima, já que ele está lá desde a construção da catedral, o que aconteceu por volta de 1949.





Dom Mário Marquez, Bispo Diocesano, falou que o fato do relógio estar parado o intrigou e também o pároco da catedral, Padre Paulo Ramos da Silva. Após buscar maiores informações, descobriu-se que o conserto, e principalmente a manutenção, necessitam de um alto valor financeiro. “Queremos ver o nosso relógio funcionando novamente, mas o custo é elevado para isso. Mas, não descartamos essa possibilidade”.


É possível ver nas máquinas a inscrição do fabricante do relógio “José Michelini e Filho”, de São Paulo. Esse dado levou a uma descoberta, a Relógios Michelini produziu mais de 1200 relógios que estão espalhados por todo o Brasil e alguns países da América Latina. Entre os mais conhecidos está o da Estação da Luz no centro da cidade de São Paulo.
José Michelini, ao chegar ao Brasil, vindo da Itália, abriu a empresa em 1909, que fabricava relógios para torres de Igrejas e fachadas de comércio.


Éder Luiz subiu na torre da igreja onde está o relório e relatou em seu blog:No geral, o objetivo de ver o relógio de perto e mostrar pra vocês foi alcançado, mas o que encontrei superou em muito apenas essa vontade. A torre da catedral reúne tantas histórias, que por ai só renderia um livro, seus personagens estão ainda espalhados pela cidade e com certeza ávidos por contar tudo. Quem sabe em uma outra matéria?
Quanto ao relógio, é um patrimônio da cidade que deve sim ser restaurado e marcar o compasso de nossas vidas com suas baladas.
Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário