Ônibus espacial Endeavour decola para sua última missão
por Carol Tavares![]() |
Nave transporta equipamentos para a Estação Espacial Internacional (ISS |
A mais nova das naves norte-americanas vai realizar sua última missão nas próximas duas semanas. O ônibus espacial Endeavour decolou rumo ao espaço nesta segunda (16), com seis astronautas e um detector de partículas. O destino é a Estação Espacial Internacional (ISS), onde o equipamento deve detectar matérias incomuns no universo. Por lá, os tripulantes vão realizar ainda quatro caminhadas espaciais.
Esse vai ser o último voo da nave, que acontece após três adiamentos. A decolagem deveria ter ocorrido em 29 de abril, mas foi cancelada horas antes porque uma unidade auxiliar de energia apresentou problemas. Depois, novas datas foram marcadas enquanto ganhava-se tempo para a manutenção do transporte.
Quem comanda a missão é o capitão da Marinha norte-americana Mark Kelly, que estava afastado para cuidar da esposa e deputada do Arizona Gabriele Giffords, que havia sido baleada em janeiro deste ano. Com ele, voam ainda o piloto Gregory Johnson, da Força Aérea norte-americana, os especialistas Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff e o italiano Roberto Vittori, da agência espacial europeia ESA.
A aposentadoria do ônibus espacial marca o fim do programa norte-americano, que está sendo encerrado e vai encerrar as atividades das outras naves restantes - Discovery e Atlantis. O Endeavour começou a ser construída em 1987 para substituir o Challenger, que explodiu um ano antes e matou todos seus ocupantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário