Irã retém avião com Angela Merkel no ar por quase duas horas
NOVA DÉLHI - O Irã suspendeu temporariamente nesta terça-feira os direitos de sobrevoo de um avião que levava a chanceler alemã Angela Merkel à Índia, obrigando-a a sobrevoar a Turquia durante quase duas horas antes de poder seguir viagem.
- Nunca passamos por nada parecido - disse o porta-voz de Merkel, Steffem Seibert.
Seibert se recusou a criticar o Irã, mas disse que o incidente foi no mínimo incomum.
Um jornalista da agência Reuters, que viajava com a chanceler alemã, disse que o Irã retirou a autorização que tinha sido concedida anteriormente, justamente quando o avião entrou no espaço aéreo iraniano.
Depois de mais de uma hora de negociações, envolvendo autoridades turcas e o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, o avião conseguiu a permissão para retomar o voo do Irã para a Índia.
Autoridades que viajam com Merkel atribuiram o incidente a problemas de coordenação. O avião com um grande grupo de representantess da indústria e jornalistas pousou com duas horas de atraso.
Um segundo avião com ministros da Alemanha a bordo chegou à Índia sem qualquer problema. Merkel e integrantes de seu gabinete vão se reunir com altos membros do governo indiano nesta terça-feira.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário