Cadastro mostra que 56 deputados e senadores são sócios ou têm parentes no comando de emissoras de rádio e TV
RIO - O Ministério das Comunicações lançou na segunda-feira um cadastro que traz o nome de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no comando de emissoras de rádio ou TV em todo o Brasil. A lista passa a ficar permanente no site do ministério. O cadastro de rádios e TVs, comerciais, educativas e comunitárias, com a composição acionária de cada uma, pode ser consultado por estado ou município.
As informações são do site Congresso em Foco.
- Com esta divulgação ampla avançamos na transparência e acreditamos que a sociedade poderá nos ajudar na fiscalização do setor - disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Na lista, são apontadas 291 TVs, 3.205 rádios e 6.186 retransmissoras comerciais existentes no país. Entre os donos de emissoras, estão famílias como os Sarney, no Maranhão, dona da Televisão Mirante, e os Collor, proprietários da TV Gazeta de Alagoas.
Segundo o Congresso em Foco, muitas concessões foram dadas pelo governo federal na época em que o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), era presidente do país.
De acordo com a legislação, político pode ser sócio de rádio e TV, mas não pode exercer cargo de diretoria. A restrição é para tentar evitar o uso dos veículos de comunicação para facilitar campanhas e prejudicar adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário