quinta-feira, 5 de maio de 2011

Equipe Williams e Bin Laden já estiveram associados

Rogério Elias
Amigos da Velocidade


A marca Bin Laden, um bilionário grupo da Arábia Saudita, já foi estampada na F-1 nos carros da equipe Williams. O patrocínio aconteceu entre as temporadas de 1979 e 1981 e acabou coincidindo com um período de maior destaque da escuderia, fundada em 1975, no cenário esportivo.
Entre 79 e 81, a Williams conquistou sua primeira vitória na categoria, sua primeira pole-position e seus primeiros títulos mundiais – tanto de pilotos como de construtores. Nesse período foram 15 vitórias, oito poles, 16 voltas mais rápidas, além de 41 pódios.

Dois títulos de construtores (80 e 81) e um de pilotos (Alan Jones, 80). Ainda um vice-campeonato de construtores em 1979.

Nesse período a equipe passou a ser chamada de Al Bilad Williams Racing Team já que contava com muito investimento dos árabes.

A família Bin Laden de fato é dona do grupo empresarial e está ligada diretamente ao terrorista Osama Bin Laden, morto no início desse mês. Mas essa ligação, apesar de direta, não era tão estreita como muitos imaginam. O terrorista nunca teve muita participação, ou influência, nos negócios dos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário