sexta-feira, 20 de maio de 2011

Campanha Mulher Sem Falta apoia a Semana Internacional de Conscientização sobre o Hipotireoidismo
                                                                 

- Iniciativa da sanofi-aventis em parceria com o Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) leva à população informações sobre uma das principais disfunções da glândula tireoide, o hipotireoidismo.
- As ações da campanha vão passar pelas cidades de Natal (RN), Pouso Alegre (MG), Fortaleza (CE), Campinas, Botucatu e Marília (SP) e Brasília (DF).
São Paulo, maio 2011 – Maio é o mês mundial de conscientização sobre o hipotireoidismo. Dados epidemiológicos estimam que nos Estados Unidos cerca de 13 milhões de pessoas, de todas as idades, tenham problemas relacionados à tireoide. A situação não é muito diferente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) dados brasileiros mostram que cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e 20% das que têm mais de 60 manifestam algum problema dessa natureza.
E, quando o hipotireoidismo não é diagnosticado, ou quando não é tratado adequadamente, pode levar a sérias complicações. Vários órgãos são afetados e muitas doenças podem aparecer ou piorar, como:

• Insuficiência cardíaca.

• Dislipidemia.

• Coronariopatia.

• Hipertensão arterial.

• Anemias.

• Disfunções respiratórias.

• Retardo mental.

• Surdez e deficiência no crescimento em recém-nascidos com hipotireoidismo congênito.

• Desordens gastrintestinais, neurológicas, endócrinas, metabólicas e renais.
Há um ano, a sanofi-aventis realiza ações de conscientização sobre o hipotireoidismo por meio da campanha Mulher sem Falta. Entre as iniciativas estão o site Mulher Sem Falta (http://www.mulhersemfalta.com.br/) e o twitter (@mulhersemfalta) e esteve presente na mídia impressa e on-line. Agora, com a chancela do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a campanha vai realizar palestras em diversas cidades do País que visam chamar atenção do maior número de pessoas possível para as formas de prevenção, diagnóstico, sintomas e tratamentos do hipotireoidismo.
“Acredito que a semana vai servir para alertar a população sobre as disfunções da tireoide, que afetam muito a qualidade de vida dos pacientes, mas podem ser controladas, permitindo uma vida normal”, informa a endocrinologista Laura Ward, professora da UNICAMP e presidente do Departamento de Tireoide da SBEM. Os eventos serão nas cidades de Natal (RN), Pouso Alegre (MG), Fortaleza (CE), Campinas, Botucatu e Marília (SP) e Brasília (DF).
As palestras são gratuitas e devem esclarecer sobre sintomas do hipotireoidismo e também temas relacionados como gestação, depressão, Hipotireoidismo Congênito, entre outros. Entre os médicos convidados estão Dra. Gláucia Mazeto, Dr. Tadeu Fonseca. Dra. Laura Sterian Ward, Dra. Monalisa Ferreira Azevedo, Dra. Jussara Vono Toniolo, Dra. Claudia Melo Peter e Dr. José Augusto Sgarbi.
Agenda da semana:

Datas
Cidades
Local
24/05 às 19h
Natal - RN
Auditório do Hospital Walfredo Gurgel
24/05 às 15h30
Pouso Alegre - MG
Anfiteatro da Unidade Central da UNIVAS
25/05 às 9h
Fortaleza - CE
Auditório do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão - CIDH
25/05 às 14h
Campinas - SP
Anfiteatro do Hospital das Clínicas da UNICAMP
26/05 às 17h
Brasília – DF
Auditório 1 do Hospital Universitário de Brasília - HUB
26/05 às 19h
Botucatu - SP
Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp
Campus de Rubião Júnior
26/05 às 10h
Marília - SP
Anfiteatro Mário Alberto Cosentino


Nenhum comentário:

Postar um comentário