Brasil derrota a Escócia em Londres com gols de Neymar
O Globo
RIO - A seleção brasileira voltou a vencer um amistoso depois das duas derrotas paraArgentina e França. Com gols de Neymar, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes superou a Escócia, no estádio Emirates, do Arsenal, em Londres, por 2 a 0. O Brasil fez boa apresentação, dominou o jogo inteiro, sem jamais ser ameaçado, e criou boas oportunidades. O destaque foi o jovem atacante do Santos, que além dos gols incomodou a zaga escocesa várias vezes. Outros dois garotos - estes estreantes na equipe principal - também deixaram ótima impressão. Leandro Damião, do Internacional, levou perigo várias vezes em cabeçadas, e Lucas, do São Paulo, que entrou no segundo tempo, em pouco tempo deu arrancadas e dribles e deixou companheiros em condições de marcar. Foi dele a jogada do segundo gol, em pênalti cobrado por Neymar. A seleção brasileira prepara-se para a Copa América, em julho, que será disputada na Argentina. A estreia está marcada para o dia 3 daquele mês, contra a Venezuela.
- A seleção brasileira esteve bem arrumada no jogo, esse é o caminho. A seleção brasileira tem muito talento. Tenho certeza de que todos esses garotos vão usar bem esse talento a serviço do Brasil - comentou o técnico Mano Menezes, ao final do jogo.
O ataque, que passou em branco nos dois últimos jogos, voltou a marcar. Embora tenha deixado a sensação de que dois gols apenas sobre a Escócia acabaram sendo pouca coisa. A defesa, composta pelos laterais Daniel Alves e André Santos (que jogou no lugar de Marcelo, machucado) e pela dupla de zaga Lúcio-Thiago Silva, não foi testada. Os escoceses chegaram muito pouco, e nunca ameaçaram. O goleiro Júlio César praticamente só fez cobrar tiro de meta.
- Desde a primeira vez que fui convocado vim com pensamento de fazer história na seleção, de ajudar o meu país. Graças a Deus eu hoje pude fazer isso - resumiu Neymar.
A partida no Emirates Stadium começou morna. A Escócia tentava tomar a iniciativa, mas logo a seleção brasileira assumiu o controle das ações. E teve uma sequência de boas jogadas. Primeiro, aos 18 minutos, quando Jádson bateu de dentro da área, o goleiro McGregor soltou a bola na frente de Neymar e o garoto escorregou na hora do rebote. Logo depois, aos 19, Leandro Damião quase marcou de cabeça: a bola bateu no travessão. O atacante do Internacional teria boa chance também aos 23, de novo de cabeça. Aos 41, o gol. Ramires - que teve grande atuação - fez ótimo lançamento para André Santos. O lateral-esquerdo rolou para Neymar dentro da área. O menino da Vila Belmiro ajeitou e bateu com categoria, no canto esquerdo: 1 a 0.
No segundo tempo, Neymar assustou o goleiro McGregor antes do primeiro minuto. Ele arrancou coma bola e bateu da entrada da área, acertando de raspão o travessão. Trinta segundos depois, o zagueiro Adam se enrolou todo na saída de bola e foi desarmado por Ramires na frente da área escocesa. A bola sobrou para Leandro Damião, que chutou em cima do goleiro. Aos 14, outra vez Leandro Damião cabeceou e quase marcou.
O jogo ficou então arrastado. Os dois treinadores fizeram alterações nos times. Aos 30, o menino Lucas, do São Paulo, que tinha entrado em lugar do apático Jádson, deu uma arrancada sensacional e achou Neymar na área. O atacante do Santos driblou Adam e foi derrubado. Pênalti que o próprio Neymar cobrou com categoria, no canto direito: 2 a 0.
Houve ainda um pênalti que o árbitro Howard Webb, o mesmo que apitou a final da Copa da África do Sul, entre Espanha e Holanda, não marcou. O zagueiro escocês Caldwell desviou a bola com a mão, dentro da área. Webb mandou o jogo seguir.
No finalzinho, aos 46 minutos, Lucas voltou a encantar. Arrancou em velocidade novamente, driblou dois e deixou Jonas, que entrara na vaga de Leandro Damião, livre diante do goleiro. Mas Jonas bateu mal na bola e chutou por cima do gol.
A seleção brasileira volta a se apresentar em junho, contra a Holanda, algoz na Copa do Mundo de 2010. A partida amistosa será em Goiânia e pela primeira vez Mano Menezes se apresentará no Brasil como técnico da seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário