ALTA VELOCIDADE PODE TER CAUSADO ACIDENTE COM TREM
![]() |
Foto de Carolina Neves |
Um grave acidente feriu 15 pessoas na manhã desta quinta-feira (9) em São Caetano, quando um ônibus da linha 101 da EMTU (que liga São Caetano a vila das Olarias, em São Paulo) despencou do viaduto localizado na rua Felipe Camarão, sobre a linha férrea entre as estações Utinga e São Caetano e foi atingido pela composição da Linha 10 - Turquesa da CPTM que seguia em direção a Rio Grande da Serra. A princípio, uma das causas apontadas pela Defesa Civil de São Caetano para a perda de controle do ônibus foi o excesso de velocidade combinado com forte chuva e pista molhada – de acordo com informação fornecida pela Prefeitura.
Até o fechamento desta edição, seis pessoas continuavam internadas, três no Hospital de Emergências Albert Sabin, em São Caetano, todos com quadro estável. Carolina Pereira Guimarães foi transferida para a UTI do Hospital Maria Braido com lesão renal e Marcia Aparecida Beraldo Vicentino seguiu para unidade hospitalar da rede privada com luxação de quadril. A motorista do ônibus, Lilian Souza Freitas, de 30 anos, sofreu contusão torácica e traumatismo craniano leve e segue internada no Hospital Mario Covas. A moradora de Mauá está em observação e tem o estado de saúde considerado estável.
Das 22 pessoas que estavam no ônibus, 14 feridos (entre os casos foi constatado traumatismo craniano leve, luxação de quadril já reduzida, fratura de costela, fratura de clavícula, ferimentos fortes contusos e escoriações) receberam atendimento no Hospital de Emergências Albert Sabin, em São Caetano. Por volta das 13h, seis pacientes receberam alta e outros três foram liberados pelo departamento médico perto das 16h.
Segundo o porteiro, Francisco Souza Carvalho, 63 anos, que estava no primeiro vagão na hora do acidente, o trem estava em velocidade normal e parou repentinamente. “Não houve pânico, o trem parou de repente e depois percebemos o ônibus à frente do vagão e todos foram retirados”, afirmou. Do trem apenas o maquinista sofreu alguns ferimentos leves.
CPTM opera normalmente
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que a circulação dos trens na Linha 10 Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) foi restabelecida às 10h20, quase uma hora depois do acidente. Às 11h30 o trem que colidiu com o ônibus intermunicipal foi removido do local e levado para manutenção. Os trabalhos para retirada do ônibus permaneceram até as 14h, quando o veículo foi colocado em terreno próximo à área da colisão com ajuda de retro escavadeira.
O viaduto localizado na rua Felipe Camarão, em São Caetano, está liberado para o trânsito local, apenas a mureta em que o ônibus colidiu foi interditada. Ainda não foi definida a ação da Prefeitura diante ao dano causado na mureta. A Secretaria de Mobilidade Urbana de São Caetano realizará reunião para discutir o assunto nesta sexta-feira (10).
Inquérito
Foi instaurado, na tarde desta quinta-feira (9), inquérito de lesão corporal culposa (quando não há intenção), para investigar as causas do acidente. A investigação ocorrerá sob o comando do delegado titular do 2º DP de Santo André, Oswaldo Fuentes Júnior. As vítimas e o maquinista do trem serão ouvidos a partir desta sexta-feira (10).
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário