Sintraf discutirá a situação dos avicultores integrados
São Carlos – A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), Nelci Endler, está convocando os avicultores da região, para a Audiência Pública que discutirá a situação dos integrados da Sadia. O assunto estará em pauta nesta Sexta-Feira (06) às 14h, no Ministério Público do Trabalho em Chapecó.
Participarão das discussões o procurador do Trabalho de Chapecó Sandro Sardá, o coordenador estadual da Fetraf-Sul Alexandre Bergamin, os presidentes do Sintraf de Caxambu do Sul, Osvaldo Hüntmann, e de São Carlos Nelci Endler, além de produtores e representantes da empresa.
De acordo com Nelci Endler, desde 2009 está sendo discutida a situação dos avicultores integrados, principalmente no que tange os contratos, e os custos de produção. “Os produtores estavam tendo grandes prejuízos por lote, além disso, é preciso pensar em direitos trabalhistas para os integrados, já que eles cumprem horas de trabalho e uma série de exigências das empresas”, afirma a presidente, ressaltando que todos têm que ganhar, e que isso só será possível com uma remuneração justa, e não como ocorre hoje. “Um lote de 50 metros deveria gerar um lucro de R$ 7,3 mil ao produtor, porém o ganho é muito aquém do justo”, afirma Nelci. A Audiência Pública foi convocada pelo procurador do trabalho, Sandro Sardá, que intimou a Sadia. De acordo com Nelci, é preciso que um grande número de produtores rurais participem de uma grande vigília que ocorrerá em frente ao Ministério Público, como forma de mostrar a força dos avicultores. A presidente do Sintraf de São Carlos ainda alerta para o estado de saúde de muitos produtores que estão doente devido ao trabalho. “Muitos tem apresentado problema de saúde, por passarem o dia inteiro respirando a poeira deixada pelas aves. É preciso que se de a atenção necessária a saúde destes trabalhadores”, finaliza Nelci.
Jornalista Marcelo Lula
Nenhum comentário:
Postar um comentário