segunda-feira, 16 de maio de 2011

Recuperados dados das caixas negras do avião da Air France que caiu no Brasil em 2009
Os dados completos das caixas negras do avião  da Air France, que caiu em 2009 ao largo da costa brasileira, foram recuperados,  anunciou hoje o Gabinete de Investigação e Análise (BEA). 

O voo AF 447 da Air France (Airbus A330), que fazia o trajeto Rio de  Janeiro-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 com  228 pessoas a bordo e apenas cerca de 50 corpos foram encontrados pouco  depois do acidente. 
Segundo o BEA, a análise das caixas negras "deverá durar semanas,  sendo que depois será redigido um relatório e divulgado durante o verão".
Até agora, as causas do acidente não foram totalmente esclarecidas. Os investigadores determinaram que a falha das sondas de velocidade  do avião, chamadas Pitot, do fabricante Thales, foi uma das causas, mas  consideraram não ser suficiente para explicar o acidente. 
As caixas negras poderão elucidar, através das conversas dos pilotos  no cockpit e dos parâmetros do voo, mais alguns factos sobre o acidente.
As duas caixas negras chegaram a França na quinta-feira, para ser  analisadas por especialistas. 
Os equipamentos foram resgatados no início deste mês depois de uma operação  de busca, iniciada no final de abril, ter encontrado os destroços do avião  e também corpos a 3900 metros de profundidade, a norte da última posição  conhecida do aparelho. 
 Ainda esta semana, os resultados dos testes que tentam extrair o ADN  dos ossos das duas vítimas retiradas dos destroços do avião deverão ser  conhecidos. 
Se os testes forem negativos, as autoridades decidiram que nenhum outro  corpo será retirado do fundo do mar, disse Jean Quintard, procurador-adjunto  do Tribunal de Paris. 
O BEA prevê divulgar um novo relatório, o último, sobre o acidente com  o voo AF 447 no final deste ano ou no início de 2012. 

SIC NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário