EUA: número de mortos por tornado chega a 116
O tornado atingiu na noite de ontem a cidade de Joplin, perto da fronteira com Oklahoma e o Kansas. Há menos de um mês, outro tornado deixou 354 mortos em sete Estados dos EUA.
"Nós ficamos chocados e incrédulos", relatou Trisha Raney, uma vereadora da cidade. "Sentimos como se estivéssemos em um pesadelo."
Não se sabe ainda o número de feridos, segundo funcionários. Autoridades começaram na manhã desta segunda-feira a fazer uma busca de casa em casa. Já foram criados centros de triagem e abrigo para as vítimas. As buscas, porém, eram prejudicadas por tempestades com trovões, disse Melodee Colbert-Kean, vereadora e também vice-prefeita de Joplin. "Está um completo caos", resumiu.
O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou estado de emergência em 16 condados na parte nordeste do Estado. O presidente dos EUA, Barack Obama, enviou suas condolências às vítimas em Joplin e no Meio-Oeste em geral.
Em outros tornados que atingiram os EUA no fim de semana, pelo menos uma pessoa foi morta em Minneapolis, Minnesota, e outra morreu em Reading, no Kansas.
A agência governamental que monitora eventos como tornados, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), afirmou que esta temporada de tornados nos EUA é a mais mortífera em aproximadamente seis décadas, segundo dados oficiais e um balanço preliminar das vítimas.
Nas últimas seis décadas, apenas três outros tornados mataram tantas pessoas quanto o tornado que atingiu Joplin ontem, apontou a NOAA. Os tornados podem se formar em qualquer época do ano nos EUA, porém mais da metade deles se concentra nos meses de maio e junho. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário