terça-feira, 17 de maio de 2011

“É um absurdo colocar a culpa no piloto”, diz
líder de famílias das vítimas do voo Rio-Paris

Nelson Faria Marinho falou que jornal francês se precipitou ao divulgar informação


O presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do voo 447 da Air France, Nelson Faria Marinho, disse ser “um absurdo colocar a culpa no piloto” como o motivo da queda do avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris.
O acidente, na madrugada de 31 de maio para 1º de junho de 2009, matou todos os 228 ocupantes da aeronave. A informação de que há fortes indícios de erro do piloto foi divulgada no jornal francês Le Fígaro, nesta terça-feira (17).
- Eu fico até abismado porque o Le Fígaro é um jornal respeitado na Europa e isso aí é um absurdo. Tive acesso a um documento de 750 páginas, um relatório-denúncia, contando sobre as mazelas não só da Air France, mas também da Airbus [fabricante] que tem defeito de fabricação. É claro que o piloto não tem nada a ver com isso.
Marinho ainda ressaltou que no relatório consta a identificação dos problemas da Airbus desde 1993.
- Ninguém fez nada. E depois da tragédia do 447 já caíram mais seis. Aí vem se confirmar o que? Foram os pilotos também? Não. Eu acho que o Le Figaro se precipitou em dar esse tipo de notícia.
A informação, não confirmada pelos investigadores, foi publicada um dia depois da informação de que os dados recolhidos nas caixas-pretas da aeronave estavam em bom estado, apesar das condições nas quais estiveram no fundo do mar, a quase 4.000 m de profundidade.
O Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês) declarou à BBC Brasil estar ''chocado'' com o que chamou de ''informações sensacionalistas e não confirmadas".
As caixas-pretas serão analisadas nas próximas semanas por técnicos do BEA e contêm dados sobre o funcionamento da aeronave e de seus aparelhos, além de conversas dos pilotos durante o voo.
A esperança geral é que esses dados possam esclarecer as causas do acidente, ainda desconhecidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário